domingo, 30 de novembro de 2008

PASTORAL - GANHAR OU... GANHAR

Pastoral

30 de novembro

Ganhar ou... Ganhar

Era uma vez uma viúva que tinha dois filhos. Muito fraquinha fisicamente, ela dependia da ajuda financeira de seus dois filhos para sobreviver. Por isso, a cada dia ela se preocupava com os negócios deles, torcendo para que eles fossem bem-sucedidos.

Um deles vendia guarda-chuvas. Então, a primeira coisa que essa mãe fazia todas as manhãs ao acordar era olhar para o céu para ver se iria chover ou fazer sol. Quando o céu estava escuro, ameaçando chover, ela sorria e dizia para si mesma:

- Que bom! Hoje com certeza meu filho venderá muitos guarda-chuvas.

Com o sol brilhando, porém, ela se lamentava o tempo todo com medo de que nenhum guarda-chuva fosse vendido.

O outro filho dessa mulher vendia ventiladores. Toda manhã, a pobre viúva se levantava e olhava para o céu. Se o sol estivesse escondido e fosse chover, ela ficava triste e deprimida pensando:

- Ah, que pena! Ninguém hoje vai comprar ventiladores do meu filho!

Qualquer que fosse a previsão do tempo, esta pobre viúva estava sempre em aflição. Se o sol brilhasse, ninguém compraria guarda-chuvas do seu filho. Se chovesse, ninguém compraria ventiladores de seu outro filho. Com tal atitude, ela estava mesmo condenada a perder.

Um dia ela conversou com uma amiga sobre o assunto. E foi a amiga quem a despertou:

- Ora, querida, você esta vendo a coisa pelo ângulo errado. Não há jeito de você sair perdendo. Se o sol estiver brilhando, as pessoas comprarão ventiladores. Se houver ameaça de chuva, elas comprarão guarda-chuvas. Você não recebe ajuda dos dois filhos? Pois então, você não vai perder nada; jamais!

Quando a viúva compreendeu isso, ela se transformou, e daí por diante foi uma mulher feliz e para o resto da sua vida.

Narrada por Brian Cavanaugh, esta história me lembra que viver com Cristo é assim também: é alinhar-se junto a alguém sempre vitorioso. Com Ele não há prejuízo, porque ao seu lado "somos mais que vencedores" (Rm. 8:37).

Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

MD.Pr. Da PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO

Conheça-o melhor On-line : CULTOS AOS DOMINGOS ÀS 10H E ÀS 19h

www.pibrj.org.br

PAZ INTRERIOR

29 NOVEMBRO


O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia

(Provérbios 28:13).


PAZ INTERIOR

“Paz interior”: para muitos é um estado desconhecido. Não sabem o que é e por isso não sentem sua falta. Contudo, às vezes, outros percebem que ela lhes faz falta. Não há paz de alma sem haver paz com Deus, nem tampouco há paz de alma sem o reconhecimento dos direitos e das exigências divinas. Mas isso não é suficiente: é necessário confessar sinceramente seus pecados a Deus. O Texto bíblico de hoje nos fala disso.

Um medico conta: - Um caixa de u banco veio consultar-me, ele sofria dos tipos sintomas da epilepsia. Sentia inseguro ao andar, tropeçava e tinha muito medo de cair na rua. Depois de examina-lo, descobri que orgânicamente tudo estava em ordem. Mas percebi que ele era vitima de uma agitação interior. Ocorreu-me que, talvez, ele tivesse subtraído dinheiro do caixa, e então fiz que ele notasse. Assombrado ele confessou e acrescentou que já havia devolvido tudo. Só que temia que isso pudesse se espalhar.

No osso versículo não poderia ser mais ilustrativo. Sem dúvida, nem sempre se manifestam em todo transgressor tais conseqüências. Mas muitos carecem de paz. A confissão sincera a Deus é necessária! Assim Ele pode conferir-nos Sua misericórdia, porque deu Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, como vítima por nossos pecados. E a misericórdia de Deus se manifesta mediante o perdão que Ele concede a todo que crê nesse sacrifício e se arrepende. Então pode-se dar o passo seguinte: deixar o pecado.

CULTO AO VIVO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO.

ÀOS DOMINGOS ÀS 10HOO E 19HOO.

www.pibrj.org.br

sábado, 29 de novembro de 2008

DOIS TESOUROS EM UM ARMÁRIO VELHO

28 NOVEMBRO


Melhor é para mim a lei da tua boca do que inúmeras riquezas em ouro ou prata.

(Salmo 119:72).


DOIS TESOUROS EM

UM ARMÁRIO VELHO

Ralph e Karen tiveram dificuldades financeiras e não conseguiram pagar o aluguel. Depois de algum tempo, o proprietário perdeu a paciência e os levou à justiça.

Um dia, o oficial de justiça bateu na porta. Havia pouca coisa que ele pudesse confiscar. O único item de valor relativo era um velho armário. Conforme Karen tirava as coisas que estavam dentro do armário, o oficial notou um pacote de cartas amarrados por um elástico. Sendo um colecionador de selos, ele começou a observar os selos colados nos envelopes. Em uma delas encontrou um selo raro e percebendo que todos os outros datavam do mesmo período. Ele colocou Karen em contato com um negociante, que confirmou que os selos eram realmente valiosos e concordou em intermediar a venda.

Que alegria foi para aquele casal ouvir tais notícias! Agora eles poderiam pagar seus dívidas e se livrar de todo o tormento que viviam.

Deus, contudo, tinha uma alegria ainda maior guardada para eles. Percebendo que haviam passado por um verdadeiro milagre, Ralph se lembrou de uma oração: “Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios” (Salmo 103:2). No mesmo armário, estava uma Bíblia, um tesouro bem maior que o pacote de cartas. Eles leram a mensagem de Deus e, a partir de então, encontrarão o próprio Deus, a fonte de riquezas inesgotáveis.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

GRAÇA ABUNDANTE

27 NOVEMBRO


E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Jesus Cristo

(1 Timóteo 1:14_.


GRASÇA ABUNDANTE

Considerando seu passado, Paulo se descreveu como “blasfemo, e perseguidor, e opressor” ( v.13). Apesar de seu fervor religioso, ele rejeitou a cristo e perseguiu os cristãos. Mas obteve perdão e agora agradecia pela graça de Deus. Dominado pelas riquezas dessa graça, ele repetidamente se referia aos aspectos essenciais da salvação em suas epistolas.

Os meios: pela graça. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2:8).

A fonte: pela graça de nosso Senhor Jesus Cristo. “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que, pela sua pobreza, enriquecêsseis” (2 Coríntios 8:9).

A plenitude: abundante graça. “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça” (romanos 5:20). Essa foi a experiência de Paulo.

O fruto: a fé e o amor. “Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia” ( 1 Timóteo 1:5).

A Pessoa principal: a fé e o amor que estão em Cristo Jesus. Paulo orou pelos efésios “para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundamentados em amor...” (Efésios 3:17).

Por fim, Paulo pôde testificar por experiência: “Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (1 timóteo 1:15).

CINISMO PERIGOSO

26 NOVEMBRO


Morreu também o rico e foi sepultado... clamando disse:... estou atormentado nestas chamas

(Lucas 16:22,24).


CINISMO PERIGOSO

Um sucateiro chegou com seu caminhão e negociou o preço das peças de metal que meu avô recolhera. Quando, fecharam o negócio e a carga já tinha sido colocada no caminhão, meu avô perguntou: ‘Você já obteve o perdão dos seus pecados? O sucateiro apenas sorriu. Meu avô continuou: “Se não conhece a Filho de Deus, você estará perdido por toda a eternidade”. “O comerciante então fez um comentário cínico: “Se é assim, eu vou entregar carvão para o diabo com meu caminhão.” Eu fiquei estarrecido com o rumo da conversa”. Será que aquele homem realmente acreditava que o lago de fogo é um lugar onde o diabo domina e que poderia continuar a vida indiferente a Deus ou à mensagem do evangelho?

O diabo ainda não está no lago de fogo, nem o homem rico do qual o Senhor Jesus fala no versículo de hoje. O julgamento final ainda ira acontecer. Mas, enquanto isso, no reino dos mortos, o homem rico era atormentado nas chamas. Durante a vida, ele se recusou a crer que
Deus era justo e santo e que o julgaria por causa de seus pecados. Agora ele sabia da realidade e sua alma sofria os resultados.

O Senhor Jesus descreveu o lago de fogo com as palavras “tormento eterno” (Mateus 25:46) e ”a ira de Deus sobre ele permanece” (João 3:36). Esse é um horripilante futuro para os que não crêem no Senhor Jesus. Mas para os que colocam sua fé nEle e O recebem como Salvador e Senhor têm a segurança de que o Senhor Jesus suportou a ira de Deus e a punição que nossos pecados mereciam na cruz do Calvário. Dessa forma, “agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” (Romanos 2:1)

O MELHOR ANO

25 NOVEMBRO


Aquele que tem sede venha, e quem quiser receber de graça a água da vida.

(Apocalipse 22:17).


O MELHOR ANO

Três rapazes italianos se encontraram num trem na Suíça. A temporada de turismo havia terminado. Um deles comentou: - Este foi o melhor ano para mim. Trabalhei como camareiro no Hotel Imperial e ganhei uma boa soma de dinheiro. Mais um ano, e já não terei necessidade de fazer esse trabalho. O segundo rapaz também disse que tivera uma boa temporada.

-E como foi a sua? – perguntaram ao terceiro.

Ele contou: - No Berghotel cuidei de um cliente doente que morreu, imagine que ajuda. Ele não queria ir ao Hospital. Quando sentiu que seu fim se aproximava, suspirou e perguntou: - Não há ninguém aqui que possa consolar alguém que está morrendo? Finalmente ele pegou a minha mão e me pediu: - Por favor, jovem, diga-me uma palavra de consolo, de fé e de esperança. Fiquei molhado de suor, sem saber o que lhe dizer. Então lembrei-me que em minha bolsa havia uma Bíblia que fora de minha mãe. Peguei-a e li as passagens que minha mãe havia sublinhado. Cheguei ao versículo que diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” ( João 3:16). O moribundo levantou a mão e repetiu todas as palavras. De repente seu rosto se transformou. Sua angústia havia desaparecido e sua face brilhava de alegria. Com dificuldade, disse: - Obrigado... agora tenho a vida eterna e vou para o céu para estar junto do meu Salvador.

Desde esse incidente, leio diariamente a Bíblia; achei a salvação de minha alma e sou feliz. Por isso também posso dizer: este ano foi o melhor.

BOM OU MAU CRISTÃO

24 NOVEMBRO


Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus

(Efésios 2:8).

Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado

(Marcos 16:16).


BOM OU MAU CRISTÃO

As grandes “religiões” geralmente afirmam esta verdade fundamental: a salvação do homem foi cumprida para a plena satisfação de Deus por meio da obra de seu Filho Jesus Cristo na cruz.

As opiniões divergem quando se trata de saber qual é o benefício que o pecador recebe por causa dessa obra. Muitos pensam que mediante o batismo o pecado original é perdoado e que cada um deverá responder diante de Deus por tudo que cometeu durante a vida. Essa maneira de ver, cômoda, mas sem fundamento nas Escrituras, permite considerar cristão verdadeiro a alguém que tenha recebido o batismo quando bebê, ainda que depois passe a vida na indiferença ou na oposição religiosa. Todos os membros inscritos numa paróquia são considerados cristãos: bons ou maus. A tarefa do “encarregado das almas” só consiste em melhorar a vida desses paroquianos.

Infelizmente, esse esforço é inútil, porque o ponto de partida está errado. Considerando o batismo meio pelo qual a salvação é concedida é o mesmo que fazê-la dependente de uma obra humana, enquanto Jesus proclamou na cruz:”está consumado!” (João19:30), o que também pode ser traduzido por “está terminado” ou “está pago”. Segundo a Palavra de Deus, só há um meio pelo qual o pecador pode receber a salvação: a fé pessoal no Senhor Jesus.

Extraído dom Devocional BOA SEMENTE.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

COMO DEUS PERMITE ISSO?

23 NOVEMBRO


O Senhor... Ampara o órfão e a viúva

(Salmo 146:9).


COMO DEUS PERMITE ISSO?

“Como Deus permite isso? Quantos jovens perdem repentinamente a vida por causa de guerras, acidentes e coisas assim? Por outro lado, questões como essas me fazem sentir desconfortável porque eu não consigo dar uma resposta satisfatória. Deus é soberano. Ele não deve satisfações a nenhuma se Suas criaturas. Neste caso em particular, a pessoa que fez tais perguntas estava passando por um sério problema. Então eu tentei lhe dar uma resposta, embora muito pessoal.

Quando eu tinha quatro anos, meu pai morreu em conseqüência de um acidente de trabalho. Naquela época, minha irmã mais velha tinha seis anos e a caçula iria nascer um mês depois.Meus pais tinham trinta anos.

É obvio que tenho poucas lembranças de meu pai. Uma questão sempre me interessou e me fez pensar: como minha mãe conseguiu lidar com tudo aquilo? Nós crianças, reconhecemos um coisa: nossa mãe confiava em Deus. Se acordávamos de madrugada, e íamos ao quarto dela, sempre a víamos com sua Bíblia surrada na mão, ou de joelhos derramando seu coração diante de Deus. Esse era o segredo da força dela. E é por isso que jamais a vimos desesperar, ainda que ficasse triste às vezes. Ela se agarrava a Deus, e Ele a ajudava a suportar o fardo. E porque seu caráter era marcado por tal atitude, nós, seus filhos, tivemos uma infância feliz.

Nem minha mãe nem nós jamais soubemos o porquê daquilo ter acontecido. Deixamos a questão nas mãos de Deus e, apesar da dor, aprendemos a confiar em Sua bondade.

Do Devocional BOA SEMENTE.

A OFERTA DE ABEL

22 NOVEMBRO


Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons

(Hebreus 11:4).


A OFERTA DE ABEL

A fé de Abel era sincera e verdadeira. Embora seja dito que as obras dele eram justas, Deus deu testemunho de seus dons, não de suas obras. Quer seja pelo sacrifício que trouxe, ou pela fé que motivou a oferecê-lo, Abel obteve testemunho de que era justo. Seu dom sacrificial era a expressão visível de sua fé.

Em, contraste com seu irmão Caim, Abel não será julgado conforme suas obras. Mas conforme seu sacrifício. “Atentou o SENHOR para Abel e para sua oferta” (Gênesis 4:4). Deus reconheceu a fé de Abel e a manifestação dela em forma de sacrifício. Mesmo se as obras dele fossem justas, não é esse tipo de justiça que conta diante de Deus: é o valor que o próprio Deus coloca sobre o sacrifício Abel. Cremos que não seria leviandade dizer que o prazer que Deus teve no sacrifício que Abel ofereceu é que tornou as obras dele justas. Elas tinham as características das ações “feitas em Deus” (João 3:21). Em si mesmo, ou seja, em sua condição natural, Abel era um pecador igual a todas as outras pessoas.

Os redimidos do Senhor apreciam o verdadeiro sacrifício, a “oblação do corpo de Jesus Cristo” (Hebreus 10:10). Se eles fossem julgados de acordo com suas obras, não haveria qualquer esperança, a não ser a terrível expectação da morte no julgamento final. A certeza da fé repousa somente no fato de que o julgamento já foi suportado pelo Senhor Jesus, o Sacrifício que o próprio Deus ofereceu.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

CULTO AO VIVO PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO

TODOS OS DOMINGOS ÀS 10H E ÀS 19H00.

www.pibrj.org.br

GRAÇA COMPLETAMENTE GRATUITA

21 NOVEMBRO


Sabemos que já o filho de deus é vindo.

E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém.

(1 João 5:20; Mateus 2:1).


GRAÇA COMPLETAMENTE GRATUITA

A graça de Deus tem um nome: Jesus Cristo. Ela foi personificada nEle. É algo vivo e real, não meramente um princípio ou teoria. Ela existe e é eficaz, antes mesmo de Jesus Cristo ter vindo ao mundo. A salvação foi anunciada, mas ainda existia um mistério oculto que somente a fé podia compreender como algo futuro.

Então a graça apareceu para que todos a pudessem ver e receber. O evangelho da graça de Deus foi apresentado a nós juntamente com essa abençoada Pessoa que o incorporou. A salvação é assegurada por meio de Jesus Cristo ao custo de Seu sofrimento e morte.

A graça providencia e dá. É um presente sem necessidade de retribuição. É gratuita, está disponível a quem quiser. E o que ele dá? A salvação. Ela veio para todos: sua extensão é ilimitada e ninguém está excluído de recebê-la, contudo, ela pode ser rejeitada.

O fato da salvação poder ser obtida sem pagamento é contrário Ao pensamento humano. Não podemos aceitar que o presente de Deus não nos custe nada. Se Deus exigisse que nos esforçássemos para ter a salvação e nos oferecesse ajuda nesse processo, então muitos mais estariam dispostos a aceita-la. A humanidade quer oferecer alguma coisa para Deus, por menores e mais insignificantes que sejam, a fim de que tenha algo que se orgulhar diante dEle. Mas isso somente avilta a graça de Deus e a Pessoa de Jesus Cristo

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

AS OBRAS DE CAIM

20 NOVEMBRO


Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas.

(1 João 3:12).


AS OBRAS DE CAIM

Se nos perguntassem a razão de Caim ter matado Abel, seu irmão, tenderíamos a dizer que foi pela inveja, afinal Deus não aceitou a oferta de Caim. Mas Deus olha mais profundamente para o coração. O caráter de Caim era essencialmente mau, portanto, as obras dele também eram más. Elas contrastavam totalmente com as obras justas de Abel. Foi isso o que de fato motivou o primeiro assassinato. Caim irou-se quanto ao veredito de Deus a seu respeito. Estava correto o Senhor era justo por não ter atentado para ele e sua oferta (Gênesis 4:5). A oferta inútil de Caim era a expressão exterior de sua condição interior.

Quando as pessoas enfrentarem o julgamento de Deus será por causa das próprias obras (apocalipse 20:12). Todos são pecadores, e é por isso que todos estão perdidos. Contudo, não serão julgados pela sua condição, mas, sim, pelas suas obras. “Pelo que, como por um homem [Adão] entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram (Romanos 5:12). E porque são pecadores, eles pecam sem exceção. Isso está de acordo com a condição deles. 1 Reis 8:46 nos diz que: “Não há homem que não peque.”

Alguns talvez perguntem: como eu posso deixar de pecar, já que eu nasci em pecado? A resposta é: você não pode. Mas Deus não o julgará por isso. Pelo fato de ser pecador você comete atos pecaminosos, e é por eles que Deus irá JULGÁ-LO. Quem será seu advogado, perante o Santo Juiz?

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO

19 NOVEMBRO


E eu rogarei ao Pai, e ele cós dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.

( João 14:16-17).


A OBRA DO ESPÍRITO SANTO

A cristandade sempre fala sobre o Espírito Santo. Muitos pensam que somente onde há sinais ed maravilhas é que o Espírito Santo de Deus atua. Porém, a tarefa do Espírito Santo não é chamar a atenção para
Si mesmo e Sua obra, mas é glorificar a Pessoa do Filho de da obra do Filho. Para tanto, Ele faz uso da Palavra de Deus escrita. Ao longo do antigo Testamento, Ele Se referiu a quatro diferentes secções que constituem o Novo Testamento.

Os evangelhos. “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito” (João 14:26).

O livro de Atos, que constantemente testifica de sua obra, predita por Cristo: “Mas, quando vier o consolador....testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio” (João 15:26-27).

As epístolas. “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido...”

O Apocalipse. “... e vos anunciará o que há de vir (João 16:13).

A obra do Espírito Santo em nossos dias é resumida pelo próprio senhor Jesus; “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” (João 16-14).

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

DESCULPAS ESFARRAPADAS

18 NOVEMBRO


Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.

(Salmo 51:1-2).


DESCULPAS ESFARRAPADAS

Apenas imagine alguém dando as seguintes desculpas para não se lavar:

- Eu sempre fui forçado a me lavar quando era criança.

- Lavar-se toma muito tempo.

- Quem se lava pensa que é mais limpo que os outros.

- Fabricantes de sabonetes só querem nosso dinheiro.

- Meu vizinho precisa se lavar bem mais que eu.

- Eu me lavaria se fosse m ais velho e mais sujo.

- Você acha esses argumentos convincentes?

Podemos contra-argumentar com suas questões:

Você sente necessidade de limpeza e alívio?

Você tem uma idéia do que a impureza é de fato?

O rei Davi, que escreveu o salmo de hoje não tinha nenhum destes sentimentos após ter cometido pecado com Batseba, a esposa de Urias. Deus enviou o profeta Nata para convencer Davi do próprio pecado. A fim de atingir a consciência do rei, Nata contou a Davi uma história sobre um homem rico que tomou a única ovelha de um pobre. Imediatamente o rei julgou o ímpio homem rico como culpado. A reação de Nata atingiu Davi com o uma bomba: “Tu és esse homem.” Dessa maneira, Davi se conscientizou de seu pecado. O relato disso está em 2 Samuel 11 e 12 bem como no salmo 51. Quantos pecarmos, que as palavras: “Você é essa pessoa”, nos atinjam tão poderosamente que paremos de apontar o dedo para os outros. Você já experimentou pessoalmente o que é ter sido lavado de seus pecados? ,O que é se sentir limpo e livre, independente das circunstâncias? Se não, que desculpas você tem usado?

O QUE MAIS É NECESSÁRIO?

17 NOVEMBRO


Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores

(1 Timóteo 1:15).


O QUE MAIS É NECESSÁRIO?

Alguém pode realmente ter certeza de que é salvo? Muitas pessoas duvidam disso, e permanecem com uma inquietação na alma que lhe traz infelicidade. Elas reconhecem sua culpa diante de Deus e trouxeram seus pecados aos pés da cruz do Calvário. Elas olharam para o Crucificado e O receberam como Salvador delas. Elas ouviram Suas últimas palavras: “ Está consumado!” (João 19:30). Apesar disso tudo, elas ainda duvidam se são realmente salvas. Por que? Vamos lembrar tais pessoas de algumas verdades da Bíblia que as ajudarão a ter paz interior:

“Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não escondi; dizia eu: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado” (Salmo 32:5).

“Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome (João 1:12)..

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).

“E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades” (Hebreus 10:17) e Jeremias 32:33).

“Estas coisas vos escrevi, para que creias no nome do filho de Deus” (1 João 5:13).

Essas palavras já não são bastante esclarecedoras? Será que é preciso que Deus faça ou fale algo mais para que você tenha certeza de sua salvação

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

CRER ANTES DE ENTENDER

16 NOVEMBRO


Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelastes aos pequeninos. Sim, ò Pai, porque assim te aprouve.

(Mateus 11:25-26).


CRER ANTES DE ENTENDER

Um pregador do evangelho tinha lido e explicado o capítulo 3 do livro de João, que fala sobre o novo nascimento. Após a reunião, um jovem veio falar com ele. “Fiquei impressionado com o que o senhor disse. Se eu entendi bem, então se tornar um verdadeiro cristão é bastante uma questão de entender corretamente o evangelho”. Tendo se formado em uma renomada universidade, o jovem estava acostumado a racionalizar, argumentando e examinando os fatos. Mas essa foi a resposta do evangelista: “Você está errado. Um amigo meu é missionário entre pigmeus da África central. Se fosse necessário entender corretamente a mensagem do evangelho para ser salvo, que esperança eles teriam? O jovem admitiu que não havia pensado nisso. O evangelista continuou: “Mas felizmente Deus pensou. O fator primordial é: o evangelho não tem de ser entendido, mas aceito pela fé.

Somente depois que esse passo de fé é dado, o Espírito Santo pode começar a instruir o crente, a fim de que gradualmente se aproprie mais e mais da verdade de deus. Assim, cada filho de Deus cresce “na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 3:18).

Um aspecto fundamental do evangelho sempre irá superar nossa capacidade de compreensão: por que Deus nos amou a ponto de dar Seu Filho para a salvação dos que eram Seus inimigos?

Extraído do Devocional BOS SEMENTE.