quinta-feira, 30 de julho de 2009

30 Julho

Pode uma mulher esquecer-se tanto do filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti. Eis que, na palma das minhas mãos, te tenho gravado

(Isaías 49:15-16).

QUAL FOI A ATITUDE MAIS “HUMANA”?

Duas notícias: um mendigo encontrou uma menina recém-nascida abandonada dentro de uma sacola de plástico em um monte de lixo, num dia de frio terrível.

De noite, uma mulher foi utilizar um telefone público quando ouviu o choro de um bebê; um menino também recém-nascido, abandonado na rua.

Não consigo deixar de comparar esses fatos com uma pequena aventura que aconteceu comigo esta manhã. Ao desfazer um monte de lenha, encontrei um ninho com uma rata e três filhotes. Ao me ver, a mãe fugiu rapidamente. Para minha grande surpresa, voltou ao ninho em seguida e, apesar do perigo que eu representava, pegou uma de suas crias e a escondeu em um lugar seguro. Duas vezes mais ela fez isso para salvar sua prole.

Admirei esse instinto materno e me perguntei: qual atitude foi a mais “humana”? A Bíblia denuncia a atitude das pessoas de nossa época ao declarar: “Nos últimos dias… haverá homens amantes de si mesmos [egoístas]… sem afeto natural… cruéis, sem amor para com os bons” (2 Timóteo 3:1-3), “cheios de toda iniqüidade… [e] malignidade… inventores de males… sem misericórdia” (Romanos 1:29-31).

Contudo, Deus deu Seu Filho, Jesus, que Se deixou cravar na cruz por tais seres. Ele leva nas mãos e nos pés as indeléveis cicatrizes de Seu amor. E esse mesmo amor pode alcançar e transformar criaturas tão vis quanto as mulheres que matam e abandonam seus filhos… e quanto eu…e quanto você, pois “não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). E quando “o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:5), deixamos de cometer tais crueldades, porque já não vivemos mais como filhos das trevas, e, sim, como filhos de Deus (Efésios 5:8).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

quarta-feira, 29 de julho de 2009

29 Julho

Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um. Mas a todos quantos o receberam [a Jesus, o Filho de Deus] deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome (Salmo 14:3; João 1:12).

FRATERNIDADE

No célebre lema da República Francesa, a fraternidade é honrada junto com a liberdade e a igualdade. Não há sonho mais belo que o de ver algum dia realizado – por efeito da boa vontade – uma sociedade em que todos se chamem de irmãos e se tratem como irmãos.

Infelizmente, a realidade nos desperta bruscamente. O mundo onde vivemos se debate na confusão da incessante luta entre os homens. Em 1999 e 2000, pelo menos em vinte países havia fortes contendas de algum tipo. A fraternidade humana é uma generosa ilusão; o velho ditado latino continua sendo verdadeiro: “O homem é o lobo do homem”.

Neste caos moral, a Bíblia pode nos servir de guia. Deus Se fez homem na pessoa de Jesus; foi semelhante a nós em tudo, com exceção da terrível maldição do pecado (Hebreus 4:15). Veio cumprir a obra libertadora ao expiar os pecados de quem os confessa. Desde então, todos os que crêem nEle são feitos filhos de Deus, e Jesus “não se envergonha de lhes chamar irmãos” (Hebreus 2:11).

Essa é a verdadeira e indestrutível irmandade que o mundo recusa, mas que os redimidos conhecem. De fato, por meio do novo nascimento, eles se tornam parte de uma mesma família, cujo Pai é Deus, e Jesus “o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

terça-feira, 28 de julho de 2009

Terça-feira 28 Julho

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus (1 Pedro 1:3; 21).

UMA ESPERANÇA VIVA E CERTA

A esperança do cristão não tem nada de incerta e instável.

É viva e tem por objeto uma pessoa viva: Cristo ressuscitado dentre os mortos. Nós, os que cremos nEle, seremos feitos semelhantes a Ele. Já possuímos a vida que Ele nos deu mediante Sua morte e ressurreição. Sem dúvida, nosso corpo é mortal, mas serão transformados para “ser conforme o seu corpo glorioso” (Filipenses 3:21). Até então somos salvos “em esperança” (Romanos 8:24), mas insistimos que não é uma esperança sem fundamento, é uma esperança viva.

É segura porque descansa em Deus que ressuscitou a Cristo dentre os mortos e O glorificou por Sua obra perfeita realizada na cruz.

Nossa garantia, portanto, não são palavras nem argumentos humanos, mas as excelências da pessoa de Jesus Cristo. O próprio Deus, todo-poderoso, soberano e verdadeiro, mediante Sua Palavra (a Bíblia) e Seu Espírito, dá testemunho a todos os homens que Cristo ressuscitou e está na glória. Sem vê-Lo, pela fé O amamos, porque cada dia esperamos Sua vinda para estar junto dEle eternamente. Já neste mundo desfrutamos “a esperança proposta; a qual temos como âncora da alma segura e firme e que penetra até ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós” (Hebreus 6:18-20).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009

segunda-feira, 27 de julho de 2009

27 Julho

Que pensais vós do Cristo? (Mateus 22:42).

A PERGUNTA DECISIVA

Quais são as principais questões de sua vida? Sua situação financeira, saúde, casamento, família? As opções são inúmeras.

Certa vez, Jesus Cristo fez a pergunta do versículo de hoje aos seus contemporâneos. Eles nem suspeitavam que era a pergunta mais importante que poderia ser feita… pois de sua resposta depende o futuro eterno de cada um de nós. Desde então, já se passaram mais de dois mil anos, e essa mesma pergunta continua sendo feita ao mundo inteiro: Quem é Jesus Cristo? Para muitas pessoas, essa questão no máximo pertence ao ambiente eclesiástico. Com base nessa opinião, se pretende manter o Filho de Deus dentro dos muros dos templos e edifícios religiosos. Outros O vêem somente como um personagem histórico, um homem de bem, talvez um modelo moral. Também há gente que, ignorando voluntariamente todas as evidências, negam até a existência do Senhor, pois dizem que tudo não passa de mitos e lendas.

E para você, querido leitor, quem é Jesus Cristo? Além de todas as respostas humanas fica a possibilidade de checar o Livro, a Bíblia, o único que nos dá as respostas de Deus a tão importante pergunta. Em Mateus 16:16, lemos a afirmação do apóstolo Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Hoje é o momento oportuno para reconhecer Jesus Cristo como Salvador e Senhor; no futuro, Ele Se apresentará como Juiz.

Numerosos fatos apontam para o cumprimento desse plano divino. E quando o Senhor voltar, a única coisa que importa para o ser humano é se crê ou não nEle. A indiferença, igual à rejeição, terão sérias e fatais conseqüências.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

domingo, 26 de julho de 2009

26 Julho

E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mateus 16:15-16).

O CRISTIANISMO: UMA PESSOA

O segredo da fé cristã, o que a torna viva e eficaz, é o fato de que não se baseia sobre uma doutrina, mas sobre uma Pessoa. E tal Pessoa é o Filho do Deus Vivo. Isso é o que diferencia o cristianismo das demais religiões, seitas e filosofias.

A fé cristã não somente fala de libertação, mas de um Libertador; não somente fala de salvação, mas de um Salvador. Que diferença entre se submeter a um código de regras e se refugiar junto a Alguém cujo amor foi comprovado; entre aceitar um sistema e se apegar a uma Pessoa amada! Lembremos que nossa bênção consiste no fato de nossos tesouros estarem concentrados em uma Pessoa que não apenas foi um mestre neste mundo durante Sua geração, mas que está vivo pelos séculos dos séculos!

“Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente” (Hebreus 13:8). Ele está e sempre estará vivo. Suas últimas palavras registradas pelo evangelista Mateus foram: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos” (Mateus 28:20). Ele fez essa promessa e a cumprirá.

Não existe comparação possível entre “seguir uma religião” e ter um relacionamento íntimo e vibrante com o Deus Todo-poderoso! Infelizmente, muitos optam pela primeira opção.

    “Se eu só um passo vejo,
    Mais não preciso ver;
    Nem quero já nenhum farol,
    Se a luz do céu tiver;
    Mas sempre dessa luz de Deus
    Aqui terei mister.” – Hinos e Cânticos 346

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

sábado, 25 de julho de 2009

25 Julho

Porque a terra que entras a possuir não é como a terra do Egito, donde saíste, em que semeavas a tua semente e a regavas com o teu pé, como a uma horta. Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas (Deuteronômio 11:10-11).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO

(Leia Deuteronômio 11:1-15)

É dito ao povo de Deus para imitar o lavrador que utiliza marcos a fim de manter alinhados os sulcos que ele tem de fazer na terra para semear. A fim de manter o alinhamento, Israel primeiro olhava para trás, relembrando a saída do Egito e a difícil jornada pelo deserto (vv. 2-7; Jeremias 2:23), depois olhava para frente a fim de contemplar, pela fé, a rica terra da promessa (vv. 10-12). Quando sairmos da linha, isso deve servir para nos advertir e falar à nossa consciência, embora a perspectiva de uma herança no céu que está diante de nós seja apropriada para estimular o coração. Estando constantemente diante de um passado que foi minuciosamente planejado pela graça e de um glorioso futuro, o nosso caminhar diário tenderá a ser reto.

Que contraste entre a terra da promessa e o Egito, uma figura do mundo! Mesmo hoje em dia para obter água, os egípcios têm de trazê-la arduamente aos canais usando um tipo de moinho movido primitivamente pelos pés (final do v. 10), ao passo que na terra de Canaã a chuva do céu provia água livre e abundantemente. Sim, que contraste entre os escassos esforços do homem do mundo em promover sua própria felicidade, e o bendito solo no qual agora está o redimido do Senhor, que recebe tudo da graça de seu Deus!

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

quarta-feira, 22 de julho de 2009

22 Julho

Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer (Salmo 19:1; João 1:18).

DEUS SE REVELA

Ao ler um livro ou escutar uma música, descobrimos um pouco sobre a personalidade do autor. Assim, ao observar a natureza, aprendemos a conhecer o Criador. E Sua sabedoria, inteligência e glória. Por exemplo, o funcionamento do corpo humano é uma obra prima. A delicadeza de uma flor silvestre e a majestade das montanhas, o mundo microscópico e a imensidão das galáxias que a ciência moderna não termina de investigar, tudo dá testemunho da grandeza de Deus. Porém, podemos saber mais dEle e conhecê-Lo de fato, porque Ele nos fala por meio da Bíblia. Ele ama, pensa, decide, age. Está em todas as partes, vê e sabe tudo. Para nos mostrar de maneira tangível quem é Deus, Jesus, Seu Filho, veio ao mundo e entrou na história da humanidade. Nasceu de uma virgem, cresceu, sofreu, se cansou e chorou. Era verdadeiramente homem, um homem tal como Deus exigia: perfeito, pois não havia mal nEle. Ao mesmo tempo era Deus.

Jesus não somente viveu como homem, mas morreu para substituir todos os que confiam nEle e responder pelos tais diante da justiça de Deus. Também morreu para vencer a morte por meio de Sua ressurreição. Sua morte não foi um fracasso, pois Sua ressurreição foi um triunfo sem precedente. Ele nos faz conhecer o perdão divino e nos mostra Deus como Pai.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

terça-feira, 21 de julho de 2009

21 Julho

Quando me não deixarás, nem me largarás, até que engula a minha saliva? Por que fizeste de mim um alvo para ti, para que a mim mesmo me seja pesado? E por que me não perdoas a minha transgressão, e não tiras a minha iniqüidade? (Jó 7:19-21).

COMO FALAMOS COM DEUS?

Jó, no momento em que se defendia das acusações de seus amigos, reprovava a Deus e perguntava a Ele: “Por que nasci? Por que não me tiras a vida? Por que os maus prosperam? Por que Te escondes e nunca dá respostas? Por que sofro tanto? Por que ninguém me escuta? Por que, por que, por quê?”.

Seus amigos que o acusavam por fim se calaram. Então o próprio Deus falou e perguntou a Jó se ele era capaz de fazer um único ato divino:

“Você pode mandar no mar? Pode dar ordens ao dia e a noite? À neve e à neblina? Pode influir no tempo? Pode alimentar os animais que nascem a cada primavera? Pode comandar o avestruz, o cavalo e a águia?”

Jó respondeu que não havia pensado em tudo isso nem na infinita grandeza de Deus. A tal Deus não se fazem perguntas nem se pode acusá-Lo de contradições. Jó entendeu que tinha pecado por agir daquela maneira e pediu perdão a Deus. Então, quando Deus lhe revelou essas coisas, também lhe devolveu a saúde e os bens.

Não nos cabe pedir contas ao Senhor de Seus atos. Ele sabe o que faz. Não O honramos fazendo-Lhe perguntas arrogantes, mas sim confiando nEle. Essa é a verdadeira sabedoria e o caminho para obtermos um tipo de entendimento que nem sonhamos.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

segunda-feira, 20 de julho de 2009

20 Julho

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16).

O DOM DE DEUS

O versículo de João 3:16 é chamado de o Evangelho em miniatura. Irradia toda a glória do amor de Deus. Meditemos em cada palavra:

1. Qual é a origem desse amor? O próprio Deus.

2. Qual é a sua intensidade? É tão grande que Deus deu Seu Filho unigênito.

3. Quem são os destinatários desse amor? O mundo inteiro. Ninguém pode dizer que está excluído dele.

4. Qual é a prova desse amor? O fato de Deus ter dado Seu Filho.

5. Quem pode se beneficiar dele? Todos aqueles que crêem em Jesus.

6. Do que escapam os que crêem? Da morte eterna.

7. O que ganham? A vida eterna.

Portanto, tenho o direito de estar sempre me queixando e de estar insatisfeito diante das circunstâncias que Deus preparou para mim?

Tenho medo do futuro, desesperando-me, ou confio no amor do Deus fiel e Todo-poderoso?

Sou formal e relaxado para seguir Jesus, ou, pelo contrário, o amor dEle me motiva e estimula? “O amor de Cristo nos constrange” (2 Coríntios 5:14).

Procuro esconder do Senhor certas partes de minha vida, ou deixo que Ele a dirija a cada dia?

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

sábado, 18 de julho de 2009

19 Julho

Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me hás amado antes da criação do mundo (João 17:24).

A GLÓRIA DE CRISTO

Que privilégio poder nos reunir com outros irmãos em Cristo no primeiro dia da semana e juntos darmos glórias a Deus e a Seu Filho amado!

Sim, a glória de nosso Senhor e Salvador é objeto de nosso amor, de nossa alegria e admiração. Quanto mais observamos os seus diversos aspectos, mais compreendemos que o esplendor de Cristo é infinitamente variado. Os evangelhos são como um prisma com muitas facetas, cuja luz refletida nos revela as múltiplas qualidades de Cristo. Nada se iguala à glória de nosso Senhor nem faz arder o nosso coração mais que a irradiação de Suas perfeições.

Contemplamos a glória de Cristo nos milagres que realizou, em Seu andar puro e santo neste mundo, na transfiguração, em Sua ressurreição e ascensão. Suas palavras iluminam a alma e tocam as profundezas de nosso ser. Contudo, sabemos que não somos capazes de apreender esse esplendor em sua totalidade aqui neste mundo, pois nosso ser é limitado e frágil para tanta glória.

Um dia o Senhor virá buscar os Seus e os levará à casa do Pai. Ali sua glória refulgirá na presença de todos. Então o contemplaremos em Sua plenitude. Esse foi o pedido que fez ao Pai antes de deixar este mundo. Ali “seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos” (1 João 3:2).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

quinta-feira, 16 de julho de 2009

QUEM SÃO OS HERDEIROS

16 Julho

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome. Somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (João 1:12; Romanos 8:16-17).

QUEM SÃO OS HERDEIROS?

É uma pergunta comum quando uma pessoa rica morre. A resposta está no testamento do falecido.

A Bíblia se compõe de duas partes, chamadas de Antigo e Novo Testamentos. Já que há testamentos, isso implica, por um lado, na existência de alguém rico e, por outro, herdeiros.

O rico doador é Deus, que possui todas as coisas, porque Ele mesmo as criou. Tudo na terra e no céu Lhe pertence. Só que neste caso não houve a morte do Testador, pois isso é impossível, mas nem por isso esse testamento foi consagrado sem sangue e morte: a dos animais oferecidos em sacrifício conforme as exigências da Lei (Hebreus 9:19-20).

Quem são os herdeiros? No Antigo Testamento, Deus estabeleceu o povo de Israel como legatários. Deus havia feito promessas e dado um país – Canaã – para este povo como herança. Porém Israel desprezou a terra, transgrediu a lei, se afastou do ensino dos profetas e matou o Messias enviado por Deus. Desde então foi excluído de sua herdade, até que receba as bênçãos terrenas do novo pacto no milênio.

Mas Deus é amor. Ele Se compraz em dar. Já que Israel recusou a herança (Mateus 21:33-46), Ele escreveu um Novo Testamento, desta vez em favor de toda a humanidade, judeus e não-judeus. Tal legado não é mais material, como no caso de Israel, mas espiritual, começando com a vida eterna (João 10:28).

Porém, para que houvesse novo testamento, nova herança e novos herdeiros uma morte foi requerida: a de Jesus Cristo. “Porque, onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?” (Hebreus 9:15-17).

Essa herança é para todos, mas nem todos irão se apropriar dela, pois há uma condição que o Testador estabeleceu: “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome (…) E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo” (João 1:12 e Romanos 8:17). O propósito de Deus é “tornar a congregar em Cristo todas as coisas” (Efésios 1:10). Se você não tem o Senhor Jesus Cristo em sua vida como Senhor e Salvador, você não tem acesso à herança divina. Creia, portanto, e receba tudo o que Deus tem preparado para aqueles que O amam.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009

quarta-feira, 15 de julho de 2009

15 Julho

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê.(Romanos 1:16) Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus (1 Coríntios 1:18).

MELHORA OU REDENÇÃO?

Muitos admiram a vida de Cristo e a moral cristã, mas se recusam a aceitar a redenção, em outras palavras, a necessidade de salvação. No entanto, não precisamos de regras morais, nem de aperfeiçoamento, mas, sim, de um novo nascimento. E somente a cruz de Cristo dá uma solução definitiva ao nosso estado de perdição diante de Deus. Antes de ser nosso modelo, Jesus Cristo deve ser nosso Salvador.

Pela Sua poderosa Palavra, Deus criou o universo do nada. Porém, para destruir as obras do diabo, para abolir o pecado que separou o homem de Deus, para anular a morte – justa conseqüência do pecado que leva ao temível juízo – Ele precisou de outros meios. E que meios! Na cruz, a bondade e a justiça de Deus se encontraram quando Jesus Cristo foi cravado nela. Ali Cristo venceu o que tinha o império da morte, ou seja, o diabo. Ali Se ofereceu em sacrifício para expiar o pecado. Sua poderosa ressurreição introduz o triunfo, o triunfo da graça.

Para a humanidade culpada não há nada mais importante que a cruz de Cristo. Todos os planos de Deus convergem para a cruz; ali magistralmente se revelaram Sua sabedoria e poder; a obra realizada nela é a base de toda bênção; ela é e permanecerá eternamente como o indestrutível monumento do amor de nosso Deus Salvador.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

terça-feira, 14 de julho de 2009

UMA CITUAÇÃO PERIGOSA

14 Julho

Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? (Marcos 4:41).

UMA SITUAÇÃO PERIGOSA

Durante sua viagem ao Pólo Norte, Nansen (1861-1930), um audaz explorador das regiões árticas, fez uma expedição especial em um bote. Com ele ia o capitão Sverdrup e dois lapões familiarizados com o gelo e a neve. Ambos eram cristãos. O mais precioso tesouro que tinham era um Novo Testamento no idioma lapão, que liam diariamente.

Em certo momento, o bote encalhou em um bloco de gelo e não conseguia mais se deslocar. Rapidamente congelou, correndo o perigo de ser levado com o pedaço de gelo para o mar aberto. Ali o barco e seus ocupantes estariam perdidos.

Nansen e o capitão abandonaram o barco e foram caminhando sobre o gelo; preocupados, se perguntavam se era hora da salvação ou da morte… Mas, onde estavam os dois lapões? De repente, Nansen viu que sobre o barco havia sido estendida uma vela já bem gasta. Ao levantar uma ponta dela, viu o Novo Testamento aberto e os dois homens orando, expondo a Deus suas dificuldades e pedindo que Ele os salvasse daquela situação.

Pouco depois, armou-se uma tempestade que ameaçava empurrar mais ainda o bloco para o mar aberto. “Mas justamente quando parecia que o bloco estava sendo conduzido pelas mais fortes ondas, de repente mudou de rumo e se dirigiu com rapidez impressionante para a terra. Parecia que fora guiado por uma mão invisível. Estávamos a salvo” – contou o capitão Sverdrup.

Que pronta e magnífica resposta que o Senhor deu à oração de dois de Seus filhos! Mas não é de se estranhar, visto que Jesus Cristo é Aquele a quem o vento e o mar obedecem.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

segunda-feira, 13 de julho de 2009

13 Julho

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus (Efésios 2:8).

O ÚNICO SOCORRO

Algumas pessoas, por terem tido experiências desagradáveis com cristãos, se recusam categoricamente a ouvir falar da graça de Deus. Talvez se decepcionaram pela atitude de alguns cristãos que não viviam o que pregavam. Uma história de Antigo Testamento me vem à mente. Havia um homem que não estava disposto a acreditar em boas notícias devido a certas experiências amargas: Jacó. No passado, seus filhos o enganaram ao lhe mostrar uma roupa ensangüentada de José. Assim ele pensou que um animal selvagem atacara seu filho. Quando, muitos anos mais tarde, os filho dele voltaram do Egito com notícias de que José estava vivo, Jacó não acreditou. Mas a misericórdia e bondade de José venceram a incredulidade de Jacó. Quando este viu os carros que José lhe enviara, mudou de atitude e disse: “Basta; ainda vive meu filho José; eu irei e o verei antes que eu morra” (Gênesis 45:28).

Para quem se decepcionou, ou talvez foi enganado, e reage com incredulidade ao que é dito, a única ajuda é falar sobre Jesus, pois Ele jamais decepcionará ninguém que Lhe pedir ajuda. O evangelho é a mensagem da graça e bondade de Deus. Não de um Deus carrasco, mas misericordioso, que quer nos conduzir ao arrependimento. Por Sua graça, deseja nos dar a salvação que Lhe custou tão caro. Não necessitamos pagar nada. Na cruz, o Senhor Jesus cumpriu a obra da redenção e nos reconciliou com Deus. Quem poderia fechar o coração a tamanha graça?

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

sábado, 11 de julho de 2009

11 Julho

Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração (2 Coríntios 3:2-3).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO (Leia Deuteronômio 10:1-11)

Mal as duas primeiras tábuas tinham estado nas mãos de Moisés e já foram quebradas a fim de que o juízo não entrasse com elas no acampamento de idolatria. Por isso, desta vez o Senhor ordena que as novas tábuas sejam colocadas imediatamente na arca, uma figura de Cristo, que é o fiador da integridade da lei. Segundo o próprio Jesus, Ele não veio para revogar a lei, mas para cumpri-la. O nosso querido Salvador a cumpriu literalmente. Quanto a isso, Ele será o maior no reino dos céus (Mateus 5:17, 19).

O texto de 2 Coríntios 3 compara os “dez mandamentos” escritos em tábuas de pedra com a “carta de Cristo” escrita “em tábuas de carne, isto é, nos corações”. Esta pode ser resumida com um nome, o de Jesus, a qual o Espírito Santo grava no coração de Seus redimidos. Mas não para que ela permaneça ali oculta. Uma carta é escrita para ser lida. O nome de Cristo deve ser lido por aqueles que nos conhecem. Muitas pessoas à nossa volta nunca leram a Bíblia. De maneira indireta, essas pessoas podem ser desafiadas a isso mediante a nossa conduta, a qual elas observam, ao praticarmos os ensinos dela e ao refletirmos Jesus (1 Pedro 3:1-2).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

sexta-feira, 10 de julho de 2009

10 Julho

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece (João 3:36).

SÓ FALTA SUA ASSINATURA

Na imaginação popular, como também em certas atividades culturais, se fala em vender a alma para o diabo. Mediante esse pacto, diz-se que uma pessoa se coloca definitivamente sob o domínio de Satanás.

A maioria se esquece, ou nem sabe, de que não é preciso vender a alma para pertencer ao diabo. Quem não aceitou a Jesus como Salvador pessoal pertence legalmente a Satanás. Por que foi necessário que Deus desse Seu Filho unigênito, se não estivéssemos irremediavelmente perdidos?

O verdadeiro perigo é o de não se entregar a alma a Deus. A obra da salvação foi cumprida por Jesus Cristo na cruz, porém é preciso aceitá-la mediante uma decisão pessoal.

Na vida cotidiana, não existe nenhum evento importante que se conclua sem nossa assinatura, a qual é a manifestação de nossa vontade.

“A graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens” (Tito 2:11). “Eis aqui agora o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2). Tal obra de salvação, imprescindível para cada indivíduo, é atestada por Deus como um contrato ao qual falta somente a sua assinatura, querido leitor. E esse “contrato”, como todos os outros, tem prazo de validade. Portanto, não perca tempo; assine-o agora mesmo.



Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

quarta-feira, 8 de julho de 2009

8 Julho

E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida

(Apocalipse 20:12).

VIAGEM AO DESCONHECIDO

Durante uma conversa, surgiu o assunto da morte e do que acontecerá depois dela. Um dos presentes se indignou e fez a seguinte pergunta: – É necessário que eu faça uma imagem da vida após a morte? Evidentemente, tal pessoa não cria nela.

Quando alguém faz uma viagem a um país desconhecido, procura reunir prospectos e mapas desse país. Se se trata de uma expedição a uma região inexplorada, então toda a informação possível dos que já estiveram ali ou chegaram muito próximo é reunida. O motivo lógico é evitar surpresas desagradáveis.

No que se refere à vida após a morte, somente Deus pode nos revelar algo a respeito. E ele o faz em Sua Palavra que nos mostra uma imagem fidedigna. Para muitos, a primeira e grande surpresa talvez seja o fato de que a alma dos mortos continue existindo, independente da vontade deles. A posição e as relações da vida terrena não significarão nada no além. Porém, todos os que morreram sem Deus se acharão diante do supremo Juiz – Jesus Cristo – e aguardarão o juízo definitivo (Apocalipse 20:11-13). Pode-se dizer que ali vale o princípio da dupla prova. Esse juízo será absolutamente justo porque levará em conta todas as anotações celestiais dos fatos e omissões inscritos nos livros de Deus. O “livro da vida”, no qual Deus tem relacionado o nome dos salvos, também será consultado. Será a última prova conclusiva. Quem não se achar inscrito nele, estará perdido para sempre.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009

segunda-feira, 6 de julho de 2009

6 Julho

Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados… a ele, glória e poder para todo o sempre... porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação.

(Apocalipse 1:5-6, 5:9).

O SANGUE DE CRISTO: NECESSÁRIO E SUFICIENTE

“Sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou. E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra” (Gênesis 4:8-10). A morte de Abel exigia vingança. Mais tarde, quando Deus deu a lei ao Seu povo, declarou: “Não matarás” (Êxodo 20:13). Jesus recorda o que foi dito aos antigos (Mateus 5:21-22). Na cruz do Calvário, os homens mataram o Homem perfeito, Jesus, o Filho de Deus. Se o sangue de Abel clamava por vingança, que terrível juízo o sangue de Jesus exigirá? Nenhum! Jesus orou: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Ele não pede vingança, mas implora o perdão para Seus carrascos. E Deus O escutou.

O precioso sangue de Cristo “fala melhor do que o de Abel” (Hebreus 12:24). O Senhor não pede juízo; ao contrário, oferece o perdão. Por quê? Porque Jesus nos substituiu no julgamento de Deus. Ele Se ofereceu em sacrifício, mas os homens são responsáveis de havê-Lo crucificado. Deus O castigou em nosso lugar. O Senhor Jesus nos amava tanto que expiou nossos pecados. Ele só nos pede duas coisas: humildade para reconhecer o valor de Seu sacrifício e que creiamos na obra que Ele realizou.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

sexta-feira, 3 de julho de 2009

3 Julho

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça

(1 João 1:9).

UMA LIÇÃO APRENDIDA RAPIDAMENTE

Há muitos anos, um missionário chamado Niven foi para a África anunciar o Evangelho no início do ano escolar.

Certo dia, Niven contou a história de Zaqueu, o publicano. Contou como o cobrador de impostos subiu em uma árvore, pois ser muito baixinho, para ver o Senhor Jesus que passava pela cidade.

As crianças escutavam com interesse e Niven prosseguiu: Jesus descobriu o homem escondido na árvore e disse: “Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa” (Lucas 19:5). E Zaqueu recebeu o Mestre com muita alegria. O missionário insistiu especialmente na parte do relato onde o publicano assegurou que se alguma vez tinha cobrado imposto a mais de alguém, estaria disposto a devolver quatro vezes mais do que havia pego, a fim de remediar a injustiça.

No dia seguinte, uma menina que ganhara um prêmio no último concurso escolar se aproximou timidamente do professor. Para surpresa dele, ela devolveu o valor quadruplicado do prêmio. Reconheceu, chorando, que ganhara porque havia copiado o versículo de um colega. Niven se alegrou por essa confissão, mas orientou a menina a também confessar a culpa dela a Deus, porque só assim poderia receber o perdão pela falta cometida. Além disso, era necessário que cresse que o Senhor Jesus pagou pelos pecados dela ao dar Sua vida na cruz do Gólgota. Ele nos amou “e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados” (Apocalipse 1:15).

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -

quinta-feira, 2 de julho de 2009

2 Julho

Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo.

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece

(Gálatas 2:16; João 3:36).

O QUE É A FÉ?

Tolstoi dizia: “Se um homem não tem fé, está na situação mais perigosa do mundo”. A Bíblia diz que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6).

A fé é a confiança em Deus, uma confiança muito simples, como a de uma criança. Deus nos fala e nos convida: “Vinde a mim” (Mateus 11:28). A fé consiste em crer no que Deus diz e, portanto, ela inevitavelmente conduz à obediência e à valorização da Palavra de Deus. A seguinte história ilustra isso.

Certa vez, Napoleão passava em revista as tropas quando seu cavalo saiu em disparada. Um soldado o perseguiu, segurou a cabeça do animal e o deteve. – Obrigado, capitão. Eu o promovo a capitão, exclamou o imperador. – De que regimento, majestade?, perguntou o soldado. – Da minha guarda pessoal, respondeu Napoleão, rindo. Em seguida, o soldado se aproximou de uns oficiais. Um deles lhe disse: – O que você veio fazer aqui? – Sou capitão da guarda pessoal do imperador, exclamou o soldado. O oficial replicou: – Você está louco! – O próprio imperador me disse!, prosseguiu o recém-promovido. – Perdão, capitão, eu não sabia disso, foi a resposta do oficial.

“A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). É crer em todas as palavras de Deus e, acima de tudo, receber Seu Filho, o próprio Senhor Jesus, em nosso coração e vida.

Extraído do Devocional Boa Semente 2009 -