segunda-feira, 29 de junho de 2009

29 Junho

E, começando por Moisés e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus… nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado

(Lucas 24:27; 1 Coríntios 2:1-2).

A BÍBLIA TEM UM CÓDIGO SECRETO?

Alguns matemáticos, ajudados por supercomputadores, pensaram ter descoberto um código secreto na Bíblia. Ao decifrá-lo, pretendem comprovar que muitos dos grandes acontecimentos de nossa história estavam inscritos há milênios no livro de Deus com uma assombrosa precisão. Disso tiram a conclusão que os eventos futuros também estão contidos nela.

Por exemplo, encontraram a data exata da morte do primeiro-ministro de Israel, Isaac Rabin, e o nome de seu assassino. Porém é de se estranhar que não digam nada sobre a data da vinda de Jesus, o Filho de Deus, ao mundo, nem de Sua morte na cruz. Não obstante, esses fatos estão anunciados no Antigo Testamento, não mediante códigos, mas através de centenas de alusões e imagens, cuja chave o Novo Testamento nos dá.

Existe um código secreto na Bíblia? Pelo contrário, nela tudo está claramente exposto e cada um pode ler, sem ajuda da informática, que é pecador perdido por quem Jesus Se entregou na cruz. Do início ao fim das Sagradas escrituras, Deus nos fala de Seu Filho: de Sua glória eterna, de Sua vinda ao mundo, de Seu sacrifício expiatório e das conseqüências disso para cada um de nós – uma eternidade com Ele ou longe dEle. Essa é a mensagem que realmente nos importa.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009

sábado, 27 de junho de 2009

PASTORAL

28 JULHO

Parou Por Quê?

O monte mais alto do mundo é o Everest, com 8.848 metros de altura. Localizado na Cordilheira do Himalaia, situa-se na fronteira entre o Nepal e o Tibete, na Ásia. Na língua do Nepal, o pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu), e em tibetano, de Qomolangma (mãe do universo).

Conquistar o Everest é um troféu que todo alpinista gostaria de exibir. Mas é um troféu que exige resistência, coragem e técnica.

Ele está lá desde o início da criação, mas foi apenas no dia 29 de maio de 1953, às 11h30, que um ser humano chegou ao alto dele. Foi Edmund Hillary, da Nova Zelândia. Por ter conseguido isso, o senhor Hillary recebeu a mais alta condecoração oferecida pela Rainha da Inglaterra, além de contratos importantes para fazer comerciais para o American Express Card. Claro que Hillary teve de lutar muito para chegar lá. Ele registrou essas lutas em seu livro.

Em 1952, Hillary fez a primeira tentativa de escalar o Everest, mas fracassou completamente. Algumas semanas depois, um grupo de pessoas, na Inglaterra, pediu que ele dirigisse a palavra numa de suas reuniões. Hillary aceitou o convite. No momento em que se dirigia para o palco, ele foi recebido com vibrantes aplausos. O auditório o via como um vitorioso, mas ele próprio se sentia um fracassado. Mesmo assim, com o punho voltado para uma foto do monte que havia ali perto, bradou:

- "Monte Everest, você me venceu a primeira vez, mas na próxima eu serei o vencedor, porque você já cresceu tudo o que tinha pra crescer... mas eu ainda estou crescendo!"

Esta é a diferença entre vitoriosos e derrotados: os vitoriosos ainda não pararam de crescer. Não desistiram de lutar. Não jogaram a toalha. Não penduraram as chuteiras. Não interromperam as suas orações. Vitorioso foi Hillary, como vitoriosas foram as 1.491 pessoas que, até o final de 2001, alcançaram o topo do Everest.

Irmão amado, quem autorizou você a parar de crer e crescer, a cessar o combate, a deixar de esperar e a desistir de ousar?

Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

27 Junho

… segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo… para que… sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna

(Tito 3:5-7).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 9:1-17)

Moisés usa os mesmos termos para descrever a força dos inimigos de Israel, como os homens incrédulos que tinham feito desfalecer o coração do povo (1:28). Pois essa força era real. Não era uma questão de o povo ignorá-la, mas colocar sua confiança em um poder maior. O Senhor iria adiante deles para derrotar e destruir o poder do inimigo.

Em contraste aos critérios humanos normais – quantidade ou qualidade –, a intervenção de Deus a favor de Israel não era ditada por números (7:7) nem pelo desempenho natural do povo (v. 6). “Sabe, pois, que não é por causa da tua justiça que o SENHOR, teu Deus, te dá esta boa terra para possuí-la”, lembra Moisés. Menos ainda que Israel, os filhos de Deus não têm justiça em si mesmos da qual possam falar. “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou” (Tito 3:5). E para que o povo não fosse tentado a atribuir a escolha de Deus a seus próprios méritos, eles são lembrados pelo seu líder do humilhante episódio do bezerro de ouro. Se continuamente temos de nos lembrar da fidelidade do Senhor (cap. 8), também nunca devemos esquecer o quão débil é o nosso coração (v. 7; Ezequiel 16:30).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

quinta-feira, 25 de junho de 2009

PERGUNTAS ÀS SUAS REESPOSTAS

26 Junho

Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.

Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

(Provérbios 18:13; Isaías 55:6-7).

PERGUNTAS ÀS SUAS RESPOSTAS

Que título surpreendente! Talvez você esteja se perguntando se não seria ao contrário. Mas não houve erro; de fato desejo interrogá-lo acerca das respostas que dá sobre as grandes questões da vida. Na verdade, a maneira que vivemos expressa nossas profundas convicções interiores. Um balança os ombros, outro apresenta argumentos indefinidos, porém nossa conduta fala por nós.

Suponhamos que você não leia a Bíblia e alguém lhe pergunte o que acha dela. Talvez você responda que não sabe ou que nunca pensou no assunto. Porém, para ser honesto, a resposta que deveria dar é que realmente não acha que a Bíblia seja a Palavra do Deus de amor. Sem dúvida, se você cresse nela, você a leria.

Você reconhece a importância que a Escritura teve para nossa civilização. Mesmo que só por essa razão, você deveria lê-la, buscando compreender a mensagem dela.

Nunca encontrei alguém que depois de ter estudado a Bíblia cuidadosamente não tenha sentido um profundo respeito por ela, reconhecendo que esse livro é insuperável. É uma boa conclusão; mas não é o bastante. A Palavra de Deus não nos foi dada para ser respeitada somente, mas para ser crida e assim comunicar a vida eterna, a verdadeira vida, que vem de Deus por meio de Jesus Cristo.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -
25 Junho

Antes, Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso. Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama, então, abre os ouvidos dos homens, e lhes sela a sua instrução.

Tu, espera agora, e te farei ouvir a palavra de Deus

(Jó 33:14-16; 1 Samuel 9:27).

REIS QUE NÃO PODIAM DORMIR

“Naquela mesma noite, fugiu o sono do rei” (Ester 6:1). Qual era a causa da insônia do monarca? Tudo parecia normal no reino persa. Para se distrair, Assuero ordenou que lhe trouxessem o livro das memórias e crônicas e que as lessem. Ele ignorava por completo o infame plano que Hamã havia tramado contra Mardoqueu, mas Deus cuida dos Seus. No livro, descobriu que Mardoqueu, o judeu, tinha salvado a vida do rei e que nunca fora recompensado por isso. Então ordenou que tal homem fosse honrado. Depois, ao saber das más intenções de Hamã, mandou enforcá-lo na forca que o próprio Hamã tinha feito para matar Mardoqueu.

Outro caso. O rei Dario estava perturbado: Daniel, o alto funcionário a quem desejava estabelecer sobre todo o reino, acabara de ser lançado na cova dos leões. Ele voltou triste para o seu palácio “e fugiu dele o sono” (Daniel 6:18). Deus queira falar com o monarca e este O escutou.

Se às vezes não conseguimos dormir à noite como costumeiramente fazemos, prestemos atenção, pois talvez Deus esteja querendo falar conosco. Quando tem algo a nos dizer, Ele frequentemente aproveita a inatividade e o silêncio. Primeiro se dirige à nossa consciência, dizendo: Arrependa-se! Confesse seus pecados. Depois que O obedecemos, Ele dirige nosso coração por meio de Sua Palavra e nos guia em nosso cotidiano. “Dai ouvidos à minha voz… e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem” (Jeremias 7:23).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

quarta-feira, 24 de junho de 2009

ESPERANÇA DE IMORTALIDADE

24 Junho

E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória

(1 Coríntios 15:54).

ESPERANÇA DE IMORTALIDADE

No final do século passado, vários jornais falaram sobre um progresso revolucionário na chamada “técnica dos genes” (genes são os portadores do patrimônio hereditário nas células do corpo). Graças ao projeto internacional “Genoma humano” foi anunciada a decifração do patrimônio hereditário do ser humano. Cientistas do mundo inteiro enfatizaram a importância desse fato memorável na história da humanidade. Esse conhecimento oferece a perspectiva de novos tratamentos médicos que prometem ser eficazes. Mas na continuação da reportagem otimista li algo que me chamou muito a atenção: “A imortalidade continua sendo um sonho”. Essa declaração, por parte dos cientistas, demonstra o desejo secreto de escapar da morte e do medo de morrer. Nisso os progressos da ciência não podem ajudar.

No entanto, de fato não existe nenhuma esperança? A Bíblia fala de maneira inequívoca ao dizer que a imortalidade existe. E também diz como obtê-la: “Nosso Salvador Jesus Cristo… aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção, pelo evangelho” (2 Timóteo 1:10). Para participar dessa bênção tem de se crer no Evangelho. Quem se volta para Deus, reconhece sua culpa diante dEle, e crê em Jesus Cristo recebe a vida eterna. Esta vida eterna ultrapassa a existência terrena e garante a nossa permanência eterna com Cristo na presença de Deus.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

segunda-feira, 22 de junho de 2009

CLEPETOMAIS

22 Junho

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado… Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres

(João 8:34-36).
CLEPTOMANIA

Você sabia que existem indivíduos para quem furtar é uma necessidade? E não por estarem morrendo de fome, mas porque nelas há uma pressão interior que as obriga a dar vazão ao ato de furtar. O Senhor Jesus pode libertar as pessoas dessa má conduta, e de todas as outras ataduras que aprisionam o ser humano.

O testemunho a seguir é de um ex-ladrão a quem foi dada a oportunidade de começar uma nova vida:

“Minha mania era roubar nas lojas. Várias vezes me apanharam. No princípio bastou pagar algumas multas. Mas como continuava roubando, tive de ir para a prisão. Perdi meu emprego e quase a vontade de viver. No fundo, esperava que o temor de outros castigos ou o passar dos anos me dissuadissem de continuar roubando. Porém, depois de ser colocado em liberdade, esse hábito persistiu. Por um lado estava obcecado, por outro, desesperado.

Em meio a tal dilema, fui libertado de meu mau comportamento e de minhas dificuldades. Ouvi a mensagem do Evangelho e respondi ‘sim’ ao Salvador Jesus Cristo. Hoje estou livre do poder do pecado. Salvo e curado, agradeço ao meu Senhor de todo coração. Quando escrevi à minha mãe contando o que havia acontecido, ela me respondeu: ‘Estou muito emocionada. Tenho chorado amargamente. Quanta felicidade saber que Jesus, nosso Senhor e Deus, te salvou e fez de você um servo dEle! Agradeço diariamente por isso.’”
Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

domingo, 21 de junho de 2009

CUIDADO COM:
Os falsos APÓSTOLOS, BISPOS, PADRES, PASTORES, OU QUALQUER LIDER RELIGIOSO, QUE ESTEJAM INCLUIDOS NOS TEXTOS SEGUINTES. PASTORES envolvidos com qualquer sociedade mística que tente substituir a IGREJA DE CRISTO, e tenha adquirido julgo desigual com o mundo.

ORA, O ESPÍRITO AFIRMA EXPRESSAMENTE QUE, NOS ÚLTIMOS TEMPOS. ALGUNS APOSTATARÃO DA FÉ, POR OBEDECEREM A ESPÍRITOS ENGANADORES E A ENSINOS DE DEMONIOS, E PELA HIPOCRISIA DOS QUE FALAM MENTIRAS E QUE TÊM CAUTERIZADA A PRÓPRIA CONCIÊNCIA (1º TIMÓTEO 4:1-2).

Os falsos mestres, seu caráter, obras e justo castigo.
2 Pedro 2: 1-11
1 Assim como, no meio do povo, surgiram falsos mestres, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidores, até a ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentinamente destruição.
2 E muitos seguiram as suas práticas libertinas, e, por causa deles será infamado o caminha da verdade.
3 também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.
4 Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno os entregou a abismos de trevas, reservando-os para o juízo,
5 e não poupou o mundo antigo, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;
6 e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto. Como exemplo a quantos venham a viver impiamente;
7 e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados
8 (porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles),
9 é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo,
10 especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores,
11 ao passo que anjos, embora maiores em força e poder, não proferem contra elas juízo infamante na presença do Senhor.

COMENTÁROS DA BÍBLIA SHEDD:
2.1 Segundo 2 Tm 4.1 e Mt 24.24, o aumento dos falsos mestres e a gravidade de suas heresias marcarão os últimos dias antes da vinda de Cristo. O Tempo presente nos vv 14-19 indica que já no primeiro século se manifestaram.
2.4 Inferno (gr tartaroõ). É o termo clássico para indicar o lugar de castigo eterno, mas aqui indica a esfera intermediária onde os anjos caídos aguardam o julgamento final (cf. Lc 16.23-26; Ap 20.11-15).
N. Hom. 2.4-10 O governo moral do universo. Podemos confiar em nosso imutável Deus. Seus Julgamentos no passado, na justa punição dos pecadores e na salvação dos justos, são afirmados na Bíblia toda. Exemplos oferecidos para aviso e consolação: l) A queda dos anjos que, juntamente com Satanás, rebelaram-se contra Deus. 2) O dilúvio do qual Noé, arauto da Justiça, foi preservado. 3) Sodoma e Gomorra foram destruídas (Lit. “Cobertas com cinzas”, (indicação de catástrofe vulcânica), enquanto Ló foi salvo.
MEDITAÇÃO
Hoje, seitas e heresias destruidoras têm surgido com formas diferente como empresas comerciais querendo agradar a grupos de pessoas que buscam auto ajuda e não o REENCONTRO COM DEUS. Fomos advertidos, com antecedência, a respeito de seu aparecimento, para não sermos pegos de surpresa, nem desanimar por conta dos escândalos delas (v1). Elas fazem comércio das almas dos homens (v.3); final do v. 13 de Ap 18).
No capítulo 1, a perspectiva da glória vindoura é confirmada por um testemunho triplo: a visão da glória no monte santo, a palavra profética e finalmente a Estrela da Manhã nascida em nosso coração. Do mesmo modo, há três exemplos que testificam quanto à certeza do julgamento que sobrevirá ao mundo: o destino dos anjos destruição de Sodoma e Gomorra (Judas 7). Todavia, mesmo nom meio de uma geração que O tema (v.9). A despeito de seu mundanismo, Ló foi um homem justo. O parêntese no versículo 8 mostra que Deus registra cada suspiro de Seu povo. Contudo, Ló poderia ter sido poupado de todos esses tormentos se soubesse, como sabia Abraão, apreciar a terra prometida. Viver de forma falsa e ambígua perante os homens é uma desgraça para o filho de Deus. Ló é a imagem de um crente salvo “como que pelo fogo” (1 Cor. 3:15). Sua entrada no reino não será amplamente suprida (1:11). Que o Senhor nos livre de ser iguais a Ló!.
Para saber mais sobre o assunto, procure o Pastor de sua Igreja.

sábado, 20 de junho de 2009

20 Junho

Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido; porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho

(Hebreus 12:5-6).
MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 8:1-20)

“Recordar-te-ás… não te esqueças”! Seria um bom título para este livro. Pois o coração de Israel, como o nosso próprio, é rápido para esquecer Deus, Seus atos de libertação, Suas promessas, Seus mandamentos (veja Marcos 8:17). O Senhor tinha levado o Seu povo “como um homem leva a seu filho” (1:31). Aqui Ele os disciplina “como um homem disciplina a seu filho” (v. 5). Ser carregado e ser disciplinado são dois privilégios do filho de Deus (Hebreus 12:5). O segundo nos parece mais difícil de aceitar do que o primeiro. Mas qual é o propósito de Deus em permitir essas experiências no deserto? Isso é repetido três vezes neste capítulo: “para te humilhar” (vv. 2, 3, 16). É mais provável que um homem atravessando necessidades se volte para seu Criador, e é exatamente isso o que Deus espera, visto que a provação não é um fim em si mesmo, mas um meio para, “afinal, te fazer bem” (v. 16). Que contraste entre o deserto que Israel tinha acabado de atravessar, “secura, em que não havia água” (v. 15) e a “boa terra”, cheia de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, na qual Israel estava em prestes a entrar! Que contraste também entre a comida no Egito (Números 11) e as deliciosas e abundantes frutas da terra de Canaã que proporcionavam força, alegria, saúde e graça, algo que traz à lembrança o fruto do Espírito apresentado em Gálatas 5:22-23!
Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

sexta-feira, 19 de junho de 2009

ADVERTÊNCIA INUTIL

19 Junho

Eis que tu és para eles como uma canção de amores, canção de quem tem voz suave e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra. Mas, quando vier isto [o juízo] (eis que está para vir), então, saberão que houve no meio deles um profeta

(Ezequiel 33:32-33).
ADVERTÊNCIA INÚTIL

Um motorista avançava a 40 km/h por uma estrada coberta de densa neblina. De repente, ele se assustou. Viu duas luzes vermelhas e freou bruscamente. Mas já era tarde demais! Ouviu-se um barulho, vidros estilhaçados, e depois… o silêncio. Muito confuso, desceu do carro e o que viu? O caos! Pelo menos três veículos haviam se chocado com um caminhão tombado na pista.

Era necessário advertir aos veículos que se aproximavam. Voltou correndo para a margem da estrada e fez sinais com os braços ao condutor que vinha no mesmo sentido. Este o ignorou e poucos segundos depois, outro barulho de colisão foi ouvido.

Então o homem tirou o casaco e agitou para advertir outro veiculo. O motorista viu o sinal, desprezou a advertência e prosseguiu seu caminho. E de novo mais uma colisão! Aquele homem que estava avisando aos outros se sentia impotente; contudo, ao ver mais luzes se aproximando, voltou a sacudir seu casaco. Mas os jovens ocupantes do veículo o saudaram e seguiram caminho…

Esse incidente nos lembra de Noé, que, ao construir a arca, tinha advertido seus contemporâneos sobre o dilúvio vindouro. Porém aquele povo não fez caso e pereceram no juízo divino. Hoje a Bíblia anuncia o juízo vindouro e exorta todos os seres humanos a crer no Senhor Jesus a fim de serem salvos. Porém, infelizmente, são poucos os que respondem adequadamente. Quando as conseqüências eternas vêm, já é tarde demais!
Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

quinta-feira, 18 de junho de 2009

OPILOTO JAPONÊS

18 Junho

Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem

(Lucas 23:34).

O PILOTO JAPONÊS

Em 1941, Mitsuo Fuchida, piloto da força aérea japonesa, anunciou aos seus superiores por rádio o sucesso do ataque surpresa à base norte-americana de Pearl Harbour. Cerca de quatro anos depois, após a derrota das forças do Eixo, não restou aos japoneses outro remédio senão capitular.

Fuchida decidiu escrever um livro e acusar os EUA de crimes de guerra. Por isso, ao final da guerra, começou a investigar a situação dos prisioneiros de guerra japoneses. Então obteve informações sobre benfeitores cuja disposição para perdoar, apesar das severas represálias por parte dos japoneses, o surpreendeu.

Por exemplo, havia o caso de uma jovem que visitava os prisioneiros e os ajudava sem qualquer interesse. Quando os soldados perguntaram o motivo dela agir assim, a moça respondeu: “Porque meus pais foram assassinados pelo exército japonês”. Isso aconteceu na ocupação da Filipinas, onde os pais dela trabalhavam como missionários.

Quando Fuchida soube que ela era cristã e que sua conduta estava baseada na Bíblia, começou a ler o Novo Testamento. Logo encontrou versículos como o de hoje. Reconheceu que era pecador e recebeu o Senhor Jesus como seu Salvador. A partir de então dedicou sua vida para pregar as boas novas da salvação em Cristo por vários países.

Não importa quanta crueldade, sofrimento ou dor nos atinjam, a maior marca que podemos deixar e a maior obra que podemos fazer neste mundo é amar o próximo, e principalmente os inimigos. Para isso os cristãos foram chamados. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

quarta-feira, 17 de junho de 2009

APROVEITAR O MOMENTO OPORTUNO

17 Junho

Não vos comove isso, a todos vós que passais pelo caminho? Atendei e vede se há dor como a minha dor, que veio sobre mim, com que me entristeceu o SENHOR, no dia do furor da sua ira.

Eis aqui agora o dia da salvação

(Lamentações 1:12; 2 Coríntios 6:2).

APROVEITAR O MOMENTO OPORTUNO

Para os malfeitores crucificados, um à direita e outro à esquerda do Senhor Jesus, os últimos momentos de vida deles foram solenes. No início, esses infelizes manifestaram seu ódio, associando-se com a multidão que passava e zombava de Jesus (Mateus 27:44).

De repente, um deles recobrou o domínio próprio. Ele percebeu a atitude de Jesus e ouviu Suas palavras: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Este Jesus, o nazareno, que só fez o bem, que chamou Deus de Pai e pediu que seus carrascos fossem perdoados, seria o Messias que algum dia voltará para reinar? Seria coincidência que o caminho de Cristo e o caminho do malfeitor se cruzassem justamente quando lhes restavam apenas algumas horas de vida? Aproveitaria este instante para ter um contato pessoal com Ele? Sim, aquele homem o fez. Indignado ao ouvir que seu companheiro continuava a insultar Jesus, falou: “Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?” Reconheceu que ele e seu amigo mereciam ser castigados, mas que Jesus não era culpado de nada. Logo se voltou Àquele a quem acabara de se identificar por meio da fé e lhe disse: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino”. A resposta de Jesus superou todas as expectativas dele. “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:40-43).

O malfeitor soube aproveitar esta oportunidade, a última para ele. O momento que você vive pode ser decisivo para ter um contato pessoal com Jesus, através da fé.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

terça-feira, 16 de junho de 2009

A IGREJA

16 Junho

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra

(Efésios 5:25-26).

A IGREJA

O que significa a palavra “Igreja” no versículo de hoje? Com ela o Espírito Santo designa um conjunto de seres humanos salvos desde o Pentecostes (Atos 2) até o momento em que o Senhor Jesus vier para nos arrebatar. Por “Igreja” se entende, portanto, a soma de todos os que crêem em Cristo. O Senhor não só vê o indivíduo pelo qual Ele morreu na cruz, mas também o conjunto dos redimidos por quem ofereceu Sua vida, e os considera como uma unidade.

Quando olhamos a cristandade, infelizmente, já não podemos perceber claramente tal unidade. Os cristãos se dividiram em muitas denominações e grupos. Além disso, se misturaram com aqueles que só têm o nome de cristãos, mas que nunca se converteram verdadeiramente. Que grande confusão se constata atualmente!

Contudo, Deus continua vendo o conjunto e a unidade de todos os verdadeiros redimidos. Isso é um grande consolo para nós! A segunda parte do versículo de hoje é muito importante: Cristo Se preocupa com os Seus, com Sua Igreja. Mediante a Palavra de Deus, Ele quer nos purificar daquilo que não está de acordo com Sua santidade. Quando nos fala através de Sua Palavra, seja ao lermos a Bíblia ou por meio de uma pregação, Ele deseja alcançar nosso coração e consciência. Quer que cada pessoa deixe de fazer o que é contrário à Sua vontade. Dessa maneira cada fiel participa da purificação e santificação da Igreja.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

segunda-feira, 15 de junho de 2009

A PERGUNTA

15 Junho

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

A luz ainda está convosco por um pouco de tempo.

Eu sou a porta das ovelhas

(João 14:6; 12:35; 10:7).

A PERGUNTA

Até que ponto se pensa na questão da salvação eterna? Será que no instante de deixar este mundo as pessoas pensam nisso?

Ofereci um folheto a uma mulher de idade e expliquei brevemente seu conteúdo. A mão dela vacilou. Por fim me disse: – Tenho minha crença e também vou à igreja. Então lhe respondi: – Posso lhe perguntar quem é Jesus Cristo para a senhora? Ela não entendeu, e com um olhar vago, disse: – Não penso tão longe.

Isso não é comovente? Talvez essa mulher tenha freqüentado a “igreja” a vida inteira, ouviu o nome de Jesus milhares de vezes e também o pronunciou. Contudo, não soube responder quem era Jesus. “Não penso tão longe”: é a prova de que aquela mulher se contentou com uma religião de formas e costumes. Quão terrível é ter passado toda uma vida desprezando o fato de que Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Salvador do mundo, Se fez homem para morrer pelos pecadores. Para os que vivem para si mesmos, sem conhecer a Cristo como seu Salvador pessoal, o cristianismo é totalmente inútil. Por melhor que seja a aparência, é uma religião sem vida, sem conteúdo e sem futuro.

Receio que muitos dos que se consideram bons cristãos vivam como essa mulher, sem refletir, e nunca cheguem a Jesus Cristo. Passam ao lado dEle, ao lado da vida, somente para estar eternamente longe de Deus no inferno.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

sábado, 13 de junho de 2009

Pastoral

14 de junho de 2009)

Em Busca de Relacionamentos Saudáveis

Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua. (Romanos 14:19)

Qualquer comunidade saudável se forma através de compromisso.

A nossa igreja, uma comunidade cristã, está enfatizando a saúde dos nossos relacionamentos nos meses de maio e junho. Preocupados estamos em comprometermo-nos a amar uns aos outros, trabalhar juntos e viver uns com os outros.

Quando começamos os nossos cultos com o momento de comunhão, estamos desenvolvendo este compromisso. É claro que só este momento em nossa liturgia não é suficiente, porém, já é um passo que, junto a outros, nos levarão a atingirmos relacionamentos saudáveis.

Você pode sugerir que muitas das nossas atitudes de comunhão são superficiais, contudo, se você se dispuser a acreditar que atos pequenos podem fazer toda a diferença quando você estiver aberto para um relacionamento sincero, qualquer momento de comunhão, mesmos os mais pequenos, serão significativos.

Comprometer-se uns com os outros significa:

- Amar, não importa o que aconteça. Devemos amar continuamente e não apenas quando for conveniente

- Se fazer presente na vida uns dos outros. Assim disse certa vez Jim Elliot, um missionário martirizado: "Onde quer que estiverem, estejam todos lá".

- Ajudar uns aos outros. Por que Deus deu a você habilidades, talentos e dons especiais senão para que você os utilize para ajudar o próximo? "A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando o bem comum" (1Coríntios 12:7)

Com quem você assumiu o compromisso hoje? Já se aproximou de alguém? Cônjuge, filhos, vizinhos, membros da igreja já ouviram de você palavras de incentivo, aprovação, valorização...

Não tenho dúvidas de que com compromisso, estamos construindo relacionamentos saudáveis.

Eduardo Transcoveski

Ministro de Música da PIBRJ

13 Junho

Porque esta é a caridade de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados

(1 João 5:3).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 7:7-26)

Tendemos a amar as pessoas que nos amam, aquelas que nos são simpáticas e agradáveis (Lucas 6:32). O amor de Deus é de natureza completamente diferente. Ele agiu para com Israel mesmo no Egito, a débil e miserável nação que não O estava buscando, “o menor de todos os povos” (vv. 7-8). Agiu assim também para conosco, enquanto éramos fracos, ímpios, ainda pecadores, inimigos (Romanos 5:6, 8, 10). O homem ama quando encontra motivos nos outros para tal sentimento; é um amor de merecimento. Em contraste, todos os motivos de Deus para nos amar estavam dentro de Seu próprio coração, cujo resultado se estende a todas as Suas criaturas, sem distinção alguma. Daqui em diante, o amor que Deus espera do homem é apenas uma resposta ao Seu amor; e este tem um motivo: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” (1 João 4:19). Ele também tem uma conseqüência para nós: obediência (v. 9). A isso o coração de Deus responde novamente, mas com um sentimento particular, esse do versículo 13 que, no Novo Testamento, corresponde à promessa do Senhor Jesus: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará…” (João 14:23; 1 João 5:3). Temos tido tal experiência?

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

CULTO AO VIVO AOS DOMINGOS AS 10H E ÀS 19H = www.pibrj.org.br

sexta-feira, 12 de junho de 2009

HARMONIA NO CASAMENTO

12 Junho

O amor é paciente, é benigno… não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal

(1 Coríntios 13:4-5).

HARMONIA NO CASAMENTO

Infelizmente, em muitos casamentos não existe a harmonia desejada. Mesmo quando ambos os cônjuges são cristãos, as crises matrimoniais surgem. Olhando superficialmente há vários motivos para isso. Mas quando se buscam as causas mais profundas dos problemas, na maioria dos casos se chega à raiz verdadeira: o eu de cada indivíduo é o maior impedimento para um casamento harmonioso, fundamentado no amor recíproco. Quantas pessoas buscam no casamento a satisfação do seu eu, em lugar de aprender a renunciar a ele com abnegação! Renunciar ao ego não significa perder valor diante dos olhos do cônjuge. Essa renúncia deve conduzir ao desenvolvimento do nós e a uma real harmonia matrimonial.

Alguém colocou a questão da seguinte forma: “Não exija que seu cônjuge seja o primeiro a construir o nós; isso só serviria para elevar o seu eu. Você só encontrará o nós renunciando ao seu eu”. A chave do amor se chama: Para você.

De onde recebemos força para viver tal padrão no casamento? Do Senhor Jesus que nos redimiu. Ele nos mostrou o que é viver colocando os outros em primeiro lugar e deseja ajudar os Seus a fazer o mesmo. Sigamos as pegadas dEle e contemos com a ajuda do Espírito Santo. Dessa maneira a nova vida que recebemos quando nos convertemos ao Senhor Jesus pode se desenvolver. E é o caminho para a felicidade e satisfação que tantos casais almejam.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

quinta-feira, 11 de junho de 2009

DEUS OUVE

11 Junho

Aquele que fez o ouvido, não ouvirá? E o que formou o olho, não verá? O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são vaidade.

Ó tu que ouves as orações! A ti virá toda a carne

(Salmos 94:9,11 e 65:2).

DEUS OUVE

Para muitos, a oração se limita a algumas frases decoradas. Mas isso não é orar.

Orar é falar com Deus como uma criança fala com o pai em quem confia e ama. Em todo mundo, milhões de pessoas podem falar com o Senhor ao mesmo tempo, porque nenhum pensamento humano escapa ao Seu perfeito conhecimento. Vários salmos de Davi afirmam: “De longe entendes o meu pensamento… e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó SENHOR, tudo conheces” (Salmo 139:2-4). “O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens; da sua morada contempla todos os moradores da terra” (Salmo 33:13-14).

Orar é expor a Deus nossas falhas e necessidades. É ter a segurança que Ele ouve e responderá segundo Seu perfeito conhecimento daquilo que realmente é bom para os que se dirigem a Ele. Quando nos fala mediante Sua Palavra, a Bíblia, também quer que demos graças pelo que nos revela. Deus é amor e o fato dEle nos escutar é prova disso.

O salvo tem o privilégio de orar ao Pai. O Senhor Jesus nos motiva a falar diretamente a Deus, lembrando-nos de que: “Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar… pois o mesmo Pai vos ama” (João 16:23-27).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

terça-feira, 9 de junho de 2009

FINAL INESPERADO

9 Junho

O coração do homem considera o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos

(Provérbios 16:9).

FINAL INESPERADO

Há algum tempo, o caso de uma estudante de 23 anos de idade causou comoção. Durante uma viagem à África ocidental, ela foi infectada com o vírus da chamada “febre de Lassa”. Nos últimos dias de sua viagem, começou a se sentir mal e por isso voltou antecipadamente para a Alemanha. Morreu pouco depois por causa de uma nova e muito agressiva variante do vírus Lassa.

Podemos imaginar com que emoção e alegria essa jovem empreendeu sua viagem a África; tinha como objetivo fazer pesquisas e depois aproveitar as férias. Certamente jamais lhe passou pela cabeça que aquela seria sua ultima viagem.

Mas não é necessário que ocorra algo tão dramático; basta um simples acidente de trânsito, do tipo que a imprensa nem noticia, para nos lembrar de que o destino não está em nossas mãos.

Quanta razão tem a Palavra de Deus! O homem pode fazer projetos e planejar a vida, mas é Deus que guia cada passo e conhece tudo de antemão. Não sabemos se a estudante de quem falamos conhecia o Senhor Jesus. Porém, todo aquele que O recebeu como Senhor e Salvador pode viver confiante, porque sabe que todas as coisas cooperam para o seu bem.

O Senhor não prometeu aos Seus filhos uma vida “cor-de-rosa”. Também acontecem acidentes, mortes, perdas, doenças e dificuldades na vida dos discípulos de Jesus. Mas em tudo isso, podem confiar naquele que os amou e por eles Se entregou (Gálatas 2:20).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009

segunda-feira, 8 de junho de 2009

8 Junho

Portanto, exorto-vos a que comais alguma coisa, pois é para a vossa saúde; porque nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós

(Atos 27:34).

UMA VIAGEM ACIDENTADA

O capítulo 27 de Atos apresenta um dos relatos mais interessantes e ao mesmo tempo mais instrutivos acerca da navegação na antiguidade. Acompanhado de alguns irmãos cristãos, Paulo, prisioneiro das autoridades romanas, viajava por via marítima até Roma, onde deveria ser processado.

Durante essa viagem, o barco se achou em grande perigo antes de finalmente encalhar diante de uma ilha. Estando nessa situação desesperadora, Deus prometeu ao apóstolo que não somente ele, mas também seus 275 companheiros de viagem seriam salvos. O barco, porém, seria perdido. Era uma afirmação surpreendente, se pensarmos nos frágeis meios de segurança marítima daquela época. Porém ocorreu o improvável: todos foram salvos porque Deus assim o havia anunciado.

Pouco antes de o barco encalhar, depois de catorze dias de tempestade, quando não restavam mais recursos humanos para salvação, Paulo exortou seus companheiros a comer. Eles poderiam ter pensado: Vale a pena comer agora? Nessa circunstância de desespero, no meio da tempestade, que tranqüilidade emanava de Paulo, especialmente quando agradeceu a Deus e começou a comer! Então os demais também se animaram.

Hoje, igualmente, Deus Se preocupa com os seres humanos, acima de tudo com o nosso destino eterno. O “barco da vida” do leitor está em perigo e ameaça “encalhar”? Deus quer salvá-lo do juízo que você merece por causa de seus pecados.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

sábado, 6 de junho de 2009

PASTORIA

Pastoral

7 junho

Você Realmente se Importa?

Esse é o título de uma das Meditações de "No Cenáculo ". Ao lê-lo, reportei-me ao trabalho realizado durante alguns anos com idosos na organização de um Coral. O grupo era muito heterogêneo: amantes da boa música, carentes por viverem sozinhos e os mais diversos problemas. Com muito cuidado, e sempre que as oportunidades surgiam, o amor de Cristo era falado. Senti que Deus estava utilizando-me para essa tarefa. Participavam com muita animação dos ensaios, das apresentações em órgãos públicos, hospitais, asilos, levando conforto e alegria àqueles que também precisavam de quem se importasse com eles.

Amigos e irmãos, permitam-me perguntar:

- Como temos pensado no próximo?

Olhemos para ele como se estivéssemos olhando para nós mesmos. Ele é o nosso vizinho, o estrangeiro, o mendigo, o rico, é qualquer semelhante nosso. Devemos repartir amor em todas as situações.

Fácil? Não! Difícil, se quisermos agir sozinhos. Mas tudo será possível se estivermos ligados diretamente Àquele que é o "Caminho, a Verdade e a Vida".

"E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos " (Gal.6:9).

Por isso, "enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos" (Gal. 6:10).

Assim, com alegria espiritual, ouviremos daqueles ao nosso redor:

- Vocês realmente se importam conosco!

Maria Helena Linhares Gomes

1ª. Vice-Presidente da PIBRJ

MEDITAÇÕES NO LIVRO DE DEUTERONÔMIOS

6 Junho

Estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te

(Deuteronômio 6:6-7).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 6:16-25 – 7:1-6)

Tentar a Deus (v. 16) significa efetivamente colocá-Lo em uma situação difícil para provar o que Ele diz. Não é nada menos que incredulidade. Em Massa, o povo queria ter certeza de que o Senhor verdadeiramente estava entre eles (Êxodo 17:7), ao passo que Jesus não tinha a menor necessidade de Se atirar do pináculo do templo para saber que ordens tinham sido dadas aos anjos a Seu respeito (Mateus 4:6).

De acordo com o versículo 7 do capítulo 6, os pais eram responsáveis por ensinar as palavras do Senhor a seus filhos. Já o versículo 20 mostra os filhos questionando seus pais. Tais perguntas são feitas de antemão em três outras ocasiões. Em Êxodo 12:26, o assunto é a Páscoa (Qual é o caminho da salvação?). A passagem de Êxodo 13:14 lida com a separação que se segue (Por que esta contínua separação do mundo?). Finalmente Josué 4:6 diz respeito às doze pedras tiradas do Jordão e colocadas em Canaã (uma pergunta relativa à posição celestial do crente e à unidade da Igreja como o corpo de Cristo). Queridos jovens amigos, façam esses perguntas! Que excelentes respostas vocês receberão (vv. 21-25)!

Israel não devia poupar nada pertencente aos cananeus nem aos seus deuses. Isto não era para satisfazer o espírito militar e tirânico que geralmente motiva as nações vitoriosas, mas porque Israel era um povo santo ao Senhor (v. 6).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009

sexta-feira, 5 de junho de 2009

5 Junho

Porventura, não te escrevi excelentes coisas acerca de todo conselho e conhecimento, para te fazer saber a certeza das palavras de verdade?

(Provérbios 22:20-21).

A CARTA

O carteiro é uma pessoa que aguardamos, mesmo em um tempo em que cartas são escassas devido ao telefone, ao fax e ao correio eletrônico. No entanto, que alegria receber cartas manuscritas: notícias de um filho que trabalha no estrangeiro, sábios conselhos de uma mãe, mensagens de amor de uma noiva, pequenas cartas de amigos! Porém, a caixa de correspondência de algumas pessoas permanece vazia, a não ser pelos prospectos e propagandas que as lotam. Se esse é seu caso, leitor, e se você se pergunta onde estão seus amigos, queremos recordá-lo que existe uma carta especialmente dirigida à sua pessoa e que talvez você jamais tenha aberto, e se o fez, não prestou muita atenção ao conteúdo.

O Autor dessa carta deseja Se tornar seu amigo íntimo, falar sobre Si mesmo, Seus projetos, pois os pensamentos dEle também englobam você. Ele faz reviver o passado para lançar luz sobre o presente e dar alento para o momento atual. Revela o futuro, multiplicando Suas promessas (que se mostraram exatas até hoje porque Ele nunca erra). Já adivinhou? Essa carta é a Bíblia. Abra esse livro e comece a ler os evangelhos. Você compreenderá como Deus mostra Seu amor para com os homens. Enviou Seu Filho único ao mundo… para ser o Salvador do mundo… em propiciação por nossos pecados (para expiá-los)… a fim de que vivamos para Ele (1 João 4:14,10,9).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

CULTO AO VIVO- www.pibrj.org.br - PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO
AOS DOMINGOS À 10H E ÁS 17H

quinta-feira, 4 de junho de 2009

4 Junho

Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo

(Salmo 119:97-98).

MAIS SÁBIO QUE OS SÁBIOS

Quem escreveu os evangelhos? Sem dúvida, você responderá: Mateus, Marcos, Lucas e João. Contudo, há cerca de 150 anos “teólogos eminentes” têm procurado demonstrar que os evangelhos foram escritos por autores desconhecidos muito tempo depois da morte de Jesus Cristo… talvez por não aceitarem algumas verdades fundamentais da fé. Para enfraquecer o alcance delas, querem mostrar que Jesus nunca as ensinou, mas que os primeiros cristãos as inventaram.

No princípio do século passado, tais afirmações tiveram uma nefasta influência sobre a fé. Alguns cristãos se deixaram persuadir e foram abalados em suas convicções. Porém a incredulidade humana jamais supera a Deus. Desde então, parece que a situação está mudando. Antigos fragmentos dos evangelhos foram descobertos em vários lugares. E o mundo científico teve de reconhecer que verdadeiramente foram escritos na geração que conheceu Jesus face a face.

Assim, os cristãos que creram durante séculos simplesmente no que a Bíblia disse foram mais sábios que os cientistas que se recusam a crer nela. Sempre teremos razão ao confiar no Senhor e aceitar sem reservas Seu ensino. A fé considera certo o que Deus afirmou, colocando os pensamentos divinos acima de nossos próprios pensamentos. E, no fim de tudo, a fé provará que está com a razão.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009

quarta-feira, 3 de junho de 2009

O OBJETIVO DA CIÊNCIA MÉDICA

3 Junho

Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

(Romanos 7:24).

O OBJETIVO DA CIÊNCIA MÉDICA

Sob o título “Revolução genética”, certo jornal estrangeiro publicou o seguinte texto:

“Quem controlar os genes controlará o século XXI. Embora essa declaração soe exagerada, os cientistas concordam que decifrar o patrimônio genético humano e suas conseqüências marcarão o mundo de maneira significativa… O que significa para um ser humano saber que corre um grande risco de morrer de câncer? Talvez esse conhecimento lhe ofereça a possibilidade de evitar o fato.”

A investigação médica tem feito progressos surpreendentes em muitas esferas e isso para proveito da humanidade. Um médico geriatra me disse: – Nossa meta é melhorar a qualidade de vida dos que envelhecem. Não queremos nem podemos aumentar o tempo de vida o quanto quisermos.

A Escritura nos diz que a morte é a conseqüência do pecado. Romanos 5:12 afirma: “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens”. Para se resolver definitivamente um problema é necessário extirpar a raiz do mal. Um bom médico não luta só contra os sintomas de uma enfermidade, mas também contra o que a provoca.

Por isso a mensagem de salvação de Deus se dirige aos seres humanos falando sobre a questão do pecado: “Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15). Quem reconhece diante de Deus o mal fundamental do pecado e crê em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal recebe o perdão de sua culpa e a vida eterna. E tem com certeza um futuro abençoado.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009

terça-feira, 2 de junho de 2009

PERTENÇO AO SENHOR

2 Junho

Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus

(1 Coríntios 6:19-20).

PERTENÇO AO SENHOR

O corpo, alma e espírito dos cristãos pertencem a Deus. Somos como uma casa: alguém a construiu, alguém a comprou e alguém habita nela.

1. Deus é nosso “construtor”. Ele nos fez segundo as leis genéticas que Sua sabedoria concebeu. São maravilhosas (Salmo 139:13-18). Por essa razão, a Ele devemos o respeito, o amor, a submissão e a obediência. Quem infringe as leis do Criador, como as que se referem ao casamento, vai ao encontro do juízo.

2. Deus nos “comprou”. Mais ainda, Ele nos resgatou, porque Satanás nos arrastou para a rebelião contra Deus, fazendo de nós seus escravos. O preço pago por nosso resgate foi indizível: o próprio Jesus foi dado em sacrifício, colocando-Se em nosso lugar debaixo do juízo de Deus. Jesus Cristo, o Filho de Deus, foi nosso substituto. Morreu por amor, a fim de expiar nossos pecados e nos dar a vida eterna. Sejamos gratos a Ele e O sirvamos com humildade e fidelidade, com alegria e amor.

3. Deus “habita” em cada redimido por meio do Espírito Santo. Ele nos faz (corpo, alma e espírito) representantes de Cristo e de Deus no mundo. Pertencemos a Ele inteiramente.

Estamos conscientes desse fato? Se sim, nossa conduta tem de ser sã, pura e digna do Senhor da glória. “Noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Efésios 5:8).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

segunda-feira, 1 de junho de 2009

"O REI NA SUA FORMUSURA"

31 de Maio

"Os teus olhos verão o rei na sua formosura."

Isaías 33.17

Quando perguntamos: "Senhor, quanto tempo ainda vai demorar a Tua volta?" será que o nosso coração não nos responde: "Até que você esteja realmente preparado para recebê-lO"? Lembremos de Apocalipse 19.7: "...cuja esposa a si mesma já se ataviou." O Espírito Santo faz os últimos preparativos para preparar a esposa do Cordeiro, para que ela de fato esteja pronta para se encontrar com seu noivo celestial. A pergunta é: será que estamos permitindo que o Espírito Santo esteja nos preparando realmente, por meio da Palavra de Deus, para podermos vê-lO como Ele é? O Senhor não é como você O imagina ou como você O experimentou em sua vida. Sua glória, Sua misericórdia, Sua beleza são infinitamente maiores e mais magníficas! Quando O virmos, nos prostraremos diante dEle, e, como a rainha de Sabá, diremos admirados: "Eis que não me contaram a metade..." E aqui inevitavelmente chega aos nossos ouvidos a Sua ordem: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." Pare por um momento, e pergunte a si mesmo: do jeito como sou agora, neste instante, será que tenho condições de ver a Jesus como Ele é?

Extraído do livro "Pérolas Diárias" (de Wim Malgo)