sábado, 30 de agosto de 2008

NÃO HÁ CASA DE CÂMBIO NO CÉU!

30 Agosto


[Jó] disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá.

Sabendo que n ao foi com coisa corruptível, como prata ou ouro, que fostes resgatados de vossa vã maneira viver que, por tradição, recebestes dos vossos ais, mas com o precioso sangue de Cristo.

(Jó 1:21; 1ª Pedro 1:18-19).


NÃO HÁ CASA DE CÂMBIO NO CÉU!

“O dinheiro governa o mundo” é um ditado bem comum. Apesar de válido na curta duração de nossa vida terrena, mesmo assim não podemos conseguir tudo com ele. Na vida após a morte, o dinheiro não tem valor e nem pode ser trocado por nada. Ao viajar para a maioria dos paises estrangeiro, precisamos trocar nosso dinheiro na fronteira ou teremos problemas. No limiar ente o tempo e a eternidade, contudo, nem um centavo pode ser levado ou sequer trocado: não há banco ou casa de câmbios. “Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele” (1ª Timóteo 6:7).

Então cruzamos a fronteira entre o tempo e a eternidade de mãos vazias. Nossos pecados são a única coisa que carregamos conosco, se não tivermos obtido o perdão de deus a tempo. Uma vez depois dessa fronteira, termos de nos apresentar diante de deus “Juiz de todos” (Hebreus 12:23). O Senhor Jesus certa vez perguntou; “Que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mateus 16:26). É possível comprar uma pessoa com ouro ou riquezas. Mas para redimir alguém do poder de Satanás e fazer expiação pelo pecado nem prata nem ouro te utilidade. A, Palavra de Deus afirma que existe apenas um resgate aceitável a Deus: “o preciosos sangue de Cristo”.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

ELE VIVE!

29 Agosto


Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida.

Não temas; eu sou Primeiro e Último e o que vive; foui morto, mais eis aqui estou vivo para todo o sempre.

(João 11:24; Apocalipse 1:17-18).


ELE VIVE!

O resultado da fé cristã pode ser encontrado na prateleira de livros de Martinho Lutero. Ele consiste em uma única palavra latina de cinco letras : VIVIT. Que significa “Ele vive”.

Sim, Jesus esta vivo: Ele ressuscitou de entre os mortos. Os cristãos ortodoxos costumeiramente celebram a páscoa com uma alegre saudação: “Cristo ressuscitou de fato” sua ressurreição confirma e proclama a sua vitória sobre o mal. Sem ela qualquer pregação do evangelho da salvação através de Jesus Cristo seria absurda, pois, no final das contas, a morte ainda teria poder sobre nós. Se assim fosse, estaríamos em uma situação sem saída. Mas não estamos: Jesus está vivo. A morte e o diabo foram vencidos. O medo e o desespero foram conquistados e substituídos por expressões de júbilo.

Desde o momento em que recebemos Jesus em nosso coração, somos unidos com Ele de uma maneira profunda e extremamente intima: nos tornamos um com o Senhor (1ª Coríntios 6:17). Nossa vida diária consiste em permitir que Ele viva em nós. Essa vida do Senhor, que é comunicada ao que crê, geralmente não se revela em ações de poder, mas em reproduzir algo do caráter de Jesus: sua bondade, sua humildade, Sua pureza e Seu amor incondicional. Lembremo-nos de duas expressões que caracterizam a vida do apóstolo Paulo “Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20). Isso é uma convicção. “Porque para mim o viver é Cristo” (Filipenses 1:21). Essa é uma razão para viver

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

E AGORA?

28 AGOSTO


Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho.

Não clama, porventura, a Sabedoria? E a Inteligência não dá a sua voz? No cume das alturas, junto ao caminho.

(João 14:6; Provérbios 8:1-2).


E AGORA?

Dois líderes de um grupo de caminhada pararam perplexos na bifurcação de uma trilha. O mais velho deles revirou a mochila enquanto o mais jovem olhava atônito a placa se sinalização. Então estudaram o mapa, mas não conseguiram encontrar nenhuma das direções indicadas na placa. Qual caminho seguir? Os dois homens tiveram um pensamento: “se tão-somente tivéssemos preparado melhor essa excursão!” Agora era muito tarde para longas deliberações. Atrás deles, os participantes já estavam começando a perder a paciência.

Na noite anterior, os responsáveis pela excursão tinham discutido tudo e decidiram para onde ir. O destino não estava mais em questão: era só subir as escarpas alpinas e chegar ao pico da rocha banhada pelo sol da manhã. Mas avistar o topo agora não ajudava os caminhantes. Como poderiam achar o caminho certo para chegar lá? Todos eles estiveram aguardando tanto essa excursão e agora este obstáculo!

Nossa vida está rumando a um destino. Talvez estejamos levando em conta as opiniões humanas no que diz respeito ao que vem depois da morte. Temos prestado atenção à chamada do alto, à voz de Deus que fala por meio de Sua Palavra, a Bíblia? Ela é o único “mapa de referência” confiável que pode nos dar certeza de não tomarmos o caminho errado para Deus. Esse caminho é o Senhor Jesus Cristo. Você já encontrou o caminho para Deus através do sangue de Seu Filho?

terça-feira, 26 de agosto de 2008

UM DIA MUITO ESPECIAL

27 AGOSTO


Ajuntou-se uma multidão e estava confusa,, porque cada uma os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilha- vam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

Todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

(Atos 2:6-8,11).


UM DIA MUITO ESPECIAL

Já haviam se passado vários dias desde a ascensão do Senhor. Sua promessa, como a do Pai, iria se cumprir (Atos 1:4). Na forma de “línguas repartidas, como eu d fogo, as quais pousaram sobre cada um deles”, o Espírito Santo veio sobre os discípulos. Em seguida Seu poder se manifestou neles: receberam a capacidade de se comunicarem em línguas que não tinham aprendido. Assim Deus remediou em graça a maldição de Babel e confirmou a todos que a bênção divina iria se estender por toda a terra (Gênesis 11:1-9).

A festa judaica de Pentecostes atraia todos os anos a Jerusalém uma considerável multidão de israelitas dispersos por todas as nações. Esse evento deu a oportunidade para se realizar a primeira grande reunião evangelística da Igreja. Quantos motivos de admiração para a multidão! Cada um podia ouvir em sua própria língua “as grandezas de Deus”.

Os que falavam delas eram “galileus” sem muita instrução (Atos 4:13 e João 7:15). Não é necessário pertencer a uma elite nem ter concluído estudos especiais para servir a Deus. Os únicos requisitos são se submeter a Ele e depender do Espírito Santo. Aqueles homens fizeram isso e o resultado foi espetacular. A mesma experiência está disponível hoje para quem desejar. E os resultados também são espetaculares!

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

A ORDEM DOS FATORES É IMPORTANTE!

26 AGOSTO


Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.

(Mateus 11:28-29).


A ORDEM DOS FATORES É IMPORTANTE!

Nesses versículos, o Senhor expressa dois pensamentos ligados, apesar da necessidade de serem diferenciados. Primeiro, Jesus amorosamente convida todos os que estão cansados e oprimidos para virem até Ele, para que Ele possa dar descanso à consciência deles. Depois Ele afirma: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim”. Se confundirmos esses dois pensamentos ou se os colocarmos na ordem errada, iremos obscurecer o brilho da luz da graça divina e violar as exigências da santidade de Deus.

Infelizmente, muitas pessoas colocam o jugo de Cristo diante daqueles que já estão sobrecarregados. Eles acham que tal jugo tem de ser tomado pela força humana para que se possa entrar na bênção e felicidade do descanso divino. Mas aqui o Senhor mostra claramente que uma pessoa tem de se aproximar dEle para receber o perdão dos pecados e a vida eterna através da sua graça.

O pecador tem de primeiro conhecer o Salvador que pode satisfazer todas as suas necessidades, por meio de Sua abundante misericórdia, e purificar a consciência culpada. O Senhor Jesus irá lhe dar tudo o que for necessário: paz com Deus e descanso interior.; Ele não faz exigências nem impõe condições; simplesmente chama: “Venha!” Ele não diz:”Venha e faça boas obras!” As Escrituras testificam: “Mas, àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça” (Romanos 4:5). Quem toma esse passo de arrependimento e fé então é capas de receber o jugo de Jesus com a força que Deus dá.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE

O DIABO EXISTE!

25 AGOSTO


E disse-lhe [a Jesus] o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.

( Lucas 4:6-7).


O DIABO EXISTE!

O versículo de hoje menciona o diabo. Os homens modernos riem ao ouvir isso, crendo que o diabo, é um conceito antigo, ou na melhor das hipóteses, uma figura simbólica da origem do mal, porém jamais uma pessoa.

A Bíblia, a Palavra de Deus, fala dele em termos muito diferentes. Ela nos ensina que ele é o arquiinimigo de Deus e fará tudo o que estiver ao seu alcance para afastar as pessoas dEle.

O próprio Senhor Jesus teve uma experiência com o diabo, quando Ele estava no mundo com o propósito de glorificar a Deus como homem e conduzir a raça humana de volta a Deus. O diabo quis evitar isso a todo custo; e tentou atrair o Senhor para um caminho de desobediência a Deus, prometendo-Lhe tudo o que a natureza humana deseja. Contudo, nada poderia demover o Senhor Jesus de Seu caminho de obediência. Ele sempre foi sujeito ao Seu Deus e Pai. Ele Se mostrou perfeito e pôs o inimigo para correr usando a Palavra de Deus.

Ninguém deve brincar com o diabo. Em nosso tempo, percebemos quão receptivas as pessoas são para tudo o que é misterioso e demoníaco – e quão prontamente acreditam na idéia de que o diabo é coisa do passado!

Na cruz, o Senhor venceu “o que tinha o império da morte, isto é, o diabo” (Hebreus 2:14), e dá a mesma vitória para os que crêem nEle, “Graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1ªCoríntios 15:57).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

COMO UMA CRIANÇA

24 Agosto


Jesus, porém, chamando-as [as crianças] para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Que não receber o reino de Deus como uma criança de maneira alguma entrará nele.

(Lucas 18:16-17).


COMO UMA CRIANÇA

Como se parecer com uma criança? Que características são essas que abrem o reino de Deus?

A criança confia em seus pais. Confiemos em Deus, nosso Pai.

A criança crê em tudo que lhe é dito. Creiamos na Palavra de Deus.

A criança não se preocupa com o amanhã. Vivamos o dia de hoje, que Deus nos dá. Está escrito: “Não vos inquieteis com o dia de amanhã”. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6: 33-34).

A criança depende totalmente dos pais. Tenhamos convicção de que Deus nos dará tudo o que precisamos.

A criança quer crescer, repete com freqüência: “Quando eu for grande..”. Desejemos fazer crescer nossa alma por meio do conhecimento e da fé em Jesus Cristo.

A criança precisa de muito amor e não pode desenvolver-se normalmente se lhe privarem dele. Devemos convencer-nos de que Deus é amor. Ele nos ama como ninguém jamais poderia amar.

A criança demonstra seu amor para com os pais. “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração” (Lucas 10:27).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE

sábado, 23 de agosto de 2008

PASTORAL

Pastoral

(Domingo, 24 de agosto de 2008)

Procura-se

Está desaparecida desde algum tempo uma senhora de boa aparência, casada e tida como fiel ao seu marido. Os dois andavam sempre juntos, de mãos dadas.

A desaparecida era conhecida em sua vizinhança pela alegria constante, independente do prato que as circunstâncias lhe servissem. Sua voz afinada e bela era ouvida em cânticos e hinos melodiosos. O bom senso era a marca tanto de suas cogitações quanto de suas realizações. Pensamento e ação nela se conjugavam na tentativa de agradar o marido.

Sempre gostou de estudar. Lia, analisava e interpretava com gosto e apuro os livros da biblioteca pessoal do marido, além de multiplicar cópias desses textos para amigos e interessados.

Jamais se furtou ao dever de ajudar as pessoas em seu redor. Sempre socorreu os doentes, os pobres e os sem-esperança.

Na ocasião em que desapareceu, ainda trajava roupa branca e limpa. No início, chegou a fazer contatos com o marido, mas, por razões desconhecidas, tais contatos tornaram-se cada vez mais raros, até que finalmente cessaram.

Suspeita-se que tenha enlouquecido, perdido a identidade, talvez sofrendo de amnésia ao ponto de não saber mais quem é, o que faz, a quem pertence, incapaz, portanto, de percorrer sozinha o caminho de volta.

Línguas menos misericordiosas insinuam que ela se deixou seduzir pelo charme do dinheiro, já que ultimamente estava sendo demasiado assediada pela tentação da publicidade, da prosperidade e do poder. Foram vistos muitos políticos em sua casa nas últimas semanas. Alguém teria ouvido de seus lábios a declaração de que sua vida era simples demais e que precisava fazer alguma coisa para atrair as pessoas.

O marido ainda admite amá-la e pacientemente a espera de braços abertos. Pede-se a quem a encontre por aí a fineza de não a deixar, e que a conduza de volta ao marido, e será muito bem recompensado.

Em tempo: A referida senhora atende pelo nome de Igreja Cristã.

Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br


quinta-feira, 21 de agosto de 2008

ENTRISTECIDO, MAIS SEMPRE ALEGRES.

22 de Agosto

ENTRISTECIDOS, MAIS SEMPRE ALEGRES.

(2 Co 6.10)

A Tristeza era bela, mas sua beleza era como a beleza do luar, quando passa através dos ramos das árvores na mata e forma pequenas poças de prata pelo chão.

Quando a Tristeza cantava, suas notas soavam como o doce e suave gorjeios do rouxinol, em seus olhos havia aquele ar de quem cessou de esperar pela vida de alegria. Ela sabia, compadecidamente, chorar com os que choram; mas alegrar-se com os que se alegram era-lhe desconhecido.

A Alegria era linda também, e a sua beleza era como a beleza radiante de uma manhã de verão. Seus olhos ainda traziam o riso alegre da meninice, e em seus cabelos pousava o brilho do sol. Quando a alegria cantava, sua voz se lançava aos ares como a da cotovia, e seus passos eram como os passos do vencedor que jamais conheceu derrota. Ela podia alegrar-se com os que se alegram, mas chorar com os que choram era-lhe desconhecido.

“Nós nunca podemos estar unidas”, disse a Tristeza pensativa.

“Não, nunca.” E os olhos da Alegria ficaram sérios, quando respondeu. “O meu caminho atravessa campos ensolarados; as roseiras mais lindas florescem quando eu passo, para que as colha, e os melros e tortos esperam minha passagem, para derramar seus mais alegres trinados.”

“O meu caminho”, disse a Tristeza afastando-se vagarosamente, “atravessa a mata sombria; minhas mãos só podem encher-se das flores noturnas. Contudo, toda beleza e valor que a noite encerra me pertencem! Adeus Alegria, adeus.”

Quando ela acabou de falar, ambas tiveram consciência de uma presença próxima; indistinta, mas com um aspecto de realeza. E uma atmosfera de reverência e santidade as fez ajoelharem-se perante Ele.

“Eu O vejo como Rei da alegria”, murmurou a Tristeza, “pois sobre a Sua cabeça estão muitas coroas, e as marcas das Suas mãos e pés são sinais de uma grande vitória. Diante dEle toda a minha tristeza está-se transformando em amor e alegria imortais, e eu me dou a Ele para sempre.”

“Não, Tristeza”, sussurrou a Alegria, “eu o vejo como Rei da sua dor; Sua coroa é de espinhos, e as marcas de Suas mãos e pés são marcas de uma grande agonia. Eu também me dou a Ele para sempre, pois a tristeza com Ele deve ser muito mais doce do que qualquer alegria que eu conheço.”

“Então, nEle, nós somos uma”, exclamou com júbilo; “pois somente Ele poderia unir a Alegria e Tristeza.”

De mãos dadas, saíram elas para o mundo, para segui-Lo na tempestade e na bonança, na desolação do inverno e na alegria do verão, “entristecidos, mas sempre alegres”.

O servo do Senhor,

Embora entristecido

Pelas coisas que oprimem

E a batalha cerrada

(Porque os dias são maus.

E os tempos, trabalhosos!).

Conhece uma alegria

E uma paz interior

Que o mundo não conhece,

E que ninguém lhe tira:?

O gozo e a paz de Deus!

Extraído do devocional Mananciais no Deserto

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

UMA FAMÍLIA DEPLORÁVEL

21 Agosto


Não há distinção, pois todos pecamos e carecemos da glória de deus. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 3:22,23; 5:8)


UMA FAMÍLIA DEPLORÁVEL

Durante um jantar de negócios, um dos convidados, um tanto vaidoso, apresentou-se a seu vizinho de mesa, que era crente. Falou de seu pai, membro do governo, de sua mãe, pertencente à antiga nobreza, de um irmão banqueiro e de outro cirurgião...

- Quando a mim – disse o crente em tom sério -, minhas origens não são muito gloriosas. Meu pai e minha mãe eram jardineiros na casa de um bom senhor e viviam felizes. Mas um dia minha mãe deixou-se seduzir; cometeu um roubo, e meu pai tornou-se cúmplice dela. Foram despedidos e colheram miseravelmente as conseqüências de seu erro. E isso não é tudo: eu tinha dois irmãos, em deles se irou e matou o outro... Mas, senhor, afinal de contas, não somos parente?

Adão e Eva, Caim e Abel, de quem falava o crente e a quem se referem os capítulos 3 e 4 de Gênesis, são nossos antepassados, relação que ninguém pode negar. Pôr ser seus descendentes, temos a mesma natureza deles, e o pecado habita em nós. Além disso, também nós pecadores individualmente.

A mesma sentença de Deus se aplica a todos, porque todos somos pecadores como está escrito: “Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (hebreus 9:27). Mas existe um remédio: Jesus, o crucificado, o que sofreu o justo juízo que merecíamos e pegou toda a dívida que tínhamos contraído perante a santidade de Deus.

Extraídos do devocional BOA SEMENTE.

CONSELHO AOS PAIS

20 Agosto


Eu e a minha casa serviremos ao Senhor (Josué 24:15).

Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.

(Deuteronômio 6:6:7).


CONSELHOS AOS PAIS

Uma nova geração está crescendo. Nós, os de mais idade, não nos podemos vangloriar do mundo que deixamos aos jovens. Pois nele predominam a imoralidade, as drogas, a violência, o egoísmo e o ódio. Isso se deve ao fato de que a maioria das pessoas já não tem mais temor a Deus e, por isso, não se preocupa com os ensinamentos da Bíblia.

Devemos nos desesperar? De modo algum, porque Deus está no controle do universo. Com a ajuda e o poder dEle podemos dar aos jovens o exemplo de um vida em que se dá a Deus o devido lugar. Eis alguns conselhos.

1)Comecemos por examinar a nossa própria vida. Possuímos riquezas espirituais que podemos compartilhar com nossos filhos? Se fazemos da Palavra de Deus a regra e a fonte de nossos pensamentos e ações, nossa vida é um exemplo estimulante para os jovens.

2)Façamos de nosso lar um lugar aconchegante e seguro, onde se reconheça a autoridade do senhor Jesus e a Palavra seja vivida na prática.

3) Cultivemos o amor ao próximo e façamos tudo o que pudermos para incitar os nosso filhos a servir ao Senhor ajudando a outros.

4) Oremos em todo o tempo. É bom falar do Senhor Jesus a nossos filhos. Mas é igualmente importante falar de nossos filhos ao Senhor Jesus, isto é, orar por eles.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A GRANDEZA EXCEPCIONAL DE CRISTO

19 Agosto


Então, lhes perguntaram: quem és tu? Respondeu-lhes Jesus: Que é que desde o princípio vos tenho dito?

(João 8:25).


A GRANDEZA EXCEPCIONAL DE CRISTO

O que o Senhor Jesus disse aqui de Si mesmo deve ser lido com atenção: é singular. Significa que na pessoa dele veio a nós Aquele cuja linguagem corresponde exatamente ao Seu ser. Não há diferença. Isso poderia ser dito de qualquer outra pessoa na história do muno? Pense por um instante nos grandes homens e mulheres de nosso tempo. O que se diz acerca deles quando morrem? Todos sabemos que o bem é ressaltado e o mal atenuado.

O autor russo F. M. Dostoievski fez algumas notáveis declarações acerca da pessoa de Cristo no romance Os irmãos Karamazov. Escreveu: “Mesmo os que negam e atacam o cristianismo seguem no coração o ideal cristão. Até agora, nem a perspicácia, nem o zelo do coração deles foram capazes de produzir um modelo mais elevado de benevolência e virtude que o dado por Cristo nos tempos bíblicos”.

Naturalmente todos que amam a Cristo se alegram em ouvir esse reconhecimento da pessoa dele. Porém, mesmo um reconhecimento como esse não tem o alcance necessário. O caráter único e a grandeza moral da pessoa de Cristo repousam no fato de reconhecermos nEle o Redentor enviado por Deus, o Mediador (revelado como o filho de Deus), entre Deus e o homem. Sua missão aqui na terra era realizar a obra de redenção dos pecadores por meio de sua morte na cruz, e aos olhos de Deus todos são pecadores. Isso constitui a glória singular de Jesus Cristo. Poderia qualquer outra pessoa ter dito a Deus: “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” (João 17:4) ? Não há ninguém que se compara a Ele!

Caro leitor, o Senhor Jesus Cristo veio por mim e por você, nós somos a razão do Seu sofrimento na cruz para pagar os nossos pecados e n os dar a vida eterna vencendo a morte na ressurreição.

A ceite-O e tenha a vida eterna no céu com Deus.

domingo, 17 de agosto de 2008

UM RAMALHETE DE FLORES VINDO DO CÉU

18 Agosto


Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.

(Jo 3:16).


UM RAMALHETE DE FLORES

VINDO DO CÉU

Como fazia freqüentemente, aquele dia a já idosa Luisa foi ao hospital levando num cesto alguns ramalhetes de flores acompanhados de uma pequena mensagem bíblica. Parou próxima da cama do velho Tiago, a quem muitas vezes havia falado do amor de Deus, mas não parecia ter sido tocado por suas palavras.

O ancião estava com os olhos fechados e parecia muito doente. Ele então colocou suavemente as flores sobre o cobertor e esperou. Depois de algum tempo Tiago abriu os olhos e, ao ver o ramo, perguntou:- Quem me deu estas flores? – Deus – foi a breve resposta. O doente permaneceu calado e Luísa continuou entregando flores a outros doentes.

No dia seguinte, Tiago pediu a sua mulher que reunisse todos os seus amigos incrédulos em volta de sua cama. Ali, com a voz enfraquecida, lhes disse com simplicidade: - Jesus é meu Salvador. Desde que fiquei doente, tenho pensado freqüentemente em Deus. Se ele existe – disse a mim mesmo -, deve ser possível encontra-Lo. E para me assegurar disso, pedi-Lhe que me desse uma flor. Logo depois de algum tempo de sonolência, percebi um sutil perfume e com grande admiração vi não uma flor, mas um ramalhete sobre o meu cobertor. E uma voz me disse que fora Deus quem o havia enviado. Como se a resposta à minha oração não bastasse, encontrei umas palavras do Senhor Jesus atadas a um talo: “ O que vem a mim de modo nenhum o lançarei fora” ( João 6:37). Então, aqui em minha cama, tal como estava, busquei-O. Ontem eu negava a existência de Deus, mas hoje posso morrer tranqüilo, pois creio em Cristo.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

sábado, 16 de agosto de 2008

IGREJA, LUGAR DE VIDA

Pastora

17 Agosto

Igreja, Lugar de Vida

Geraldo, nome fictício, era um jovem morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Seduzido pelo dinheiro fácil prometido pelo submundo do crime, ele acabou integrando um grupo de traficantes. Viveu aí algum tempo, até que conheceu o Evangelho. Passou então a freqüentar assiduamente a igreja batista do bairro. Quando os chefões da droga o souberam, foram ao encontro de Geraldo e lhe fizeram, no seu dialeto, séria advertência, testemunhada por vários irmãos:

- Aí, cara, tá na igreja, virou crente, né? Pois é, presta muita atenção: Enquanto tu ficar lá, tá vivendo, tá sabendo? Saiu, morreu; falou, malandro?

Trêmulo, Geraldo só fez concordar. O bando se foi.

O tempo foi passando, e Geraldo continuava firme na igreja, sua tábua de salvação, sem trocadilho. Até que um dia, uns oito meses depois, Geraldo cometeu o mesmo equívoco que Simei, inimigo de Salomão, cuja vida fora poupada pelo sábio soberano, sob a condição de não arredar pé de Jerusalém. "E fica sabendo que, no dia em que saíres, de certo hás de morrer" (I Reis 2.37). Simei saiu de Jerusalém e, por isso, foi morto. Geraldo saiu da igreja. Os traficantes o souberam e, sem piedade, cumpriram a macabra promessa.

Esta triste experiência, que me foi narrada pelo Pr. Édson Domingues, revela, além da violência com que convivemos, o nível de respeito que as igrejas evangélicas ainda inspiram, apesar das imperfeições de seus integrantes.

Um dos pais da igreja foi quem descobriu uma feliz metáfora para ilustrar a bênção da igreja, que ainda é imperfeita. Ele usa a figura da arca de Noé, convidando-nos a imaginar o mau cheiro que o excremento de tantos animais produziria nesse ambiente fechado por tanto tempo. Porém arremata: Era preferível estar lá dentro, com todo o mau cheiro, a estar lá fora, com todo o oxigênio.

A igreja não salva; salva Jesus. Ainda assim, é melhor ficar dentro que fora dela.

Noé entrou. Geraldo saiu.


Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO

www.pirj.org.br CULTO AO VIVO AOS DOMINGOS ÀS 10 E 19HOO

COMO ENCONTRAR DEUS?

16 Agosto


Deus nunca foi visto por alguém. O filho unigênito [Jesus], que está no seio do Pai, este p fez conhecer . (João 1:18.RC).

Disse-lhes Jesus:... Quem me vê a mim vê o Pai. (João 14:9).


COMO ENCONTRAR DEUS?

Antes de qualquer coisa, quem é Deus? É a natureza? Encontramo-Lo em nós mesmos? É um principio ou uma força? Será uma pessoa que resolve todos os problemas e faz da vida um agradável passeio – proveitoso neste mundo e para o além? Como conhecê-Lo? É preciso ir a um convento? Ou à Índia?É necessário consultar a um desses gurus pintados de cristianismo?A ciência, como todos os seus cálculos métodos e instrumentos, descobrirá Deus? E você caro leitor, O conhece? Como O conhece? Podemos nos aproximar de Deus pelos caminhos humanos? Não; o insustentável resplendor de Sua santidade nos derrubaria pois somos pecadores.

Então o verdadeiro Deus é inacessível? De maneira nenhuma, pelo contrário. Ele se compraz em ver homens e mulheres que O procura. Mas é ele que abre o caminho pelo qual podemos nos acercar; Ele nos chama.

Deus veio a nós na pessoa de Jesus Cristo. Este se fez homem, sem deixar de ser Deus. O Senhor Jesus disse: “Quem me vê a mim vê o Pai” (João 14:9). Deus enviou Seu filho para nos revelar, numa linguagem compreensível, tudo o que precisamos conhecer de Deus: com certeza a Sua santidade e majestade, mas também Seu amor por nós.

“Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele [Deus] que foi manifestado em carne foi justificado em espírito” (1ª Timóteo 3:16).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

VIVO! ETERNAMENTE VIVO!

15 Agosto


Jesus Nazareno... ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ele.

(Atos 2:22,24).


VIVO! ETERNAMENTE VIVO!

Deus ressuscitou Seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor, dentre os mortos. Ele jamais pecou, era santo e sempre fez o que agradava a Deus, Seu Pai; por isso não havia razão para que Ele morresse. Jesus, o Justo, Se submeteu à morte voluntariamente por nós, os injustos, a fim de que pudesse expiar nossos pecados. Não há como agradecermos a Ele adequadamente por tal obra! “O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele” (Isaías 53: 5). Ele veio para nos purificar do pecado e para que, por meio de sua obra de redenção, Deus fosse maravilhosamente glorificado. Esse é o motivo pelo qual Deus não poderia deixa-Lo na morte, trazendo-O de volta de entre os mortos como Vencedor sobre Satanás e o pecado.

Milhões de pessoas que se dizem cristãs não crêem na ressurreição de Jesus Cristo. No entanto, os apóstolos selaram com a própria vida e morte o testemunho de Sua ressurreição. Todos os verdadeiros cristãos vêem na ressurreição de Jesus Cristo a gloriosa e brilhante resposta de Deus à obra da redenção que Seu filho realizou. Nesse sentido, têm a prova da aceitação deles mesmo diante de deus e da segurança da salvação eterna na qual crêem. O Espírito de Deus que habita neles constantemente os lembra por intermédio da Palavra de Deus desse fato, cuja repercussão é eterna: JESUS ESTÁ VIVO!

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

UMA EXCELENTE PERGUNTA

14 Agosto


Que é necessário que eu faça para me salvar?

(Atos 16:30).


UMA EXCELENTE PERGUNTA

Sentimo-nos compelidos a perguntar aos nossos leitores: Você alguma vez já fez a pergunta acima? Você sente que o estilo de vida que leva não corresponde às expectativas de Deus?Se sim, ainda há uma esperança, pois o Senhor Jesus “veio salvar o que se tinha perdido” (Mateus 18:11).

O carcereiro em filipos, autor da indagação acima, teve de chegar ao desesspero para reconhecer seu estado de perdição. Esse homem, cujo trabalho envolvia lidar com pessoas que transgrediram a lei, já tinha visto muita miséria e sempre tinha de tomar medidas rigorosas; portanto, não podia ser abalado tão facilmente. Mas naquele dia chegaram prisioneiros incomuns: Paulo e Silas, duas testemunhas intrépidas de Jesus Cristo, espancados e com os pés presos no tronco, começaram a cantar hinos de louvor a Deus por volta da meia-noite.

Então veio um terremoto. Quando o carcereiro viu as portas abertas, imaginou que todos os prisioneiros haviam fugido. Ele teria de pagar coma vida por isso. Naquele momento, decidiu se matar. Mas foi informado por Paulo e Silas que todos estavam ali. Profunda, mente abalado, ele se ajoelhou diante deles e perguntou o que deveria fazer para ser salvo.

Qual foi a resposta? “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” Quem chegou ao ponto de reconhecer que é pecador diante de Deus pode aplicar essa palavra a si mesmo. Cria no Filho de Deus que morreu pelo culpado, incluindo você, na cruz do Calvário. Então você será salvo.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

NUDEZ ESPIRITUAL

13 Agosto


Amados, se o nosso coração mos não condena, temos confiança para com Deus

(1ª João 3:21).


NUDEZ ESPIRITUAL

No momento em que Adão ouviu a voz de Deus no jardim, ele teve medo, pois tomou consciência de sua nudez (Gênesis 3:10).

Essa era sua real condição, apesar dele ter se coberto com folhas de figueira. Essa cobertura claramente falhou em satisfazer a própria consciência de, do contrário, Adão não teria medo de Deus. Se nem a consciência pelos esforços e atos religiosos, como Deus, em Sua santidade, pode Se satisfazer com esses mesmos esforços e atos?

Adão fugiu da presença de deus e se escondeu. Essa atitude é típica de uma consciência pesada, pois as crianças fazem isso quando desobedecem a seus pais. Em última instância, o que as pessoas fazem por motivações religiosas nada mais é que apenas fugir de Deus. Chegará o tempo em que todos terão de comparecer diante de Deus; então as nossas medidas protetoras serão absolutamente inúteis.

Os que são justificados diante de Deus pela fé em Jesus Cristo podem afirmar com alegria “Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegria no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, me cobriu com o manto de justiça” (Isaias 61:10).

Essas “vestes” não são resultados de nossos próprios esforços: elas são dadas por Deus. No Éden Ele fez o sacrifício, tirou a pele que proveu uma cobertura eficaz para Adão e Eva. E Ele já providencio há muito tempo o sacrifício pelo qual todos os que reconhecem seu pecado e culpa podem obter o perdão: a morte de Cristo na cruz do Calvário.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

ROUPAS ESPECIAIS

12 Agosto
________________________________________
Ser-me-eis testemunhas... E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos
(Atos 1:8-9).
________________________________________

ROUPAS ESPECIAIS

Trinta e nove anos depois, a façanha do homem ter chegado à Lua ainda merece nosso respeito. Para serem capazes de sair da nave e pisar na Lua, os astronautas necessitaram de roupas especiais com estabilizadores de pressão, aparato para respiração e proteção contra radiação. Uma montanha de problemas leve de ser resolvida.
Se uma enorme quantidade de proteção foi necessária para um pequeno passeio na Lua, imagina o que precisamos para estar na habitação de Deus, o céu. A Bíblia nos dá uma clara e indiscutível resposta. Quem deseja chagar ao céu tem, por assim dizer, de se revestir de Cristo (Gálatas 3:27), que já adentrou no céu como o Primogênito de toda a criação, isto é, num ato desbravador para quer outros possam segui-Lo pela fé.
A questão é se nós cremos realmente nisso ou não. O problema é que se não cremos, iremos rejeitar a Bíblia inteira. Se Cristo não entrou no céu, nenhum ser humano será capz de entrar. O céu, assim com o o inferno, originalmente não é um lugar para a humanidade. Somente quando Cristo tomou Seu lugar ali como Homem ressurreto é que o céu se tornou um lugar para n os.
A presença de Cristo no céu é uma prova de que Seus redimidos um dia estarão lá Para isso, precisamos nos revestir de Cristo, “nos cobrir com o manto de justiça” (Isaías 61:10). Ele é o Mediador entre Deus e os homens, pois resolveu o problema da culpa para todos os que O buscam. É o pecado que nos torna inadequados para desfrutar da presença santa de Deus.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

domingo, 10 de agosto de 2008

MAREMOTO

11 Agosto


Ouve, te peço, apalavra do Senhor [...] e bem te irá, e será poupado a tua vida. Mas, se não quiseres sair [...] tu não escaparás

(Jeremias 38:20-23).


MAREMOTO

Quando ocorreu um terremoto no Chile, as autoridades do Havaí foram advertidas da probabilidade de um maremoto. A defesa Civil colocou à disposição todos os meios para prevenir os habitantes das ilhas. Contudo, muitos pereceram por ter iginorado voluntáriamente as reiteradas advertências dadas pelo rádio, pela polícia e pelas sirenes. Um havaiano, salvo milagrosamente por uma onda que o lançou sobre a coroa de uma árvore, declarou: “Pensamos que ocorreria um segundo aviso, o que nos daria alguns minutos para escapar”. Outros imprudentes se precipitaram sobre as rochas para recolher os peixes lançados pelas ondas. Muitos habitantes que viveram próximos ao mar, apesar dos repetidos avisos que os admoestavam a afastar-se da costa, permaneceram em casa e se afogaram.

Deus não salva os homens contra a vontade deles. Se não querem dar ouvidos a Sua Palavra, não serão beneficiados com a salvação. As Escrituras nos dizem: “O que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36). Não esperemos que o Senhor se sinta obrigado a nos dizer o que disse aos judeus; “Não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40).

Busquemos ao Senhor Jesus, reconhecendo-nos culpados de nossos pecados e pedindo-lhe seu perdão. Ele no-lo dará em virtude de Sua morte expiatória na cruz do Calvário.

Extraídos do Devocional BOA SEMENTE.

11 Agosto


Ouve, te peço, apalavra do Senhor [...] e bem te irá, e será poupado a tua vida. Mas, se não quiseres sair [...] tu não escaparás

(Jeremias 38:20-23).


MAREMOTO

Quando ocorreu um terremoto no Chile, as autoridades do Havaí foram advertidas da probabilidade de um maremoto. A defesa Civil colocou à disposição todos os meios para prevenir os habitantes das ilhas. Contudo, muitos pereceram por ter iginorado voluntáriamente as reiteradas advertências dadas pelo rádio, pela polícia e pelas sirenes. Um havaiano, salvo milagrosamente por uma onda que o lançou sobre a coroa de uma árvore, declarou: “Pensamos que ocorreria um segundo aviso, o que nos daria alguns minutos para escapar”. Outros imprudentes se precipitaram sobre as rochas para recolher os peixes lançados pelas ondas. Muitos habitantes que viveram próximos ao mar, apesar dos repetidos avisos que os admoestavam a afastar-se da costa, permaneceram em casa e se afogaram.

Deus não salva os homens contra a vontade deles. Se não querem dar ouvidos a Sua Palavra, não serão beneficiados com a salvação. As Escrituras nos dizem: “O que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36). Não esperemos que o Senhor se sinta obrigado a nos dizer o que disse aos judeus; “Não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40).

Busquemos ao Senhor Jesus, reconhecendo-nos culpados de nossos pecados e pedindo-lhe seu perdão. Ele no-lo dará em virtude de Sua morte expiatória na cruz do Calvário.

Extraídos do Devocional BOA SEMENTE.

sábado, 9 de agosto de 2008

MILAGRE NA RUA SILVA XAVIER

10 Agosto

Milagre na Rua Silva Xavier

A família dorme placidamente no silêncio da madrugada. De repente, como quem é despertado por um anjo invisível, o pai salta do leito e consulta o relógio: passam das três da manhã. Em seguida, dirige-se à cama onde deve estar dormindo o filho caçula. Mas o caçula não está, nem está dormindo. O susto do leito vazio empurra o pai para a prece. Era como se o impulso de orar teimasse dentro de sua preocupação. E ele cede. Ajoelha-se ali e conversa longo tempo com o Pai sobre o filho.

Nessa mesma hora, não muito longe dali, o filho caçula vem caminhando por um deserto chamado então Avenida Suburbana. Cansado, traz no peito a desilusão com os enfeites e fulgurações da noite. Se a cidade já é violenta com o sol a pino, quanto mais de madrugada! O rapaz dobra a esquina e segue pela rua Silva Xavier.

De súbito, um carro diminui a velocidade e se põe lado a lado com ele. Tão perto, que ele consegue entreouvir a discussão que se trava entre aqueles homens armados até os dentes:

- É ele!

- Não é!

- É, sim! Vai, queima logo, queima logo!

- Não é, eu já disse! Vocês vão matar o homem errado!

Esta última afirmação - feita pelo motorista do bando - é seguida de uma arrancada, queimando pneu.

O solitário pedestre da rua Silva Xavier escapou por um triz. Por um milagre. Susto e felicidade se revezam dentro do rapaz, enquanto as armas desaparecem desesperadas na noite da Abolição.

Severino Passos sempre soube do poder da oração. Mas, em 1999, quando Marcos lhe contou o aperto que passara nessa noite, Severino, então membro da Primeira Igreja Batista de Cascadura, descobriu que a oração dos pais pode muito em seus efeitos a favor dos filhos.

Feliz é o filho que tem um pai sempre orando por ele. Às três da tarde ou às três da manhã!

Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

A DIVINDADE DE JESUS

9 Agosto


Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.

(João 8:58).


A DIVINDADE DE JESUS

Muitas vezes o Senhor Jeus falava de Si mesmo em termos absolutos. Por exemplo: “Eu sou o pão da vida; o que cem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede”. “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverás.” “Eu e o Pai somos um” (João 6:35; 11:25; 10:30).

As declarações de Jesus são tão surpreendentes quanto sua incomparável manifestação de humildade e de equilíbrio perfeito. Era um homem de bem, com pureza moral perfeita. Afirmou que não tinha pecado, e isto na presença dos que O odiavam e não puderam contradize-Lo (João 8:46). Seus discípulos também deram testemunho de Sua perfeição.

Ao declarar ser o filho unigênito de Deus, o Senhor Jesus requer as mesmas honras de Deus Pai. Pede que se creia nEle como em Deus, pois afirma ser um com o Pai. Aceitou a adoração de Tomé e repreendeu a um jovem que nEle via tão-somente um homem, por melhor que fosse. Seus atos também demonstram que Ele é Deus: ressuscitou mortos, curou leprosos, perdoou pecadores e alimentou as multidões. Depois que o próprio Senhor Jesus ressuscitou, convenceu os Seus discípulos de que Ele veio pelos séculos dos séculos. Finalmente, ao dar-lhes o Espírito Santo, provou que foi glorificado e estava à direita de Deus.

E Você caro leitor, tem a convicção interior de que “Jesus é o filho de Deus... o verdadeiro Deus”? (1ªJoão 5:5 e 20).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O CAMINHO DA SANTIDADE

8 Agosto

8

Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo. Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

(João 10:9; 14:6).


O CAMINHO DA SANTIDADE

Quando Jesus anunciou: “Eu sou a porta”, dá a entender que existe um lugar aonde o homem pode entrar para obter a felicidade, um ambiente em que Deus pode abençoa-lo, onde é conhecido e amado. Mas o mal que está no ser humano – e que pode negar essa terrível realidade – impedia que entrássemos. Por isso , Deus nos abriu a porta desse lugar no dia em que Seu filho levou os nossos pecados. Só podemos passar por ela se nos inclinarmos e reconhecermos nossa culpa diante de Deus, aceitando o Seu perdão. Então participaremos de uma nova relação com Ele, uma relação de amor que não pode ser desfeita.

O que descobrimos quando essa porta se abre? Não uma cadeira, para nos sentarmos e ficarmos imóveis, mas um caminho em que podemos estar ativos em santidade, desfrutando a paz e a comunhão de Deus. Por esse caminho Jesus nos conduz ao céu, onde ele está. Ao longo do caminho, Ele nos convida a orar, o que responde ao nosso desejo de dirigir-Lhe a palavra. Além disso, nos ensina a amar a Bíblia, que nos fala tudo acerca dEle, e a viver para Deus.

Infelizmente, é possível que nos distanciemos desse caminho. Isso ocorre quando não escutamos a voz do senhor. O pecado recupera a voz do Senhor. O pecado recupera sua antiga força, e manifestamos orgulho, egoísmo e ciúmes. Então Deus nos tira a paz. Desse modo nos convida a voltar para o caminho – Jesus – e a confessar nossas faltas para usufruirmos seu perdão e nos apartamos do pecado.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

JESUS, O EU SOU

7 Agosto


Se não credes que eu soe, morrereis em vossos pecados

(João 8:24).


JESUS, O EU SOU

O Senhor Jesus tinha acabado de falar aos fariseus e escribas de forma notável. Eles haviam trazido à Sua presença uma mulher pega em adultério. Porém, o Senhor Jesus, como a verdadeira luz do mundo, disse uma breve palavra que revelou os pecados do coração daqueles homens: “Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire a pedra contra ela” (v.7). Isso provou que o motivo oculto por trás da acusação era desonesto. Eles não procuravam a glória de Deus; apenas queriam fazer o Senhor cair em uma armadilha.

Como o Senhor se esforçou depois disso para mostras a necessidade das pessoas crerem nEle! Não basta somente dizer. ”Eu creio em Jesus”. A fé em Jesus é muito mais profunda que isso. O Senhor afirmou: “Se não credes que eu sou, morrereis em vossos pecados.” “Eu Sou” foi um dos muitos nomes pelos quais Deus Se revelou a humanidade. Esse EU SOU é ninguém menos que o próprio SENHOR, o Eterno, que escolheu o povo de Israel no Velho testamento.

Os fariseus e escribas logo perceberam o que o Senhor Jesus estava dizendo sobre Si mesmo ao usar este título. Era por isso que eles jamais pararam de murmurar quando Ele falava sobre si mesmo e da divindade de Sua natureza. Cada um de nós deve se perguntar: O que Jesus Cristo significa para mim? Ele é um mero homem, o fundador de uma religião, um idealista, ou é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1ª João 5:20)? Você O conhece como Aquele que veio a este mudo para morre por causa de seus pedados?

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

domingo, 3 de agosto de 2008

4 AGOSTO

Igreja Traz Tranqüilidade

Nos mares do Sul, perto da Austrália, um navio afundou. E quando um navio afunda, é um verdadeiro "salve-se quem puder". Algumas pessoas puderam, de fato, se salvar, agarrando-se a tábuas flutuantes e outros objetos recolhidos no desespero ao fugir do navio. Sofreram fome, sede, sono, cansaço, quase desesperaram da vida, mas finalmente chegaram a uma praia deserta. E agora enfrentariam outro desafio: havia ou não canibais nessa ilha? Não teria sido melhor terem perecido afogados do que cair num caldeirão fervendo?

Os sobreviventes tentaram não fazer barulho. Não podiam chamar a atenção para a sua presença na ilha. Sempre juntos para não se perderem, eles chegaram ao pé de uma elevada colina. Tomados de medo, decidiram que um, apenas um, arriscaria a sua vida e subiria ao alto para tentar ver além. Fizeram um sorteio; um deles deixou o grupo devagarinho e foi subindo a colina. Quando chegou no alto, ele se levantou à vontade, abriu largamente os braços e gritou para o grupo aterrorizado lá embaixo:

- Venham, não há nenhum problema. Estamos salvos. Estou vendo... uma igreja lá longe.

Os sobreviventes deram pulos de alegria e saíram depressa na direção da aldeia, agora sem medo algum. Eles sabiam que onde impera a graça de Jesus não há mais violência, nem canibalismo, nem agressão física, moral, psicológica ou espiritual. Onde há igreja, há espírito de corpo, e a vida é altamente respeitada.

A visão de uma igreja deveria ser sempre uma experiência confortadora. As pessoas atribuladas deveriam achar aí o alento para as suas almas.

A igreja é "coluna e firmeza da verdade", escreveu Paulo. Nela, a verdade se apóia e descansa. Nela, a verdade não sofre delirium tremens, mas é firme. É claro que sendo a "noiva de Cristo", a igreja sofre perseguição acirrada da parte dos inimigos da verdade. Mesmo assim, ela continua viçosa, vigorosa e vitoriosa.

Que o Senhor nos faça mais e mais relevantes para esta cidade!

Pr. João Soares da Fonseca

Pastor da Primeiro Igreja batista do rio de Janeiro

www.pibrj.org.br

PESSADO NA BALANÇA

3 Agosto


Pesado foste na balança e foste achado sem falta.

(Daniel 5:27).


PESSOAS NA BALANÇA

As pessoas têm, umas vaga idéia de que no dia em que tiverem de prestar contas a Deus, as boas e más obras serão pesadas diante dEle. Imagina m que o lado que for mais pesado decidirá o destino eterno delas.

A Palavra de Deus, a Bíblia, fala algo totalmente diferente. Quando o assunto é pesagem, o pensamento está sempre conectado a um simples pecado sendo contrabalançado por boas obras. No entanto, será a própria pessoa com todas as suas obras e pensamentos que irá ser “pesada”, ou julgada, diante de Deus. Foi o que aconteceu com o rei Beltessazar (conforme o texto do profeta Daniel) e em outras passagens da Bíblia, onde nosso espírito é “pesado”. Quando Deus nos pesa, Seus direitos justos, e nós simplesmente jamais poderemos satisfazê-los.

No dia do julgamento, que está mais perto do que muitas pessoas imaginam, apenas uma única coisa irá fazer a diferença: “O sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo pecado” (1ª João 17:7). Quem nEle crê têm “a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas,segundo as riquezas da sua graça”(Efésios 1:7, e pode alegremente proclamar: “Àquele que nos ama, e em Seu sangue nos lavou dos nossos pecados... a ele, glória e poder para todo o sempre” (Apocalipse 1:5-6).

Quem crê nEle também “tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.