quarta-feira, 31 de março de 2010

O traidor

31 Março

Tendo Jesus dito isto, turbou-se em espírito, e afirmou, dizendo: Na verdade, na verdade vos digo que um de vós me há de trair (João 13:21).
O traidor

Aqui o Senhor Jesus falava sobre Judas Iscariotes, o traidor, um dos mais sombrios personagens de toda a Bíblia. É impressionante o fato dele ter andado com o Senhor Jesus por três anos e meio, tes­temunhado Seus milagres e ouvido Suas palavras e não ter mudado de vida. Ele permaneceu o mesmo: uma pessoa infame. O Senhor o conhecia, e ainda assim lhe mostrou todo o Seu amor. A ele foi confiado a administração do dinheiro, e Judas se aproveitou disso. Esqueceu-se de que nada fica oculto aos olhos do Senhor.
Então veio a cena final. O Senhor Jesus Se sentou com Seus discípulos. Judas ainda estava presente. O Senhor falou com a voz embargada pela emoção sobre aquele que iria entregá-Lo para os inimigos. Os outros ficaram perplexos, mas Judas sabia que Jesus conseguia ver além dele. Até então, ele havia feito o papel de enganador. Mas Cristo tentou pela última vez tocar o coração de Seu discípulo. Em vão.
Como pode alguém ser tão insensível a esse tipo de amor! Mas Judas não foi o único. Antes da instituição da Ceia, ele deixou o cenáculo – talvez por temer que as coisas ficassem pior – para se encontrar com os líderes religiosos em Jerusalém a fim de acertar os detalhes da traição. O preço foi ínfimo.
Extraído do Devocional Boa Semente 2010.
CULTOS ON-LINE = AOS DOMINGOS ÀS 10H E ÀS 17H.

Que palavra poderosa!

30 de Março

"Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas: porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida." (Levítico 17.11)

Que palavra poderosa! Aqui o Espírito de Deus explica de que maneira Deus se reconciliou e se reconcilia conosco, e de que maneira nós, apesar dos nossos pecados, podemos chegar diante da santa face de Deus esperando ser reconciliados com Ele: pelo sangue derramado de Jesus. O sangue de Jesus Cristo é uma força poderosa! Tentemos imaginar o tamanho do poder eterno que havia no Seu sangue quando o Filho de Deus derramou Sua vida! E esse poder continua a existir até hoje! Em Mateus 27.50-52 este imponente acontecimento é descrito assim: "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes, de alto a baixo: tremeu a terra, fenderam-se as rochas, abriram-se os sepulcros e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram." O que aconteceu sob a influência do derramamento do sangue do eterno Filho de Deus, em última análise, é algo inimaginável. Deus é motivado a fazer o máximo por nós, se pela fé reivindicamos o sangue de Jesus: Ele perdoa, Ele apaga o pecado! Ele reconhece o sangue expiatório do Seu Filho.
Extraído do livro "Pérolas Diárias" (de Wim Malgo)

segunda-feira, 29 de março de 2010

Nosso ser interior

29 Março

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente (Gênesis 2:7).

Ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia (2 Coríntios 4:16).

Nosso ser interior

Nosso corpo não é nosso ser integral. Ele é ao mesmo tempo a habitação e o instrumento imperfeito e intratável de nosso ser interior. Os materialistas podem até afirmar que quando sofremos é o corpo que sente a dor; quando pensamos, isso é resultado de várias operações físicas do sistema nervoso; quando lembramos de algo é porque os recônditos do cérebro armazenaram a informação; e, por fim, quando o corpo morre, nada mais resta.

A vida animal é similar: esse é o ponto em comum que temos com eles. Os animais são simplesmente seres vivos; a vida deles acaba para sempre quando o pó retorna à terra.

Todavia, a alma humana é um elemento infinitamente mais importante. De onde vem, por exemplo, nossos desejos, o senso da presença de Deus, nossa consciência, saudades, remorsos, esperanças, etc? Tais sentimentos confirmam a existência de nossa alma, intrinsecamente ligada ao corpo natural, mas que não desaparece como a matéria inerte.

Deus nos fez “alma vivente”. Isso não pode ser destruído. Ela foi feita para ter um destino eterno. O que acontecerá com nossa alma na eternidade? Um dos ladrões crucificados ao lado de Jesus recebeu uma resposta imediata e definitiva para o apelo que fez à graça divina. O Senhor Jesus afirmou: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43). Querido leitor, o que cabia a Deus fazer por sua alma já foi realizado por Jesus Cristo na cruz do Calvário. Resta a você decidir se crê ou não nessa obra maravilhosa, e essa decisão determinará onde você passará a eternidade.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

domingo, 28 de março de 2010

O Espírito Santo em Isaías, capítulo 11

28 Março

E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor (Isaías 11:2).

O Espírito Santo em Isaías, capítulo 11

Os primeiros versículos de Isaías 11 são uma profecia diretamente relacionada a Cristo, o Filho de Davi. Quando veio ao mundo, Ele era o ramo que surgiu da raiz de Jessé. Após Seu batismo no Jordão, o Espírito Santo veio e permaneceu sobre Ele. Ele era Aquele sobre o qual o Espírito de Deus pôde encontrar um lugar permanente nesta terra, pois era absolutamente sem pecado. O versículo de hoje fala desse Espírito e de Suas características peculiares.
Em Isaías 11, o Senhor Jesus não é apresentado simplesmente como um Homem humilde, descendente de Jessé, mas também como futuro Governador e Juiz. “Não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos. Mas julgará com justiça aos pobres” (vv. 3-4).
As características do Espírito mostradas aqui estão relacionadas ao futuro domínio de nosso Senhor. O “espírito de sabedoria e en­tendimento” fala sobre Suas qualidades pessoais. Ele não é a própria sabedoria personificada (Provérbios 8)?
O “espírito de conselho e fortaleza” se refere ao Seu relaciona­mento com Seu povo, o qual está sob Sua perfeita liderança.
Por fim, o “espírito de conhecimento e de temor do Senhor” descreve, por um lado, a habilidade de conhecer a Deus e, por outro, o verdadeiro relacionamento do homem com o Deus que se fez conhecido. Aqui vemos Cristo, que, como Homem perfeito, jamais deu um passo que não estivesse em concordância com a vontade de Deus. Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

"Pérolas Diárias"

27 de Março

"Pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele." (Efésios 3.12)

Deus não pode ser experimentado através de nossos cinco sentidos, mas, sim, através da fé em Jesus Cristo. "Mesmo que meus sentimentos me digam mil vezes não, eu quero confiar na Tua Palavra!" Há muito eu teria naufragado se tivesse confiado nos meus sentimentos volúveis e nas minhas emoções muitas vezes destrutivas. Vivo pela fé, muitas vezes sem nada sentir, em meio às maiores tentações e tempestades, mas em comunhão ininterrupta com o Senhor. A fé é um mistério. Mas assim mesmo ela é maravilhosamente simples: ter fé é se entregar ao Senhor poderoso. Então se torna experiência pessoal o que o autor de um conhecido hino expressou da seguinte maneira: "Estou seguro nos seus braços, estou seguro no seu peito." Porém, essa segurança nos braços de Jesus, essa proximidade ao peito do Senhor só será uma experiência contínua em nossa vida através da leitura bíblica e da oração. Pela Bíblia, Deus fala a nós, e, por meio da oração, nós falamos a Ele.
No fundo é tudo muito simples: recebemos tudo o que Deus nos oferece por meio de Jesus Cristo, em uma confiança infantil, não com o intelecto, mas com o coração. O Senhor diz: "Dá-me, filho meu, o teu coração." Se você ainda não o fez, faça-o ainda hoje!
Extraído do livro "Pérolas Diárias" (de Wim Malgo)

sexta-feira, 26 de março de 2010

Hamsters e moinhos

26 Março

Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites (Tito 3:3).

Hamsters e moinhos

Os pequenos hamsters correm incessantemente, girando a roda da gaiola, mas não chegam a lugar algum. Descansam um pouco, e logo voltam à mesma atividade infrutífera.
Séculos atrás, a roda de moinho era uma amarga realidade para prisioneiros (pois era usada como castigo) e para os desafortunados que trabalhavam em troca de um salário vil. Essa roda servia a vários mecanismos, pois girava e girava com regular monotonia. Mesmo hoje é usada por fazendeiros em certos países para irrigação. Tal trabalho era sinônimo de atividade maçante, entediante, mortalmente inútil.
Quantas pessoas hoje sofrem com atividades similares que destroem a alma? A incessante busca por prazeres não se torna também uma terrível “roda de moinho”? Muitas vezes o prazer, tanto em suas formas boas quanto nas dissolutas, nos envolve a tal ponto que a simples menção de um deles leva necessariamente a outro: jamais estamos satisfeitos. E a roda dos hamsters gira sem parar.
Certamente você que lê este calendário é uma pessoa esclarecida. Então vejamos o que nos diverte. Quem realmente nos compele a mergu­lharmos em passatempos e nunca obtermos satisfação?
É dito, e com muita ênfase, que as pessoas têm de se divertir. Mas esse não é o caminho para se conquistar a alegria duradoura e real. E, no entanto, é exatamente por ela que ansiamos. Um dos requisitos para a verdadeira alegria é uma consciência limpa, e a única maneira de tê-la é através de um relacionamento íntimo com Deus. Jesus Cristo nos foi enviado para “consolar todos os tristes… ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado” (Isaías 61:2-3). Somente pelo Seu sangue podemos ser livres da pressão de uma consciência culpada.
Deus sempre permanece o mesmo; essa é a razão pela qual Sua alegria é imutável, não importa quais sejam as circunstâncias. Para quem já a experimentou, todos os prazeres do mundo se tornam sem graça.
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 25 de março de 2010

Um livro desconhecido

25 Março

Damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes (1 Tessalonicenses 2:13).

Um livro desconhecido

Primeiro sorri ao escutar esse relato, mas depois fiquei pensativo, afinal se tratava de um homem que queria comprar uma Bíblia em uma livraria. A vendedora, diante do computador, não entendia o pedido do cliente e perguntou: – A Bíblia? O senhor sabe o nome do autor?

Percebo que para muitos a Bíblia é apenas um livro desconheci­do. Sabemos que nisso está uma parte do mal que impera em nossos dias: anarquia, imoralidade, criminalidade. O triste é que as pessoas que se consideram esclarecidas e inteligentes não a lêem.

No âmbito individual, a falta de conhecimento bíblico também é patente. Muitos buscam orientação e sentido para a vida onde jamais encontrarão: na arte, nas religiões, na ciência ou na pseudo­ciência. Contudo, a Bíblia, o livro dos pensamentos de Deus, pode ser comprada em quase todas as livrarias. Ela contém as respostas definitivas às perguntas mais essenciais do ser humano.

A maioria que rejeita a Bíblia de fato nunca a leu por inteiro. Falam do que não conhecem. Têm opiniões formadas a partir de fragmentos dela. Que tolice! As pessoas acham que a Bíblia é um livro cheio de regras: Não faça!, Não toque!, Não pode! Na verdade, ela é a maior e mais profunda carta de amor já escrita. Leia-a e descubra por si mesmo.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -25 Março

terça-feira, 23 de março de 2010

Papai me conhece

23 Março

Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu (Isaías 43:1).

Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele (1 Coríntios 8:3).

Papai me conhece

A seguinte cena aconteceu em uma mina de carvão na Bélgica, no ano de 1930.

Um menino, cujo pai era mineiro, esperava pacientemente que o elevador subisse carregando os homens que saíam do trabalho. Um inspetor, que observava o garoto, perguntou:

– O que você faz aqui?

– Espero o meu pai.

– Mas será que você vai conseguir reconhecer seu pai no meio de dezenas de homens com o mesmo capacete e o rosto cheio de pó de carvão? É melhor voltar para casa.

– Não tem problema; o meu pai me conhece.

Que boa resposta! O menino estava consciente de que seria difícil reconhecer o pai, porém também sabia que era impossível o pai não vê-lo.

Nosso Deus vê tudo, ouve tudo e sabe tudo. Quando compôs o Salmo 139, o rei Davi disse: “Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces” (vv. 2-4).

Nada é muito insignificante para Deus. Ele não somente tem um conhecimento universal, mas também um amor infinito, o de um Pai por Seus filhos.

Disse o Senhor Jesus: “Aquele que me ama será amado de meu Pai”; “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará” e “Pois o mesmo Pai vos ama” (João 14:21,23 e 16:27).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

segunda-feira, 22 de março de 2010

Apenas um único passo

22 Março

Quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (João 5:24).

Apenas um único passo

Um grupo de jovens animados quase encheu o ônibus. Na parada seguinte, entrou um senhor, sentou-se perto deles e abriu a Bíblia. Um dos jovens, para fazer os outros rirem, perguntou com uma expressão séria no rosto: “Desculpe, senhor, mas quanto falta para o paraíso?” O homem olhou bem dentro dos olhos daquele rapaz e respondeu com uma voz amigável: “O paraíso, meu amigo, está a apenas um passo daqui. Você não gostaria de dar esse passo agora?” Ele não disse nada mais, porém, essas simples palavras e a maneira com a qual foram pronunciadas calaram fundo na alma do jovem. Elas martelavam na cabeça dele e não teve descanso até que resolveu dar aquele passo em direção a Jesus Cristo, o Salvador.

Cada indivíduo tem a chance de passar “da morte para a vida”. Ninguém pode fazer isso por nós. A fé de outras pessoas não pode nos beneficiar nessa questão. A única coisa que se pode fazer é conduzir outros a Jesus, “porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos” (1 Timóteo 2:5-6). Quem se volta para Ele, confessando os pecados, obtém perdão, pois Cristo sacrificou Sua vida na cruz pelos pecadores, dando a Si mesmo como resgate pelos que em fé O recebem como Salvador. Apenas um único passo separa o inferno do paraíso. Apenas um único passo separa o pecador de uma vida inteiramente nova em Deus!

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

sábado, 20 de março de 2010

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE DEUTERONÔMIO(,32:15-33)

20 Março

Tomara eles fossem sábios, que isso entendessem e atentassem para o seu fim! (Deuteronômio 32:29).

Meditações sobre o livro de Deuteronômio (Leia Deuteronômio 32:15-33)

Infelizmente, a canção que Moisés ensinou aos filhos de Israel não tinha apenas um lado! A parte que já aprendemos glorifica o lado de Deus, exceto pelo versículo 5. Vejamos agora o lado humano. As riquezas dadas pelo Senhor ao Seu povo, listadas no versículo 14, serviram somente para fazê-lo engordar (v. 15). Ao invés de se apegar cada vez mais à “a Rocha da sua salvação”, oferecendo-Lhe a gordura dos carneiros e o sangue das uvas (v. 14), Israel abandonou, desprezou, provocou e, finalmente, esqueceu o Seu Deus (v. 15, 16, 18). Quanta ingratidão! E, quanto a nós, não somos às vezes como aquele povo perverso? Alegremente “engordamos” com as riquezas que nosso Pai nos dá. Nossa prioridade são os assuntos deste mundo; esquecemos de dar ao Senhor o devido lugar em nossa vida. Aos “ricos do presente século” é ordenado “que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza” (1 Timóteo 6:17). Se os filhos de Israel fossem sábios, atentariam ”para o seu fim” (v. 29). Que o Senhor nos dê sabedoria para utilizar Seus dons sabendo que prestaremos contas deles quando Ele retornar!

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sexta-feira, 19 de março de 2010

Tudo sob controle?

19 Março

O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio (Provérbios 29:1).

Tudo sob controle?

Quantas pessoas já experimentaram a verdade desse provérbio! São forçadas a admitir que não deram ouvidos a conselhos e escolheram o erro. Agora se encontram em uma situação para a qual não há saída.
Pode ser, por exemplo, a situação de alguém que destruiu sua família e negócios tentando obter lucros por meios ilícitos. Talvez tenha sido advertido por amigos, mas não os ouviu. Ignorou todos os sinais do desastre vindouro, pensando que tudo estava sob controle.
Aplique isso à eternidade! Aqui ainda podemos colocar as coisas em ordem e começar de novo. Contudo, quando nosso tempo de morrer chegar, isso não será mais possível. A questão “Onde vou passar a eternidade?” já terá sido decidida nesta vida.
Quantos têm ouvido essa verdade! A família e os amigos os advertem; eles já conhecem o Evangelho da salvação em Jesus Cristo. Têm sido encorajados a recebê-Lo como Salvador, mas insistem em achar que tudo está sob controle e há outras coisas mais importantes.
É pura estupidez ignorar as verdades divinas. A exortação de Hebreus 12:25 é bem clara: “Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus”.
O maior erro de todos é pensar que você tem tudo sob controle no que se refere à eternidade. Mas glória a Deus que ainda é tempo da graça para nós. Por meio dela, você, leitor, pode encontrar a salvação pela fé no Senhor Jesus Cristo.
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 18 de março de 2010

O CAPÍTULO 53 DOLIVRO DO PROFETA ISAIAS

18 Março

E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus (Atos 8:34-35).

O capítulo 53 do livro do profeta Isaías

Muitas pessoas não conseguem entender por que os cristãos que conhecem a Bíblia falam de personagens e de fatos do Antigo Testamento assegurando que se tratam de alusões a Cristo. Também perguntam sobre a ligação de Cristo e a fé cristã com os inúmeros mandamentos da lei de Moisés acerca do culto israelita. A conversa de Filipe com o funcionário eunuco mencionada no versículo acima é uma boa ajuda para explicar tais questões.

O alto funcionário tinha ido a Jerusalém para adorar. Sabia o bastante sobre Deus para compreender que no mundo dos ídolos não podia encontrar a salvação de sua alma. Deus conduziu as coisas de tal maneira que esse homem tinha em mãos um parágrafo do livro de Isaías, porque nenhum outro profeta anunciou mais claramente a vinda do Salvador, o Servo de Deus, e Sua obra de salvação.

Em seu regresso à Etiópia, aquele homem estava lendo: “Como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca” (Isaías 53:7). Ele entendeu que o texto falava sobre um homem em especial, mas quem era? Filipe podia explicar. Esse Homem era Jesus. A pregação de Filipe produziu tanto efeito, que o etíope creu imediatamente no Salvador e quis se batizar. Desde então muitos dos que lêem o capítulo 53 de Isaías também têm recebido o Senhor Jesus como Salvador.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quarta-feira, 17 de março de 2010

Lídia

17 Março

E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia (Atos 16:14).

Lídia

Esse relato fala acerca de uma pessoa como a maioria de nós: uma mulher comum, sem qualquer característica excepcional. Ela encontrou o apóstolo Paulo, o qual aproveitou a oportunidade de falar a algumas mulheres reunidas na beira do rio fora das portas da cidade de Filipos. Então algo extraordinário aconteceu: o Senhor abriu o coração de Lídia.

É importante perceber que o Senhor não a motivou ser generosa e a doar uma quantia de dinheiro regularmente para a obra dEle. Nem exigiu que ela sacrificasse seu tempo para Ele. Tampouco nenhuma boa obra foi enfatizada, embora o Senhor aja dessa maneira também. Foi o coração dela que o Senhor abriu. Ele obteve acesso ao bem mais íntimo de uma pessoa. Então o relato prossegue e registra que Lídia se devotou a Deus. O que geralmente passamos a vida inteira guardando para nós mesmos, ela deu voluntariamente ao Senhor.

Queridos leitores, se fizermos como Lídia, uma nova vida começará. Não iremos mais nos afadigar com as coisas deste mundo, pois o Senhor será o nosso mais precioso bem. Nosso desejo será servi-Lo de todo coração e, conseqüentemente, nossa boca se abrirá em louvores.

E seu coração, querido leitor, já foi ofertado ao Senhor? Você já rendeu tudo o que possui e o que é ao Deus de Lídia? O Senhor Jesus não reservou nada para Si mesmo, ao contrário; deu Sua vida, Seu sangue por amor a nós. Suportou o castigo que os seus e os meus pecados mereciam. Carregou a culpa que era nossa. Para aos que crêem nEle, o Senhor Jesus “deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” e “deu também o seu Espírito Santo” (João 1:12; 1 Tessalonicenses 4:8). Qual será, portanto, a sua resposta ao pedido divino: “Dá-me, filho meu, o teu coração” (Provérbio 23:26)?

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

terça-feira, 16 de março de 2010

SOMOS ESCRAVOS DE NOSSAS ATIVIDADES?

16 Março

E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno (Mateus 5:30).

Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! (1 Coríntios 6:12).

Somos escravos de nossas atividades?

A parábola de Lucas 14:15-24 nos conta a história de um homem que oferece um banquete. Ilustra o convite que Deus faz a todos os seres humanos, porque Ele deseja encher o céu, esse glorioso lugar de felicidade. Porém – que coisa estranha! –, os convidados parecem competir entre si para ver quem acha a desculpa mais esfarrapada. Um deles explica: “Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado”. Às vezes agimos como essa pessoa. O homem moderno se acha tão imerso em suas atividades que permanece surdo ao convite divino. Em nossos dias, essas cinco juntas de bois podem ser novas máquinas, um carro, um computador, etc. Que tipo de coisa nos impede de acertar nossa vida com Deus? Sacrificaremos a felicidade eterna por uma ocupação passageira? Isso nos faz pensar em Esaú, que trocou a bênção divina por um prato de comida.

Para nós que cremos no Senhor Jesus, o Salvador do mundo, será que alguma atividade, por mais apaixonante que seja, está atrapalhando nosso relacionamento com Deus? O perigo é que tais coisas passem a ocupar tanto lugar em nossa vida que se tornem ídolos aos quais sacrificamos nosso tempo livre!

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

segunda-feira, 15 de março de 2010

REFORMADO NÃO É NOVO

15 Março
Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Coríntios 5:17).

Reformado não é novo

Conheço uma pessoa cuja ocupação é construir barcos. O trabalho dele é absolutamente confiável. Se percebe defeito em um barco velho, ele simplesmente não remenda de qualquer jeito, mas limpa o local com cuidado e substitui o material corroído por madeira nova e boa. Ele se orgulha do trabalho que faz, e, conseqüentemente, seus clientes sempre ficam satisfeitos. E também pensa que pode agradar a Deus através das boas obras. Em sua vizinhança, todos os conhecem como “uma boa pessoa”.
Certo dia, fui visitá-lo e o encontrei ao lado de um barco com a pintura fresca. “É novo?”, perguntei. “Não, foi apenas reformado”, respondeu. “Puxa, mas parece completamente novo: a pintura é recente e não dá para perceber onde os reparos foram feitos!” – “É verdade”, ele frisou, “mas eu sei onde eles estão, pois fui eu que fiz todo o trabalho. Você pode achar que tudo parece esplêndido, mas não se pode chamar um barco reformado de um barco novo”. Então exclamei: “Você está absolutamente certo! Também não se pode chamar um pecador de um homem novo, não importa quão nobre ou bom ele e seus atos pareçam. Você tem de nascer de novo. Ninguém pode mudar de fato ou melhorar seu caráter e natureza por conta própria. Mas Deus pode algo inteiramente novo”.
Naquele dia, os olhos do meu amigo foram abertos. Dali por diante, ele não mais tentou “agradar” a Deus com suas boas obras, mas confessou ao Senhor que era um pecador perdido.
Em Cristo, as pessoas não são “reformadas”, “melhoradas” e nem recebem um verniz de bondade. O plano de Deus é que os pecadores que crêem na obra do Senhor Jesus na cruz do Calvário nasçam de novo, porque “o que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”. Aos olhos humanos, você pode não ter defeito algum, pode viver uma vida irrepreensível, pode fazer boas obras e ser caridoso, mas ainda assim o Criador afirma: “Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3:6 e 5). Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

O CHMADO DE DEUS

14 de Março
"O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1 Tessalonicenses 5.23)

Aqui o chamado de Deus a você é descrito de maneira muito clara. Esse chamado não é algo que se realiza de maneira imediata e concreta, mas Deus chama você a uma santificação cada vez mais profunda. Em outras palavras: Deus chama você a fim de fazer as obras que "Deus de antemão preparou para que andássemos nelas." Por isso Paulo diz que ser santificado "em tudo" inclui o chamado de Deus para nos colocarmos totalmente à disposição do Senhor. Santificação significa uma intensiva e constante concentração em descobrir a vontade de Deus para sua vida. Dessa forma, todas as forças do corpo, da alma e do espírito serão mobilizadas preparando você para o alvo e para a finalidade que Deus planejou para sua vida. Geralmente nos importamos pouco com a expressão "santificação". Mas eu pergunto: você está disposto a pagar o preço da santificação? Ela lhe custará grandes restrições em todos os seus interesses particulares, mas significará uma enorme ampliação de todos os seus interesses na causa de Deus.

Extraído do livro "Pérolas Diárias" (de Wim Malgo)

VOCÊ SEGUE A JESUS?

13 de Março

"Por isso mesmo convinha que, em todas as cousas, se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas cousas referentes a Deus, e para fazer propiciação pelos pecados do povo." (Hebreus 2.17)

Se você segue a Jesus você deve ter o desejo de transmitir aos outros a mensagem da salvação. Mas, muitas vezes, o seu esforço em ganhar outros para Jesus esbarra em corações duros e recebe rejeição áspera. Por quê? Porque você não segue os passos de Jesus com a intensidade necessária para se identificar com os pecadores. Devemos descer até onde eles se encontram, assim como o Senhor Jesus desceu até nós! O pecado em nós corta a ligação com o Senhor, e disso resulta nossa incapacidade e insuficiência ao lidarmos com os perdidos à nossa volta. Pois somente quando nos tornamos um com a pessoa de Jesus, quando nos identificamos plenamente com o Senhor é que teremos condições de nos identificarmos de verdade com os perdidos. Essa profunda união com Jesus vai produzindo em nós uma vocação de interceder diante de Deus em favor de outras pessoas cada vez maior. É dessa maneira que nos colocamos na brecha por pessoas que estão indo para a perdição, e choramos diante do Senhor intercedendo por elas. Como é maravilhoso quando nada mais existe entre você e seu Senhor que impeça uma união perfeita e profunda com Ele! Sendo unido ao Senhor, você ganha um grande coração, cheio de misericórdia para com os perdidos, e seu próximo será tocado profundamente pelo seu verdadeiro amor ao Senhor.

Extraído do livro "
Pérolas Diárias" (de Wim Malgo)

sexta-feira, 12 de março de 2010

Completa confiança...

12 Março

Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que nele esperam (Isaías 30:18).

Completa confiança...

Do avião, por cima das nuvens, temos uma grandiosa visão dos mais altos picos dos Andes. Porém, debaixo das nuvens há uma espessa névoa. Apesar disso, os pilotos tomam medidas para a ater­rissagem. Durante a descida, a aeronave permanece segura no ar. Na cabine reina a maior tranqüilidade. Totalmente concentrados, os pilotos observam os instrumentos. Estes os conduzirão seguros à terra, contanto que confiem neles e façam as manobras corretas, segundo as indicações.

Como esses pilotos, também devemos confiar completamente em Deus. Quando não temos uma boa visibilidade para ver nosso caminho, Ele o vê. A pessoa que conta com Ele não erra.

Porém talvez alguém pergunte: Não existe gente demais na terra para que Deus Se preocupe com cada um? Claro que não! Deus não é limitado como os seres humanos; Deus é espírito. Além disso, o Senhor Jesus disse: “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados” (Mateus 10:29-30).

Outros pensam que as nossas preocupações individuais não interessam a Deus. Pelo contrário! Na carta aos filipenses lemos: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o enten­dimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (4:6-7).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

O TEMPO É CURTO

11 de Março

"Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra." (2 Coríntios 9.8)

O tempo é curto! Por isso, em nome de Jesus, que não se envergonhou de você, procure dominar seus sentimentos totalmente humanos e anuncie aos outros a salvação que Cristo deu a você. Se você não consegue falar com voz de trombeta, então fale com voz suave! Se você não é vocacionado para pregar, se você não pode escrever livros ou folhetos a fim de propagar o seu testemunho, então faça como Pedro, que disse: "Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou." Fale como a mulher samaritana no poço de Jacó em Siquém, se você não puder falar ao povo no monte. Honre ao Senhor Jesus em sua casa, se você não pode glorificá-lO no templo. Por favor, faça-o no campo, se o mercado não é o lugar certo. Dê testemunho aos seus familiares, se a grande família do mundo parece estar fora do seu alcance. Não esconda o seu talento, mas negocie com ele! Assim você conseguirá grandes juros para seu Senhor e Mestre. E enquanto falamos sobre as coisas do Senhor, nós mesmos recebemos refrigério, os santos são fortalecidos, os pecadores são consolados e o Senhor é honrado!

Extraído do livro "Pérolas Diárias" (de Wim Malgo)

quarta-feira, 10 de março de 2010

As três perguntas mais antigas da humanidade (3)

10 Março

Morrendo o homem, porventura tornará a viver? (Jó 14:14).

As três perguntas mais antigas da humanidade (3)

A terceira pergunta que intriga os humanos desde os primórdios é sobre a vida após a morte. O pensamento de todos os povos é caracterizado por uma consciência de que a morte não é o fim de todas as coisas.
A mitologia antiga e o conteúdo de muitos túmulos descobertos pelos arqueólogos testificam que as pessoas das eras remotas acreditavam na vida após a morte. As doutrinas da reencarnação e a transmigração da alma não são novidades; constam das evidências descobertas na cultura das mais antigas civilizações. O homem esteve ocupado desde o início com a questão da vida após a morte, pois Deus “pôs o mundo no coração do homem” (Eclesiastes 3:11). No entanto, sem Deus, não há resposta satisfatória. Aqui também somente a divina revelação nos fará conhecer a verdade. A Bíblia faz duas importantes declarações acerca deste tema:
1) Existe vida após a morte! “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio”. Essas foram palavras de Jesus Cristo em Lucas 16:19-23.
2) A decisão acerca de nosso destino eterno tem, obrigatoria­mente, de ser feita nesta vida. Depois da morte é muito tarde; não há chance. O Senhor também falou sobre esse ponto em Seus ensinamentos (Lucas 16:26-31).
Que ninguém se engane! Hoje é o dia para uma decisão sobre onde cada um de nós irá passar a eternidade. “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna”, disse o Filho de Deus (João 6:47).

(concluído) Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

terça-feira, 9 de março de 2010

As três perguntas mais antigas da humanidade (2)

9 Março

Como se justificaria o homem para com Deus? (Jó 9:2).

As três perguntas mais antigas da humanidade (2)

Quando alguém reconhece que Deus existe e que Ele é santo, surge obrigatoriamente a pergunta que Jó fez no versículo de hoje: “Como se justificaria o homem para com Deus?” Ou, em outras palavras, como pode um ser humano culpado estar na posição de justo diante da presença de Deus?
Muitos tentaram responder essa questão. Em geral, todas as respostas podem ser resumidas no conceito das “obras de justiça”. As pessoas tentam fazer o máximo de boas obras para atingir um nível de justiça que atenda ao padrão divino. Mas a Palavra de Deus afirma claramente: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Boas obras não podem remover um único pecado sequer. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).
Então não há resposta para essa pergunta? Tudo é incerto? De forma alguma! A morte e ressurreição de Jesus Cristo são a resposta para o problema da nossa justiça diante de Deus. Somente sobre essa base é que Deus pode justificar um pecador. Não há qualquer outro modo.
Se Deus fosse simplesmente ignorar o pecado, Ele Se contradiria. Em Sua morte sacrificial na cruz do Calvário, Jesus Cristo suportou o julgamento do pecado, a punição pela nossa culpa. Essa obra de expiação executada com perfeição satisfez todas as justas exigências de Deus em relação ao pecado. Portanto, Ele pode declarar como justo todo aquele que crê no Senhor Jesus e em Sua obra.
(continua)

segunda-feira, 8 de março de 2010

As três perguntas mais antigas da humanidade (1)

8 Março

Ah, se eu soubesse onde o poderia achar! (Jó 23:3).

As três perguntas mais antigas da humanidade (1)

O livro de Jó é um dos mais antigos da Bíblia. Nele estão contidas três das mais antigas perguntas que as pessoas fazem sobre Deus e a eternidade. Tais questionamentos só podem ser respondidos por Deus. O pensamento humano não nos leva a lugar nenhum, pois é totalmente inútil para alcançar os desígnios divinos.
Sobre quem Jó falava quando suspirou as palavras acima? Sobre o próprio Deus. Desde que foi separado do Criador pelo pecado, o ser humano se esforça para encontrá-Lo. As religiões são uma expressão clara desse desejo.
Cada indivíduo possui a capacidade mental para concluir a partir das obras visíveis e maravilhosas da criação que existe um Criador invisível (Romanos 1:20). Na criação, Deus revelou Sua existência, Seu poder e glória; mas para que O encontremos, é necessário que Ele mesmo Se revele a nós.
A revelação de Deus como um Ser de luz e de amor é obtida não na criação, mas em outro lugar. Todas as três perguntas feitas por Jó são respondidas na Pessoa de Jesus Cristo. A resposta definitiva em relação a Deus está na encarnação de Cristo: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (João 1:18). O que as diversas religiões não podem fazer, o Senhor Jesus fez em Pessoa. Ele veio da presença de Deus para revelar Deus.
Portanto, se você deseja saber quem Deus é, analise as palavras, a vida e a morte de Jesus Cristo. Elas são a lente pela qual podemos contemplar a grandeza, a graça e o amor de Deus.
(continua)
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

domingo, 7 de março de 2010

As sete vezes “Eu sou”

7 Março

Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar (Mateus 11:27).

As sete vezes “Eu sou”

Jesus Cristo veio ao mundo para nos levar ao Pai. Por meio de sete ilustrações muito simples Ele nos revelou quem é.

“Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome… se alguém comer deste pão, viverá para sempre” (João 6:35,51). Encontramos aqui satisfação.

“Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12). Com Ele há luz e verdade.

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (João 10:9). Através dEle é possível entrar no reino de Deus.

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas… Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” (João 10:11, 14). Os que pertencem a Ele têm perfeita segurança.

“Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá” (João 11:25). Como Vitorioso sobre a morte, Ele dá vida: vida eterna.

“Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6). Ele é o único meio de acesso a Deus, o Pai.

“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto” (João 15:5). Um íntimo relacionamento com o Senhor Jesus resulta em uma vida que produz muito fruto para Ele.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

OS FILHOS DE DEUS, OS VENCEDORES....

6 de Março

"Então já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos." (Apocalipse 22.5)

Os filhos de Deus, os vencedores, não mais chorarão, porque além de muitas outras coisas também terá desaparecido todo o temor que temos de mudança ou modificação. Então os filhos de Deus sentirão que estão seguros por toda a eternidade. O pecado estará fora, e os salvos estarão na glória.

E na glória os remidos também não mais chorarão porque toda a saudade não existirá e todos os desejos estarão saciados. Na presença do Senhor os resgatados não desejarão mais nada para si mesmos, pois já possuem tudo. Todos os nossos desejos de olhar, ouvir, sentir, tocar, conhecer, imaginar, esperar, querer e todas as capacidades da alma estarão completamente satisfeitos. E por mais imperfeito que seja nosso conhecimento atual sobre aquilo que Deus tem preparado para aqueles que O amam, pela revelação do Espírito Santo sabemos o suficiente: lá no alto seremos indizivelmente bem-aventurados! Uma tranqüilidade assim, cheia de alegria, está preparada no céu para nós! Talvez essa alegria já esteja bem próxima. Uma coisa é certa: cedo ou tarde as harpas para entoarmos cânticos de lamento serão trocadas pela palma da vitória. As gotas de orvalho das preocupações se transformarão em pérolas de delícia eterna! Jesus virá em breve! Só isto será glória mais que suficiente!

sexta-feira, 5 de março de 2010

VERDADE QUE NÃO PODE SER IGNORADA

5 Março
Eis que pecastes contra o Senhor; e sabei que o vosso pecado vos há de achar (Números 32:23).
Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (João 1:29).
Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá (Apocalipse 1:7).

Verdades que não podem ser ignoradas

A primeira palavra dos versículos acima nos mostra que Deus deseja chamar nossa atenção para certos fatos importantes. São verdades que não podemos ignorar sem sofrer as conseqüências. Vamos analisá-las.
Todos pecaram contra Deus. Poucas pessoas irão se recusar a admitir que erraram em algum momento da vida e são culpadas por algo que fizeram. Porém como é fácil menosprezar o assunto com a desculpa de que “todos são pecadores”. Generalizações não têm efeito para com Deus, que espera de nós uma admissão de culpa pessoal: “Eu pequei!” O “Deus de amor” que fecha os olhos para as “pequenas ofensas” e leva em consideração as “boas intenções”, como muitos imaginam, definitivamente não existe. A Bíblia mostra Deus como Aquele que nos julga de acordo com Seu imparcial senso de justiça. “Sabei que o vosso pecado vos há de achar.”
Jesus Cristo é o Salvador dos pecadores. Ele é o meio pelo qual podemos escapar do juízo divino. Como Cordeiro de Deus Ele sofreu o justo castigo do pecado. Cristo, o Único que não pecou, morreu na cruz do Calvário no lugar dos que pecaram. Isso se aplica a todos os que confessam diante dEle que são pecadores e O recebem como Salvador e Senhor.
Jesus Cristo voltará como Juiz. Esse é o significado do último versículo. Nesse dia então não haverá mais qualquer oportunidade para as pessoas O receberem como Salvador.
Agora só resta uma pergunta: diante de tais verdades, qual é a sua posição? Você já pertence ao grupo dos que crêem e têm um relacionamen­to íntimo com esse Senhor e Salvador ou ainda se esconde atrás de uma infinidade de desculpas? Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

O melhor ainda está por vir!

4 de Março
"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram." (Apocalipse 21.4)

O melhor ainda está por vir! O Santo dos Santos está à nossa frente. O Senhor preparou uma bem-aventurança inimaginável para aqueles que O amam. Essa bem-aventurança não pode ser descrita, pois: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." Mas o Senhor, na Sua Palavra, compartilhou coisas bem concretas sobre a glória eterna. Por exemplo, lemos no livro de Isaías: "...nunca mais se ouvirá nela nem voz de choro nem de clamor." Isso significa: os glorificados não choram mais, pois todo motivo para tristeza foi abolido. Nenhum sofrimento nos entristece e nem recordações da morte ou qualquer prejuízo nos deixam aborrecidos ou magoados. Lá não se chorará mais, pois nossa santificação estará concluída. Os comprados pelo sangue do Cordeiro nunca mais serão afastados da presença do Deus vivo através de "corações maus e incrédulos". Lá estaremos diante do Seu trono e teremos nos tornado na semelhança do Seu Filho. Lá deixarão de se afligir aqueles que, já aqui na terra, se afastaram do pecado.
Extraído do livro "Pérolas Diárias" (de Wim Malgo)

O que é santificação?

3 de Março
"Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas." (Hebreus 10.10)

O que é santificação? O mais profundo significado de santificação encontramos em Hebreus 13.12: "Por isso foi que também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta." E então segue a exortação para santificação: "Saiamos, pois, a ele, fora do arraial, levando o seu vitupério!" Jesus saiu para santificar. Nós precisamos sair até Ele para sermos santificados. A pergunta em primeiro lugar é essa: você está disposto a ser santificado, disposto a ser separado do mundo para ser só de Jesus? É desejo seu abandonar pessoas, propriedades e coisas a fim de ser totalmente unido a Jesus? O caminho da santificação é um caminho solitário, pois ele conduz para fora, ele nos separa para o Senhor. Esse caminho nos conduz até onde Jesus também esteve: não somente para perto da cruz, mas para a própria cruz. A santificação é vitalmente necessária, pois se não quisermos ir até onde Jesus foi quando se entregou totalmente, não chegaremos até onde Ele se encontra agora. Por isso a carta aos hebreus diz: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor." O tempo urge, a hora do encontro com Jesus nas nuvens se aproxima com grande rapidez. Tenhamos, pois, bem presente a séria exortação da Palavra que diz: "...porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e, sim, em santificação."
Extraído do livro "Pérolas Diárias" (de Wim Malgo)

A quem o Senhor deu essa porta aberta?

2 de Março
"Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome." (Apocalipse 3.8)

A quem o Senhor deu essa porta aberta? Àquele que tem pouca força! Essa é uma mensagem cheia de esperança para todos aqueles que a necessitam e que se sentem fracos! Apodere-se do poder do Espírito para ter um atraente testemunho de vida! É a maneira de Deus glorificar-se na fraqueza! Pense nisso, você, que tanto anseia por força e pela sensação de poder! Muitas vezes pedimos o contrário daquilo que Deus quer nos dar: "...porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza." Ou: "Ele me abateu a força no caminho." Por que o Senhor não quer contar com a nossa própria força? Porque as nossas forças só produzem coisas temporais. Mas o poder do Senhor produz coisas eternas. Por isso precisamos nos tornar fracos já que a nossa própria força é um empecilho para que o poder e a força de Deus se manifestem em nossas vidas.
Essa porta aberta Ele também dá àqueles que permanecem na Sua palavra. São pouquíssimos os que permanecem fiéis à Bíblia toda! Mas o que diz o Senhor? "...Mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito, e que treme da minha palavra." Você está disposto a ser julgado cada vez mais profundamente pela Palavra? Deus não espera que você seja forte, Ele espera obediência!
Extraído do livro "Pérolas Diárias" (de Wim Malgo)

Pérolas Diárias em seu celularLeia nossas devocionais diárias em qualquer lugar, a qualquer hora. Se você tem acesso à internet pelo seu celular, aponte-o para http://wap.chamada.com.br/perolas e salve o link em seus marcadores de favoritos para poder acessá-lo diariamente com facilidade.A disponibilidade do serviço depende dos recursos de seu celular e de seu plano de telefonia móvel. O acesso ao site é gratuito, mas sua operadora poderá cobrar pelo uso da conexão. As instruções para o acesso à internet estão no manual de seu aparelho.

A ROUPA DE JOSÉ (2)

1 MARÇO
E Ela [a mulher de Potifar] lhe pegou pela sua veste, dizendo: Deita-te comigo. Ele deixou a sua veste na não dela, e fugiu, e saiu para fora.
(Gênesis 39:12).

A ROUPA DE JOSÉ (2)

Já falamos da túnica que Jacó fez para José e que alude à glória, beleza e perfeição do Filho de Deus que viveu aqui com o homem.
Hoje queremos falar da roupa que José usava na casa de Potifar, que o havia comprado como escravo. Ao fugir da mulher de seu dono, “ele deixou a sua veste na mão dela”.
Essa roupa também nos fala sobre o Senhor Jesus, que voluntariamente “aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Filipenses 2:7).
A humilhação voluntária de nosso Senhor e Salvador é para nós um feito digno de eterno louvor e adoração. Podemos compreender o fato dEle ter Se aniquilado? O Criador do universo Soberano sobre todas as coisas ter Se reduzido a nada é algo que está além de nossa capacidade de entendimento. E foi exatamente o que Ele fez. Ele tomou a “forma de servo”. Não veio “para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Marcos 10:45).
Como José, nosso Senhor também foi tentado, e de maneira muito mais séria. Porém, resistiu à tentação; o príncipe deste mundo Satanás, não encontrou nada no Filho de Deus que pudesse induzi-Lo ao pecado. Como homem, Jesus andou de modo perfeito até o fim, quando foi “crucificado em fraqueza” (2Cotíntios 13:4), pelo que “Também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome” (Filipenses 2: 9-10). Os caminhos de Deus são absolutamente insondáveis e a única coisa que nos resta é nos prostrarmos em adoração!
(continua)
Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

A ROUPA DE JOSÉ (1)

28 FEVEREIRO
E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma de várias cores.
(Gênesis 37:3).

A ROUPA DE JOSÉ (1)

A vida de José relatada no livro de Gênesis reflete de maneira especialmente bela era o Senhor Jesus. Como José, Cristo também era o Filho amado do Pai. O filho de Jacó passou dos sofrimentos à glória, tal como aconteceu com o nosso Senhor e Salvador.
As vestes de José também têm um significado simbólico. Como expressão de amor por José, Jacó lhe fez uma túnica de várias cores. As cores falam da glória e da perfeição com que Deus valoriza o Senhor Jesus. Quando o filho de Deus viveu aqui como homem e andou em humildade, o céu manifestou seu apreço. O Pai não podia permitir que Seu Filho amado fosse colocado no mesmo nível que os demais humanos. Em duas ocasiões falou audivelmente: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17; 17:5).
Como os homnens reagiram ao amor de Deus pelo Sesnhor Jesus? Assim como para os irmãos de José a túnica de diversas cores foi motivo de ódio (por ser um símbolo de honra e distinção, usada apenas pelo escolhido para ser o chefe das família), os judeus do tempo de Jesus tampouco puderam suportar que Ele falasses de Si mesmo como o Filho de Deus. Segundo eles, Jesus Se fazia a Si mesmo Deus, e isso foi o motivo para condena-Lo à morte, o que ao irmãos de José também cogitaram antes de jogá-lo em uma cisterna (Gênesis 37:18).
Por outro lado, nós os que cremos, podemos admirar a glória da “túnica de várias cores” do Senhor Jesus.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

A MINA DE OURO

27 FEVEREIRO
Se você voltar para o Todo-Poderoso e se humilhar, se você acabar com a maldade que há em sua casa, se o ouro mais precioso não tiver valor para você e for como o pó e as pedrinhas do ribeirão, então o Todo-Poderoso será o seu ouro puro, será a sua prata mais preciosas (N.T.L.H.) (Jó 22:23-25)
Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro. Não podeis servir a Deus e Mamom. (Lucas 16:13).

A MINA DE OURO

Em 5 de maio de 1997, foi descoberta uma gigantesca fraude que enriqueceu alguns políticos e empresários e arruinou milhares de acionistas de uma fictícia mina de ouro na salva de Bornéu.
É mais um caso entre milhares que ilustra a permanente busca pela fortuna material. Implacavelmente perseguida pela maioria dos indivíduos. Moralistas condenaram em vão essa busca obsessiva, listando os danos e os crimes causados por aquela sede de ouro. Ser mais rico que o vizinho frequentemente é a motivação mais ou menos consciente que impulsiona o coração humano. Não é somente para se viver melhor porque na realidade muitos ricos são escravos miseráveis de suas fortunas, mas é para se sentir superior aos semelhantes e ser admirado e invejado por eles.
Por outro lado, só escapa dessa fascinação que já possui algo melhor. Ter como “ouro” como “fortuna”para o presente e o futuro o próprio Deus Todo-Poderoso basta ao coração do crente genuíno. Nada que há neste mundo pode se com parar a Ele. Mas as riquezas são enganosas; é preciso estar em constante vigilância para permanecer firme na escolha correta. Não se pode servir a dois senhores. “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessas cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a sim mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas... Mas é grande ganho a piedade com conhecimento” (1 Timóteo 6:10-11,6).
Querido leitor, onde está o seu tesouro?

QUAL É A SUA OPÇÃO?

26 FEVEREIRO
Porque onde estiver o vosso tesouro, ai estará também o vosso coração.
Vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei...inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá
(Mateus 6:21; Isaías 55:1-3).

QUAL É A SUA OPÇÃO?

Um jovem se aproximou do Senhor Jesus para Lhe fazer uma importante pergunta:
- “Que bem farei, para conseguir a vida eterna?”
- “Guarda os mandamentos”, respondeu Jesus.
O jovem replicou: “Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?”
- “Vai, vende o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me”.
Essa resposta colocou o jovem diante de uma opção vital: se desfazer de todos os bens para seguir a Senhor Jesus e adquirir as verdadeiras riquezas espirituais e celestiais, ou continuar aumentando sua fortuna material como o risco de perde-la e com insatisfação no coração.
O que ele fez? Deu as costas para o Senhor Jesus e foi embora, muito triste (Mateus 19:16-21).
Aquele homem não pôde ser salvo, não porque era rico, mas, sim, porque o dinheiro era o ídolo que dominava seu coração, e o Senhor Jesus sabia disso.
Como juntar tesouros no céu? As riquezas desta terra se desvalorizam e são alvo de ladrões. Se você confia em Deus, participará das “abundantes riquezas da sua graça” (Efésios 32:7).
Deus dá aos Seus filhos a oportunidade de serem ricos “em boas obras” (1 Timóteo 6:18); “ricos na fé” (Tiago 2:5); ricos “para com Deus” (Lucas 12:21). Essas são as verdadeiras riquezas que durarão por toda a eternidade. Medite nas seguintes palavras de Paulo e analise o seu próprio coração: “Os que querem ser ricos caem na tentação, e em laços, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se transpassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus foge destas coisas”. (1 Timóteo 6:9-11).

NÃO TENHO DE PRESTAR CONTAS A NINGUÉM

25 FEVEREIRO
Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.
Maior é Deus do que o homem. Por que razão contendes com ele? Porque ele não dá contas de nenhum dos seus feitos...
(Romanos 14:12; 1Pedro 4:5; Jó 33:12-13).

NÃO TENHO DE PRESTAR CONTAS A NINGUÉM

“Faço o que quero; não preciso de ninguém; não é min há culpa, foi o outro que me provocou” são algumas expressões comuns e não somente na boca de jovens rebeldes!
O único que n ao tem de prestar contas a ninguém é Deus, muito menos a nós, Suas criaturas. No entanto, nós O acusamos com insolência de todos os m ales que nos acontecem. Todos os seres humanos devem prestar contas de “toda palavra ociosa” (Mateus 12:36), arrogante e blasfema que sai de nossa boca, pois somos responsáveis por nossas palavras e atos, pela conduta de nossa vida, pelo uso do tempo que nos foi concedido,etc.
Não, não sou dono de mim mesmo. Talvez algum dia Deus me diga: “Te dei inteligência, saúde, numerosas capacidades, e o que você fez contudo isso? ‘Presta contas da tua mordomia” (Lucas 16: 2). Também talvez dirá: “Eu falei com você no dia 25 do mês de fevereiro do ano 2009, você prestou atenção? O que você fez do me Filho Jesus Cristo?
“Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 João 5:20).
“Deus nos deu a vidas; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, para que saibas que tendes a vida eterna e para que creias no nome do Filho de Deus” (1João 5:11-13).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

CULTO AO VIVO NO SEU COMPUTADOR: www.pibrj.org.br , aos domingos às 10h e às 19h.

CONTRÁRIA À NATUREZA (2)

24 FEVEREIRO
Volta...e não farei cair a minha ira sobre vós;porque benigno sou, diz o SENHOR, e não conservarei para sempre a minha ira. Somente reconhece a tua iniqüidade
(Jeremias 32:12-13).

CONTRÁRIA À NATUREZA (2)

Antigamente se temia as fomes e as epidemias. Hoje, além disso, ainda temos a ameaça de contaminação e a devastação do meio ambiente. Por essa razão, os movimentos ecológicos e de defesa da vida se multiplicam. Mas nada deixa entrever que os problemas estão perto do fim.
Muitos quiseram estabelecer um programa político mundial para administrar o planeta. Mas a Bíblia ensina que não existe uma solução coletiva para esse mundo como um todo. É necessário que cada um se volte para Deus. Há um remédio ao alcance de todo indivíduo: respeitar o Criador e obedecer aos Seus mandamentos. Crer na Palavra de Deus, a Bíblia, evitar muitos problemas e decepções. Por meio dela, podemos obter a fé para nascer de novo e nos tornarmos filhos de Deus, o que transforma radicalmente qualquer pessoa.
Como será viver um futuro sem Deus? O que aguarda os que desprezam o Criador? A perspectiva não é nada animadora. OP caos do mundo de hoje resulta do homem estar entregue às suas próprias paixões infames. Mas Deus nos oferece o perdão, a paz e a felicidade. Para aproveitar os tesouros divinos, é necessária uma só condição: voltar-se para Ele e crer. Se no conjunto a humanidade não respondeu ao Seu convite, cada pessoa pode fazê-lo por si mesma. Quem tomar passo estará na rota de colisão com sistema vigente do mundo. Tornar-se um filho de Deus pela fé na obra do Senhor Jesus na cruz do Calvário é receber uma nova natureza, contrária à natureza caída que herdamos de Adão. Essa é a única esperança para você que está vivendo num mundo reservado para a destruição.
Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

CONTRÁRIA À NATUREZA (1)

23 FEVEREIRO
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os moradores da terra...porque vem a julgar a terra; com justiça julgará o mundo e o povo com eqüidade.
(Romanos 8:22; Salmo 98:4 e 9).

CONTRÁRIA À NATUREZA (1)

A crise do chamado “mal da vaca louca” foi um drama que há alguns anos mobilizou os meios de comunicação. O desgosto dos fazendeiros que tiveram de abater seu gado é compreensível. O desconforto dos consumidores que apreciavam esse produto também, Supostamente isso foi causado por erro na alimentação das vacas que, sendo herbívoras, receberam ração de origem animal. Por certo a produção de leite aumentou, mas ao preço de uma alimentação contrária À natureza.
Contrária à natureza! Essa é uma palavra chave para descrever a sociedade atual. Pensemos nas manipulações genéticas sem controle, no homossexualismo que agora não só está sendo aceito, mas também incentivado, nos valores morais preconizados no mundo moderno. Há muito a Bíblia denuncia tais práticas a que homens e mulheres se entregam sem vergonha, mudando “o isso natural, no contrário à natureza” (Romanos 1:26).
O ser humano peca e a natureza sofre, “geme” por ser liberta “da servidão da corrupção” (Romanos 8:21). Apesar da angústia que isso gera, os cientistas são incapazes de deter As arriscadas experiência que os governos estão fazendo. O lema dos meios de comunicação é “Quanto pior melhor”. Nunca se consumiu tanta pornografia como agora. A crise é realmente grave e atinge todos os setores; o ser humano perdeu o contato com seu Criador. No entanto, Deus continua amando cada um de nós, pois fomos projetados para ter comunhão com Ele. Viver na escravidão, sem qualquer conhecimento de Deus e motos em nosso deleites e pecados, isso, sim, é contrário à natureza!

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

"TENHO SEDE"

22 FEVEREIRO
Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.
(João 19:28)

“TENHO SEDE”

As trevas acabaram por se dissipar quando na cruz o Senhor Jesus pronunciou essas palavras. Somente o apóstolo João se refere a elas. Em seu evangelho, onde brilha o caráter divino de Cristo, é surpreendente encontrar tais palavras que expressam tão simplesmente a necessidade vital de um ser humano no limite de sua resistência física. O Filho de Deus, o próprio Deus, o Senhor Jesus, Criador dos céus e da terra, também era homem.
Nesse momento Lhe fim oferecido vinagre, que Jesus tomou. Não devemos confundir essa bebida habitual dos soldados romanos com o vinagre misturado com fel, uma espécie de narcótico que tinha a propriedade de atender as dores dos crucificados (Mateus 27:34). Este o Senhor Jesus não aceitou.
O Senhor Jesus disse isso para cumprir as Escrituras: “Na minha sede me deram a beber vinagre” (Salmo 69:21). Embora tivesse a força de quem oferecia Sua vida voluntariamente, nesse momento o Senhor Jesus padecia de grande sede, Sua língua aderia ao céu da boca, segundo a profecia: “língua se me pega ao paladar” (Salmo 22: 15).
O Senhor sentiu a aridez de um mundo hostil e inimigo. O Criador da chuva e das fontes de água sofreu uma sede atroz na cruz, como durante toda Sua vida tinha sentido a inextinguível sede espiritual em um mundo contaminado pelo pecado. Ele mesmo agora é para os Seus uma fonte inesgotável de graça e bênção.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE. QUE VOCÊ ENCONTRA NAS LIVRARIAS EVANGÉLICAS.

A CARTEIRA E A BÍBLIA

21 FEVEREIRO
Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro ou se há de chegar a um e desprezar ao outro. Não podeis servi a Deus e a Mamom.
(Lucas 13:34; 16:13).

A CARTEIRA E A BÍBLIA

Em um sábado à tarde, meu vizinho tocou a campainha da minha casa e me disse: - Você já sabe que o vidro da porta do seu carro está quebrado? Sai correndo porta afora. Havia cacos por toda parte. Em pleno dia furtaram objetos do interior do veículo. Mas o que levaram?, pensei. Dei falta de duas coisas: minha carteira e a Bíblia.
Mal entrei em casa e novamente tocaram a campainha. Um desco-nhecido trazia minha Bíblia. Ele a encontrou aberta sobre a calçada um pouco adiante da minha casa e, como mais como nela estava escrito meu nome e endereço, veio devolvê-la. Alegrei-me por recuperá-la; obviamente quanto a carteira nunca mais a vi. Na pressa o ladrão confundiu a Bíblia com uma bolsa... quando constatou o erro, a jogou fora e levou somente a carteira.
Foi a escolha dele. Também é a de nossa sociedade moderna, que ama o materialismo e despreza Deus. Mas será que é a escolha correta? Jesus advertiu Seus discípulos: “Não ajunteis tesouros n a terra... onde os ladrões minam e roubam. Mas, ajunteis tesouros no céu... Porque onde estiver o vosso tesouro, ai estará também o vosso coração.. Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar a um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e Mamom” (Mateus 6:19-21,24).
Qual tem sido a sua escolha? A Bíblia ou a carteira? O seu futuro eterno depende dessa opção. “Buscai primeiro o Reino de Deus , e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.
CUTO AO VIVO www.pibrj.org.br aos Domingos às 10h e 19h.

IGREJA: UMA ORGANISMO ESPIRITUAL

20 FEVEREIRO
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o senhor, é do céu. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. O corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo.
(1 Coríntios 15:47,49 e 12:12).

IGREJA: UM ORGANISMO ESPIRITUAL

A ciência atual supõe uma progressão na formação do universo. Primeiro havia os átomos, depois as moléculas e por fim as estrelas, planetas e galáxias. Então surgiu a vida biológica e depois a mental, apogeu da organização (ou evoluções, como alguns dizem). Rejeitamos tal teoria já que não admite nosso Deus como soberano Criador.
Em harmonia com o primeiro capítulo da Bíblia, cremos que Deus fez os mundos com o Seu poder: o material (vv. 1-10), depois o biológico (vv. 11-25) e por fim o espiritual. O ser humano, o ápice da criação, foi criado à imagem de Deus (vv.26-28).
Mas a Bíblia não pára por aí. Após o primeiro homem, ela apresenta o segundo homem, enviado do céu, Jesus Cristo, a quem Deus concedeu autoridade sobre tudo. Chefe de uma nova criação, Cristo não permanece sozinho; está associado aos cristãos verdadeiros que recebem a vida de Deus, ou seja, a Igreja. Junto com ela forma um organismo espiritual, um conjunto harmonioso, unido pelo Espírito Santo, cuja função é refletir a glória de Deus. Contemplemos os projetos divinos. Ele deseja unir o Senhor Jesus glorificado com todos os salvos nEle, que serão igualmente glorificados. Tudo o que é material – os céus e a terra – passarão mas aquilo que é invisível permanecerá para sempre.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

"NA VERDADE, ESTE HOMEM ERA JUSTO"

19 FEVEREIRO
Porque também Cristo padeceu um vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus.
Mas vós negastes o Santo e o Justo... E mataste o Príncipe da vida.
(1 Pedro 3:18; Atos 3: 14-15).

“NA VERDADE, ESTE HOMEM ERA JUSTO”

Em uma aula de História, os alunos discutiam sobre a vida de Dreufus, um homem que sacudiu a França na última década do século XX. Esse oficial do exército francês se tornou vítima de uma grande injustiça. Por causa de falsos testemunhos foi condenado a trabalhos forçados. A opinião pública sés mobilizou a favor dele; o grande escritor Emile Zola advogou pelo inocente e obteve revisão do processo. Dreyfus foi restaurado às suas funções militares alguns anos mais tarde.
Então, com tristeza, um dos estudantes se lembrou de outro homem acusado injustamente, a quem ninguém defendeu: Jesus Cristo. Apesar de agir com paz e amor, teve muitos adversários: foi vítima de uma armação, várias falsas testemunhas inventaram mentiras para acusa-Lo, porque não havia motivos reais contra Ele. Quando Judas sentiu remorso por haver traído sangue inocente, já era muito tarde (Mateus 27:4). Em relação a Pilatos, por três vezes este perguntou: “Mas que mal fez este? Não acho nele culpa alguma de morte” (Lucas 23: 14,15,22). Quis libertrá-Lo, mas desanimou diante do alvoroça popular. Um dos ladrões crucifi-cados e depois o centurião encarregado da morte de Jesus reconheceram que “na verdade, este homem era justo” (Lucas 23:41.47).
Não esqueçamos que esse Justo pagou com Sua vida o preço de nossas injustiças, e não tratemos com desprezo a demonstração máxima do amor divino. O Senhor Jesus Cristo foi o Justo que morreu na cruz por nós para que não fôssemos condenados a uma eternidade de sofrimentos, mas é também o justo Juiz que “recompensará cada um segundo as suas obras” (Romanos 2:6). No tribunal divino não haverá falsas testemunhas, nem qualquer possibilidade de erro; nossas próprias obras e consciência falarão por nós.
Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

RESPOSTA A UMA VELHA PERGUNTA

18 FEVEREIRO
Se, com atua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em tu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo;.
Justificados pela fé, temos paz com Deus
(Romanos 10:9; 5:1).

RESPOSTA A UMA VELHA PERGUNTA

Certo jovem que havia crescido em uma família piedosa relata o seguinte:
“Desde menino queria saber se existiam pessoas com total certeza de que iriam para o céu. Mas na me atrevia a perguntar isso para ninguém. Quando fiz 18 anos, pela primeira vez em minha vida encontrei um verdadeiro cristão que havia nascido de novo. Isso aconteceu durante um encontro casual de negócios. Quis saber como aquele homem obtivera o cargo que ocupava. Ele me contou que havia entregue sua vida a Cristo, seu Salvador, Senhor e Mestre, e que Este lhe colocara na posição que estava.
Essas palavras me chamaram a atenção. Delas emanava tal confiança em Deus, confiança essa que minha religião – a única verdadeira segundo os meus conceitos – não podia me dar. Nesse momento tive a coragem de fazer a velha pergunta de minha adolescência, ou seja, se ele estava seguro de que iria para o céu. Aquele homem me respondeu com um ‘sim’ tão convicto, e imediatamente acrescentou que não era melhor quem os outros, mas que todos os pecados dele o Senhor Jesus havia pago na cruz. Eu também cria nisso, no entanto pensava que esse fato não era suficiente. De acordo com a minha opinião, a fim de poder ir para o céu era necessário, no mínimo, uma vida inteira de boas obras.
Pouco a pouco compreendi que a fé no Senhor Jesus era verdadeira suficiente e que Deus podia perdoar meus pecados devido ao sofrimento de meu Substituto. A única coisa que eu precisava fazer era crer nessa obra redentora. Eu cri e a paz de Deus encheu meu coração.”

Extraído do Devocional BOA SEMENTE. Adquira o seu exemplar nas livrarias Evangélicas de sua cidade.

O REMÉDIO E O ERRO

17 FEVEREIRO
Por isso Deus enviará o poder do erro para agir neles a fim de que acreditem naquilo que é falso. O resultado disso é que serão condenados todos ao que não crêem na verdade, mas têm prazer no pecado.
(2 Tessalonicenses 2:11-12).

O REMÉDIO E O ERRO

Um jornal de San Francisco (EUA) informou: “Muitas bactérias que provocam enfermidades como pneumonia e otite nos bebês se desenvol-vem com vertiginosa rapidez em variedades tão resistentes que já n ao podem ser combatidas com os medicamentos existentes. Com esse panorama, um futuro sombrio é iminente, um período ‘pós-antibiótico’, em que teremos de conviver com doenças contra as quais não haverá remédio.”
Isso é realmente muito preocupante. No entanto, mais preocupante ainda é o fato de que as pessoas têm se tornado cada vez mais resistentes ao remédio de Deus: o Evangelho de Sua graça. Uma bactéria tão resisten-te t em se desenvolvido – a incredulidade – que logo será impossível livrar a humanidade dela. Que perspectiva tenebrosa!
Porém, Deus ainda está sendo paciente. O Senhor convida Suas criaturas a se reconciliarem com Ele mesmo por meio do eficaz remédio que nos salva dos nossos pecados; a fé na obra que Cristo realizou na cruz pelos pecadores. Ali, o Senhor Jesus morreu em nosso lugar, espiou o pecado de toda a humanidade e deu a oportunidade para os que crêem nEle de receber não som ente o perdão divino, mas de se tornarem filhos de Deus.
Contudo, se aproxima o tempo em que aqueles que rejeitarem o Evangelho não terão mais a chance de se beneficiar do remédio que o grande Médico lhes oferece. Eles se apegarão à mentira de todo coração e perecerão.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

UM SURPREENDENTE "POR QUÊ"

16 FEVEREIRO
E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloi, lema sabactâni? Isso, traduzido, é: Deus meu, por que me desamparaste?
(Marcos 15:34).

UM SURPREENDETE “POR QUÊ?”

Marcos, o evangelista, transcreve essa pergunta feita pelo Senhor Jesus na cruz no idioma original do Salmo 22. Aqui estão expostos alguns pensamentos e sentimentos mais íntimos do Senhor Jesus no madeiro, os quais culminam com essa surpreendente pergunta: “Por que me desamparaste?”
A expressão do Salmo 40: 6-7: “Sacrifício e oferta não quiseste... Eis aqui venho”, repetida em Hebreus 10:7 e 9, mostra claramente que o Senhor Jesus sabia o que O aguardava. Essa pergunta, portanto, não expressa a indignação do Senhor Jesus diante de um abandono tão desconcertante. Muito pelo contrário, o mesmo Salmo 40 testemunha a alegria do Senhor. “deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu” (v.8). O Senhor Jesus sofreu tais horas em submissão à vontade de Seu Pai:”Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22: 42).
Esse “porquê”, que não requer resposta está inscrito na História da humanidade como um memorável testemunho do que aconteceu na cruz, e que os filhos de Core, inspirados pelo Espírito Santo expressaram profética-mente: “A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram” (Salmo 85:10).
Essa pergunta lembra a cada pecador o preço pago pelo Senhor Jesus para a nossa salvação. A cruz é o único lugar onde a santidade, a justiça e o amor de Deus foram santificados para que o homem fosse salvo.
“Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graça, e honra, e glória, e poder para todo o sempre” (Apocalipse 5: 13).
Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

PASTORAL - DEIXEM A UNIVERSAL EM PAZ

Pastoral
15 fevereiro
Deixem a Universal em Paz
Domingo, 1 de fevereiro. Abro um dos maiores jornais do País e lá encontro duas páginas inteiras de reportagem sobre e contra a Igreja Universal. Fala (mal) da expansão da igreja, do apelo ao dízimo, do "tirar o Diabo do corpo", etc. Nada que já não saibamos desde o Pleistoceno. Inclusive inclui fotos amarelecidas, como a de um bispo chutando uma imagem e a dos pastores carregando dinheiro às costas no Maracanã.
Alguns poderiam estranhar que um pastor batista escrevesse algo em defesa da referida Igreja. Até porque, se há um pastor batista que tem plena convicção de sua opção confessional, esse sou eu. Sequer tenho paciência para ouvir o ramerrão da teologia da prosperidade que essa Igreja proclama. Como também repilo a metodologia de se recolher o dízimo contra promessas de cura, libertação e sucesso financeiro. O dízimo é, sim, o plano com que Deus quis que sua obra fosse mantida. Sou sustentado pelos dízimos e não me envergonho disso, porque é o plano de Deus (Nm 18.21; Ne 10.37; 13.5; Ml 3.10; Mt 10.9-10; 1Co 9; 1Tm 5.17-18). Isto é uma coisa. Mas fazer o que a mídia em geral faz com essa Igreja é outra diferente. Toda semana um banco liga para mim, oferecendo-me seus produtos. Há algo de errado nisso? O banco é livre para oferecer, e eu sou livre para rejeitar. De quando em vez, recebo ligação também de uma instituição de caridade, de cuja doutrina aliás discordo, solicitando ajuda. Nenhuma reportagem sobre isso. Esse tratamento desigual que a imprensa dá aos temas religiosos é que nos devia preocupar. A Universal promove o seu "produto", promete, pede... ela é livre para isso. E as pessoas são igualmente livres para doar ou não. Se uma igreja ou líder comete algum ilícito - seja assassinato, sonegação de impostos ou... pedofilia - a Justiça está aí para isso. Quando a imprensa se junta à turba para linchar quem quer que seja começa a perder o que lhe é mais caro: a credibilidade.
Pr. João Soares da Fonsecajsfonseca@pibrj.org.br- Pr da PRIMEIRA IGREJA BATISTA RJ

SÓ JESUS PODE SALVAR

14 FEVEREIRO
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos...
(Atos 4:12).
Leia Números 35: 16-34.


SÓ JESUS PODE SALVAR

Em seu aspecto profético, a cidade de refúgio para o homicida abriga o povo judeu que crucificou o seu Messias sem apreciar a extensão de seu crime (Lucas 23:34). Eles têm, desde aquele tempo, sido providencialmente mantido por Deus longe de sua herança, até o fim da atual dispensação; em outras palavras, enquanto Cristo for sacerdote à semelhança de Arão.
Na verdade, toda raça humana é culpada da morte do filho de Deus. Mas, em Sua infinita misericórdia, Deus providenciou para o homem um refúgio de sua própria ira, e este refúgio não é outro senão a própria Vítima. O Senhor Jesus á que “nos livra da ira vindoura” (1 Tessalonicenses 1:10).
Cristo é representado neste capítulo ao esmo tempo como a vitima e como a cidade de refúgio. Ele também é representado aqui por um terceiro aspecto. Como o sumo sacerdote cuja morte sinaliza o seu retorno à herança em completa segurança (Números 25:28).
O versículo 31 afirma que nenhum resgate (penitência). Por maior que fosse, poderia substituir como meio de salvação o que o Senhor tinha provido em favor do homicida. Nem prata nem ouro (1 Pedro 1:18), nem qualquer obra (Efésios 2:9), podem tomar o lugar de proteção que o pecador tem em Jesus Cristo “E não há salvação em nenhum outro...” (Atos 4: 12).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

CONVERSA DE UM CÉTICO

13 FEVEREIRO
O homem respondeu e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha: que vós não saibais de onde ele é e me abrisse os olhos
(João 9:30).

CONVERSA DE UM CÉTICO

Deus pode conceder a uma alma sincera a revelação de Si mesmo através da Palavra. A seguinte história de um cético demonstra isso: “Eu não cria em deus, na Bíblia nem tampouco na autoridade de nenhuma experiência cristã. Para mim, a conversão era somente uma piedosa ilusão de fanáticos cristãos”. A leitura de críticos das Escrituras confirmou minha crença de que a morte era nada mais que um sono eterno e que não existia nem céu nem inferno. Contudo, no decorrer dos anos, ocasionalmente tive dúvidas que começaram a me incomodar muito.
Eu me perguntava o que ocorreria se a Bíblia tivesse razão. Finalmente decidi examinar o cristianismo com base nas declarações bíblicas. Se houvesse alguma coisa correta nela, eu tinha de encontrar; se não, pelo menos nunca mais nenhuma dúvida iria pertubar minha tranqüilidade.
Certo domingo, me ajoelhei e orei mais ou menos o seguinte: ‘Deus, se Tu existes, me escute. Se há um céu e um inferno, me mostre. Se a Bíblia é verdade, me ilumine’. Então comecei a ler a Bíblia pelo Novo Testamento. Estudei capítulo por capítulo com extrema atenção. Quanto mais lia, mais clara se tornava a impressão de que eu era um pecador perdido.
Uma semana depois que passei a examinar a verdade com profundidade recebi Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador. Uma indescritível alegria e uma gratidão sem fim se apoderaram de mim”.
“Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes” (Jeremias 33:3).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.
Adquira já o seu exemplar, em todas a Livrarias Evangélicas.

PROVAS DO AMOR

12 FEVEREIRO
Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós sendo nós ainda pecadores.
Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus...
(Romanos 5:8; 2 Coríntios 5:21).

PROVAS DO AMOR

Enquanto caminhava apressado para pegar o metrô, um cartaz promocional me chamou a atenção: “Não existe amor, só as provas do amor”. Quem poderia usar tal frase para fazer propaganda? Parei e decepcionado constatei que era de uma famosa joalheria. Essa frase me fez mergulhar em várias recordações. Quando era um jovem estudante, eu tinha uma visão muito triste do mundo: um lugar de permanente conflitos de interesses egoístas, uma tela em branco e preto, sem calor e sem esperança. Quando a Deus, duvidava de Seu amor, como ele podia ver tanto mal e não intervir?
Assim, meu mundo interior se tornava cada vez mais escuro e sombrio. Porém, certa vez resolvi ler sobre a vida de Jesus. Então um pensamento se apoderou de mim: “se tal homem viveu aqui, ainda tenho esperança. Ele está vivo e, portanto, minha vida pode ter sentido. E se Deus enviou ao mundo tal modelo de perfeição, isso é a proa de Seu amor”.
No entanto, existe algo mais. Jesus não foi perfeito apenas para a Sua própria glória, mas por amor a Deus e a nós. Amou os homens, totalmente maus por natureza. Amou tanto que abriu mão de tudo para salva-los.
Assim, Deus revelou a importância que temos para Ele e o quanto deseja nossa salvação. A cruz é prova indelével de Seu amor.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

Adquira o seu exemplar com mensagem para todo o ano 2010, nas livrarias
Cristãns ou pelo saite www.literaturacrista.com.br