sábado, 31 de julho de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 9:1-16)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


31 Julho


Então, aqueles homens israelitas tomaram da sua provisão e não pediram conselho à boca do Senhor
(Josué 9:14).


Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 9:1-16)


Enquanto o povo de Deus extrai sua força da dependência do Senhor, o mundo tenta medir sua força em números. O provérbio “Unidos venceremos” forma a base de todos os tipos de associações, incluindo as religiosas. Aqui vemos as nações hostis ajuntando-se “de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel” (v. 2). Sempre que se tratar de lutar contra a verdade, pessoas que natural­mente se opõem umas às outras juntarão forças. Herodes e Pilatos se reconciliaram e conspiraram contra o Senhor Jesus “com gentios e gente de Israel” (Lucas 23:12; Atos 4:27).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Melhoria exterior e mudança interior

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


30 Julho


Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias (Mateus 15:19).

Melhoria exterior e mudança interior

A impiedade tem muitas facetas, todas procedentes do coração humano. No começo da história do homem não foi assim, mas quando Adão e Eva se renderam à tentação de Satanás, caíram sob seu poder e perderam a inocência. O pecado entrou no mundo; desde então todos os descendentes de Adão têm a fonte do mal dentro do próprio coração e, por isso, cometem toda a espécie de pecados.
A educação e o conhecimento não podem mudar essa situação, nem as tentativas de melhorias sociais. A educação influencia o comportamento exterior, contanto que os padrões ensinados sejam aceitos socialmente. Mas os pensamentos egoístas poluem nosso coração e rapidamente se transformam em ações. Um mundo marcado pela injustiça, opressão e violência é prova cabal disso.
Há possibilidade de mudança para melhor? Sim, graças a Deus existe! Deus já mostrou o caminho para todos os que desejam a libertação e a purificação: o novo nascimento pela fé em Jesus Cristo, o Filho de Deus.
O Senhor Jesus disse a Nicodemos: “O que é nascido da carne é carne”. Isso significa que a natureza pecaminosa do homem não pode ser refinada, melhorada. É necessário um processo mais profundo. O Senhor continuou: “O que é nascido do Espírito é espírito”, acres­centando: “Necessário vos é nascer de novo” (João 3:6-7).
O novo nascimento produz uma mudança que vem do interior. É um processo pelo qual passam todos os que percebem que não podem redimir a si mesmos e crêem na obra realizada na cruz pelo Salvador.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Uma palavra que perdeu a força

SÓ JESUS CRISTO SALVA.



29 Julho


E em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos (Atos 11:26).


Uma palavra que perdeu a força


Esse versículo nos mostra a origem do título “cristão”. Tal adjetivo foi cunhado em Antioquia, uma grande cidade na Síria. Desde então, as pessoas que entregam sua vida ao Redentor, Jesus Cristo, recebem essa apropriada designação. Isso não se relaciona em absoluto com o país que se nasce ou se vive, como muitos pensam.
Um homem norte-americano recebeu um folheto evangelístico na rua. “Por que você está me dando isso?”, ele perguntou.
“Pensei que isso pudesse interessá-lo. O senhor é cristão?”
Ele respondeu ofendido: “Olhe para mim! Eu pareço judeu ou chinês?”
“Não. O Senhor parece e fala como um norte-americano.”
“Está bem, então!”, e saiu indignado.
A palavra chinesa para “cristão” é simplesmente “o povo de Jesus”, uma conveniente descrição. Os verdadeiros cristãos devem ser um povo no qual o Senhor Jesus Cristo seja facilmente identificável. Porém, na atualidade, o termo “cristão” perdeu o significado. Além de muitas organizações denominadas cristãs não apresentarem qualquer princípio bíblico, existe um enorme número de pessoas, membros de igrejas e comunidades religiosas, que não têm um relacionamento pessoal e vivo com o Cristo que dizem crer.
Devemos admitir
: é bastante difícil encontrar o “povo de Jesus” hoje em dia. Mas ele existe, graças a Deus! Não é suficiente pertencer a uma igreja ou cumprir certas formalidades. Ser cristão é bem mais que isso! É ter um íntimo conhecimento da Pessoa do Senhor Jesus Cristo. É ter a própria vida de Deus dentro de si. É viver a mensagem de Gálatas 2:20: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Bom?

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


28 Julho


Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna (1 João 5:13).


Bom?

Em uma grande reunião religiosa, foram levantadas algumas questões sobre a atitude dos jovens em relação a Deus e à fé cristã. Uma das respostas foi: “Acho bom quando tantas pessoas se reúnem para podermos compartilhar nossas dúvidas”.
Como cristãos não podemos considerar essa uma resposta “boa”. Compartilhar dúvidas? Isso significa que temos apenas uma coisa em comum: as dúvidas, ou seja, duvidar do Deus da Bíblia e do que Sua Palavra diz, duvidar se Jesus Cristo é de fato o único caminho para Deus.
Será que os jovens estão conscientes da contradição que existe por trás de tal sentença? Duvidar significa não ter certeza em relação a Deus e ao porvir. E incertezas desse tipo levam rapidamente ao desespero. Portanto, não é motivo para nos alegrarmos, mesmo na “boa” companhia de outros que também têm dúvidas; ao contrário, é razão para frustração e desistência.
Agora preste atenção no que a Bíblia diz a esse respeito: “O que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte” (Tiago 1:6). A dúvida tem de ser urgentemente substituída pela fé.
O Deus da Bíblia não espera de nós uma “fé sem fundamento firme e vaga.”. Podemos colocar Sua Palavra à prova. Quem tem uma mente aberta para a mensagem bíblica, permitindo que ela penetre no coração, irá reconhecer a verdade expressa nas palavras. Admitirá que Deus está correto e que somos pecadores incapazes de salvarmos a nós mesmos. Só então poderemos crer em Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio ao mundo para salvar os pecadores. E junto à fé vem a paz e a segurança. Isso é que é bom em todos os sentidos!


Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

terça-feira, 27 de julho de 2010

A noiva e o noivo

SÓ JESUS CRISTO SALVA.




27 Julho




E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido (Apocalipse 21:2).



A noiva e o noivo

O versículo de hoje se refere a uma ilustração que Deus usa no Novo Testamento para descrever Sua Igreja, ou seja, todo o conjunto dos redimidos. Ela é chamada de Noiva do Cordeiro. Deus deseja enfatizar o relacionamento de ardoroso amor entre o Senhor Jesus e os Seus. Cristo não apenas ama cada redimido individualmente (isso Ele provou ao morrer por você e por mim), mas também ama Sua Igreja e deu a Si mesmo por ela com um amor mais poderoso que a morte.
Ao morrer na cruz, Ele comprou todos os redimidos para Si mesmo. Hoje estamos, por assim dizer, aguardando nosso casamento com Ele. Vivemos neste mundo separados do Noivo. É Seu desejo que durante esse tempo dediquemos nosso amor somente a Ele. Por estarmos em um ambiente repleto de tentações, o Senhor nos diz: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há” (1 João 2:15). O Senhor Jesus quer nos manter puros para Si mesmo.
Quando voltar para levar os seus para o céu, acontecerão as “bodas do Cordeiro” (Apocalipse 19:7). Que glória experi­mentaremos quando formos unidos para sempre ao nosso amado Senhor! A Igreja será como “uma esposa ataviada para seu marido” eternamente. Não haverá mais fracassos, decadência, degeneração ou esfriamento. Olhando para esse tempo futuro, o Espírito Santo e a Noiva clamam: “Ora vem, Senhor Jesus” (Apocalipse 22:20).


Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Que solo é você?

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

26 Julho


E os que recebem a semente em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um a trinta, outro a sessenta, outro a cem, por um (Marcos 4:20).


Que solo é você?


A parábola do semeador e dos quatro tipos de solos nos quais a semente foi lançada certamente é uma das passagens mais conhecidas do Novo Testamento. O semeador representa o Senhor Jesus Cristo espalhando o Evangelho, a Palavra de Deus. Precisamos perguntar a nós mesmos com que tipo de solo nosso coração mais se parece. Isso pode ser uma tarefa desagradável, porém útil, pois corremos o risco de fingirmos sermos algo que de fato não somos.
O primeiro tipo de chão é duro, bem compactado onde não permanece nenhum traço da semente que é lançada nele. Essas são as pessoas que se recusam a ouvir a mensagem da Bíblia.
O segundo tipo é pedregoso. Muitos gostam de ouvir o Evangelho, mas não se aprofundam; portanto, qualquer influência logo desaparece.
O terceiro solo está infestado de ervas daninhas. O ensino da Bíblia é recebido com alegria, mas as várias ocupações da vida impedem a Palavra de Deus de trabalhar em nosso coração e de nos transformar.
Apenas o quarto solo dá fruto. Foi bem preparado: nossa consciência está ativa, e o desejo de viver de acordo com os mandamentos de Deus dirige nossos pensamentos e ações. Aqui a semente do Evangelho pode penetrar, criar raízes e amadurecer.
A pergunta para cada um de nós hoje é: Como tenho recebido a Palavra de Deus? Com um coração “honesto e bom” (Lucas 8:15)? Com desprezo e indiferença? Com alegria, mas sem compromisso? Essa é uma questão que terá repercussões eternas, além de toda a nossa imaginação.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

domingo, 25 de julho de 2010

O caminho do Senhor Jesus Cristo


SÓ JESUS CRISTO SALVA.


25 Julho


E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus (João 1:36).


O caminho do Senhor Jesus Cristo


A Palavra de Deus nos mostra o caminho do Filho de Deus sob diversos ângulos.
O caminho do justo. “O caminho do justo é todo plano” (Isaías 26:7). “Eis que o teu rei virá a ti, justo e salvador” (Zacarias 9:9).
O caminho da humilhação e obediência. “Humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2:8).
O caminho da dependência. “Não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou” (João 5:30).
O caminho do servo. “Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mateus 20:28). “Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma” (Isaías 42:1).
O caminho do sofrimento. “É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas… e seja morto”. “Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas?” (Lucas 9:22; 24:26). “Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos” (1 Pedro 3:18).
O caminho da cruz. “E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém” (Lucas 9:51). “E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, onde o cru­cificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio” (João 19:17-18). “Pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta” (Hebreus 12:2).
O caminho até a glória. “O Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus” (Marcos 16:19).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010


sábado, 24 de julho de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 8:24-35)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


24 Julho
Então, Josué edificou um altar ao Senhor, Deus de Israel, no monte de Ebal… conforme o que está escrito no livro da Lei de Moisés
(Josué 8:30-31).


Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 8:24-35)

Ai está conquistada e queimada, seus habitantes foram massacrados, seu rei terminou enforcado, e apenas o gado foi poupado pelo povo, “segundo a palavra do Senhor, que ordenara a Josué” (v. 27). Tendo pago caro por seguir sua própria vontade, Josué e Israel desta vez seguiram à risca as instruções de Deus. A passagem de Deuteronômio 21:22-23 proibia que o corpo de um enforcado fosse deixado pendurado de um dia para o outro, e Josué obedeceu a essas palavras (v. 29), prova que ele já considerava a terra como sua. Esforcemo-nos para que nosso comportamen­to esteja de acordo com as Escrituras. Se pudéssemos responder a qualquer questão sobre nossa conduta e relacionamentos com a seguinte afirmação: “Foi isso que o Senhor requereu de mim em Sua Palavra”, que poder haveria em nosso testemunho! Fixemos o olhar no Senhor Jesus na cruz. Nos últimos instantes de Sua vida como homem obediente, Ele mais uma vez “para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!” (João 19:28).
A cena que se segue (vv. 30-35) também cumpre as instruções de Deuteronômio 11:29; 27:11-13. Homens, mulheres, crianças, todo o povo está reunido, incluindo os estrangeiros (Raabe prova­velmente entre eles), no lugar escolhido para ouvirem a lei. No centro desse ajuntamento está a Arca sagrada, uma figura de Cristo. Adoração e júbilo são expressos através dos holocaustos e ofertas apresentados.
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sexta-feira, 23 de julho de 2010

O CÃO, A PORCA E A OVELHA

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


23 Julho

Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama (2 Pedro 2:21-22).


O CÃO, A PORCA E A OVELHA


Os que insinuam que a vida eterna pode ser perdida usam o texto acima como respaldo a tal idéia. Recomendamos aos nossos leitores que estudem cuidadosamente os princípios bíblicos em várias epístolas e que não tomem versículos isolados do contexto no qual se inserem. Fica claro ao lermos 2 Pedro 2 que o assunto deste capítulo é a corrupção da cristandade, ou seja, os que usam o título de cristãos sem viver de acordo com os padrões bíblicos e sem possuir a vida de Deus em si. Pedro se refere aos que se infiltram nas congregações sem serem convertidos, ensinando doutrinas falsas e imorais.
A porca lavada por fora, sem qualquer modificação em sua natureza suína que logo volta à lama, é um retrato perfeito da cristandade. 2 Timóteo 3:4-5, Judas e Apocalipse mostram que a esmagadora maioria dos que hoje se dizem cristãos não entra no reino de Deus, mas caem em um estado pior que o paganismo. Como o cão retornando ao vômito, o homem secretamente tem prazer no mal, se não for transformado. Acabará revelando em público aquilo que é no interior.
Entretanto, o Espírito Santo jamais utiliza os termos “cão” e “porca” para designar os verdadeiros cristãos. Ele os chama de “ovelhas”. Uma porca ou um cão por mais limpos que estejam nunca foram ovelhas. Outras passagens nos mostram que há pessoas que se disfarçam de ovelhas e passam despercebidas (Mateus 7:15). Na verdade, são lobos cuja natureza perigosa (Atos 20:29) será exposta algum dia.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ele conhece por experiência

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


22 Julho

Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos… Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados (Hebreus 2:17-18).


Ele conhece por experiência


Cada cristão verdadeiro tem certeza de que o Senhor Jesus Cristo não apenas morreu para nos redimir, mas que durante 33 anos viveu neste mundo por nós também. E o fez para nos acompanhar em nossa jornada cristã na terra. O que seria de nós se o Senhor Jesus nos tivesse deixado à própria sorte após Sua ascensão aos céus?
Por causa de Seu amor, Ele quis experimentar e conhecer nossa condição de humanos, a fim de nos socorrer em todas as circuns­tâncias. Tendo sido criança, Ele se familiarizou com a natureza e as necessidades de uma criança. Tendo sido jovem, Ele conhece e entende os dramas dos jovens.
Existe alguma situação pela qual os adultos passam com que Ele não possa Se identificar? Ele sentiu cansaço, portanto sabe o que é estar fatigado. Certa vez ficou sem comer por 40 dias, portanto sabe o que é sentir fome. Na cruz clamou por estar sedento. Ele sabe o que é chorar por perder alguém querido. Sabe o que é ser tentado constantemente, pois Satanás O tentou no deserto e falhou em sua intenção de fazê-Lo cair. O diabo não pode se aproximar de nós com alguma tentação que o Senhor já não conheça.
Uma vez que o Senhor está consciente de todos os estratage­mas satânicos, Ele sabe exatamente o que os cristãos precisam para enfrentá-los. Ele sabe tais coisas por experiência própria. E intercede por nós diante de Deus sem cessar, a fim de que na hora da tentação tenhamos aquilo que for necessário para vencer.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pela fé,somente pela fé

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

21 Julho

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam (Hebreus 11:6).

Pela fé,somente pela fé

Existem muitas pessoas que querem uma prova da existência de Deus, mas não estão preparadas nem dispostas para buscá-Lo com seriedade. Rejeitam a Bíblia com a alegação de que primeiro necessitam saber se Deus realmente existe. Esse é um pensamento falacioso: em qualquer área do conhecimento temos de aceitar fatos fundamentais antes de podermos entrar na estrutura do conheci­mento daquela área.
Não seria tolice lançar dúvidas sobre a matemática por nos recusarmos a aceitar as hipóteses sobre as quais ela se baseia? A questão da existência de Deus não é diferente. Temos de primeiro acreditar que Ele existe e que irá responder aos que sinceramente O buscam. Temos também de crer que, por meio de Seu Espírito, Deus deu à humanidade as informações vitais que colocou em Sua Palavra.
Portanto, devemos ler a Bíblia com fé e não exigir antes uma prova da existência de Deus. Isso é desnecessário quando O conhecemos.
“Pela fé entendemos…” (Hebreus 11:3). Se tentarmos outra forma de entender as coisas de Deus não chegaremos a lugar algum, não teremos quaisquer resultados, e acabaremos inventando mais uma “religião”.
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

terça-feira, 20 de julho de 2010

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

20 Julho

Sobre ti fui lançado desde a madre; tu és o meu Deus desde o ventre de minha mãe (Salmo 22:10).


Depender de Deus é uma escolha

O apóstolo Paulo disse ao se despedir dos anciãos de Éfeso em Mileto: “Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça” (Atos 20:32). Até hoje Deus e a autoridade de Sua Palavra são as duas supremas fontes de ajuda concedidas a nós. A Palavra de Deus é um guia seguro; o próprio Deus é nosso esconderijo em todas as dificuldades, problemas e obstáculos.
Para podermos nos beneficiar de ambos, é imperativo que sejamos obedientes à Palavra de Deus e completamente dependentes de Deus. Que proveito tem a autoridade se não estivermos sujeitos a ela e a obedecermos?
A obediência é a verdadeira marca de um bom servo. Também nisso o Senhor Jesus foi nosso perfeito exemplo. Ele veio ao mundo como Homem, afirmando: “Os meus ouvidos abriste” e “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu” (Salmo 40:6 e 8).
Nunca devemos nos esquecer de que Deus é nosso Criador. Ainda que tenhamos nos tornado filhos amados do Pai pela fé no Senhor Jesus, nós somos seres humanos dependentes de Deus. Estamos vivendo em um mundo onde a maioria deseja ser inde­pendente dEle e absolutamente livre, fazendo o que bem entende. E como é fácil ser influenciado por tais idéias! Para escapar disso, temos de aprender com o Senhor Jesus que desde o berço até a cruz Ele andou em perfeita dependência de Seu Deus. Obedecer ou desobedecer é uma escolha exclusivamente nossa. Ser independen­te ou dependente de Deus também.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Um sonho terrivelmente transformador

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

19 Julho


Antes Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso. Em sonho ou em visão noturna, quando cai sono profundo sobre os homens, e adormecem na cama. Então o revela ao ouvido dos homens, e lhes sela a sua instrução (Jó 33:14-16).

Um sonho terrivelmente transformador


Nos dias de Jó, Deus falava com as pessoas por meio de sonhos. Hoje temos a Palavra de Deus, a Bíblia completa, em nossas mãos. Por essa razão, tais sonhos acabaram. Um profeta tinha de falar a palavra dada por Deus e não relatar seus próprios sonhos (Jeremias 23:25-32). E nossa parte é prestar atenção à Palavra de Deus.
Contudo, o que acontece hoje é que Deus pode alcançar o coração de alguém por meio de um sonho. Esse foi o caso de Jack Catchpole. Ele arruinou sua vida por causa do álcool. Ele me contou chorando que aos 59 anos de idade teve um sonho terrível na prisão onde estava cumprindo pena. Cercado de feras ameaçadoras, ele e uma multidão escorregava ladeira abaixo. Em pânico, ele perguntou: Onde estamos? Alguém respondeu: Você não sabe? Estamos a sete metros do inferno! Jack gritou, aterrorizado: Senhor, me salva! Ele foi arrancado da multidão – e acordou tremendo na cama.
Pela manhã, outros prisioneiros perguntaram: Qual o seu problema? Ontem à noite você gritou feito louco! Jack respondeu: Vocês também gritariam se estivessem a sete metros do inferno. E depois lhes contou como Cristo o havia salvado. Seus companheiros o ridicularizaram, dizendo que em duas semanas ele seria o mesmo de antes. Mas estavam errados. Pelo resto da vida – que durou 89 anos –, ele foi tão transformado que recebeu a alcunha de “Jack Feliz”.
Procuro esconder do Senhor certas partes de minha vida, ou deixo que Ele a dirija a cada dia?

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

domingo, 18 de julho de 2010

Trinta moedas de prata

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

18 Julho

Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata (Zacarias 11:12).


Trinta moedas de prata

Essa profecia de Zacarias se cumpriu quando Judas Iscariotes foi aos principais sacerdotes e perguntou: “Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata” (Mateus 26:15).
No livro de Zacarias está escrito: “Eu lhes disse”. Essas são as palavras de Deus ao Seu povo, ao passo que em Mateus é Judas quem se dirige aos representantes do povo. É obvio que a traição foi um pecado de Judas, mas que serviu para provar os líderes do povo judeu. Iria manifestar que valor o Senhor Jesus tinha para eles. Por isso disse: “Se parece bem aos vossos olhos…”. E qual era o “salário” que estavam dispostos a pagar?
Êxodo 21:32 diz: “Se o boi escornear um servo, ou uma serva, dar-se-á trinta siclos de prata ao seu senhor”. Trinta moedas de prata era o que se pagava por um escravo. Esse foi o desprezível e mesquinho preço oferecido pela vida dAquele que era o Salvador e Messias. Como o ser humano é vil!
Em Sua infinita graça, Ele permitiu que tudo isso acontecesse, apesar de todas as maravilhas, sinais e prodígios que Deus fez por meio dEle. O “determinado conselho e presciência de Deus” tinha de se cumprir (Atos 2:22-23) e isso fazia parte dos pensamentos divinos.
O preço de um escravo! Esse foi o valor que os homens deram pelo Senhor Jesus. No entanto, Deus, para comprar Seus servos, deu a vida de Seu Filho!

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sábado, 17 de julho de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 8:14-23)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

17 Julho


O Senhor é varão de guerra (Êxodo 15:3).


Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 8:14-23)


“Então, que farás ao teu grande nome?”, Josué perguntou (7:9). Agora que o pecado foi removido e Israel está buscando a Deus, Ele responde dando-lhes a vitória. O homem que conquistou essa vitória e cujo nome é repetido muitas vezes em nosso relato é Josué, que novamente representa Cristo liderando Seu povo nas batalhas. Por meio de sua lança apontada para a cidade, conforme a ordem do Senhor, Josué demonstra quem está no comando e nos lembra que existe uma estratégia, um plano que somente ele conhecia. Isso é exatamente o que o Senhor Jesus é para nós! Ele sabe que papel cada um dos soldados tem a desempenhar, pois os coloca em seus postos e lhes dá o sinal para cada movimento. Ao olhar para Cristo, assim como o soldado olha para o estandarte de seu líder, saberemos o que fazer, e nossa coragem será fortalecida. Não esqueçamos que não batalhamos sozinhos; temos irmãos e irmãs que enfrentam a mesma batalha. No entanto, nosso conflito não é como os do tempo de Josué: públicos, gloriosos e espetaculares. Via de regra, nossas vitórias são obtidas de joelhos em nosso quarto; e a única testemunha é o próprio Senhor.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Remorso e arrependimento

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


16 Julho

E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú… que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou (Hebreus 12:16-17).


Remorso e arrependimento


A história de Esaú, o irmão gêmeo do patriarca Jacó, nos ensina que é fatal sentir remorso pelos pecados cometidos, sem nunca chegar ao arrependimento genuíno diante de Deus. Esaú desprezou seu direito de primogenitura, privilégio concedido por Deus, e o vendeu a seu irmão por um mero prato de lentilhas.
Quando Jacó enganou seu pai e tirou de Esaú a bênção associada à primogenitura, este chorou amargamente sua perda, esquecendo que fora ele mesmo quem a vendera a Jacó. A atitude de Jacó foi indubitavel­mente perversa e, como conseqüência, o próprio Deus o disciplinou. No entanto, Esaú é chamado de “profano” por jamais ter se arrependido.
O remorso está ligado aos resultados do erro cometido. A pessoa lamenta: “Ah, se eu não tivesse…!” O arrependimento, por sua vez, vai direto à origem e leva à confissão do pecado diante de Deus e à conversão.
Esaú procurou a bênção com lágrimas, porém nunca encontrou lugar de arrependimento. Gênesis 27:34-36 deixa isso bem claro: ele lamentou a perda, mas nunca pronunciou uma única palavra sobre a afronta que fizera a Deus.
O caso do filho pródigo de Lucas 15 foi inteiramente diferente. Ele retornou e confessou a seu pai: “Pai, pequei contra o céu e perante ti”. Ele não reclamou sobre o dinheiro que desperdiçara e a reputação arruinada. Ele simplesmente confessou seu pecado.
Muitos hoje se parecem com Esaú. Buscam o paraíso sem o arrependimento, porém, isso é algo que Deus jamais aceitará.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A transfiguração

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


15 Julho

Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz (Mateus 17:1-2).


A transfiguração


Jesus Cristo: muitos conhecem Seu nome, mas quantos realmente O conhecem? A maioria pensa que a cena no monte da transfiguração não se relaciona conosco por ser tão irreal que não pertence a este mundo.
Os três apóstolos, Pedro, Tiago e João, seguiram o Mestre até o alto do monte sem a menor idéia do que aconteceria ali. Jesus Cristo, cuja aparência exterior era bem comum, Se transfigurou diante deles. Jamais haviam visto tamanho esplendor.
O sol é usado como uma ilustração para descrever Sua face brilhante. Você já tentou olhar para o sol por algum tempo? Isso até nem é recomendável. E Suas roupas foram comparadas à luz.
Nenhuma palavra humana é suficiente para relatar com perfeição a glória da Pessoa de Jesus transfigurado. O véu que encobria a verdadeira glória do Filho de Deus por um momento foi retirado com o objetivo de fortalecer a fé dos discípulos. E anos depois, quando os cristãos tiveram de enfrentar sofrimentos e perse­guições, como o Mestre antes deles, Pedro relembrou esse episódio. Tendo sido testemunhas oculares, os três discípulos estavam mais convictos da glória vindoura relatada nas promessas do Senhor(1 Pedro 4:13; 2 Pedro 1:16-21).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Arriscar muito por quase nada

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


14 Julho

Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? (Marcos 8:36).


Arriscar muito por quase nada


Um menino pequeno estava brincando com um vaso valioso. Ele colocou sua mãozinha dentro do vaso, e percebeu que não conseguia tirá-la. Ansioso, chamou seu pai, mas este também não conseguiu soltar a mão do filho, por mais que puxasse e virasse. A família inteira veio e ficou ao redor do garoto. Já discutiam a pos­sibilidade de quebrarem o objeto quando o pai mostrou mais uma vez ao menino como esticar os dedos para tentar passar na abertura. O filho chorou: “Não posso fazer isso, vou perder meu dinheiro!” Ele quis pegar uma moedinha que caíra dentro do vaso, e fechara o punho para a moeda não escapar. Um vaso caro quase foi vítima de uma moeda cujo valor era infinitamente menor.
Talvez essa seja uma situação engraçada. Mas nossa atitude é diferente quando arriscamos nossa bênção eterna por causa dos prazeres passageiros desta vida? Quantos de nós não estamos segurando uma “moeda”? Quem não abre mão do prazer do pecado não pode ser livre da escravidão dele nem obter a vida eterna.
Portanto, cada um tem de analisar seriamente o que tem considerado mais valioso que a salvação eterna. O que tem nos impedido de revelarmos nossa culpa diante de Jesus Cristo e de aceitar Seu perdão?
A pergunta: “Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?”, não é somente uma frase vazia. Medite sobre isso e deixe que essa mensagem se torne uma convicção de fé para você.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

terça-feira, 13 de julho de 2010

Um tratamento nada convencional

SÓ JESUS CRISTO SALVA.
]

13 Julho

Bem sei eu, ó Senhor… que segundo a tua fidelidade me afligiste. Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca
(Salmo 119:75,103).

Um tratamento nada convencional

Uma senhora que há tempos sofria de depressão finalmente decidiu consultar um renomado especialista. Após uma série de perguntas, cujas respostas foram anotadas, o médico a observou si­lenciosamente. Por fim, ele se levantou e, sem prescrever nenhum remédio, disse: “Vá para casa e a partir de hoje leia sua Bíblia por uma hora a cada manhã. Nos veremos novamente em um mês”.
Sem falar nada, a senhora foi embora, pensando: “Ele está brincando comigo. Eu não vim consultar um sacerdote, mas um médico!”
Embora chateada, ela seguiu o conselho. “Não custa nada; vou começar o tratamento”. Ela leu regularmente e depois de um tempo sentiu vontade de orar. Ela fazia isso toda manha. Pouco a pouco, sua mente se tornou mais equilibrada, e os pensamentos sombrios começaram a desaparecer. Passou-se um mês e a senhora voltou ao médico.
“Oh, é evidente que a senhora está melhorando”, exclamou o doutor. “E não é para menos. Agora vou lhe contar um segredo: eu lhe prescrevi o tratamento que eu mesmo sigo”. Ele pegou uma Bíblia bem surrada que estava em cima de sua mesa e continuou: “A senhora vê esse livro? Eu sempre o leio antes do trabalho. Nunca atendo meus pacientes antes de eu consultá-lo. Ele me dá a força espiritual que preciso. Não me agradeça, agradeça a Deus pelo remédio, mas, acima de tudo, jamais interrompa o tratamento.”
Extraído do Devocional Boa Semente 2010

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Uma sentença horrenda!

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

12 Julho

Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema (1Coríntios 16:22).

Uma sentença horrenda!


Essa declaração da Bíblia, como toda ela, deve ser levada a sério. De certa forma, complementa o versículo: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito” (João 3:16). O dom de Deus à humanidade é Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado.
Tudo depende da atitude das pessoas em relação ao Filho de Deus. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” (João 1:12). Muitos são convencidos de seu pecado pelo Espírito de Deus. Se alguém admite sua culpa e exclama: “Ai de mim! Pois estou perdido” (Isaías 6:5), então Deus pode direcionar os olhos de tal pessoa ao Calvário, onde Jesus Cristo suportou o julgamento divino em lugar dos pecadores. “Quem crê nele não é condenado” (João 3:18). Assim, os que antes eram inimigos de Deus se tornam filhos dEle pela fé; adoram e servem o Cordeiro, Salvador e Senhor.Contudo, a maioria rejeita Jesus abertamente: “Não queremos que este reine sobre nós” (Lucas 19:14). A resposta ao Seu amor é hostilidade e ódio.
Deus é amor, e também é luz. Ninguém é obrigado a aceitar Seu amor. Mas o que acontece aos que O desprezam? “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:18). Todos os que não crêem estão sob a sentença de Deus: “Anátema!”, ou seja, amaldiçoado.
Isso pode mudar. A salvação ainda está disponível nesta era da graça. Volte-se para o Salvador, Jesus Cristo, e a maldição dará lugar à bênção.


Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

domingo, 11 de julho de 2010

O espetáculo

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

11 Julho

E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos. E todos os seus conhecidos… estavam de longe vendo estas coisas (Lucas 23:48-49).

O espetáculo


Qual era o espetáculo que a multidão assistia? A imolação do perfeito e inocente Filho de Deus, entregue à morte por Seus adversários. O povo havia zombado dEle de todas as maneiras possíveis, colocaram em Sua cabeça uma coroa de espinhos e por fim O cravaram na cruz. Sem dúvida, foi um espetáculo de dor e sofrimento!

Às doze horas daquele notável dia houve trevas durante três horas em todo o mundo. Foi uma visível intervenção divina; porém de toda a multidão presente, quantos compreenderam o motivo desse fenômeno?
Os líderes judeus, que escarneceram da confiança que o Senhor Jesus tinha em Deus, talvez tivessem pensado que Deus manifestava assim Seu desagrado para com o Senhor Jesus.
Então os lábios do Senhor deixaram escapar esse grito de angústia: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Era possível que Deus O abandonasse justamente naquele momento? Ao contrário da multidão que voltava batendo no peito, sabemos que durante as três horas Ele não somente padeceu por causa do sofrimento infligido pelos homens, mas suportou o castigo de Deus porque carregava nossos pecados.
Então Ele “rendeu o espírito”. O espetáculo terminara. Mas outro, ainda mais fantástico, aconteceria dali a três dias: o da ressur­reição. Porém, a nenhum ser humano foi dado o direito de assisti-lo. Somente os seres celestiais, puderam ver o triunfo do Cordeiro.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sábado, 10 de julho de 2010

Meditações sobre o livro de Josué(Leia Josué 8:1-13)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

10 Julho

Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento (Provérbios 3:5).

Meditações sobre o livro de Josué
(Leia Josué 8:1-13)

A violação da proibição de Deus foi a principal razão da grave derrota sofrida por Israel. No entanto, havia também outra causa por trás dessa mudança. Obviamente a vitória em Jericó deu ao povo um senso de confiança neles mesmos. Isso é especialmente surpreendente tendo em vista o milagre que aconteceu lá! Qual foi a contribuição de Israel na destruição da fortaleza? No entanto, quantas vezes nos parecemos com esse povo! Quando o Senhor nos salva de uma situação difícil, ao invés de descansarmos nEle na próxima tribulação, sentimos que não mais precisamos de Sua ajuda. E o resultado disso é a derrota! Preparamos nosso coração para confiar em Deus em grandes problemas, mas quando chegam os pequenos, pensamos que podemos resolver tudo sozinhos. A história da captura de Ai nos ensina que precisamos do Senhor em todo o tempo.
Quanta tribulação é necessária agora para se obter a vitória! Em lugar dos três mil soldados estimados no início, dez vezes mais são requeridos, além da elaboração de um complexo plano. Restauração sempre é um processo longo e complicado. Em Jericó, o povo teve de aprender a apreciar o poder de Deus; em Ai, teve de experimen­tar a própria fraqueza.


Extraído do Devocional Boa Semente 2010

sexta-feira, 9 de julho de 2010

“Em nenhum outro”

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


9 Julho

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Atos 4:12).

“Em nenhum outro”


Alguém me perguntou recentemente: “Deus eu aceito, mas por que tenho de aceitar Jesus?” A pessoa que fez tal pergunta deve ter uma vaga idéia de quem o nosso grande Deus é. Presumi que ele jamais leu a Bíblia e provavelmente não a considere como a Palavra de Deus. No entanto, é somente na Bíblia que tais questionamentos são respondidos e nos é mostrado que apenas depois de Jesus Cristo ter vindo ao mundo a humanidade pôde ter a revelação de quem Deus é.
Agora Deus é conhecido como o Altíssimo, o Todo-poderoso e o Santo, que intervém na história humana vez após vez, ora com amor, ora com julgamento. Deus não tem prazer em punir o pecador: Sua santidade e justiça absoluta exigem isso. Os que são sinceros sempre têm de admitir que são pecadores diante de Deus e que precisam desesperadamente de redenção.
Talvez você já tenha parado para pensar qual a opinião de Deus sobre você. Ou o que lhe acontecerá no futuro. Será que existe mesmo um julgamento divino? Como isso vai me afetar? As pessoas que consideram tais questões com profundidade não descansam até que encontrem segurança. E é exatamente o que Deus almeja com Sua mensagem para nós.
Quem chega tão longe procura por uma saída. E a saída é Jesus Cristo, o Salvador enviado por Deus. Leia o versículo de hoje novamente. Não existe ninguém que possa salvar os perdidos a não ser Ele, não há “nenhum outro nome”. Sim, você leu corretamente, “nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Isso exclui todas as outras possibilidades. A salvação está em uma Pessoa, não em uma doutrina, religião, filosofia, etc.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Internet – use com moderação!


SÓ JESUS CRISTO SALVA.

8 Julho

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai
(Filipenses 4:8).

Internet – use com moderação!

A internet é um meio extraordinário de comunicação. Ela facilita a vida das pessoas e das empresas, abrindo um leque de informações incomparável. Os correios eletrônicos permitem nos comunicar instantaneamente com o mundo inteiro. Contudo, apesar de seus benefícios, a internet representa um perigo real. Os provedores competem uns com os outros com propagandas sedutoras: “Possibi­lidades ilimitadas – Navegue grátis sem restrição!”
Esse slogan contém um paradoxo: a liberdade para navegar acorrenta o usuário imprudente ao computador. As possibili­dades podem ser ilimitadas, mas nossa vida não é. Este mundo está destinado à destruição e podemos ser arrastados se nos prendermos a ele. Tome cuidado! Não desperdice o tempo que Deus lhe concedeu. Esse tempo, que não é ilimitado, nos é dado para buscar e conhecer a Deus. Mesmo se usarmos os recursos da internet com sobriedade, estaremos nos expondo a toda sujeira contida nela. Todo tipo de pessoas, grupos e empresas utilizam esse meio para promover suas idéias e produtos. É preciso estar alerta! A advertência de Paulo aos gálatas se aplica a esse caso: “Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor” (cap. 5:13).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010


terça-feira, 6 de julho de 2010

A melhor motivação

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


6 Julho

Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco (2 Coríntios 4:16).

A melhor motivação

A vida do apóstolo Paulo era sustentada por uma incomparável energia proveniente da fé. Os filhos de Deus sempre se surpreendem ao ler a história desse irmão.
Paulo foi chamado pelo próprio Jesus Cristo para uma extraor­dinária missão. Contudo, seria somente a vocação a nos dar força para enfrentarmos as lutas do dia a dia? Ele mesmo dá a resposta: o “homem interior” do apóstolo era renovado “de dia em dia”. Como a energia natural dele estava sendo consumida, essa contínua renovação equilibrava o processo.
Hoje muito se fala sobre motivação, um ímpeto que as pessoas precisam para estabelecer alvos, atingi-los com vigor e suportar a oposição. A experiência nos ensina que podemos ir muito mais longe se nossa motivação for correta, ao passo que desmotivados teremos pouca chance de sucesso. Qual era a fonte da motivação de Paulo que o capacitava a viver acima de todas as circunstâncias e de seus próprios sentimentos? Era Cristo, que enchia o seu coração continuamente.
Paulo podia exclamar com total propriedade: “Porque para mim o viver é Cristo” (Filipenses 1:21). Esse é o lema de todos os cristãos que conhecem, amam e buscam servir ao Senhor com fidelidade.
Como a cristandade tem fracassado em ser testemunhas de Cristo. Parece que os cristãos passam a maior parte do tempo tentando escorar paredes ao invés de corajosamente derrubar e construir tudo de novo. Até mesmo Paulo sentiu essa decadência no final de sua vida. Mas a devoção dele permaneceu intacta. E ainda que tivesse de morrer, ele se alegraria, pois isso seria a vontade de seu Senhor. Ele sempre tinha Cristo em mente, e isso lhe dava novas forças todos os dias para vencer as adversidades.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A Trindade

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

5 Julho

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28:19).
A Trindade
Enquanto as nações ímpias imaginavam para si uma multidão de deuses, a doutrina tanto do Antigo Testamento quanto do Novo Testamento exigia fé no único Deus verdadeiro (Deuteronômio 6:4; 1 Timóteo 2:5).
A Bíblia deixa claro que Deus é um em essência, mas Se revelou em três Pessoas como o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Portanto, como cristãos, falamos sobre a Trindade. Essa expressão não é usada na Bíblia, nem a palavra “Pessoa” para designar Deus. Não adianta tentar entender Deus segundo nossos próprios conceitos. Ao utilizarmos o vocábulo “Pessoa”, estamos simplesmente aludindo ao que a Bíblia nos ensina em várias passagens que o Pai, o Filho e o Espírito Santo pensam, têm vontade própria e agem conscientemente.
A Trindade está indicada, mas não revelada claramente, já no Antigo Testamento (Gênesis 1:26; Salmo 110:1; Isaías 9:6). Quando o Senhor Jesus foi batizado no Jordão, as três Pessoas da Trindade apareceram juntas (Mateus 3:16-17). Essa revelação de Deus pela vinda do Senhor Jesus Cristo corresponde às palavras que o Senhor Jesus usou quando deu aos Seus discípulos a ordem concernente ao batismo.
O Novo Testamento nos diz que o Pai enviou o Filho ao mundo e que o Pai e o Filho enviaram o Espírito Santo (João 3:17; 14:26; 15:26; 16:7). Mas não devemos presumir que existem diferentes níveis ou hierarquia dentro da Trindade. É suficiente sabermos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Deus, isto é, um e o mesmo Deus (1 Jo 5.7).
Extraído do Devocional Boa Semente 2010

sábado, 3 de julho de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 7:16-26)

SÓ CRISTO SALVA.
3 Julho

Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte (Tiago 1:15).

Meditações sobre o livro de Josué
(Leia Josué 7:16-26)


Fosse para o julgamento ou para a batalha, Josué se levantava bem cedo. A questão tinha de ser resolvida prontamente. Quando Deus toca nossa consciência, não podemos permitir que o assunto em questão se arraste. Por meio de sorteio, a rede começa a se fechar em torno do infeliz culpado. Por fim, o dedo de Deus o aponta. “Caiu sobre Acã” (v. 18). O que seria mais terrível do que ser des­mascarado dessa maneira pelo próprio Deus? Na última ceia com Seus discípulos, Jesus identificou o traidor molhando um pedaço de pão e dando-o a Judas (João 13:26).
“Filho meu, dá glória ao Senhor”, disse Josué (v. 19). A glória de Deus exige a verdade completa o tempo todo. Então Acã despejou sua trágica história. Ela seguiu o padrão de todas as histórias de ganância, cuja mortal reação em cadeia é mostrada por Tiago (1:14-15): os olhos, depois o coração e, finalmente, as mãos que agarram e escondem. Acã admitiu: “Verdadeiramente, pequei contra o Senhor. Quando vi…cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos”. A bela capa babilônica, a prata e o ouro estavam tão bem escondidos na tenda que somente Deus poderia ter visto tais coisas.
Mas não podemos esquecer o fim desse episódio. “O pecado, uma vez consumado, gera a morte”. Havia uma difícil tarefa a se realizar; o pecador tinha de ser removido do meio da congregação de Israel (1 Coríntios 5:13).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Não faça nenhum conserto!

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


2 Julho

E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo (Ezequiel 36:26).
As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Coríntios 5:17).

Não faça nenhum conserto!

Certo homem possuía uma propriedade onde existia uma cabana muito velha. Este foi procurado por seu vizinho, que lhe fez uma excelente proposta de compra do terreno.
Como o preço oferecido foi bastante generoso, o dono decidiu vender e começou a consertar a cabana. Ele reforçou a escada, reparou diversas telhas, trocou vidros quebrados e arrumou portas e janelas.
Assim que o contrato de compra e venda foi assinado e o pagamento feito, o novo dono demoliu tudo. O único interesse dele era no terreno em que a casa estava, pois iria fazer uma construção totalmente nova e diferente.
Deus não age assim também? Ele quer nos dar uma vida in­teiramente nova; qualquer melhoria que fizermos será inútil para Ele. Deus não pode aproveitar nada que procede de nossa prévia condição pecaminosa.
Por meio de Sua morte, Jesus Cristo nos comprou como estávamos, a fim de colocar um ponto final em nosso passado de erros, frustrações e memórias vergonhosas.
Não temos de tornar nossa velha natureza mais “apresentável”; ao contrário, temos de rendê-la totalmente a Ele, nos submetendo ao Senhor sem reservas. A vida eterna que Ele nos oferece nos capacita a adentrar Sua habitação, e desde já o Espírito Santo toma morada em nós. Tudo o que provém da natureza humana decaída será demolido pelo Senhor de todos.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Arrogância destruidora

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


1 Julho

Quais são eles, dentre todos os deuses das terras, que livraram a sua terra da minha mão, para que o Senhor livrasse a Jerusalém da minha mão? (2 Reis 18:35).


Arrogância destruidora


As numerosas vitórias dos assírios aumentaram tanto a confiança deles, que os tornou um povo orgulhoso e arrogante. Eles esperavam que Jerusalém fosse se render. Os deuses das nações que conquistaram não foram capazes de proteger os servos deles da mão de Senaqueribe, rei assírio, portanto, quem era o Deus de Israel para proteger os judeus? Mas o Deus verdadeiro não aceita tal zombaria. Ele esmagou os inimigos e salvou Sua cidade. 185 mil assírios foram mortos em uma única noite.
Nossa época é marcada por uma arrogância parecida. Embora os deuses antigos tenham caído sob a sabedoria científica, o que a humanidade tem feito com o Deus da Bíblia, que Se revelou em Seu Filho, Jesus Cristo? Muitos pensam que não precisam dEle. Afinal, tudo o que conquistaram foi fruto de seus próprios esforços, e Deus não teve nada que ver com isso.
Nossa compreensão sobre os processos naturais leva os cristãos a se maravilharem com o poder e a sabedoria de Deus, o qual sustenta “todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hebreus 1:3). No entanto, os filhos de Deus podem também ser afetados pela atitude soberba do mundo e viverem como se não precisassem da orientação do Senhor. Necessitamos do Senhor não apenas para sermos salvos, mas para vivermos uma vida frutífera e santa nessa terra. Caso contrário, a história dos assírios comprova a verdade do Provérbio 16:18: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -