sábado, 31 de janeiro de 2009

PATORAL

01 fevereiro de 2009)
Andando por Cima do Mar
"À quarta vigília da noite, (isto é, entre as três e as seis horas da manhã) dirigiu-se Jesus para eles, caminhando por cima do mar" (Mt 14.25). Eis aí um quadro realmente incrível quanto indescritível e, por que não, assustador: um homem, desprovido de qualquer recurso flutuante, passeando por cima do mar. Onde já se viu?
Quando a Bíblia menciona o mar, ela nos comunica as idéias que o mar encerra: mar é angústia; mar é desafio; mar é incógnita; mar é instabilidade; mar é medo; mar é morte; mar é perigo; mar é separação; mar é susto; mar é tempestade; mar é tragédia; mar é traição; mar é túmulo. Mas, mesmo sendo o mar assim ameaçador, Jesus andou por cima dele. Jesus foi superior ao mar. Jesus é senhor do mar. Noutra ocasião, Jesus estava no barco com os discípulos. Enquanto ele dormia, o mar se revoltou. Os ventos fortes jogavam água dentro do barco. Quando a vida dos homens estava em perigo, resolveram acordar Jesus. O Filho de Deus mandou que o mar se acalmasse. O mar se acalmou, o vento se aquietou, e todos ficaram admirados.
Se os problemas de nossa vida nos aterrorizam, nos desafiam, nos deprimem, nos pressionam e nos querem submergir, lembremo-nos que Jesus andou por cima do mar. Onde Jesus está, o mar se aquieta e se transforma em passarela agradável de segurança e vida. Uma das últimas palavras da Bíblia é esta: "E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram; e o mar já não existe." (Ap 21.1).
Amigo, em sua vida o mar não está para peixe? Ondas se agigantam ruidosa e ameaçadoramente? Ventos contrários sopram de todos os lados? O barquinho da sua vida parece ainda menor? Então, olhe para cima e avance firme. Jesus vem vindo, andando por cima do mar. Por isso, o poeta escreveu: "Se as águas do mar da vida quiserem te sufocar, segura na mão de Deus e vai". Pois, "com Cristo no barco tudo vai muito bem, e passa o temporal".
Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

A ANGÚSTIA DO SENHOR JESUS

31 JANEIRO ________________________________________
Em paga do meu amor, são meus adversários; mas eu faço oração.
[Cristo] nos dias da sua carne, oferecendo com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte...
(Salmo 109:4; Hebreus 5:7).
________________________________________

A ANGÚSTIA DO SENHOR JESUS

Usemos a imaginação e sigamos o pequeno grupo que saiu de Jerusalém e atravessou o ribeiro de Cedrom até chegar ao Getsêmani. Nosso Senhor “começou a ter pavor e a angustiar-se. E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte” (Marcos 14: 33:34).
A narração dos evangelhos é breve, isso prova que os fatos relatados são inescrutáveis. O livro dos Salmos contém muitas expressões que anunciam tal angústia experimentada pelo Senhor Jesus ao se aproximar o momento da cruz (Salmo 22. 69,102, entre outros). Cristo sabia até onde o ódio dos homens, a quem veio salvar, chegaria para fazê-Lo sofrer. Além dos sofrimentos físicos da crucificação, Ele teria de suportar a ingratidão e a crueldade de Suas criaturas. No entanto, mais do que qualquer outra dor, o Senhor Jesus antevia as três horas de trevas em que Deus iria Se esconder dEle. Perfeitamente santo e puro, só podia se angustiar com a perspectiva de ser feito pecado por nós (2 Coríntios 5:21).
O Senhor Jesus Se afastou de Seus discípulos “cerca de um tiro de pedra” (Lucas 22:41). Sempre existe uma distância entre o servo e seu Senhor, mesmo quando unidos por uma íntima comunhão. Em ardente súplica, o Senhor Jesus Se prostrou e pediu que a hora da cruz passasse dEle, mas acrescentou; “Pai, sés queres”. Não, o Pai não queria, porque se o Senhor Jesus não tivesse pago o preço, como então seria possível haver perdão para nós.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

UM SENTIDO PARA VIDA

30 JANEIRO ________________________________________
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e alas me seguem;e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos.
Vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá
(João 10:27-28; Isaías 55:3). ________________________________________

UM SENTIDO PARA A VIDA

Você está cansado? Vá até Aquele que jamais se cansa. “Da vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” (Isaías 40:29).
Você está desesperado? Procure o “Deus de esperança”, que enche de alegria e pás todos os que crêem nEle (Romanos 15:13).
Você se sente sozinho e abandonado? Aproxime-se do “Pai de órfãos e juiz de viúvas... faz que o solitário viva em família” (Salmo 68:5_6).
Você está na escuridão? Busque o Senhor Jesus que declarou: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12).
Você tem medo quando pensa na morte? Conheça Cristo Jesus, a verdadeira vida. Ele Se apresenta como o bom Pastor que dá a sua vida pelas ovelhas para que tenham vida em abundância (João 10:10-11).
Deus ama você. Você é uma pessoa única e preciosa aos olhos do Criador. Ele conhece tudo o que acontece com você.; Deu Jesus Cristo, Seu Filho amado, para morrer em seu lugar. O sangue de o Senhor Jesus foi derramado para que você pudesse ser purificado de todo pecado que cometeu. Ele ressuscitou e está vivo. Tem a vida em Si mesmo e dá a vida eterna gratuitamente. Quem crê nEle é liberto do medo da morte, porque “tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).
Você quer descobrir o sentido para sua vida? Não é difícil de descobrir o que o Pai planejou para você. Comece lendo a Bíblia pelo novo Testamento. Conheça esse Deus que “amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna” (João 32:16).

COMO DEUS É?

29 JANEIRO ________________________________________
[Deus] tem, ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode der.
Quem me vê a mim vê o Pai.
(1 Timóteo 6:16; João 14:19). ________________________________________

COMO DEUS É?

Como representar Deus? Para muitos a idolatria era uma grande tentação. Representavam a divindade por meio de estátuas de seres humanos, animais ou monstros. A Bíblia diz: “E mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis” Romanos 1:23). Atualmente, a tentação é um pouco diferente; muitas pessoas tendem a negar a Deus. Muitos consideram Deus com o uma influência ou energia, e não como uma pessoa. Usam expressões como “o impulso inicial”, a “casualidade”, “a mãe natureza”, o “grande tudo”.
Mas o que dizem as Escritura? Elas afirmam que Deus não pode ser representado, porque é espírito, invisível, infinito e eterno; está muito acima de todos os conceitos humanos. Ele habita na “luz inacessível”, contudo, está perto de cada um de nós (Atos 17:27). É aquele que Se revela por diferentes nomes e atributos: “Santo: “Todo-poderoso”, “Deus forte”. “Deus justo e Salvador”, “Deus eterno: “o Altíssimo”, “o Pai”, “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”.
Como ponto culminante da revelação divina, o Senhor Jesus e a “imagem do Deus invisível” Colossenses 1:15), ou seja, Sua imagem m oral e espiritual. NEle podemos ver todas as características divinas: bondade, santidade, justiça, verdade, perdão e amor incondicional.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE

CULTO AO VIVO = www.pibrj.org.br aos Domingos às 10h e às 19h.

NO CÁRCERE

28 JANEIRO
________________________________________
Bom é o Senhor para os que se atêm a ele, para a alma que o busca.
No dia da minha angústia busquei ao Senhor; a minha mão se estendeu de noite e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.
(Lamentações de Jeremias 3:25; Salmo 77:22).
________________________________________


NO CÁRCERE

Um detento estava diante do capelão da prisão. Tinha uma carta nas mãos.
- Quero falar com o Senhor pela última vez.
- O que aconteceu? Você está doente?
- Passei oito anos vendo o sol nascer atrás das grades. Até agora suportei tudo. Ágüem pensava em mim, me escrevia e me esperava.
Esta é a última carta dessa pessoa. Minha mulher me deixou. Minha vida já não tem mais sentido.
O capelão conhecia aquele prisioneiro. Não era dos que brincavam com a idéia de suicídio. Então disse.
Sua vida de prisioneiro, agora que todos o abandonaram, me comove muito. E, contudo, Deus não quer abandoná-lo Ele procura por você. Quer encontra-lo. Creio que chegou a hora de você se voltar para Ele. Vou orar por você e peço que leia esse livro.
E entregou o Novo Testamento para o detento.
Dois dias depois, em um domingo de manhã, o homem se achava na sala onde o capelão pregava o Evangelho. Seu rosto irradiava felicidade. Na solidão da cela, o quase-suicida encontrou-se com Deus e recebeu um tipo de libertação que jamais sonhou que existisse: a salvação de sua alma.

“Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres”
(João 8:36).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

ANDAR NA VERDADE

27 JANEIRO ________________________________________
Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade. Porque, noutros tempos, éreis trevas, mas agora, sois luz no Senhor; andai com filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade).
(3 João 4; Efésios 5:8-9). ________________________________________

AMDAR NA VERDADE

Freqüentemente a Bíblia emprega uma linguagem metafórica. Fala do “andar” significando conduta, comportamento. Assim ele fala de andar na luz, no amor e na verdade.
O andar na verdade tem algo em comum com o andar físico: se dá um passo depois do noutro. Nossos dias estão constituídos por uma sucessão de decisões, palavras e atitudes que podem ser verdadeiras ou, pelo contrário, podem estar marcadas pela falsidade e hipocrisia. De opção em opção, de instante em instante, pouco a pouco se constrói a trilha em que uma pessoa se encontra no presente. Seja na verdade ou na mentira.
Como andar na verdade? Não basta ler ou citar a Bíblia corretamente. Nossa vida forma um todo através do qual a verdade deve brilhar. Queremos realmente que a verdade como um prumo , seja o padrão de medida de cada área de nossa vida? Queremos de fato nos livrar de nossa falsidade e injustiça?
Então, decidamos sempre pelo Senhor e por Seus interesses. Ele é a luz que examina nossos atos e palavras. Será que Ele aprova o que fazemos, dizemos e pensamos? É difícil admitir que somos hipócritas e superficiais. Mas este é o caminho da liberdade no qual seremos conduzidos pelo Espírito Santo.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

domingo, 25 de janeiro de 2009

JESUS É DEUS

26 JANEIRO ________________________________________
E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória
( 1 Timóteo 3:16). ________________________________________

JESUS É DEUS

“Cristo... é sobre todos, Deus bendito eternamente” ( Romanos 9:5). Criador de todas as coisas e Aquele por quem elas subsistem (Colossenses 1: 16:17), Em Seu imenso amor foi manifesto na carne, revelando-Se como Homem: é um grande ministério e uma realidade revelada para nossa salvação e bênção agora e eternamente.
As Escrituras declaram que Jesus é Deus: “No princípio, era o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus” (João 1:1-2).
O Deus Pai disse a respeito do Filho; O teu trono, ó Deus é para todo o sempre” (Hebreus 1:8).
Seus atributos são os mesmos de Deus;
- É onipotente: “Esperemos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu poder de sujeitar também a si todas as coisas” (Filipenses 3: 20:2).
- É imutável: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente” (Hebreus13: 8).
- “Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Colossenses 2:9).
- É um com o Pai: “Eu e o Pai somos um” (João 10:30).
Observar as obras de Cristo é ver Deus trabalhando; escutar as palavras de Cristo é ouvir a voz do próprio Deus. Isso parece simples, mas não é. Considerar o Senhor Jesus como algo menos que Deus, por exemplo, um “mestre da moral”, “um espírito evoluído”, ou “o maior benfeitor da humanidade”, é afronta do pior grau possível.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

sábado, 24 de janeiro de 2009

PASTORAL 25/JANEIRO

PATORAL 25 JANEIRO/09
Abre o Teu Olho
Um menino adorava nadar. Um dia, quando a temperatura ainda estava fria, ele pediu à mãe permissão para ir nadar. A mãe respondeu que estava cedo demais. Então ele pediu: "Posso ir à beira do rio dar uma olhada?" A mãe concordou: "Mas só uma olhada, nada de nadar. A água está muito fria, e você acabaria pegando uma pneumonia".
Quando voltou mais tarde, a mãe notou que o cabelo dele estava molhado, mas as roupas enxutas. "Mas eu não disse pra você não nadar?" disse a mãe. E ele muito cinicamente: "Eu não fui nadar, só fui dar uma olhada". "Então por que os seus cabelos estão molhados?" E ele: "Eu estava no trampolim, e de repente, caí". Aquela mãe não era boba: "Então me explique por que suas roupas estão enxutas?" Ele: "É que eu tive um pressentimento de que ia cair, por isso tirei a roupa".

O calvário de Jesus começou no Getsêmane, jardim onde costumava orar com os discípulos. Naquela quinta-feira histórica, véspera de sua morte, ele foi tentado a substituir o plano da cruz por outro que o Pai tivesse. Mas o Pai não tinha outro plano. O Filho sofria e suava sangue.

Ao voltar para os discípulos, achou-os dormindo. Advertiu-lhes: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26.41).

Observe bem aí a palavra tentação. Porque se você ainda não foi tentado, logo será. Todos somos e seremos tentados a desistir do plano que Deus idealizou para nós. Jesus avisou que a carne é fraca. Por isso, precisamos vigiar e evitar situações em que nos tornemos vulneráveis à tentação. É preciso não fazer como Aline, personagem de Adão Iturrusgarai.

Diante da geladeira, ela diz: "Quando a gente faz dieta, só pensa em comida". Então vai para a sala: "Vou ver TV pra distrair". E a TV está dizendo: "...depois, junte os camarões, adicione o creme de leite e cozinhe em seguida os cogumelos frescos...". Se a carne é fraca, vivamos no espírito.
Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br
Pr da PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO
WWW.PIBRJ.ORG.BR CULTOS ÁOS DOMINGOS ÀS 10H E 17H.

AOS QUE DESEJAM A PAZ

24 JANEIRO


Porque ele [Cristo] é a nossa paz.

E, vindo, Ele evangelizou a paz a vós que estáveis longe e aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.

(Efésios 2: 14; 17-18).


AOS QUE DESEJAM A PAZ

A paz entre as nações não passa de utopia. A paz universal só será estabelecida quando o Senhor Jesus, o Príncipe da paz, reinar na terra. Ele a implantará com sua soberana autoridade. Então o mundo desfrutará da paz que lhe foi privada desde o pecado de Adão e Eva.

O homem também não pode conhecer a paz em sua consciência e coração enquanto não se reconciliar pessoalmente com Deus. Somos todos rebeldes por natureza; é necessário que reconheçamos que nossa natureza caída não permite que nos apresentemos indesculpáveis diante do supremo tribunal. Nossa alma não terá paz a menos que haja recebido o Senhor Jesus com o Salvador pessoal. Ele fez a paz pelo sangue de Sua cruz. Então o crente, justificado por Jesus Cristo, tem paz com Deus; sua consciência limpa não mais o perturbará; seu coração experimenta o amor divino e descansa nEle.

Ao conhecer a Deus como Pai, confiamos a Ele nossas preocupações, e a paz “que excede todo o entendimento “enche a alma (Filipenses 4:7). Qualquer que sejam os distúrbios do mundo e as provas que nos atinjam, avançaremos para o “prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:14). Aquele que tem paz com Deus pode declarar ousadamente: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará” (Salmo 23:1). O próprio Senhor Jesus afirmou: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27).

“Sendo, pois, justicados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

EXEMPLO DE ABNEGAÇÃO

23 JANEIRO


Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

(João 10:11).


EXEMPLO DE ABNEGAÇÃO

Certa noite eu ouvi um alarme de incêndio em Liverpool (Inglaterra): o alojamento dos marinheiros estava pegando fogo. Muitos espectadores correram para o lugar da tragédia. No andar superior alguns homens gritavam por socorro. Não podiam descer pela escada. Então uma escada foi colocada debaixo da janela, mas não era comprida o bastante.

Um marinheiro quer estava entre a multidão subiu rapidamente na escada e se apoiou no peitoril da janela. – Depressa, pisem em mim e desçam pela escada! Um após o outro, todos os marinheiros presos naquele aposento desceram em segurança. Por último, o salvador também desceu com o rosto todo queimado, os pêlos chamuscados e as mãos cheias de bolhas. Desinteressadamente, arriscou sua vida para servir dse ponte entre o vazio e salvar os companheiros.

Jesus Cristo, o filho de deus, veio ao mundo para estender uma ponte sobre o abismo que nos separava de Deus. Isso foi necessário porque nossos inumeráveis pecados criaram tal intransponível abismo. E como a morte é o justo e inevitável castigo devido aos nossos pecados, Ele deu Sua vida na cruz do Gólgota.

A morte do Senhor Jesus como nosso Substituto é a salvação para quem confia nEle, abandona os próprios pecados e se volta para Deus. Por Cristo ter suportado o juízo em nosso lugar, quem crê nEle não experimentará o que a Bíblia chama de “segunda morte
”. Deus oferece a salvação aos que reconhecem seu estado de perdição, de desamparo, e que não vacilam em confiar no Salvador.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

O RETORNO DO SENHOR

22 JANEIRO


Esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso.

(Filipenses 3: 20-21).


O RETORNO DO SENHOR

O senhor Jesus nos prometeu um lugar junto a Ele no paraíso: “Na casa de meu Pai há muitas m oradas... vou prepara-vos lugar. E se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim m esmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também” ( João 14: 2-3).

Quando o Senhor Jesus voltará? “E eis que cedo venho” (Apocalipse 22:12). Não esqueçamos que para o Senhor “um dia é como mil anos, e mil anos como um dia” (2 Pedro 3:8).

Como o Senhor voltará? “O mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com vos de arcanjo, e com a trombeta de Deus” (Tessalonicenses 4: 16).

De que maneira o Senhor nos arrebatará? “Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4: 16-17).

Como devemos espera-Lo? “Vigiai, pois, porque não sabemos o dia nem a hora em que o filho do Homem há de vir” (Mateus 25: 13). “Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede a todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:5-7).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

CONTAMINAÇÃO

21 JANEIRO

Éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amo, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos).

(Efésios 2:3-5).


CONTAMINAÇÃO

Sem deixar de se surpreender com o desenvolvimento econômico da China, o Banco Mundial advertiu há alguns anos para a galopante contaminação desse pais. Por não respeitar as normas internacionais, as doenças pulmonares matam proporcionalmente cinco vezes mais pessoas que nos países que controlam severamente a contaminação do meio ambiente.

Com poucas diferenças, o problema é universal. Paulatinamente os povos estão se intoxicando com gazes, drogas, substâncias químicas perigosas (incluindo a sobrecarga de remédios que as pessoas tomam), alimentação inadequada e muitos outros venenos.

No entanto, há um tipo de intoxicação infinitamente mais terrível. É a que afeta a alma. Poucas vezes houve tanta violência, pornografia, perversões sexuais, indiferença, famílias destruídas, ódio, desprezo pelos semelhantes, etc. Isso é resultado da tolerância e da indulgência que todos e, infelizmente, a cristandade também, matem com o pecado. “O que sai do homem, isso é que contamina o homem” (Marcos 7:20).

Para podermos viver plenamente felizes é necessário desintoxicar-

mos nossa alma e corpo. Este último até que não é tão difícil de ser limpo. Mas é impossível que nós mesmos purifiquemos nossa alma. Somos demasiado fracos e vulneráveis para empreender essa luta.

Além disso, a maior barreira – confessemos – é que não somos dispostos a enfrentar o doloroso processo de descontaminação. Contudo, Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio a este mundo, morrer na cruz e ressuscitou para que essa obra de purificação, sem a qual ninguém pode viver plenamente, fosse possível.

Ele prometeu: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres” (João 8: 36).

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O ANTIGO TESTAMENTO E O SALVADOR

20 JANEIRO


Toda Escritura devidamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.

(2ª Timóteo 3: 16).

Convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos

(Lucas 24: 44).


O ANTIGO TESTAMENTO E O SALVADOR

O Antigo Testamento contém toda história da humanidade antes de Jesus, tal como Deus a considera. Por um lado estão os atos e os pensamentos dos descendentes de Adão; por outro, a maneira de agir de Deus, que põe em evidência o pecado do homem a quem Deus quer salvar.

O ser humano é incapaz de salvar a si mesmo e escapar do juízo: sofrimento, morte, juízo eterno. “Não há ninguém, que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis” (Romanos 3: 11-12).

Através dos séculos, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras à humanidade. Sem olhar a culpa dos homens, guiava olhar do seu povo para a obra redentora de Jesus. Mediante símbolos, sacrifícios de animais ou por claras profecias, anunciou que no futuro a obra de expiação seria cumprida. A fé dos fiéis antigos, olhando para o porvir, podia afirmar: “Nossa condição seria desesperadora e só esperaríamos a condenação eterna se Deus não cumprisse algum dia a promessa de enviar um Salvador; porém Ele a cumprirá e graças a esse Deus Salvador haverá perdão para nós”.

Depois de Jesus ter vindo ao mundo, o próprio Espírito de Deus anunciou por meio dos apóstolos: “A este dão testemunhos todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” (Atos 10: 43).

SÓ JESUS CRISTO SALVA! NÃO SE DEICHE ENGANAR! NÃO HÁ OUTRO SALVADOR NEM INTERMEDIAROR ENTRE DEUS E OS HOEMENS.

Leia o devocional BOA SEMENTE.

SUPERANDO O DESÂNIMO

19 JANEIERO


Mas os que esperam no Senhor renovaram as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.

(Isaías 40: 31).

Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia

(2ª Coríntios 4:16).


SUPERANDO O DESÂNIMO

O desânimo é uma arma temível da qual o diabo se serve para causar danos aos filhos de Deus, pois conhece bem a forma de usa-la. O desânimo acomete especialmente aos que desejam viver em constante comunhão com o Senhor Jesus e seri-Lo. No salmo 62 lemos: “A minha alma espera somente em Deus; de vem a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado... dele vem a minha esperança” (vv 1-2,5). No salmo 27 está escrito “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O senhor é a força da minha vida de quem me recearei?” (v. 1). Quer Satanás se apresente como leão que ruge ou como serpente astuta, nossos recursos se encontram sempre nAquele que o venceu na cruz.

Permaneçamos aos pés do Sem do Senhor Jesus em oração, conscientes de nossas fraquezas, e vistamo-nos com a “armadura de Deus” mencionada na epístola soa efésios: o centurião da verdade, a couraça da justiça, calcando os pés com a preparação do evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Efésios 6: 13-17).

Temos de ler a Palavra; ela é útil para ensinar, redargüir, “instruir em justiça” (2ª Timóteo 3: 16) e para trazer o alimento e o consolo que nossa alma tanto precisa. Assim Deus “multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” (Isaías 40: 29).

Jesus é tudo para todo o que crê!

Extraído e adaptado do devocional BOA SEMENTE

CARA DE UM GANGSTER (2)

18 JANEIRO


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não perca, mas tenha a vida eterna

(João 3: 16).


CARTA DE UM GANGSTER (2)

“O alcoolismo se apoderou de mim a tal ponto que eu cheguei a beber álcool medicinal. Estava pronto para saltar do terceiro andar quando me lembrei da palavras que tina ouvido sobre Jesus. Ajoelhei-me no quarto sujo onde vivia, que minha mãe tinha alugado para mim, e clamei: - Senhor, sou tão egoísta, orgulhoso, violento, blasfemo, e tenho pensamentos tão sujos... sou um fracasso total. Se vieres ao meu coração e me deres força para isso, te receberei como meu Salvador e viverei para Ti.

Nesse momento senti como se uma brisa suave me envolvesse e tive a sensação de um grande alívio em meu coração. Quanto mais chorava, melhor me sentia. Era tão bom ser salvo, não por uma religião, nem por freqüentar uma igreja, nem por fazer boas obras, mas simplesmente por confiar na obra redentora de Cristo;.

Não importa quão má é uma pessoa, se confiar em Cristo como seu Salvador, ela será salva. Cristo já fez tudo. Talvez o leitor não encontre nenhuma semelhança entre sua história e a minha. Talvez pense que não precisa de salvação por nunca ter caído ao ponto que eu cai. Mas Deus diz que não podemos salvar a nós mesmos; por graça somos salvos pela fé; é dom de Deus.”

Desde que foi salvo, John Wilson teve oportunidade de contar muitas vezes sua história. Ele sabe que foi resgatado da sua vã maneira de viver pelo “precioso sangue de Cristo” (1ª Pedro 1:18-19).

CARTA DE UM GANGSTER (1)

17 JANEIRO


Porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus

(Romanos 3: 22-23).


CARTA DE UM GANGSTER (1)

“Meu nome é Jhon Eilson e vivo em Dumfries (Escócia). Quando abandonei a escola aos quinze anos de idade, já tinha duas sentenças por roubo e embriaguez. Um ano mais tarde, era chefe de uma quadrilha que usava facas, navalhas e machados para ameaçar as pessoas. Eu e mais um de minha gangue roubamos um carro e nos machucamos seriamente ao sermos perseguidos pela polícia. Depois do acidente me levaram ao hospital, onde me disseram que nunca mais poderia caminhar. Nove meses depois saí dali mancando, amargurado, mais violento e viciado em drogas e álcool. Acabei em uma prisão por causa de meu comportamento violento.

Aos vinte anos de idade me casei, e três meses depois abandonei minha mulher. Os oito anos seguintes foram uma calamidade atrás da outra devido à minhas bebedeiras, brigas e crimes. Continuei mantendo minha reputação de criminoso endurecido, o que me valeu dez variadas sentenças de prisão por roubo à mão armada e tentativa de assassinato, além de cinco internações curtas em hospícios, às vezes até metido em camisa de força dentro de uma cela acolchoada.

Em um domingo à noite, ao passar em frente à uma sala de reunião, um cartaz me chamou a atenção. Enquanto o lia uma mulher me chamou para entrar. Era a primeira vez que ouvia falar do poder de Cristo ressuscitado. Porém não dei importância ao que ouvi. Minha vida ia de mal a pior, cheguei a dormir na sarjeta. O “valentão” que era estava com aspecto tão pobre que até proibiram minha entrada no hospital psiquiátrico”

(Continua).

MAIS LUZ!

16 JANEIRO


Eu sou a luz do mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas... Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras já tem que o julgue; a palavra que tenho pregado

(João 12;46 E 48).


MAIS LUZ!

O Talento do renomado poeta e pensador alemão Goethe lhe proporcionou honra e glória. Contudo, como ele mesmo reconheceu, durante a vida teve poucos dias de felicidade e sempre se sentia insatisfeito e infeliz. O que lhe faltava? A paz com Deus. Somente o Senhor Jesus pode dar a verdadeira paz interior. Embora Lavater, seu amigo suíço, tenha se preocupado e lhe falado sobre Jesus, Goethe recusou a oferta da graça divina. Ele escreveu a Lavater afirmando que não era anticristão, nem um cristão indigno, mas decididamente um “não-cristã”.

O poeta ria da fé infantil de seu camarada suíço, dizendo: - A história de Cristo te deixou louco, de tal forma que você não consegue se livrar dela. – Algum tempo depois, após um encontro com Goethe, Lavater escreveu: “Encontrei um Goethe envelhecido, mais frio, mais rico, mais duro e mas reservado.”

Com o passar do tempo, o alegre Lavater e o obstinado Goethe não puderam mais conviver e se separaram: um seguiu a Cristo, e outro permaneceu na escuridão. Somente no memento de morrer, Goethe pediu: “Mais luz!”

O Senhor Jesus disse sobre si mesmo: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12). Para que se recusa a conhecê-Lo e aceitá-lo como salvador “está eternamente reservada a negrura das trevas” (Judas 13; 2 2ª Pedro 2:17).

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

TIRA O PECADO DO MUNDO

15 JANEIERO


João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o cordeiro de deus, que tira o pecado do mundo.

(João 1:29).

Depois, virá p fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força... para que Deus seja tudo em todos

(1ª Coríntios 15:24,29).


TIRAR O PECADO DO MUNDO

Ao final dos seis dias mencionados em Gênesis 1, Deus constatou que tudo o que fizera “era muito bom” (v.7). Porém logo Adão e Eva seduzidos pela serpente, desobedeceram; o pecado foi introduzido no mundo e, como uma indelével mancha, denegriu a glória de Deus.

Deus poderia ficar tranqüilo e admitir que Seu plano de amor não se cumprisse como havia previsto? Certamente não!

Por isso Seu Filho Se fez homem. Foi o Cordeiro de Deus a Vítima cujo sacrifício tiraria essa mancha do pecado que se tornara gigantesca. João Batista, o maior dos profetas, O apresentou sob essa perspectiva e anunciou as infinitas conseqüências da obra cumprida por Jesus Cristo.

O apóstolo Paulo recebeu revelação acerca do fim, da história da humanidade; quando o Senhor tiver anulado todo o sistema do mal e o próprio pecado, o último inimigo, a morte, conseqüência do pecado, também será abolida.

Que eterno motivo de adoração! Jesus Cristo é o Alfa e o ômega, aquele por quem Deus “fez o mundo” (Hebreus 1:2), e que entregará a Deus, graças a Seu sacrifício na cruz, uma criação inteiramente livrada do pecado que a corrompia.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

É IMPOSSÍVEL MELHORAR O SER HUMANO

14 JANEIRO


Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

(Jeremias 17:9).

Porque do coração procedem os maus pensamentos.

(Mateus 15:19).

Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum

(Romanos 7:18).


É IMPOSÍVEL MELHORAR

O SER HUMANO (2)

Deus criou o ser humano sem pecado, sem maus pensamentos, sem nem mesmo o menor ideal do que fosse o mal, Porém o homem decidiu escutar a voz de Satanás, seu astuto inimigo, e se deixou arrastar para o pecado da desobediência a Deus.

Essa opção teve uma desastrosa conseqüência: a humanidade se degradou na mentira, no ódio, na violência, na corrupção...

Não faltam esforços humanos para reverter o quadro. Sempre se estabelecem padrões (morais, filosóficos, ideológicos, solenes declarações, etc.) e se aplicam regras de conduta (trato social, leis, instituições, tradições). No melhor dos casos tais esforços atenuam os efeitos sem suprimir a causa.

O coração humano está irremediavelmente marcado pela degradação, apesar de tudo o que é feito para aprimorá-lo.

Mas o perdão, a libertação e um novo coração que seus próprios esforços não podem lhe dar, Jesus Cristo já conseguiu por meio de seu sacrifício voluntário. Ele morreu na cruz por você e por mim. Basta que creiamos nEle, que nos submetamos à Sua vontade e respondamos afirmativamente ao Seu amor.

Você deseja mudar a si mesmo? Se fosse possível, certamente você já o teria feito. Deixe que Deus faça essa obra em você.

(continua)

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O MELHOR ESTÁ ADAIANTE

13 JANEIRO


Pelo que estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor (Porque andamos por fé e não por vista). Mas temos confiança e desejamos, antes, deixar este corpo, para habitar com o Senhor

(2 Coríntios 5: 6-8).


O MELHOR ESTÁ ADIANTE

O Cristão não aguarda a morte; espera o momento quando verá com seus olhos o que agora somente discerne pela fé: Jesus na glória, seu Salvador e Senhor.

Nosso espírito, que possui a vida de Cristo, atualmente está em um corpo que Paulo chama de “tabernáculo” (ou tenda), ou seja, um lugar de transição na terra, provisório e frágil. Na ressurreição receberemos um corpo igual ao corpo glorioso de Cristo (Filipenses 3:21), o qual nos permitirá contemplar o filho de Deus em glória (1 João 3:2).

Neste “tabernáculo” (2 Coríntios 5:1) sofremos e gememos; em nossa morada celestial estaremos perfeitamente felizes, porque nosso novo corpo estará adaptado a nosso ser espiritual que tem a vida de Cristo. Por isso, não esperamos a morte, mas o retorno do Senhor que, em um instante, ressuscitará os crentes já falecidos e transformará os crentes ainda vivos em sua semelhança. Quais são as conseqüências dessa certeza?

- Afasta o temor da morte que angustia tão fortemente quem não tem esperança.

- Traz consolo e nos permite consolar nossos irmãos e irmãs na fé, quando nossos entes queridos que pertencem ao Senhor partem.;

- Traz conforto lembrando-nos que o melhor está adiante de nós.

- Estimula-nos a suplicar aos que não têm a paz com Deus: “Reconciliem-se com Deus” (2 Coríntios 5: 20).

Extraído do Devocional BOA SMENTE.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

QUE DEVO FAZER PARA SER SALVO?

12 JANEIRO


Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade

(1 Timóteo 2:3-4).


QUE DEVO FAZER PARA SER SALVO?

“Que devo fazer para ser salvo?” A você que se preocupa com essa questão tão vital, eis o que a Bíblia diz:

- “Porque todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Abandone seus próprios conceitos. Reconheça seu estado de completa perdição. Declare como o homem de Lucas 18:13: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!”

- Confesse seus pecados a Deus com sinceridade, pois Ele é justo, mas cheio de amor para com o pecador que se arrepende. “Deus... anuncia agora o todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (Atos 17:30).

- Creia que Deus pode perdoar seus pecados, porque Seu Filho, Jesus Cristo, levou na cruz o castigo que você merecia: “O castigo que nos traz a paz estava sobre ele” (Isaías 53:5). “O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1:7).

- Aceite essa oferta gratuita: ”Aquele que crê no filho tem a vida eterna” (João 3:36) e “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31). “Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

- Agradeça a Deus: “Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável” (2Coríntioos 9:15). Aja como o sego curado pelo Senhor Jesus que disse “creio, Senhor. E o adorou” (João 9:38).

- Saiba que uma nova vida começa para você: “Se alguém está em Cristo nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus “ (1 João 3:1).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.