domingo, 31 de maio de 2009

PASTORAL

Pastoral

31 MAIO

Vendedores de Mapas

Guardo em minha memória uma reflexão feita pelo Pastor americano Eugene Peterson a respeito da passagem de Atos 8:26-40, onde Filipe tem um encontro com um eunuco. Nesse episódio, Filipe abordou o eunuco, que estava lendo um trecho das escrituras sagradas, e perguntou: "Entendes tu o que lês?" O eunuco então respondeu: "Como poderei entender, se alguém não me ensinar?" Eugene Peterson então aponta como esse verbo, ensinar, no grego, é o mesmo usado para a palavra guiar, conduzir. A partir desse ponto, o pastor americano traça alguns paralelos que, como já afirmei, ficaram marcados em minha memória.

Estamos em uma época onde há inúmeros "vendedores de mapas". Seja na figura de líderes religiosos ou figuras midiáticas, encontramos dezenas de pessoas que constantemente apontam para nós o caminho que deveríamos trilhar. O que é certo, o que é errado, e quais passos deveríamos dar para chegar ao nosso objetivo. Não faltam no mercado mapas que supostamente nos mostram o caminho certo. Mas o apelo do eunuco a Filipe é mais profundo. Demonstra a necessidade ainda atual de líderes que tenham a capacidade e disposição de guiar outras pessoas. Guiar é diferente de vender mapas, ou apontar caminhos. Guiar é estar junto. Significa passar frio, calor e sujar os pés de areia junto daqueles aos quais estamos guiando através de um deserto. E este é o chamado que Jesus fez a nós. Se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram, na tarefa de guiar as pessoas até Cristo. Este é o processo de discipulado. É mais difícil do que simplesmente explicar ou apontar o caminho, mas com certeza essa árdua tarefa é prazerosa, pois sabemos que estamos cumprindo nossa missão de ir e fazer discípulos.

Nossa oração é que Deus nos capacite para sermos verdadeiros guias, e não somente vendedores de mapas.

Felix Berzins

Coordenador do Ministério de Educação Cristã

sábado, 30 de maio de 2009

30 Maio

A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre

(Salmo 73:25-26).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 6:1-15)

O amor de Deus não permite nenhuma concessão. É exclusivo no sentido de que exige nosso total comprometimento: coração, alma, força e mente, todo o nosso ser deve ser capturado por ele. E nenhum momento de nossa vida escapa ao seu domínio. No lar, durante uma refeição, quando vamos dormir, quando levantamos da cama, do lado de fora da casa; em resumo, a cada momento de cada dia devemos fazer de nosso precioso Salvador o objeto de nossos pensamentos e conversas (Salmo 73:25). Quão distante estamos disto! Contudo, o Evangelho nos apresenta o perfeito exemplo em quem tudo era para Deus. Ouvimos Jesus citar o “primeiro e grande mandamento” com a autoridade do Único que o cumpriu perfeitamente: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento…” (Mateus 22:37-38). A Palavra de Deus estava continuamente atada ao Seu coração, de modo que, quando o inimigo Lhe apareceu no deserto, Ele tinha em Suas mãos esta confiável espada com a qual o respondeu. Jesus citou os versículos 13 e 16 para fechar a boca de Satanás duas vezes. Por esta razão a importância de sabermos versículos de cor. “Para que os aprendais…”, defende 5:1. O diabo nada pode fazer contra as Escrituras quando sabemos como citá-la para derrotá-lo.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009

sexta-feira, 29 de maio de 2009

O ATAQUE

29 MAIO


Livra-me, ó SENHOR, do homem mau; guarda-me do homem violento. Tu és o meu Deus; ouve a voz das minhas súplicas, ó SENHOR

(Salmo 140:1; 6).


O ATAQUE


Com essa curta oração: “Senhor, em Tuas mãos ponho este dia, guia-me”, saí cedo de casa em direção à estação de metrô mais próxima. A rua estava deserta.

De repente, um carro cinza parou atrás de mim. Uma insolente mão masculina me agarrou e me arrastou. Imaginei o que, como mulher, podia me acontecer e me defendi com as mãos e pés. Apesar de minha resistência, o homem que me atacava conseguiu me colocar dentro do veículo. O que fazer? Para onde ele me levaria? Ninguém saberá o que aconteceu comigo, pensei. Então meditei: o que você orou esta manhã? Deus não está lhe vendo agora? E do mais profundo de minha alma gritei com todas as forças: Deus meu!

O monstro que me atacou compreenderia minha oração expressa em voz alta? Milagrosamente consegui sair do carro. Ao mesmo tempo o Senhor me deu confiança e uma grande tranqüilidade interior.

Mas o homem saiu e sacou um revólver, apontou para mim e disse: “Se você não entrar no carro agora, eu acabo com sua vida”. Nesse momento pude encará-lo. Com voz firme manifestei minha decisão: – Pode acabar com a minha vida, mas não entro nesse carro de jeito nenhum. Talvez essa resposta o tenha surpreendido.

Nesse instante, alguma coisa se moveu na rua, atrás de nós. Rapidamente, como um raio, o agressor entrou no carro e saiu em disparada. Agradeci ao Senhor por Sua ajuda.

“E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” (Salmo 50:15).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE 2009 -

NÃO EXISTE CRIAÇÃO SEM CRIADOR

28 Maio

O que faz a Ursa, e o Órion, e o Sete-estrelo, e as recâmaras do sul. O que faz coisas grandes, que se não podem esquadrinhar, e maravilhas tais que se não podem contar. ;

Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele?

(Jó 9:9-10; Salmo 8:3-4).

NÃO EXISTE CRIAÇÃO SEM CRIADOR

Deus concede inumeráveis provas de Sua existência a quem se dispõe a abrir os olhos para descobri-las. Quanto mais a ciência moderna sonda os segredos do universo, mais comprova de maneira evidente a verdade de um Criador. Ninguém poderia acreditar que uma nave espacial é capaz de voar e dar a volta na órbita do planeta e ainda aterrissar na hora e no lugar previstos sem o trabalho de cientistas e técnicos. Então, o que dizer dessa multidão de astros que gravitam no cosmo com rigorosa precisão? Por isso é necessário infinitamente mais fé para crer que o universo surgiu do nada, digamos, se “auto-formou”, do que para crer em Deus, o Criador.

Calcula-se que em um segundo se desprende do sol energia equivalente à potência de cinco bilhões de bombas atômicas. Na parte do universo que nos é visível, quantas estrelas emitem energia? Milhares de milhões, e certamente isso representa somente uma ínfima parte da imensidão desconhecida.

O mundo que descobrimos graças ao microscópio é tão incrível quanto o do espaço sideral. O microscópio eletrônico revela a beleza, a ordem e harmonia do infinitamente pequeno, tão extraordinário quanto o infinitamente grande. E quem é responsável por tudo isso? O acaso? Foi o acaso que produziu este calendário? Ou que fez surgir a casa em que você mora, por exemplo? Como, então, podemos imaginar que toda a criação se originou sem a intervenção de um Criador? Por mais que as pessoas neguem esse fato, haverá um dia em que “atentará o homem para o seu Criador” (Isaías 17:7).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

26 MAIO


Eu, o SENHOR, te chamei em justiça... para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos e dos cárceres, os que jazem em trevas.

Ó SENHOR, deveras sou teu servo... soltaste as minhas ataduras...

(Isaías 42:6; Salmo 116:16).



FUGIDOS SO “INFERNO” (2)

Normalmente só fogem da prisão os que são condenados por delitos graves, seja porque sabem que podem ser condenados à m orte ou porque a pena é muito longa. Note-se que o fugitivo sempre anda temeroso: se esquiva das autoridades o tempo inteiro, usando documentos falsos e alguns chegam ao cúmulo de mudar de fisionomia, graças à cirurgia plástica.

Você acredita que pode fugir da autoridade divina e se esconder de Sua presença? Em Sua Palavra, Deus diz para Ele “as trevas e a luz são a mesma coisa” (Salmo 139:12).

Suponho que você queria saber a gravidade de seus delitos, porque muitos pensam que não necessitam da salvação por não se sentirem pecadores como os demais. O profeta Ezequiel (7:23) declara que “a terra está cheia de crimes de sangue”, e Esdras (9:6) afirma: “As nossas iniqüidades se multiplicam sobre a nossa cabaça, e a nossa culpa tem crescido até aos céus”.

A culpa é terrivelmente grave, mas Cristo perdoa, e se hoje você decidir recebê-Lo pela fé em seu coração, também poderá dizer. “Aqueles que confiam na sua fazenda e se gloriam na multidão das suas riquezas, nenhum deles de modo algum, pode remir a seu irmão ou dar a Deus o resgate dele (pois a redenção da sua alma é caríssima, e seus recursos se esgotariam antes)” (salmo 49:6-8).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

FUGITIVOS DO "INFERNO" (1)

25 Maio

Então, clamaram ao SENHOR na sua angústia, e ele os livrou das suas necessidades. Tirou-os das trevas e sombra da morte e quebrou as suas prisões. Pois quebrou as portas de bronze e despedaçou os ferrolhos de ferro

(Salmo 107:13-14,16).

FUGIDOS DO “INFERNO” (1)

Essa foi uma das manchetes dos jornais no mês de junho de 2001, devido a uma fuga em massa de presos de alta periculosidade do presídio de segurança máxima apelidado de “O Inferno”. Para fugir, os presos tiveram de passar por oito portas e abriram 24 fechaduras e cadeados.

Tal fato nos faz pensar que o homem é capaz de escapar dos cárceres humanos, apesar das fortes medidas de segurança. Mas o homem sem Cristo, qualquer que seja sua condição social ou econômica, está em uma prisão espiritual de onde jamais escapará sozinho! Seu delito é o pecado, sua sentença é a condenação eterna, seu carcereiro é Satanás, as fechaduras são a incredulidade, o orgulho, as riquezas, a fama, os vícios e as demais preocupações, nas quais o inimigo os tem encerrado – “o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos” (2 Coríntios 4:4).

Esperamos que você deseje escapar desse cativeiro espiritual. Se quiser, clame agora mesmo a Jesus Cristo, reconheça que você é pecador e receba Jesus como seu único e suficiente Salvador. Só Ele pode romper a prisão da maldade na qual você está cativo e libertá-lo no mesmo instante, definitivamente. A Palavra de Deus garante: “Se, pois, o Filho [Jesus Cristo] vos libertar, verdadeiramente, sereis livres” (João 8:36).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009

Pastoral

24 MAIO

Laranjas ou Diamantes ?

Quando o navio Titanic afundou, no dia 12-04-1912, onze homens, considerados dos mais ricos do mundo, pereceram nas águas gélidas do Atlântico Norte. Um sobrevivente, o Major A. H. Peuchen, contaria depois que, para salvar a sua vida, abandonou no navio uma caixa contendo algo em torno de 300 mil dólares (isso em 1912!), parte em dinheiro vivo, parte em jóias e em seguros. "O dinheiro pareceu-me uma piada naquele momento", diria ele mais tarde. "Peguei apenas três laranjas".

Passemos do mar ao deserto: um beduíno estava extremamente faminto ao chegar a uma fonte no deserto. Notou que alguém esquecera uma sacola junto à fonte. Ansioso que fosse pão o conteúdo do que achara, sacudiu-a e exclamou: "Que decepção! São apenas diamantes!"

O que em algumas circunstâncias pode ser considerado de alto luxo e de suprema importância, noutras pode ser apenas um estorvo. Infeliz é o homem que põe a sua confiança nas coisas que a água pode afogar, que o fogo pode destruir, que o tempo pode amarelecer, que a crise pode desvalorizar, que o ladrão pode carregar e a ferrugem consumir. Elas são inúteis para matar a fome que nossas almas têm do pão que permanece para a vida eterna. O salmista bem resumiu o fracasso dessa corrida sem sentido: "...em morrendo [o homem], nada levará consigo, a sua glória não o acompanhará" (Sl 49.17). E também: "Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará" (Sl 39.6). Para mim, a cena que melhor retrata essa tragédia está no filme Cidadão Kane. Kane é um milionário, dono de uma rede de comunicações, que investe pesado em arte. Mas quando ele morre, os herdeiros olham para aqueles quadros e acham tudo uma bobagem. Caminhões de lixo levam tudo embora. É o resumo da vida de muita gente. Escutemos Jesus perguntando: "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Mc 8.36). É pra você responder!

Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

OS GRANDES DIVISORES DA HISTÓRIA HYNABA

22 Maio

Vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho.

Deus… a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho

(Gálatas 4:4; Hebreus 1:1).


OS GRANDES DIVISORES DA HISTÓRIA HUMANA


Os historiadores dividem o passado de acordo com as ferramentas usadas para o trabalho; assim classificam as eras em idade da pedra, do bronze, e do ferro. Por outro lado, a Palavra de Deus divide o tempo em função das relações entre Criador e criatura.

O dilúvio, no tempo de Noé, marca o fim do primeiro período. O chamamento de Abraão e a eleição de Israel como povo de Deus marcam o segundo, caracterizado sobretudo pela revelação da vontade divina na lei de Moisés e no relacionamento entre Deus e Israel. Por causa da desobediência deste último, o Senhor foi obrigado a Se separar de Seu povo durante um período, introduzindo assim a terceira grande divisão da História: o governo dos gentios e a sucessão dos grandes impérios: babilônico, medo-persa, grego e romano. A primeira vinda de Jesus, Sua morte e ressurreição abrem o quarto período: a era da Igreja, na qual nos encontramos atualmente e que terminará com o arrebatamento dos santos. Depois disso, será a vez dos juízos apocalípticos que precederão a era da bênção universal, a qual também se pode chamar de era messiânica. Será o tempo em que o próprio Jesus Cristo tomará a direção do reino universal para assegurar a este mundo mil anos de paz e prosperidade, que todos almejam e que só poderão obter debaixo de Sua autoridade.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009

"DIZE SOMENTE UMA PALAVRA"

21 Maio

Mas, àquele que não pratica [obras para a salvação], porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.

Sem fé é impossível agradar-lhe [a Deus]

(Romanos 4:5; Hebreus 11:6).

“DIZE SOMENTE UMA PALAVRA”

O centurião, cujo encontro com Jesus é contado no capítulo 8 do evangelho de Mateus, tinha grandes qualidades. Como chefe, sabia se fazer obedecer, dizia a um soldado: “vai”, e ele ia; e a outro: “vem”, e ele vinha; “faze isto”, e o criado fazia. Apesar disso, o centurião continuava sendo humilde, pois disse a Jesus: “Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado” (8:8). Ele manifestou um comovente interesse para com o seu criado enfermo, ao ponto de pedir que Jesus o curasse.

O Senhor levou todas essas qualidades em consideração para responder o pedido daquele homem? Absolutamente não! Ninguém pode merecer os dons nem as bênçãos divinas sob o pretexto de ser bom, justo, amável e sincero. Se Jesus respondeu ao pedido do centurião é porque achou a fé que O agrada no coração daquele romano. “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6). Quando o centurião declarou: “Dize somente uma palavra, e o meu criado sarará”, Jesus respondendo à fé do estrangeiro, curou o criado doente. A fé daquele homem é admirável. Ele precisava somente de uma palavra, a qual lhe traria a certeza da libertação.

Essa palavra libertadora também foi pronunciada por Jesus para você: “Quem crê em mim… viverá” (João 11:25). Não são suas qualidades nem méritos que obterão o favor de Deus, mas sua fé na obra expiatória realizada pelo Filho de Deus no Gólgota.

“Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009

MOTIVADOS PELO AMOR

20 Maio

Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós

(1 João 3:16).


MOTIVADOS PELO AMOR

O que deve caracterizar o cristão é o fato dele não viver mais para si mesmo, mas para Cristo. No entanto, o que pode nos motivar a viver para Cristo? Não o sentido da obrigação, nem a comprovação da nossa incapacidade de fazer o bem. Absolutamente não! Esse é um alvo elevado demais. Existe somente uma coisa que pode nos fazer prosseguir neste caminho: o amor por nosso Senhor e Salvador.

Se o amor por Jesus deve ser a força inesgotável da nossa vida cristã, como podemos experimentar esse amor? Lendo e meditando nas Escrituras. O Espírito Santo vai enchendo nosso coração do amor de Deus quando estamos ocupados com o Senhor Jesus. Que modelo perfeito! Quando refletimos no Evangelho é impossível não nos maravilhar e nos surpreender. “O amor de Cristo nos constrange”, escreveu o apóstolo Paulo (2 Coríntios 5:14).

O sentido do dever nunca suscitará tal desejo. Só o amor é capaz de fazê-lo. Se queremos cumprir a carreira cristã, sempre temos de manter os olhos fixos em Jesus (Hebreus 12:2). Temos de lembrar diariamente que nossos pecados foram perdoados pela obra que Cristo realizou – voluntariamente e por amor – na cruz em nosso favor. Isso nos guardará do desânimo causado pelas repetidas falhas ou do orgulho que origina a justiça própria.

De todos os mistérios que o ser humano não entende, sem dúvida o maior deles é o amor de Deus. Esse amor é a força mais poderosa que existe. Nada há comparável a ele. E, no entanto, Deus o derramou “em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

O FILHO DE SAM (2)

19 Maio

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

(2 Coríntios 5:17).

O FILHO DE SAM (2)

“Todo dia meu novo amigo lia algo da Bíblia para mim. No princípio escutava sem grande interesse. Mas, pouco a pouco, o que ouvia me afetava profundamente. Depois de um tempo, ele me deu um livrinho com os Salmos e o Novo Testamento e pediu que eu lesse especialmente os salmos.

Segui o conselho dele. Em particular os do rei Davi me interessavam muito. Sentia que esse homem de Deus falava comigo pessoalmente, porque expôs as fraquezas de sua vida. Teve muitos problemas, alguns pareciam não ter solução. Percebia que Davi tinha sofrido de verdade. Em outro tempo, eu pensava que tudo na vida de um rei era fácil, mas Davi passou por muitas angústias e orava a Deus sobre elas.Eu também não estava em uma situação miserável? As orações de Davi que imploravam por ajuda e socorro eram exatamente as que me faziam falta. Não demorou muito para que eu reconhecesse a culpa de meus atos: me envergonhei deles e do que me tornara. Em um dia de 1987 me ajoelhei na cela e derramei meu coração diante de Jesus Cristo. Disse-Lhe que minha vida havia sido arruinada pelo pecado e que estava cansado de continuar praticando o mal. Pedi que Ele perdoasse todos os meus pecados.

Quando me levantei, senti que a pesada e invisível corrente que me prendera durante anos tinha sido quebrada e que alguém a removera. Meu coração se encheu de verdadeira paz. Naquele tempo não entendi exatamente o que aconteceu, mas compreendi que era o começo de uma nova vida.”

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 –

O FILHO DE SAM (1)

18 Maio


Eis que faço novas todas as coisas

(Apocalipse 21:5).


O FILHO DE SAM (1)

Esse era o título de um filme sobre a história de um assassino serial cuja vida estava repleta de violência e sujeira moral. Mas esse homem tinha outra história. Eis aqui o que declarou o protagonista dessa história a respeito de si mesmo:

“A polícia e os jornalistas me chamavam de ‘o filho de Sam’. Mas Deus me deu um novo nome: ‘filho da esperança’, pois agora minha vida está cheia de esperança. A Ele seja toda a glória!

Faz 23 anos que estou na prisão. Os primeiros dez anos vivi em extremo desespero. Não encontrava sentido para minha vida, só pensava em me matar e me sentia um desgraçado.

Tinha 24 anos quando a polícia me prendeu em 1977. Fui condenado à prisão perpétua. Na cadeia alguém me cortou a garganta com uma lâmina de barbear. Estive à beira da morte. Estava de fato condenado ao inferno… mas Deus tinha outros planos para mim. Cristo queria me alcançar com Sua amorosa bondade. Isso era algo que nunca antes havia conhecido.

Em uma tarde de inverno, durante uma caminhada no pátio da penitenciária, um prisioneiro se aproximou de mim e disse que Jesus me amava e queria me perdoar. Zombei dele porque não imaginava que Deus me amasse ou quisesse fazer algo por mim. Mas daquele homem emanava uma paz e simpatia especiais, se bem que ele mesmo não devia ter a consciência tranqüila. Sem se importar com a zombaria, ele continuou me cercando e nos tornamos amigos.”

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

PASTORAL

PASTORAL

Permanecendo Perto do Pai

No ano passado, convidou-me a Associação dos Músicos Batistas do Brasil para ser preletor do seu 17º Encontro, realizado na cidade de Penedo (RJ). Ia de segunda, 04-08-2008, a quarta. Peggy foi comigo. Antes de viajar, foi preciso deixar muita coisa acertada. Nosso ministro de música Eduardo Transcoveski também foi conosco. No caminho, ele nos contou um fato, que achei perfeita súmula de tudo o que desejava comunicar naquele encontro.

Rebecca, sua filha caçula, estava então com 8 anos. Estou para ver criança mais carinhosa. Pois na manhã do dia da viagem, Eduardo estava ao computador trabalhando, tomando as providências para o culto do domingo seguinte. Não havia como dar atenção à filha, já que o pai corria contra o relógio. Mesmo assim, ela se aproximou e sussurrou: - Pai, posso ficar perto de você?

Ele avisou que infelizmente não teria como lhe dar atenção. E ela, compreensiva: - Não tem problema. Eu só quero ficar perto de você!

Como tal atitude agradou o pai dela! Como tal atitude agrada o Pai nosso! É maravilhoso saber que o Deus Todo-poderoso quer que nos aproximemos dele, que o encontremos regularmente. Foi assim com Adão, que ouviu os passos do Senhor no jardim, "à viração do dia" (Gn 3.8). O Criador queria conversa com a criatura. Deu-se o mesmo com Moisés: "Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial; e lhe chamava a tenda da congregação..." (Êx 33.7). Observe como se chamava o primeiro santuário dos israelitas: "Tenda da Congregação" (RAB), ou "Tenda do Encontro" (NVI) ou ainda "Tenda da Presença de Deus" (NTLH).

A intimidade que desfrutavam Deus e Moisés é impressionante: "E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo..." (Êx 33.11), como um pai fala à sua filha. Intimidade com Deus é isso: é querer ficar perto dEle. Com ou sem palavras. Só ficar perto! Sem isso, não há religião.

Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

EDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO

16 Maio

Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma (1 Pedro 2:11).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO

(Leia Deuteronômio 5:1-21)

Para Israel agora é uma questão de ouvir os estatutos e juízos do Senhor, “para que os aprendais e cuideis em os cumprirdes” (v. 1). Esses são verbos significantes para cada um de nós em relação à Escritura como um todo! A lei é naturalmente a mais importante de todas as instruções para Israel. Por um lado, ela revela a perfeição de Cristo que a cumpriu ao pé da letra e, por outro, a maldade do homem, o qual é capaz de praticar tudo o que é proibido aqui (leia 1 Timóteo 1:9). O fato de Deus ter sido obrigado a dizer: “Não matarás… Não furtarás” confirma que essas inclinações para o mal estão dentro de nós. Eis por que a lei tem um caráter predominantemente negativo. A própria vida cristã também consiste em coisas das quais se abster e em coisas que nos são proibidas. O filho de Deus é exortado em 1 Pedro 1:14; 2:1 e 11 a não se amoldar às paixões, a se despojar de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas… a se abster das paixões carnais… Mas o cristianismo é igualmente rico em mandamentos positivos, uma vez que o crente possui a nova vida que é capaz de cumpri-los. Se Deus exige de nós um coração livre de paixões, é porque Ele nos dá um Objeto capaz de satisfazer a esse coração, algo que a lei não podia fazer.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 –

CULTO AO VIVO PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO

AOS DOMINGOS = www.pibrj.org.br

sábado, 16 de maio de 2009

PASTORAL

17 MAIO

PASTORAL

Permanecendo Perto do Pai

No ano passado, convidou-me a Associação dos Músicos Batistas do Brasil para ser preletor do seu 17º Encontro, realizado na cidade de Penedo (RJ). Ia de segunda, 04-08-2008, a quarta. Peggy foi comigo. Antes de viajar, foi preciso deixar muita coisa acertada. Nosso ministro de música Eduardo Transcoveski também foi conosco. No caminho, ele nos contou um fato, que achei perfeita súmula de tudo o que desejava comunicar naquele encontro.

Rebecca, sua filha caçula, estava então com 8 anos. Estou para ver criança mais carinhosa. Pois na manhã do dia da viagem, Eduardo estava ao computador trabalhando, tomando as providências para o culto do domingo seguinte. Não havia como dar atenção à filha, já que o pai corria contra o relógio. Mesmo assim, ela se aproximou e sussurrou: - Pai, posso ficar perto de você?

Ele avisou que infelizmente não teria como lhe dar atenção. E ela, compreensiva: - Não tem problema. Eu só quero ficar perto de você!

Como tal atitude agradou o pai dela! Como tal atitude agrada o Pai nosso! É maravilhoso saber que o Deus Todo-poderoso quer que nos aproximemos dele, que o encontremos regularmente. Foi assim com Adão, que ouviu os passos do Senhor no jardim, "à viração do dia" (Gn 3.8). O Criador queria conversa com a criatura. Deu-se o mesmo com Moisés: "Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial; e lhe chamava a tenda da congregação..." (Êx 33.7). Observe como se chamava o primeiro santuário dos israelitas: "Tenda da Congregação" (RAB), ou "Tenda do Encontro" (NVI) ou ainda "Tenda da Presença de Deus" (NTLH).

A intimidade que desfrutavam Deus e Moisés é impressionante: "E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo..." (Êx 33.11), como um pai fala à sua filha. Intimidade com Deus é isso: é querer ficar perto dEle. Com ou sem palavras. Só ficar perto! Sem isso, não há religião.

Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO

16 Maio

Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma

(1 Pedro 2:11).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO

(Leia Deuteronômio 5:1-21)

Para Israel agora é uma questão de ouvir os estatutos e juízos do Senhor, “para que os aprendais e cuideis em os cumprirdes” (v. 1). Esses são verbos significantes para cada um de nós em relação à Escritura como um todo! A lei é naturalmente a mais importante de todas as instruções para Israel. Por um lado, ela revela a perfeição de Cristo que a cumpriu ao pé da letra e, por outro, a maldade do homem, o qual é capaz de praticar tudo o que é proibido aqui (leia 1 Timóteo 1:9). O fato de Deus ter sido obrigado a dizer: “Não matarás… Não furtarás” confirma que essas inclinações para o mal estão dentro de nós. Eis por que a lei tem um caráter predominantemente negativo. A própria vida cristã também consiste em coisas das quais se abster e em coisas que nos são proibidas. O filho de Deus é exortado em 1 Pedro 1:14; 2:1 e 11 a não se amoldar às paixões, a se despojar de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas… a se abster das paixões carnais… Mas o cristianismo é igualmente rico em mandamentos positivos, uma vez que o crente possui a nova vida que é capaz de cumpri-los. Se Deus exige de nós um coração livre de paixões, é porque Ele nos dá um Objeto capaz de satisfazer a esse coração, algo que a lei não podia fazer.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

CULTO AO VIVO DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO
AOS DOMINGOS ÀS 10H E ÀS 19H. www.pibrj.org.br

sexta-feira, 15 de maio de 2009

REFLEXÕES: O CRISTÃO E O SOFRIMENTO

15 Maio


E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. A ele seja a glória e o poderio, para todo o sempre. Amém! (1 Pedro 5:10-11).


REFLEXÕES: O CRISTÃO E O SOFRIMENTO


No céu não teremos a oportunidade de experimentar a paciência e o consolo do Senhor. Somente neste mundo podemos conhecê-lO dessa maneira por meio da ajuda que recebemos dEle. Nos dias difíceis e nas circunstâncias penosas é que temos a chance de aprendermos a desenvolver a amizade com Ele.

Receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador não significa ficar protegido dos problemas e dificuldades da vida. Como esperar uma vida sem provações em um mundo no qual nosso Senhor sofreu tanto?

Quando passarmos pelo sofrimento, lembremos: o que realmente precisamos não é que as circunstâncias mudem, mas que nossa intimidade com Ele cresça e que nossa esperança esteja inteiramente nEle.

Mesmo quando Deus julga ser necessário nos provar, tudo vem da mão que nunca erra e de um coração cujo amor é perfeito.

O cristão não é um estóico que enfrenta a dor com orgulho, nem procura sofrer com valentia, consciente de sua fidelidade, e dono de suas reações. Ele sente os golpes, mas conhece Aquele que os permite.

“Tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência” (Tiago 1:2-3).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

quinta-feira, 14 de maio de 2009

ESTE LIVRO É UM ESPELHO

14 Maio

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes

(1 João 1:9; Hebreus 4:12).

ESTE LIVRO É UM ESPELHO

“Por haver cometido o crime de testemunhar sobre a minha fé cristã em um país muçulmano, passei vários meses em uma prisão do Paquistão. Felizmente me deixaram ficar com minha Bíblia.

– O que você lê com tanto interesse?, perguntou uma companheira de cela.

– Leio a Bíblia. Este livro é um espelho no qual vemos o que somos aos olhos de Deus, o Juiz de todos os seres humanos.

– Então o que você vê não deve ser muito bonito; disse uma outra mulher com um sorriso forçado.

– Você tem razão. Este espelho nos mostra o que Deus chama de pecados, que são faltas cometidas contra Ele, as quais têm de ser castigadas. Mas a própria Bíblia nos convida: ‘Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei’ (Mateus 11:28).

A primeira mulher respondeu: Devemos reconhecer que foi por causa de nossos pecados que estamos aqui. Ninguém pode desfazer o que fizemos.

Nesse ponto falei sobre o perdão de Deus. Elas estavam interessadas no assunto e me pediram para continuar falando sobre isso. Assim ficou decidido que todas as manhãs leríamos a Palavra de Deus com as que quisessem ouvir. Em pouco tempo, comecei a ver nelas uma mudança de comportamento. Várias admitiram seus crimes, que haviam negado diante das autoridades. A paz e a alegria daquelas mulheres era comovente.”

Extraído do Devocional Boa Semente 2009