sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

A ROUPA DE JOSÉ (1)

28 FEVEREIRO
________________________________________
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma de várias cores.
(Gênesis 37:3).
________________________________________

A ROUPA DE JOSÉ (1)

A vida de José relatada no livro de Gênesis reflete de maneira especialmente bela era o Senhor Jesus. Como José, Cristo também era o Filho amado do Pai. O filho de Jacó passou dos sofrimentos à glória, tal como aconteceu com o nosso Senhor e Salvador.
As vestes de José também têm um significado simbólico. Como expressão de amor por José, Jacó lhe fez uma túnica de várias cores. As cores falam da glória e da perfeição com que Deus valoriza o Senhor Jesus. Quando o filho de Deus viveu aqui como homem e andou em humildade, o céu manifestou seu apreço. O Pai não podia permitir que Seu Filho amado fosse colocado no mesmo nível que os demais humanos. Em duas ocasiões falou audivelmente: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17; 17:5).
Como os homens reagiram ao amor de Deus pelo Sesnhor Jesus? Assim como para os irmãos de José a túnica de diversas cores foi motivo de ódio (por ser um símbolo de honra e distinção, usada apenas pelo escolhido para ser o chefe das família), os judeus do tempo de Jesus tampouco puderam suportar que Ele falasses de Si mesmo como o Filho de Deus. Segundo eles, Jesus Se fazia a Si mesmo Deus, e isso foi o motivo para condena-Lo à morte, o que ao irmãos de José também cogitaram antes de jogá-lo em uma cisterna (Gênesis 37:18).
Por outro lado, nós os que cremos, podemos admirar a glória da “túnica de várias cores” do Senhor Jesus.
(continua)
Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A MINA DE OURO

27 FEVEREIRO ________________________________________
Se você voltar para o Todo-Poderoso e se humilhar, se você acabar com a maldade que há em sua casa, se o ouro mais precioso não tiver valor para você e for como o pó e as pedrinhas do ribeirão, então o Todo-Poderoso será o seu ouro puro, será a sua prata mais preciosas (N.T.L.H.) (Jó 22:23-25)
Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e Mamom. (Lucas 16:13).
________________________________________

A MINA DE OURO
Em 5 de maio de 1997, foi descoberta uma gigantesca fraude que enriqueceu alguns políticos e empresários e arruinou milhares de acionistas de uma fictícia mina de ouro na salva de Bornéu.
É mais um caso entre milhares que ilustra a permanente busca pela fortuna material. Implacavelmente perseguida pela maioria dos indivíduos. Moralistas condenaram em vão essa busca obsessiva, listando os danos e os crimes causados por aquela sede de ouro. Ser mais rico que o vizinho frequentemente é a motivação mais ou menos consciente que impulsiona o coração humano. Não é somente para se viver melhor porque na realidade muitos ricos são escravos miseráveis de suas fortunas, mas é para se sentir superior aos semelhantes e ser admirado e invejado por eles.
Por outro lado, só escapa dessa fascinação que já possui algo melhor. Ter como “ouro” como “fortuna”para o presente e o futuro o próprio Deus Todo-Poderoso basta ao coração do crente genuíno. Nada que há neste mundo pode se com parar a Ele. Mas as riquezas são enganosas; é preciso estar em constante vigilância para permanecer firme na escolha correta. Não se pode servir a dois senhores. “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessas cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a sim mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas... Mas é grande ganho a piedade com conhecimento” (1 Timóteo 6:10-11,6).
Querido leitor, onde está o seu tesouro?

QUAL A SUA OPÇÃO?

26 FEVEREIRO ________________________________________
Porque onde estiver o vosso tesouro, ai estará também o vosso coração.
Vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei...inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá
(Mateus 6:21; Isaías 55:1-3). ________________________________________
QUAL É A SUA OPÇÃO?

Um jovem se aproximou do Senhor Jesus para Lhe fazer uma importante pergunta:
- “Que bem farei, para conseguir a vida eterna?”
- “Guarda os mandamentos”, respondeu Jesus.
O jovem replicou: “Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?”
- “Vai, vende o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me”.
Essa resposta colocou o jovem diante de uma opção vital: se desfazer de todos os bens para seguir a Senhor Jesus e adquirir as verdadeiras riquezas espirituais e celestiais, ou continuar aumentando sua fortuna material como o risco de perde-la e com insatisfação no coração.
O que ele fez? Deu as costas para o Senhor Jesus e foi embora, muito triste (Mateus 19:16-21).
Aquele homem não pôde ser salvo, não porque era rico, mas, sim, porque o dinheiro era o ídolo que dominava seu coração, e o Senhor Jesus sabia disso.
Como juntar tesouros no céu? As riquezas desta terra se desvalorizam e são alvo de ladrões. Se você confia em Deus, participará das “abundantes riquezas da sua graça” (Efésios 32:7).
Deus dá aos Seus filhos a oportunidade de serem ricos “em boas obras” (1 Timóteo 6:18); “ricos na fé” (Tiago 2:5); ricos “para com Deus” (Lucas 12:21). Essas são as verdadeiras riquezas que durarão por toda a eternidade. Medite nas seguintes palavras de Paulo e analise o seu próprio coração: “Os que querem ser ricos caem na tentação, e em laços, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus foge destas coisas”. (1 Timóteo 6:9-11).

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

NÃO TENHO QUE PRESTAR CONTAS A NINGUÉM

25 FEVEREIRO ________________________________________
Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.
Maior é Deus do que o homem. Por que razão contendes com ele? Porque ele não dá contas de nenhum dos seus feitos ________________________________________

NÃO TENHO DE PRESTAR
CONTAS A NINGUÉM

“Faço o que quero; não preciso de ninguém; não é min há culpa, foi o outro que me provocou” são algumas expressões comuns e não somente na boca de jovens rebeldes!
O único que n ao tem de prestar contas a ninguém é Deus, muito menos a nós, Suas criaturas. No entanto, nós O acusamos com insolência de todos os m ales que nos acontecem. Todos os seres humanos devem prestar contas de “toda palavra ociosa” (Mateus 12:36), arrogante e blasfema que sai de nossa boca, pois somos responsáveis por nossas palavras e atos, pela conduta de nossa vida, pelo uso do tempo que nos foi concedido,etc.
Não, não sou dono de mim mesmo. Talvez algum dia Deus me diga: “Te dei inteligência, saúde, numerosas capacidades, e o que você fez contudo isso? ‘Presta contas da tua mordomia” (Lucas 16: 2). Também talvez dirá: “Eu falei com você no dia 25 do mês de fevereiro do ano 2009, você prestou atenção? O que você fez do me Filho Jesus Cristo?
“Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 João 5:20).
“Deus nos deu a vidas; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, para que saibas que tendes a vida eterna e para que creias no nome do Filho de Deus” (1João 5:11-13).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

CULTO AO VIVO NO SEU COMPUTADOR: www.pibrj.org.br , aos domingos às 10h e às 19h.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

CONTRÁRIA À NATUREZA (2)

24 FEVEREIRO ________________________________________
Volta...e não farei cair a minha ira sobre vós;porque benigno sou, diz o SENHOR, e não conservarei para sempre a minha ira. Somente reconhece a tua iniqüidade
(Jeremias 32:12-13). ________________________________________

CONTRÁRIA À NATUREZA (2)

Antigamente se temia as fomes e as epidemias. Hoje, além disso, ainda temos a ameaça de contaminação e a devastação do meio ambiente. Por essa razão, os movimentos ecológicos e de defesa da vida se multiplicam. Mas nada deixa entrever que os problemas estão perto do fim.
Muitos quiseram estabelecer um programa político mundial para administrar o planeta. Mas a Bíblia ensina que não existe uma solução coletiva para esse mundo como um todo. É necessário que cada um se volte para Deus. Há um remédio ao alcance de todo indivíduo: respeitar o Criador e obedecer aos Seus mandamentos. Crer na Palavra de Deus, a Bíblia, evitar muitos problemas e decepções. Por meio dela, podemos obter a fé para nascer de novo e nos tornarmos filhos de Deus, o que transforma radicalmente qualquer pessoa.
Como será viver um futuro sem Deus? O que aguarda os que desprezam o Criador? A perspectiva não é nada animadora. OP caos do mundo de hoje resulta do homem estar entregue às suas próprias paixões infames. Mas Deus nos oferece o perdão, a paz e a felicidade. Para aproveitar os tesouros divinos, é necessária uma só condição: voltar-se para Ele e crer. Se no conjunto a humanidade não respondeu ao Seu convite, cada pessoa pode fazê-lo por si mesma. Quem tomar passo estará na rota de colisão com sistema vigente do mundo. Tornar-se um filho de Deus pela fé na obra do Senhor Jesus na cruz do Calvário é receber uma nova natureza, contrária à natureza caída que herdamos de Adão. Essa é a única esperança para você que está vivendo num mundo reservado para a destruição.
Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

CONTRÁRIA À NATUREZA (1)

23 FEVEREIRO ________________________________________
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os moradores da terra...porque vem a julgar a terra; com justiça julgará o mundo e o povo com eqüidade.
(Romanos 8:22; Salmo 98:4 e 9). ________________________________________

CONTRÁRIA À NATUREZA (1)

A crise do chamado “mal da vaca louca” foi um drama que há alguns anos mobilizou os meios de comunicação. O desgosto dos fazendeiros que tiveram de abater seu gado é compreensível. O desconforto dos consumidores que apreciavam esse produto também, Supostamente isso foi causado por erro na alimentação das vacas que, sendo herbívoras, receberam ração de origem animal. Por certo a produção de leite aumentou, mas ao preço de uma alimentação contrária À natureza.
Contrária à natureza! Essa é uma palavra chave para descrever a sociedade atual. Pensemos nas manipulações genéticas sem controle, no homossexualismo que agora não só está sendo aceito, mas também incentivado, nos valores morais preconizados no mundo moderno. Há muito a Bíblia denuncia tais práticas a que homens e mulheres se entregam sem vergonha, mudando “o isso natural, no contrário à natureza” (Romanos 1:26).
O ser humano peca e a natureza sofre, “geme” por ser liberta “da servidão da corrupção” (Romanos 8:21). Apesar da angústia que isso gera, os cientistas são incapazes de deter As arriscadas experiência que os governos estão fazendo. O lema dos meios de comunicação é “Quanto pior melhor”. Nunca se consumiu tanta pornografia como agora. A crise é realmente grave e atinge todos os setores; o ser humano perdeu o contato com seu Criador. No entanto, Deus continua amando cada um de nós, pois fomos projetados para ter comunhão com Ele. Viver na escravidão, sem qualquer conhecimento de Deus e motos em nosso deleites e pecados, isso, sim, é contrário à natureza!

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

"TENHO SEDE"

22 FEVEREIRO ________________________________________
Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.
(João 19:28) ________________________________________

“TENHO SEDE”

As trevas acabaram por se dissipar quando na cruz o Senhor Jesus pronunciou essas palavras. Somente o apóstolo João se refere a elas. Em seu evangelho, onde brilha o caráter divino de Cristo, é surpreendente encontrar tais palavras que expressam tão simplesmente a necessidade vital de um ser humano no limite de sua resistência física. O Filho de Deus, o próprio Deus, o Senhor Jesus, Criador dos céus e da terra, também era homem.
Nesse momento Lhe fim oferecido vinagre, que Jesus tomou. Não devemos confundir essa bebida habitual dos soldados romanos com o vinagre misturado com fel, uma espécie de narcótico que tinha a propriedade de atender as dores dos crucificados (Mateus 27:34). Este o Senhor Jesus não aceitou.
O Senhor Jesus disse isso para cumprir as Escrituras: “Na minha sede me deram a beber vinagre” (Salmo 69:21). Embora tivesse a força de quem oferecia Sua vida voluntariamente, nesse momento o Senhor Jesus padecia de grande sede, Sua língua aderia ao céu da boca, segundo a profecia: “língua se me pega ao paladar” (Salmo 22: 15).
O Senhor sentiu a aridez de um mundo hostil e inimigo. O Criador da chuva e das fontes de água sofreu uma sede atroz na cruz, como durante toda Sua vida tinha sentido a inextinguível sede espiritual em um mundo contaminado pelo pecado. Ele mesmo agora é para os Seus uma fonte inesgotável de graça e bênção.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE. QUE VOCÊ ENCONTRA NAS LIVRARIAS EVANGÉLICAS.

A CARTEIRA E A BÍBLIA

21 FEVEREIRO ________________________________________
Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro. Não podeis servi a Deus e a Mamom.
(Lucas 13:34; 16:13). ________________________________________

A CARTEIRA E A BÍBLIA

Em um sábado à tarde, meu vizinho tocou a campainha da minha casa e me disse: - Você já sabe que o vidro da porta do seu carro está quebrado? Sai correndo porta afora. Havia cacos por toda parte. Em pleno dia furtaram objetos do interior do veículo. Mas o que levaram?, pensei. Dei falta de duas coisas: minha carteira e a Bíblia.
Mal entrei em casa e novamente tocaram a campainha. Um desco-nhecido trazia minha Bíblia. Ele a encontrou aberta sobre a calçada um pouco adiante da minha casa e, como mais como nela estava escrito meu nome e endereço, veio devolvê-la. Alegrei-me por recuperá-la; obviamente quanto a carteira nunca mais a vi. Na pressa o ladrão confundiu a Bíblia com uma bolsa... quando constatou o erro, a jogou fora e levou somente a carteira.
Foi a escolha dele. Também é a de nossa sociedade moderna, que ama o materialismo e despreza Deus. Mas será que é a escolha correta? Jesus advertiu Seus discípulos: “Não ajunteis tesouros n a terra... onde os ladrões minam e roubam. Mas, ajunteis tesouros no céu... Porque onde estiver o vosso tesouro, ai estará também o vosso coração.. Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar a um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e Mamom” (Mateus 6:19-21,24).
Qual tem sido a sua escolha? A Bíblia ou a carteira? O seu futuro eterno depende dessa opção. “Buscai primeiro o Reino de Deus , e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.
CUTO AO VIVO www.pibrj.org.br aos Domingos às 10h e 19h.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

IGREJA: UM ORGANISMO ESPIRITUAL

20 FEVEREIRO ________________________________________
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o senhor, é do céu. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. O corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo.
(1 Coríntios 15:47,49 e 12:12). ________________________________________

IGREJA: UM ORGANISMO ESPIRITUAL

A ciência atual supõe uma progressão na formação do universo. Primeiro havia os átomos, depois as moléculas e por fim as estrelas, planetas e galáxias. Então surgiu a vida biológica e depois a mental, apogeu da organização (ou evoluções, como alguns dizem). Rejeitamos tal teoria já que não admite nosso Deus como soberano Criador.
Em harmonia com o primeiro capítulo da Bíblia, cremos que Deus fez os mundos com o Seu poder: o material (vv. 1-10), depois o biológico (vv. 11-25) e por fim o espiritual. O ser humano, o ápice da criação, foi criado à imagem de Deus (vv.26-28).
Mas a Bíblia não pára por aí. Após o primeiro homem, ela apresenta o segundo homem, enviado do céu, Jesus Cristo, a quem Deus concedeu autoridade sobre tudo. Chefe de uma nova criação, Cristo não permanece sozinho; está associado aos cristãos verdadeiros que recebem a vida de Deus, ou seja, a Igreja. Junto com ela forma um organismo espiritual, um conjunto harmonioso, unido pelo Espírito Santo, cuja função é refletir a glória de Deus. Contemplemos os projetos divinos. Ele deseja unir o Senhor Jesus glorificado com todos os salvos nEle, que serão igualmente glorificados. Tudo o que é material – os céus e a terra – passarão mas aquilo que é invisível permanecerá para sempre.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

"NA VERDADE, ESTE HOMEM ERA JUSTO"

19 FEVEREIRO ________________________________________
Porque também Cristo padeceu um vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus.
Mas vós negastes o Santo e o Justo... E mataste o Príncipe da vida.
(1 Pedro 3:18; Atos 3: 14-15).
________________________________________

“NA VERDADE, ESTE HOMEM EREA JUSTO”

Em uma aula de História, os alunos discutiam sobre a vida de Dreufus, um homem que sacudiu a França na última década do século XX. Esse oficial do exército francês se tornou vítima de uma grande injustiça. Por causa de falsos testemunhos foi condenado a trabalhos forçados. A opinião pública sés mobilizou a favor dele; o grande escritor Emile Zola advogou pelo inocente e obteve revisão do processo. Dreyfus foi restaurado às suas funções militares alguns anos mais tarde.
Então, com tristeza, um dos estudantes se lembrou de outro homem acusado injustamente, a quem ninguém defendeu: Jesus Cristo. Apesar de agir com paz e amor, teve muitos adversários: foi vítima de uma armação, várias falsas testemunhas inventaram mentiras para acusa-Lo, porque não havia motivos reais contra Ele. Quando Judas sentiu remorso por haver traído sangue inocente, já era muito tarde (Mateus 27:4). Em relação a Pilatos, por três vezes este perguntou: “Mas que mal fez este? Não acho nele culpa alguma de morte” (Lucas 23: 14,15,22). Quis libertrá-Lo, mas desanimou diante do alvoroça popular. Um dos ladrões crucifi-cados e depois o centurião encarregado da morte de Jesus reconheceram que “na verdade, este homem era justo” (Lucas 23:41.47).
Não esqueçamos que esse Justo pagou com Sua vida o preço de nossas injustiças, e não tratemos com desprezo a demonstração máxima do amor divino. O Senhor Jesus Cristo foi o Justo que morreu na cruz por nós para que não fôssemos condenados a uma eternidade de sofrimentos, mas é também o justo Juiz que “recompensará cada um segundo as suas obras” (Romanos 2:6). No tribunal divino não haverá falsas testemunhas, nem qualquer possibilidade de erro; nossas próprias obras e consciência falarão por nós.
Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

RESPOSTA A UMA VELHA PERGUNTA

18 FEVEREIRO ________________________________________
Se, com atua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.
Justificados pela fé, temos paz com Deus
(Romanos 10:9; 5:1). ________________________________________

RESPOSTA A UMA VELHA PERGUNTA

Certo jovem que havia crescido em uma família piedosa relata o seguinte:
“Desde menino queria saber se existiam pessoas com total certeza de que iriam para o céu. Mas na me atrevia a perguntar isso para ninguém. Quando fiz 18 anos, pela primeira vez em minha vida encontrei um verdadeiro cristão que havia nascido de novo. Isso aconteceu durante um encontro casual de negócios. Quis saber como aquele homem obtivera o cargo que ocupava. Ele me contou que havia entregue sua vida a Cristo, seu Salvador, Senhor e Mestre, e que Este lhe colocara na posição que estava.
Essas palavras me chamaram a atenção. Delas emanava tal confiança em Deus, confiança essa que minha religião – a única verdadeira segundo os meus conceitos – não podia me dar. Nesse momento tive a coragem de fazer a velha pergunta de minha adolescência, ou seja, se ele estava seguro de que iria para o céu. Aquele homem me respondeu com um ‘sim’ tão convicto, e imediatamente acrescentou que não era melhor quem os outros, mas que todos os pecados dele o Senhor Jesus havia pago na cruz. Eu também cria nisso, no entanto pensava que esse fato não era suficiente. De acordo com a minha opinião, a fim de poder ir para o céu era necessário, no mínimo, uma vida inteira de boas obras.
Pouco a pouco compreendi que a fé no Senhor Jesus era verdadeira suficiente e que Deus podia perdoar meus pecados devido ao sofrimento de meu Substituto. A única coisa que eu precisava fazer era crer nessa obra redentora. Eu cri e a paz de Deus encheu meu coração.”

Extraído do Devocional BOA SEMENTE. Adquira o seu exemplar nas livrarias Evangélicas de sua cidade.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O REMÉDIO E O ERRO

17 FEVEREIRO ________________________________________
Por isso Deus enviará o poder do erro para agir neles a fim de que acreditem naquilo que é falso. O resultado disso é que serão condenados todos ao que não crêem na verdade, mas têm prazer no pecado.
(2 Tessalonicenses 2:11-12). ________________________________________

O REMÉDIO E O ERRO

Um jornal de San Francisco (EUA) informou: “Muitas bactérias que provocam enfermidades como pneumonia e otite nos bebês se desenvol-vem com vertiginosa rapidez em variedades tão resistentes que já n ao podem ser combatidas com os medicamentos existentes. Com esse panorama, um futuro sombrio é iminente, um período ‘pós-antibiótico’, em que teremos de conviver com doenças contra as quais não haverá remédio.”
Isso é realmente muito preocupante. No entanto, mais preocupante ainda é o fato de que as pessoas têm se tornado cada vez mais resistentes ao remédio de Deus: o Evangelho de Sua graça. Uma bactéria tão resisten-te t em se desenvolvido – a incredulidade – que logo será impossível livrar a humanidade dela. Que perspectiva tenebrosa!
Porém, Deus ainda está sendo paciente. O Senhor convida Suas criaturas a se reconciliarem com Ele mesmo por meio do eficaz remédio que nos salva dos nossos pecados; a fé na obra que Cristo realizou na cruz pelos pecadores. Ali, o Senhor Jesus morreu em nosso lugar, espiou o pecado de toda a humanidade e deu a oportunidade para os que crêem nEle de receber não som ente o perdão divino, mas de se tornarem filhos de Deus.
Contudo, se aproxima o tempo em que aqueles que rejeitarem o Evangelho não terão mais a chance de se beneficiar do remédio que o grande Médico lhes oferece. Eles se apegarão à mentira de todo coração e

UM SUROREENDENTE "POR QUÊ?"

16 FEVEREIRO
________________________________________
E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloi, lema sabactâni? Isso, traduzido, é: Deus meu, por que me desamparaste?
(Marcos 15:34). ________________________________________

UM SURPREENDETE “POR QUÊ?”

Marcos, o evangelista, transcreve essa pergunta feita pelo Senhor Jesus na cruz no idioma original do Salmo 22. Aqui estão expostos alguns pensamentos e sentimentos mais íntimos do Senhor Jesus no madeiro, os quais culminam com essa surpreendente pergunta: “Por que me desamparaste?”
A expressão do Salmo 40: 6-7: “Sacrifício e oferta não quiseste... Eis aqui venho”, repetida em Hebreus 10:7 e 9, mostra claramente que o Senhor Jesus sabia o que O aguardava. Essa pergunta, portanto, não expressa a indignação do Senhor Jesus diante de um abandono tão desconcertante. Muito pelo contrário, o mesmo Salmo 40 testemunha a alegria do Senhor. “deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu” (v.8). O Senhor Jesus sofreu tais horas em submissão à vontade de Seu Pai:”Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22: 42).
Esse “porquê”, que não requer resposta está inscrito na História da humanidade como um memorável testemunho do que aconteceu na cruz, e que os filhos de Core, inspirados pelo Espírito Santo expressaram profética-mente: “A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram” (Salmo 85:10).
Essa pergunta lembra a cada pecador o preço pago pelo Senhor Jesus para a nossa salvação. A cruz é o único lugar onde a santidade, a justiça e o amor de Deus foram santificados para que o homem fosse salvo.
“Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graça, e honra, e glória, e poder para todo o sempre” (Apocalipse 5: 13).
Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

PASTORAL

Pastoral
15 fevereiro de 2009)
Deixem a Universal em Paz
Domingo, 1 de fevereiro. Abro um dos maiores jornais do País e lá encontro duas páginas inteiras de reportagem sobre e contra a Igreja Universal. Fala (mal) da expansão da igreja, do apelo ao dízimo, do "tirar o Diabo do corpo", etc. Nada que já não saibamos desde o Pleistoceno. Inclusive inclui fotos amarelecidas, como a de um bispo chutando uma imagem e a dos pastores carregando dinheiro às costas no Maracanã.
Alguns poderiam estranhar que um pastor batista escrevesse algo em defesa da referida Igreja. Até porque, se há um pastor batista que tem plena convicção de sua opção confessional, esse sou eu. Sequer tenho paciência para ouvir o ramerrão da teologia da prosperidade que essa Igreja proclama. Como também repilo a metodologia de se recolher o dízimo contra promessas de cura, libertação e sucesso financeiro. O dízimo é, sim, o plano com que Deus quis que sua obra fosse mantida. Sou sustentado pelos dízimos e não me envergonho disso, porque é o plano de Deus (Nm 18.21; Ne 10.37; 13.5; Ml 3.10; Mt 10.9-10; 1Co 9; 1Tm 5.17-18). Isto é uma coisa. Mas fazer o que a mídia em geral faz com essa Igreja é outra diferente. Toda semana um banco liga para mim, oferecendo-me seus produtos. Há algo de errado nisso? O banco é livre para oferecer, e eu sou livre para rejeitar. De quando em vez, recebo ligação também de uma instituição de caridade, de cuja doutrina aliás discordo, solicitando ajuda. Nenhuma reportagem sobre isso. Esse tratamento desigual que a imprensa dá aos temas religiosos é que nos devia preocupar. A Universal promove o seu "produto", promete, pede... ela é livre para isso. E as pessoas são igualmente livres para doar ou não. Se uma igreja ou líder comete algum ilícito - seja assassinato, sonegação de impostos ou... pedofilia - a Justiça está aí para isso. Quando a imprensa se junta à turba para linchar quem quer que seja começa a perder o que lhe é mais caro: a credibilidade.
Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

SÓ JESUS PODE SALVAR

14 FEVEREIRO ________________________________________
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos...
(Atos 4:12).
Leia Números 35: 16-34.
________________________________________


SÓ JESUS PODE SALVAR

Em seu aspecto profético, a cidade de refúgio para o homicida abriga o povo judeu que crucificou o seu Messias sem apreciar a extensão de seu crime (Lucas 23:34). Eles têm, desde aquele tempo, sido providencialmente mantido por Deus longe de sua herança, até o fim da atual dispensação; em outras palavras, enquanto Cristo for sacerdote à semelhança de Arão.
Na verdade, toda raça humana é culpada da morte do filho de Deus. Mas, em Sua infinita misericórdia, Deus providenciou para o homem um refúgio de sua própria ira, e este refúgio não é outro senão a própria Vítima. O Senhor Jesus á que “nos livra da ira vindoura” (1 Tessalonicenses 1:10).
Cristo é representado neste capítulo ao esmo tempo como a vitima e como a cidade de refúgio. Ele também é representado aqui por um terceiro aspecto. Como o sumo sacerdote cuja morte sinaliza o seu retorno à herança em completa segurança (Números 25:28).
O versículo 31 afirma que nenhum resgate (penitência). Por maior que fosse, poderia substituir como meio de salvação o que o Senhor tinha provido em favor do homicida. Nem prata nem ouro (1 Pedro 1:18), nem qualquer obra (Efésios 2:9), podem tomar o lugar de proteção que o pecador tem em Jesus Cristo “E não há salvação em nenhum outro...” (Atos 4: 12).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

CONCERSA DE UM CÉTICO.

13 FEVEREIRO
________________________________________
O homem respondeu e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha: que vós não saibais de onde ele é e me abrisse os olhos
(João 9:30).
________________________________________

CONVERSA DE UM CÉTICO

Deus pode conceder a uma alma sincera a revelação de Si mesmo através da Palavra. A seguinte história de um cético demonstra isso: “Eu não cria em deus, na Bíblia nem tampouco na autoridade de nenhuma experiência cristã. Para mim, a conversão era somente uma piedosa ilusão de fanáticos cristãos”. A leitura de críticos das Escrituras confirmou minha crença de que a morte era nada mais que um sono eterno e que não existia nem céu nem inferno. Contudo, no decorrer dos anos, ocasionalmente tive dúvidas que começaram a me incomodar muito.
Eu me perguntava o que ocorreria se a Bíblia tivesse razão. Finalmente decidi examinar o cristianismo com base nas declarações bíblicas. Se houvesse alguma coisa correta nela, eu tinha de encontrar; se não, pelo menos nunca mais nenhuma dúvida iria pertubar minha tranqüilidade.
Certo domingo, me ajoelhei e orei mais ou menos o seguinte: ‘Deus, se Tu existes, me escute. Se há um céu e um inferno, me mostre. Se a Bíblia é verdade, me ilumine’. Então comecei a ler a Bíblia pelo Novo Testamento. Estudei capítulo por capítulo com extrema atenção. Quanto mais lia, mais clara se tornava a impressão de que eu era um pecador perdido.
Uma semana depois que passei a examinar a verdade com profundidade recebi Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador. Uma indescritível alegria e uma gratidão sem fim se apoderaram de mim”.
“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes” (Jeremias 33:3).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.
Adquira já o seu exemplar, em todas a Livrarias Evangélicas.

PROVA S DE AMOR

12 FEVEREIRO ________________________________________
Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores.
Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus...
(Romanos 5:8; 2 Coríntios 5:21). ________________________________________

PROVAS DO AMOR

Enquanto caminhava apressado para pegar o metrô, um cartaz promocional me chamou a atenção: “Não existe amor, só as provas do amor”. Quem poderia usar tal frase para fazer propaganda? Parei e decepcionado constatei que era de uma famosa joalheria. Essa frase me fez mergulhar em várias recordações. Quando era um jovem estudante, eu tinha uma visão muito triste do mundo: um lugar de permanente conflitos de interesses egoístas, uma tela em branco e preto, sem calor e sem esperança. Quando a Deus, duvidava de Seu amor, como ele podia ver tanto mal e não intervir?
Assim, meu mundo interior se tornava cada vez mais escuro e sombrio. Porém, certa vez resolvi ler sobre a vida de Jesus. Então um pensamento se apoderou de mim: “se tal homem viveu aqui, ainda tenho esperança. Ele está vivo e, portanto, minha vida pode ter sentido. E se Deus enviou ao mundo tal modelo de perfeição, isso é a proa de Seu amor”.
No entanto, existe algo mais. Jesus não foi perfeito apenas para a Sua própria glória, mas por amor a Deus e a nós. Amou os homens, totalmente maus por natureza. Amou tanto que abriu mão de tudo para salva-los.
Assim, Deus revelou a importância que temos para Ele e o quanto deseja nossa salvação. A cruz é prova indelével de Seu amor.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.
Adquira o seu exemplar com mensagem para todo o ano 2009, nas livrarias Cristãs ou pelo saite www.literaturacrista.com.br

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

UMA COLEÇÃO PERIGOSA

11 FEVEREIRO ________________________________________
Como a justiça encaminha para a vida, assim o que segue o mal faz isso para sua morte...
(Provérbios11:19). ________________________________________

UMA COLEÇÃO PERIGOSA

Um Jovem de doze anos de idade que vivia na Áustria tinha um perigoso hobby. Ele colecionava aranhas venenosas, alguns escorpiões e uma cobra. Para aumentar a coleção, colocava anúncio no jornal. Preocupada com os “brinquedinhos” de seu filho, finalmente sua mãe chamou a polícia. Os bombeiros se encarregaram de recolher os animais.
Para que brincar com animais perigosos? Embora se possa alimentá-los e cuidar deles corretamente, tais criaturas sempre representam um risco considerável. Mas perigoso e estúpido ainda é brincar com o pecado, com influências, pensamentos e atos pecaminosos. Neste caso, não só existe o perigo de se deixar arrastar, mas o veneno do pecado já está circulando quando se “brinca” com ele. Isso acontece porque o pecado é o fundamento da natureza caída de cada ser humano e, por isso, ele se satisfaz em fazer somente aquilo que Deus chama de mal. Ele nos afasta cada vez mais de Deus. Os valores preconizados pela sociedade atual claramente demonstram esse fato.
Por um lado, a miséria espiritual da humanidade é revelada por seus pensamentos, atos e palavras pecaminosos. Não podemos desfazer o que já está feito, e por isso precisamos de perdão. Por outro lado, em nós existe um poder que nos faz buscar aquilo que é mal, e para isso precisamos de libertação. Deus nos oferece tanto o perdão como a libertação por intermédio de Seu Filho Jesus Cristo (João 8:34 e 36).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A CADA UM O QUE LHE É DEVIDO

10 FEVEREIRO ________________________________________
Sujeita-vos, pois, a toda ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele enviados... Honrai a todos. Amai a fraternidade, Temei a Deus, Honrai o rei...
(1 Pedro 2:13-14 e 17). ________________________________________

A CADA UM O QUE LHE É DEVIDO

O apóstolo Pedro é exato em relação aos sentimentos que o crente deve experimentar diante dos outros.
Primeiramente deve respeitar toda criatura humana, mesmo a menos atraente ou a mais degradada, e vê-la como um ser que foi formado à imagem de Deus. Podemos nos entristecer ao ver até que ponto alguns se desviaram de sua origem e nos impressionar ao constatar as horrorosas conseqüências da escravidão ao pecado. Mas ainda assim, tal criatura é uma pessoa em que há o sopro Deus e por essa razão tem de ser respeitada.
O amor pelos irmãos, ou seja, peloso demais cristãos verdadeiros, supera o interesse que deveria mostrar aos demais seres humanos. É um amor de uma esfera diferente que une os membros de uma mesma família, cujo Pai é Deus,
Por serem filhos do mesmo Pai, os crentes não devem perder de vista que Ele é o Deus santo. Quem melhor que Seus Filhos para dar todo o reconhecimento, confiança e temor devidos a Ele?
Por fim, nesta terra Deus delega autoridade a homens a quem pedirá contas um dia, embora muitos não tenham consciência disso. Tais pessoas nem sempre são fieis naquilo que lhes foi confiado, mas isso é responsabilidade delas. Devemos nos sujeitar às autoridades que estão acima de nós, desde que suas ordens não nos leve a desobedecer a Deus.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

UMA PERGUNTA INCOMUM

9 FEVEREIRO
________________________________________Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo...
(Romanos 5:1).
________________________________________

UMA PERGUNTA INCOMUM

Ele era um ativo artesão e um bom pai de família. Na vila onde morava era conhecido por sua gentileza. Nas questões da fé se atinha ao que a “igreja” dizia e esperava dele.
Certo dia chegou um desconhecido ao ateliê. Depois de uma curta saudação, o homem perguntou: - Diga-me, artesão, você tem paz com Deus? Nosso amigo se surpreendeu ao ouvir pergunta tão incomum. Refletiu um instante e respondeu: - Estou contente com Deus. O desconhecido replicou: - E Deus está contente com você? O artesão pensou novamente: - Não se pode saber se Deus está contente conosco. Então o visitante tirou um pequeno livro do bolso e leu: “Sendo, pois justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”.
Aquele artista sempre pensou que se alguém levasse uma vida honrada, Deus estaria satisfeito. Mas não tinha certeza absoluta se Deus o aceitaria. Pensava que ninguém poderia ter a segurança da salvação e que só a morte poderia esclarecer essa questão.
No momento da despedida, o desconhecido recomendou a leitura do Novo testamento e foi embora. Em casa, o artesão encontrou um velho e empoeirado exemplar da Bíblia. Quando começou a ler atentamente, viu com clareza que cada individuo não pode obter a justificação diante de Deus através das boas obras, mas somente pela fé em Jesus Cristo, o Salvador. Por fim, decidiu crer na obra de Jesus Cristo e teve a plena certeza de que estava justificado diante de Deus. Experimentou também algo que jamais imaginara antes: a paz com o Criador.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

PASTORAL

8 fevereiro de 2009)
O Terceiro Céu
Paulo era muito humilde. Em vez de dizer, na primeira pessoa, "fui arrebatado...", disse-o na terceira: "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu" (2Co 12.2). Ele mesmo não sabia explicar "se [foi] no corpo ou fora do corpo" (2Co 12.3).
Terceiro céu? Onde fica? A resposta é que os judeus daqueles dias criam haver três níveis de céu: o primeiro, os céus atmosféricos, simbolizado pelas nuvens. O segundo, o céu infinito, lembrado pelas estrelas. O terceiro, o céu invisível, onde estão Deus e os anjos. Jesus se referiu a esse lugar como "seio de Abraão" (Lc 16.22), "paraíso" (Lc 23.43), "casa de meu pai" (Jo 14.1), entre outros.
Mais que o texto, porém, o que nos intriga é o contexto. Por que Paulo teve que mencionar isso? Resposta: porque os crentes coríntios, na sua carnalidade explícita, achavam Paulo menos espiritual que os outros líderes da igreja. Como a dizer, "os outros têm visões e revelações, o pobre Paulo não". Este espírito orgulhoso continua vivo e ativo em algumas igrejas do nosso tempo. Paulo disse que nesse terceiro céu... "ouviu palavras inefáveis" (2Co 12.4), mas não deixou que tais palavras substituíssem "a palavra da cruz" em sua pregação (1Co 1.17). Paulo não caiu na tentação a que sucumbiu o cientista sueco Emmanuel Swedenborg (1688-1772). Alegando comunicação privilegiada com anjos e espíritos, esse luterano acabou por ensinar doutrinas que contrariam o próprio evangelho, como a despersonalização da Trindade, o monopólio da interpretação das Escrituras, a salvação pela fé MAIS as obras e a volta de Cristo já ter ocorrido em 1757. Fique alerta: "...ainda que... um anjo do céu vos pregue um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja maldito" (Gl 1.8).
Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

ULTIMA TENTAÇÃO

7 FEVEREIRO ________________________________________
E os que passavam blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Tu, que destróis o templo e, em três dias, o reedificas, salva-te a ti mesmo; se é o filho de deus, desce da cruz.
(Mateus 27:39-40). ________________________________________

UMA ÚLTIMA TENTAÇÃO

O Senhor Jesus havia glorificado perfeitamente a Deus durante Sua vida neste mundo. Em duas oportunidades, o próprio Deus declarou: “Este é o meu filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3: 17; 17:5). A maldade dos homens, os ataques de satanás, a incompreensão e o abandono por parte dos Seus discípulos não puderam afasta-Lo do caminho da obediência. O amor por Deus e pelos seres humanos O susteve em sua determinação.
Quando estava na cruz, Satanás Lhe apresentou uma última tentação: “Se é o Filho de Deus, desce da cruz”. Ao sentir que a vitória lhe escapava, o inimigo empregou todos os esforços para desviar o Senhor Jesus da obra que Ele tinha vindo realizar. Diferentes classes de pessoas, a multidão, os sacerdotes, os escribas, os anciãos, os governadores e, por fim os soldados, e até mesmo os que com Ele estavam crucificados, O injuriavam e escarneciam dEle, dizendo que descesse da cruz e salvasse a si mesmo.
Porém o Senhor Jesus não levou em conta toda essa provocação. A hora da cruz não podia se anulada nem adiada. Então depois das três horas tenebrosas, exclamou: “Está consumado!, e entrou voluntariamente na morte. Com toda justiça poderia ter voltado ao céu sem passar pela morte, pois jamais pecou (1 Pedro 2:22),. Mas graças lhe sejam dadas, Ele não desceu da cruz. Os planos de Satanás foram totalmente frustrados e Deus recebeu a glÓria devida. O amor foi mais forte que a morte. Ao nosso Salvador seja toda a glória e majestade!

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.
CULTO AO VIVO = www.pibrj.org.br aos Domingos às 10h e 19h.

O PLANETA AZUL

6 FEVEREIRO ________________________________________
Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos... Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes. ________________________________________

O PLANETA AZUL

Em 1971, quando o astronauta James Irwin esteve por três dias na lua, a esposa dele olhava para o astro longínquo, se ajoelhava e orava por seu marido. Na ocasião ela se convertera ao Senhor pouco tempo antes.
Enquanto isso, Irwin observava a Terra em meio ao céu estrelado e se sentia dominado. Via o magnífico “planeta azul” no horizonte da paisagem lunar, morto e hostil à vida. Rodeado de infinita tranqüilidade, contemplava essa singular pérola flutuar na ilimitada imensidão do universo e ouvia a silenciosa voz de Deus através da criação. Tudo isso o levou a exclamar. O Criador tinha um propósito quando criou esse planeta!
Irwin pensou nas pessoas que viviam nele. Deus preparou o mundo e Se interessa por cada indivíduo. Mas poucos se interessam por Deus! O coração deles é mais sombrio e abismal que o universo.
Quando menino, James tinha ouvido o evangelho. Mas permaneceu indiferente. Agora sua decisão era firme: entregaria sua vida ao Salvador. Queria levar aos seus semelhantes a boa nova de Jesus Cristo, que veio a este mundo, e cujo sangue correu no solo deste planeta.
Nós também deveríamos usar nossa curta vida para conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor (Oséias 6:3). A beleza dos astros, do universo e da criação é arrebatadora, porém maior de tudo isso são “as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do, homem”, pois “são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Coríntios 2;9).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O RESGATE

4 FEVEREIRO ________________________________________
E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.
Jesus Cristo, homem , o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos...
(Mateus 18:34; 1 timóteo 2:5-6). ________________________________________

O RESGATE

Na antiguidade, o resgate era o preço que devia ser pago para tirar um devedor da prisão. Quando alguém não podia pagar suas dívidas, era jogado na cadeia e entregue ao “verdugo”. Era comum os encarcerados ficarem à mercê da arbitrariedade de seus guardiões, sem quaisquer direito e, por isso, serem maltratados. Somente quando os familiares ou amigos conseguiam reunir o dinheiro para resgate, o devedor era “resgatado” e liberto.
Todos nós, sem exceção, somos devedores diante de Deus porque não O honramos nem O servimos como deveríamos. Como deveríamos. E porque pecamos já fomos lançados na prisão, ou seja, desde a Queda fomos entregues à servidão do pecado, encarcerados pela nossa própria natureza caída, presos às paixões infames de nossa carne. Nossos “atormentadores” são o diabo, o pecado o mundo.
A dívida que temos diante de Deus santo e justo não pode ser paga com dinheiro. Por isso Deus, que também é amor, enviou Seu Filho ao mundo para pagar o preço que Deus exigia. Cristo é o parente próximo” ( Levítico 25:47-49). Que decidiu pagar o resgate por todos os que O receberem como Senhor e Salvador, isso custou a Ele a própria vida, Seu sangue foi derramado na cruz do Gólgota.
Somente quando pela fé aceitamos o preço do resgate somos libertados dessa dívida e do juízo eterno. O Senhor mesmo disse: “Quem vouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (João 5:24).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

A TELA

3 FEVEREIRO ________________________________________
Foste resgatados da vossa vã maneira de viver...com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado...
(1 Pedro 1:18-19).
________________________________________

A TELA

No ponto de venda de telas do pequeno mercado aonde vou regularmente, pode-se comprar um metro de tela branca bem barato. Imagine que um promissor, mas pobre artista plástico, compre um pedaço dessa tela para pintar um quadro...que valor a tela terá dentro de alguns anos? Em 1990, um quadro de Vam Gogh foi vendido por 82,5 milhões de dólares em menos de três minutos. Contudo, o quadro não passava de um pedaço de trela com tinta em cima! Qual é a diferença em ter uma tela barata e a pintura que resulta dela? O talento do artista!
Pois bem, o nosso sábio e todo-poderoso Deus é o maior Artista de todos. Em nosso estado inicial não valíamos grande coisa. “também nós éramos, noutro tempo, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites,vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros” (Tito 3:3). Porém a obra que nosso Senhor realizou na cruz e o trabalho que ainda faz em nós nos conferem um valor incalculável aos olhos de Deus, o único que sabe de fato avaliar nossa preciosidade.
O fato de você não apreciar certos tipos de arte não significa que tais peças valham menos. Não desprezemos a obra de Deus. O trabalha que Ele faz nos meus outros irmãos lhes dá um valor que não posso calcular nem, rejeitar, pois Cristo morreu também por eles (1 Coríntios 8:11).

Extraído do Devocional BOA SEMENTRE.

UMA ESPERANÇA CERTA

2 FEVEREIRO ________________________________________
Quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
(João 12:35)
________________________________________

UMA ESPERANÇA CERTA

Em vista do fato de que todos irão morrer, muitas pessoas se consolam som esse pensamente: “Com a morte tudo se acaba”. Um famoso apresentador de TV não estava tão certo disso, pois pouco antes de sua morte em 1998, disse: “Não sei para onde vou, mas não vou sem esperança”. Assim expressava sua crença em uma existência depois da morte.
Nessa declaração ele mencionou a esperança. Mas parece ser uma esperança sem um fundamento sólido. Muitos, principalmente os que se intitulam cristãos, dizem que são bastante bons para ir para o céu. Porém, no fundo, não têm certeza absoluta disso.
No entanto. Podemos saber de fato para onde vamos depois de morrer? Os que acreditam em uma vida após a morte verdadeiramente têm interesse em saber. O único que pode dizer com toda segurança para onde iremos é Deus. Em Sua Palavra, Ele declara o seguinte: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”(João 3:36). O que faz a diferença é a fé no Filho de Deus, outorgada a todo aquele que se aproxima dEle confessando os seus próprios pecados. “Deus... nos amou e enviou seu filho para propiciação pelos nossos pecados” (1 João 4:10).
Querido leitor, não busque em outro lugar a certeza de seu futuro eterno. Receba a grande oferta de Deus e creia em Sua Palavra. Somente assim você terá a esperança bem fundamentada quanto ao seu futuro após a morte. “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” (Romanos 15:13).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

Visite : wwwalimentandoaalma.blogspot.com.