quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Deus que ouve

SÓ JESUS CRISTO SALVA.



30 Setembro


Ezequias… orou ao Senhor. E disse: Ah! Senhor, peço-te, lembra-te agora… Então veio a palavra do Senhor a Isaías, dizendo: Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o Senhor:… Ouvi a tua oração (Isaías 38:2-5).


O Deus que ouve


Ezequias, o piedoso rei de Judá, certa vez caiu tão doente que ficou face a face com a morte. O profeta Isaías lhe assegurou que morreria. Então é compreensível que o rei, naquela época com apenas 39 anos de idade, orasse a Deus. E o improvável aconteceu: Deus ouviu a oração de Ezequias e mudou os planos que Ele mesmo fizera! O profeta nem tinha deixado o palácio quando Deus lhe falou novamente, enviando-o de volta com uma mensagem consoladora: Deus concedeu a Ezequias mais quinze anos de vida.
No entanto, Deus nem sempre responde as orações de Seus filhos tão rapidamente. É mais comum se passar um bom tempo antes dEle responder, pois Seus pensamentos e intenções são mais altos que os nossos. Contudo, não importa o tempo decorrido; Ele ouve nossos clamores! A Bíblia está repleta de exemplos desse fato, e os cristãos podem comprovar isso na prática.
Uma mulher que tinha um programa de televisão certa vez escreveu sobre sua “fé”: “Eu creio em Deus. O que se passa em minha mente e coração é importante para mim. Quando oro, eu mantenho uma espécie de diálogo no qual desenvolvo pensamentos de gratidão que envio para um endereço des­conhecido, esperando receber a resposta”. Que palavras tristes! Elas revelam que tal pessoa não tem a menor idéia do que é crer em Deus de verdade!


Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Uma coisa maravilhosa

SÓ JESUS CRISTO SALVA.



29 Setembro

Mas o fruto do Espírito é… gozo (Gálatas 5:22).

Uma coisa maravilhosa


Felicidade interior e duradoura é o que todos precisam e anseiam. Muitos tentam encontrá-la principalmente nos prazeres e distrações dos mais variados tipos. Mas isso não lhes garante satisfação permanente.

A longo prazo, tais coisas podem até gerar desilusão, frustração e tristeza. Outros enchem sua mente de beleza e arte, criações da natureza ou da genialidade humana. Porém, isso também é passageiro e uma vez que a realidade da eternidade toca o homem mortal, tudo se mostra inútil e vazio.

A verdadeira alegria não depende das circunstâncias ou condições externas, mas está além delas. Sua fonte vem do próprio Espírito de Deus, o qual habita em cada crente genuíno. Esse tipo de alegria não apenas proporcionou consolo ao apóstolo Paulo na prisão, como o capacitou a encorajar outros na mesma situação.

Que grande momento é quando alguém crê de fato em Jesus Cristo e sente a alegria da salvação pela primeira vez! Cada novo dia pode ser repleto desse júbilo. É necessário somente relembrar a grande salvação concedida pelo Senhor Jesus e agradecê-Lo por ela.

O Espírito de Deus também releva aos crentes a profunda alegria da comunhão com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo (1 João 1:3-4). O gozo da comunhão fraternal é um vínculo para todos os filhos de Deus; ela ajuda a revigorá-los e a testificar da nova vida que existe dentro deles. Que coisa maravilhosa é experimentar isso!

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Apenas uma única vida para viver

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


27
Setembro


Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos (Romanos 14:8-9).


Apenas uma única vida para viver


Na epístola que escreveu, Tiago faz a seguinte pergunta: “Que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece” (4:14). Podemos até nos arrepender amargamente do tempo que desperdiçamos, mas não podemos trazer de volta um instante sequer do passado.

Temos apenas uma única vida para vivermos aqui neste mundo. Quanto dela escorre por entre nossos dedos, quer desejemos isso ou não? Se fizermos uma avaliação séria, provavelmente concluiremos que gastamos muito tempo perseguindo ilusões ou vagando sem rumo. Para experimentarmos o que realmente a vida foi planejada para ser, temos de vivê-la com Deus e para Deus. Essa é a verdadeira vida.

Muitas pessoas hoje se sentem desconfortáveis sem saber o porquê. Não têm esperança ou segurança acerca do futuro. Pensar sobre as transformações de nossa sociedade de hoje já lhes causa terror. O próprio Senhor Jesus falou acerca de um tempo ainda futuro caracterizado por “homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo” (Lucas 21:26).

Hoje, contudo, ainda é o tempo da graça, no qual as boas novas de Jesus Cristo continuam sendo pregadas a todos. E é tempo de con­siderarmos a questão da eternidade, nosso destino após a morte. É imperativo pedir e aceitar o perdão divino e a vida eterna que Ele ainda nos oferece. A possibilidade de entrar no céu está diante de nós. Entrar ou não no Reino de Deus é uma decisão absolutamente individual. A parte de Deus já foi feita; agora cabe a nós escolhermos!

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

domingo, 26 de setembro de 2010

As virtudes do sangue de Cristo

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


26 Setembro


Sem derramamento de sangue não há remissão (Hebreus 9:22).


As virtudes do sangue de Cristo


Quando o sangue fluiu de Seu corpo, Cristo estava dando Sua vida pelos pecadores. Os cristãos têm em comum o fato de serem salvos pelo precioso sangue de Cristo.
Eis aqui algumas virtudes desse sangue derramado que expia nossos pecados. Graças a ele somos:
– Perdoados: “temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça” (Efésios 1:7).
– Lavados: “[Cristo] nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados” (Apocalipse 1:5).
– Purificados: “o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 João 1:7).
– Justificados: “justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Romanos 5:9).
– Comprados: “com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação” (Apocalipse 5:9); “fostes comprados por bom preço” (1 Coríntios 6:20).
– Reconciliados com Deus: “havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus” (Colossenses 1:20).
– Aproximados de Deus: “pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2:13).
– Introduzidos na presença de Deus: “tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus” (Hebreus 10:19).
– Libertados da escravidão do diabo: “fostes resgatados… com o precioso sangue de Cristo” (1 Pedro 1:18-19).
– Santificados, ou seja, separados para sermos consagrados a Deus, por meio do sangue da nova aliança (Hebreus 10:29).


Extraído do Devocional Boa Semente 2010

sábado, 25 de setembro de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 13:1-14)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


25 Setembro


Ainda muitíssima terra ficou para possuir (Josué 13:1).


Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 13:1-14)


O Senhor mostra a Josué que ainda havia muitíssima terra a se possuir. As fronteiras também lhe foram mostradas (1:4). Eram fáceis de lembrar. Ao sul, o grande deserto; ao norte, a grande montanha, o Líbano; a leste, o grande rio, o Eufrates; e, finalmente, a oeste, o grande mar, o Mediterrâneo. A terra a ser ocupada pela fé também tem seus limites, que é o mundo como o vemos: deserto – árido, sem frutos para Deus; repleto de ambição e orgulho (a montanha); próspero e lucrativo (o rio); impetuoso e constan­temente problemático (o mar – Judas 13; Isaías 57:20). Queridos filhos de Deus, cuidado para não ultrapassarmos essas fronteiras. Muitos as cruzaram por tentação ou por pura curiosidade, e a maioria jamais retornou. Por outro lado, dentro dos limites “ainda muitíssima terra ficou para se possuir”. Os inesgotáveis tesouros da Palavra, as insondáveis riquezas de Cristo estão esperando para serem possuídos a fim de que – segundo a oração do apóstolo – possamos “compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento” (Efésios 3:18-19). Cristãos, essas são as infinitas dimensões de nossa fé nEle.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Imperdoável estupidez!

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


24 Setembro


De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus (2 Coríntios 5:20-21).


Imperdoável estupidez!


Tentei falar com a esposa do padeiro sobre a necessidade de todos colocarem as coisas em ordem com Deus. “Você precisa ter consciência de onde passará a eternidade. Isso tem de ser feito nesta vida. Quando você morrer, será que vai saber se o seu destino eterno será o céu ou o inferno?” Com um sorriso, ela respondeu: “Eu confio na minha sorte”. Então continuei: “Vamos imaginar que o seu estoque de farinha de trigo tenha acabado totalmente. Se você não receber outra remessa hoje, não poderá fazer nenhum pão para amanhã de manhã. O que você faria se isso acontecesse?” – “Eu telefonaria para o fornecedor e me certificaria de que a entrega fosse feita o mais rápido possível. Mas qual a relação disso com a eternidade?”

Quando se trata de coisas materiais, as pessoas fazem o máximo para não confiar muito na sorte. Elas tomam as providências necessárias no tempo oportuno. Contudo, no que tange à mais importante questão de todas, elas demonstram completa indiferença. É como se ninguém morresse. Uma razão para isso é que, de fato, a maioria não crê em Deus. Até mesmo negam que o ser humano tenha uma alma imortal, ou ainda simplesmente ignoram assuntos relacionados à vida após a morte. Tais atitudes são imperdoavelmente estúpidas! Se a esposa do padeiro realmente cresse em Deus, ela não ficaria tão despreocupada acerca do veredito divino sobre sua condição.

Podemos – e devemos – saber com certeza qual será nosso destino eterno. Há somente duas opções: ou com Cristo, desfrutando de Sua glória e presença, ou separado dEle para sempre, sofrendo a condenação infindável. Escolha agora mesmo: a decisão é toda sua!

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O olhar do Senhor Jesus

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


23 Setembro

E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e… saindo Pedro para fora, chorou amargamente (Lucas 22:61-62).


O olhar do Senhor Jesus


Quando Simão foi trazido à presença do Senhor Jesus por seu irmão André, o Senhor olhou para ele e lhe deu o nome de Cefas, ou seja, Pedro. Ele foi marcado para servir a Deus, por assim dizer. Depois Pedro deixou tudo para segui-Lo, passando três anos em Sua companhia.

Ele se sentia tão próximo do Senhor que julgava estar preparado para ser preso ou até morto por causa de seu Mestre (v. 33). Quando o Senhor Jesus foi capturado, ele tentou defendê-Lo com a espada. Mas os inimigos prevaleceram e Pedro viu o Senhor ser acusado, espancado e humilhado. Isso arrasou sua autoconfiança e sua fé. Temendo por sua própria vida, as perguntas da serva e dos dois homens o fizeram negar o Mestre três vezes.

Será que aquilo era o fim? Tanto tempo de relacionamento, tantos milagres, tanta esperança em relação ao futuro… Pedro já considerava isso coisas perdidas no passado, até que o Senhor olhou para ele. Aquele olhar reafirmou a Pedro que o Senhor Jesus ainda o amava, apesar de sua deslealdade que o fez chorar por seu fracasso total como homem, amigo, discípulo, etc. Mas também eliminou o desespero. A comunhão com o Senhor seria restaurada: o Jesus ressurreto apareceria para Pedro antes dos demais discípulos. Logo após confirmou publicamente o serviço para o qual Pedro fora designado.

O Senhor ainda se interessa por todos os que são Seus. Ele não tira Seus olhos de nós, e não devemos tirar nossos olhos dEle.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

terça-feira, 21 de setembro de 2010

“Ele é a nossa paz”

SÓ JESUS CRISTO SALVA.



21 Setembro


Paz no céu, e glória nas alturas (Lucas 19:38).


“Ele é a nossa paz”

Uma cena impressionante: o Senhor Jesus Se aproximando da amada cidade de Jerusalém pela última vez. Lucas descreve Sua jornada “subindo para Jerusalém” (v. 28) em detalhes. Fora dos portões da cidade, no Monte das Oliveiras, o Senhor parou para olhar a cidade. Ele chorou sobre ela. Suas palavras expressam Seus sentimentos: “Ah! Se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos” (v. 42). Seu povo O rejeitou!

Isso é uma coisa espantosa. Pouco antes, uma grande multidão O seguira, exclamando: “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas”. Será que seus discípulos estavam conscientes do que se passava? O próprio Senhor sabia que aquele júbilo todo não duraria muito. A cruz O aguardava.

Mas agora temos o privilégio de saber que, após a obra realizada na cruz, Ele fez “a paz pelo sangue da sua cruz” (Colossenses 1:20). De fato, “ele é a nossa paz” (Efésios 2:14). Depois da conclusão de Sua obra, o Senhor retornou ao céu, onde agora está assentado à direita de Deus. A paz está assegurada em Sua própria Pessoa. Na esfera espiritual, a paz reinará finalmente quando Satanás for expulso das “regiões celestes”. Na terra, o próprio Senhor expurgará todo o mal por meio de julgamentos, quando vier pela segunda vez. Que gloriosa era surgirá! Haverá paz, justiça e alegria para todos os que crerem!

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Seduzidos, enganados, escravizados

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


20 Setembro

E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi (Gênesis 3:13).


Seduzidos, enganados, escravizados


O primeiro casal humano tinha deliberadamente abraçado o engano de Satanás e desobedecido a Deus. O resultado? “Foram abertos os olhos de ambos” (v. 7). Eles reconheceram o quanto haviam se desviado, mas já era tarde. Não podiam voltar atrás naquele passo fatal e anular as conseqüências. A decisão deles de pecar contra Deus não apenas os separou de Deus; fez com que Adão e Eva conhecessem o poder do mal ao se tornarem escravos do pecado.
Por fim, sucumbiram ao controle de Satanás, o qual pôde exercer poder sobre eles por terem obedecido a ele ao invés de obedecerem a Deus.
Essa situação persistirá enquanto a raça humana existir! Por meio do pecado, a humanidade está aliançada com Satanás, quer o homem perceba ou não. Jesus Cristo disse certa vez: “Todo aquele que comete pecado é servo do pecado” (João 8:34). Quem dá lugar ao diabo é sempre o maior perdedor. Eva se conscientizou de seu erro tarde demais.

O princípio por detrás da tática diabólica no jardim do Éden não mudou desde então. Começa com sedução, passa pela satisfação dos desejos egoístas e acaba na rejeição da vontade de Deus. O resultado final é uma pessoa enganada e marcada pelo pecado, separada de Deus e que irá compartilhar do mesmo destino eterno de Satanás, depois que o Senhor julgar vivos e mortos.
No entanto, ainda existe a possibilidade de salvação e libertação do poder do diabo mediante a fé em Jesus Cristo, o qual afirmou: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:36).


Extraído do Devocional Boa Semente 2010

domingo, 19 de setembro de 2010

Jesus Cristo, a verdade personificada

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

19
Setembro


Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse.

Vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade (João 8:25; 18:37).


Jesus Cristo, a verdade personificada


O Senhor Jesus nunca falava nem agia fora da dependência de Seu Pai e sem a espontânea submissão à vontade divina. Dessa maneira, cada palavra e cada ato eram a revelação e a representa­ção do Pai que O enviara. Por um lado, isso demonstra a magnífica perfeição de nosso Senhor, e por outro, se vê o triste contraste com nossa imperfeição.

Assim como o Senhor Jesus era divinamente perfeito, também Suas palavras e obras o eram. Não havia diferença entre o que Ele dizia, fazia ou o modo como Se comportava. Por isso quando os judeus Lhe perguntaram: “Quem és tu?”, Ele respondeu: “Isso mesmo que já desde o princípio vos disse”. Ele era a verdade, falava a verdade, manifestava a verdade; em outras palavras, era a perso­nificação da verdade.

Frequentemente, nossas palavras não são verdadeiras, ou não contêm toda a verdade e, em alguns casos, vão além dela. Quantas vezes desonramos o Senhor por esse motivo! Cada palavra do Senhor era a verdade; isso era ao mesmo tempo uma demonstração de Sua glória pessoal e uma revelação do Pai. Isso também se aplicava a cada uma de Suas obras. Essa é a razão pela qual Ele podia declarar: “As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras” (João 14:10).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

sábado, 18 de setembro de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 12:1-24)

SÓ JESUS CRITO SALVA.


18 Setembro

Assim, Josué tomou toda esta terra conforme tudo o que o Senhor tinha dito a Moisés; e Josué a deu em herança aos filhos de Israel… e a terra repousou da guerra (Josué 11:23).


Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 12:1-24)


O livro de Josué pode ser dividido em duas partes, cada uma com doze capítulos. A primeira, que terminamos hoje, abrange a conquista de Canaã por Israel. A segunda, dos capítulos 13 a 24, descreve principalmente a divisão das terras entre as tribos. A conclusão da primeira parte: “E a terra repousou da guerra” (11:23) é seguida por uma longa lista de reis derrotados. Dois foram derrotados do outro lado do Jordão, Seom e Ogue; trinta e um na terra propriamente dita. É encorajador perceber como o próprio Deus escreveu este resumo. Isso prova que Ele jamais esquece um triunfo que temos com o Senhor e que está consciente do esforço e sacrifício que cada um representa. Então, coragem, soldados de Jesus Cristo! Em nossas batalhas, o supremo Árbitro “marca o placar” sem nenhum erro: o rei de Hebrom, um; o rei de Jarmute, dois; o rei de Laquis, três…

Que o Senhor nos conceda a graça de sermos guerreiros fiéis, cada um em seu devido posto! Breve chegará o momento em que deporemos as armas a fim de desfrutarmos o descanso celeste ao lado do Senhor Jesus. Sim, então seremos capazes de afirmar como o apóstolo: “Combati o bom combate” e receber a coroa prometida ao que vencer (2 Timóteo 4:7; Apocalipse 2 e 3).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Alegria divina

SÓ JESUS CRISTO SALVA


17 Setembro


Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo (João 15:11).


Alegria divina


Todos querem experimentar a felicidade e alegria. Muitas pessoas gastam bastante dinheiro para obter o que no final se revela apenas um delírio passageiro e superficial. Outros são mais reservados. Passam pela vida e jamais conseguem saber o que é uma vida de contentamento.
O Senhor Jesus Cristo tem algo muito melhor em mente para os Seus redimidos. Ele lhes concede a verdadeira alegria. Isso fez parte da mensagem dos anjos aos pastores no momento de Seu nascimento. Mas não parou por aí. Repetidas vezes o Senhor disse aos discípulos como um relacionamento com Deus enriquece as pessoas de tal maneira, que elas não somente sentem uma grande satisfação, mas transbordam de júbilo. Essa é a mensagem do versículo de hoje.
Temos de acrescentar que a alegria divina não depende das circunstâncias, por vezes difíceis e atribuladas, que os cristãos têm de viver. Nenhuma das catástrofes da vida pode abalar a alegria que eles sentem. Impossível? Não! O segredo é habitar no amor divino. Jesus Cristo nunca deixou de desfrutar do amor do Pai e isso não pode se comparar com nada neste mundo.
A maioria dos seres humanos conhece apenas o amor humano. Não há nem sequer parâmetro de comparação entre isso e o amor divino que vem de cima e é ilimitado. Nosso grande Deus ama os Seus filhos, e tudo faz para o bem deles. A alegria dos cristãos vem da segurança desse amor.


Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

“Porque muito amou”

SÓ JESUS CRISTO SALVA.



16 Setembro

Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou (Lucas 7:46-47).


“Porque muito amou”


Quanto mais as trevas duram, mais a luz brilha. Na casa de Simão, o fariseu, religioso arrogante e que se considerava virtuoso, o Senhor Jesus encontrou uma mulher pecadora cuja fama era conhecida na cidade inteira. O arrependimento que ela manifestava pelos próprios pecados era tão grande que não podia ser expresso com palavras. Ela chorava, derramando suas lágrimas sobre os pés do Senhor Jesus, enxugando-os com seus cabelos, e depois ungindo-os com óleo. Isso demonstrou claramente aquilo que havia em seu coração, e o Senhor Jesus a compreendeu perfeitamente.

No entanto, o que Ele disse para o fariseu pode ser facilmente mal interpretado, se lermos com rapidez: “Os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou”.

Uma coisa é impossível: o perdão dos pecados não pode ser obtido por meio do amor a Cristo. O amor da mulher pecadora pelo Salvador foi uma resposta ao perdão que Ele lhe concedera. Ela percebeu o quanto havia sido perdoada, portanto, seu coração a impeliu a provar seu amor por Ele ungindo os pés do Senhor Jesus com um óleo caríssimo. O Salvador expressou Sua alegria com aquele ato afirmando que o grande amor dela provou que aquela mulher compreendera a extensão dos pecados que cometera e a profundidade do perdão que lhe foi dado.

Todos os que se aproximam de Deus percebem gradualmente o abismo de nosso estado caído e a grandeza da obra do Senhor Jesus na cruz. Apenas os que têm uma clara compreensão do que o pecado significa estão aptos a entender o mistério do indescritível perdão que Deus nos oferece.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Opiniões inúteis

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


15 Setembro


E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Atos 4:12).


Opiniões inúteis


Eu conversava por telefone com certo homem que me indagava sobre questões relacionadas à fé. Por fim, ele me perguntou: Você é um fundamentalista?
O que você quer dizer com isso?, repliquei.
Bem, você realmente acredita que a Bíblia foi literalmente inspirada por Deus?
Então ele não pôde mais se conter e falou: Eu estive em todas as igrejas e grupos cristãos e verifiquei que todos crêem em algo diferente. Cheguei à conclusão que a fé em Deus é baseada puramente na experiência pessoal.
O que a Bíblia diz não é importante para mim. Eu creio em Deus e isso é o principal. Jesus Cristo não significa nada para mim.
Muitas pessoas pensam assim como esse homem. O problema é: tal fé tem uma fundação muito frágil. Para experimentar os caminhos de Deus temos de conhecê-Lo da maneira pela qual Ele Se revelou à humanidade. Opiniões são absolutamente inúteis. Se cada indivíduo pudesse inventar um deus, esse ser nem mesmo mereceria ser chamado de “Deus”. Ele existiria somente na imaginação de seu “seguidor”.
A Bíblia é a única fonte de informação acerca de Deus. Todos os verdadeiros cristãos podem confirmar isso.
Quem se firma sobre a fundação da Palavra de Deus cedo descobre o significado de Jesus Cristo. Ele é o único “Mediador entre Deus e os homens” (1 Timóteo 2:5). Necessitamos desse Mediador porque somos pecadores e sem Ele ninguém pode chegar a Deus.


Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Um caminho seguro

SÓ JESUS CRISTO SALVA


14 Setembro


Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens (Esdras 8:21).


Um caminho seguro


Esdras estava prestes a deixar o cativeiro babilônico e voltar a Jerusalém. Outros judeus responderam ao chamado do rei persa Artaxerxes e se uniram a Esdras. Como líder, Esdras achou importante que todos tivessem a mesma atitude de coração em relação a Deus. O cativeiro havia sido enviado por Deus como uma punição pelos pecados do povo judeu. Portanto, eles tinham motivos de sobra para se humilharem diante do Senhor.
Também estavam conscientes da longa e perigosa jornada que os aguardava. O “caminho seguro” era o que necessitavam. O rei poderia ter enviado tropas para lhes dar proteção, mas Esdras disse: “Tive vergonha de pedir ao rei, exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam” (v. 22).
Esdras tinha exata noção do que fazia. Ele não subestimava o perigo, pois conhecia o “inimigo pelo caminho”. Mas acreditava no Deus de Israel, e tinha experimentado Sua bondade (7:6-10). Quem leva a vida sob a “boa mão” de Deus de fato se envergonha de depender da proteção humana.
Será que existe um tempo em que precisemos mais do “caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens”, do que atualmente? Hoje os perigos e as ameaças estão por toda parte, os valores morais a cada dia são destruídos, o certo está virando errado e o errado, certo, porque o mundo jaz no maligno (1 João 5:19).
O exemplo de Esdras nos mostra que a boa mão de Deus tem um caminho seguro para aqueles que O servem, que O amam e crêem nEle.



Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tradições religiosas: subprodutos da morte espiritual

SÓ JESUS CRISTO SALVA


13 Setembro


Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim; em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.

Arrependei-vos, e crede no evangelho (Marcos 7:6-7; 1:15).

Tradições religiosas: subprodutos da morte espiritual

É necessário para alguém que deseje conhecer a Deus abrir mão da sua personalidade e viver segundo os padrões religiosos?

Jesus Cristo falou expressamente contra tradições e formas humanas. Ele criticou os líderes religiosos de Seu tempo, pois, por meio de preceitos, eles impediam as pessoas de se aproximarem de Deus. Como o mesmo Deus que criou a todos nós com tão fantástica variação de características e sentimentos pode desprezar o que Ele próprio projetou?

Todos podem se aproximar de Deus, não para encontrar uma religião, mas para ter um relacionamento vivo com Ele. A fé cristã não é uma coleção de princípios doutrinários, mas a revelação de Deus, em particular, da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, que veio nos dar a compreensão de Deus e de Seu amor.

As formas religiosas podem facilmente ser consideradas subprodutos da morte espiritual; a fé em Jesus Cristo, por outro lado, significa libertação e verdadeira vida oferecida gratuitamente a todos.

Ter fé não é ser ingênuo ou crédulo. Os que pela fé aceitam a mensagem divina reconhecem Aquele que fala. A fé também não é superstição ou fanatismo. É antes um ato de obediência à chamada de Deus, tendo como resultado uma radical mudança na maneira de pensar – para melhor. Quem crê não aceita tudo o que é imposto sem questionar. Ao contrário, é capaz de julgar o que procede da cultura que permeia esse mundo, pois tem a convicção e a experiência de que a Palavra de Deus é o caminho que conduz à vida.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

domingo, 12 de setembro de 2010

Pasto Liberdade ou Morte

Pastoral

(Domingo, 12 de setembro de 2010)

Liberdade ou Morte

O homem algemado é um homem morto. Embora estejamos festejando a semana da liberdade do Brasil, vale a pena conhecer uma história que nos vem da velha Palestina.

Depois da destruição de Jerusalém no ano 70 D.C., alguns judeus zelotes refugiaram-se numa elevação pedregosa, de 75 metros de altura, onde Herodes construíra uma fortaleza perto do Mar Morto. Massada era, segundo o historiador Flávio Josefo, "inacessível mesmo aos animais".

No ano 72, Flávio Silva, por ordem de Vespasiano, atacou os rebeldes judeus aí refugiados. Eram 15.000 romanos contra 1.000 judeus. E ainda assim foram necessários quase dois anos para que o exército maior derrotasse o menor. A resistência judaica foi corajosa. Mas era evidente que, cedo ou tarde, tombariam. Josefo narra o triste fim: Eleazar ben-Jair, o líder, fez um discurso emocionado, propondo o suicídio de todos: "...continuamos inquebrantáveis na resolução de preferir a morte à servidão". Combinou-se que os homens matariam suas esposas e filhos. Em seguida, dez homens escolhidos matariam todos os outros. Por fim, os dez lançariam sortes para escolher aquele que mataria os nove outros. Este último, por fim, se lançaria contra a própria espada. Assim, a fortaleza foi queimada, com exceção das despensas para que os romanos não pensassem que a falta de comida fora a causa do suicídio.

Quando os romanos finalmente chegaram ao alto, encontraram 960 cadáveres. Apenas sete pessoas (duas mulheres e cinco crianças) sobreviveram, por se terem escondido numa cisterna. Era o dia 15 de abril, segundo Josefo. Ao invés de celebrar a vitória, os romanos puseram-se a admirar a coragem desses judeus. E, como resultado, pouparam os sete sobreviventes, que lhes contaram esta história.

Hoje, Massada é parada obrigatória no roteiro dos turistas que vão a Israel. O exército israelense faz que os jovens que nele ingressam jurem: "Massada não voltará a cair".

Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

O varão de dores

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


12
Setembro

Como pasmaram muitos à vista dele, pois o seu parecer estava tão desfigurado, mais do que o de outro qualquer, e a sua figura mais do que a dos outros filhos dos homens. Assim borrifará muitas nações (Isaías 52:14-15).


O varão de dores


O que foi que desfigurou a tal ponto o aspecto do Senhor Jesus como homem? Foi o trato cruel que os homens Lhe dispensaram em seu ódio contra Ele. Isso começou quando alguns do povo cuspiram em Seu rosto. Mas não se contentaram com isso: cobriram Sua face e lhe deram socos, dizendo: “Profetiza” (Marcos 14:65). Depois O levaram amarrado a Pilatos, governador e juiz romano, que depois de um breve interrogatório mandou que O açoitassem. A sessão de chicotadas era algo de extrema crueldade, pois os instrumentos que os romanos utilizavam eram feitos para rasgar as carnes da vítima.

Para zombar dEle e aumentar Seus sofrimentos, os soldados colocaram uma coroa de espinhos sobre Sua cabeça, e depois O golpearam com uma vara. Que suplício! Por último, o Senhor teve de enfrentar a crucificação. Cada golpe que fazia penetrar os cravos em Suas mãos e pés lhe causava dores atrozes. Nosso Salvador agüentou todos esses maus tratos calado.

Assim foi desfigurado o seu parecer: Seu rosto marcado pelos golpes, o corpo sangrando por causa dos açoites, a cabeça ferida pela coroa de espinhos, as mãos e pés furados pelos cravos. Esse era o quadro que viam os que passavam em frente à cruz. Assim se cumpriu com exatidão a profecia de Isaías!

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sábado, 11 de setembro de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 11:12-23)

SÓ JESUS CRISTO SALVA


11 Setembro


Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou (Romanos 8:37).


Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 11:12-23)


Os inimigos que Israel acabara de enfrentar e vencer representam os que travam guerra contra os cristãos, ou seja, Satanás e seus anjos. Nossa guerra é principalmente “contra principados… contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6:12). Muitas pessoas acreditam que o diabo e os demônios já estão no inferno. Mas a Bíblia deixa bem claro que Satanás ainda está no céu e move-se pela terra para destruir a humanidade (Jó 1:6-7). Se realmente crermos, o inimigo não poderá roubar nossa salvação (João 10:28). Por outro lado, ele guerreia contra nós na tentativa de evitar que desfrutemos nossas bênçãos celestiais. Ele se esforça para nos arrancar do território que é nosso por direito devido a vitórias conquistadas anteriormente. Essa é a razão pela qual no mesmo capítulo 6 de Efésios somos chamados não apenas para lutar e vencer, mas, sobretudo, para permanecer firmes. A Palavra nos supre com um invencível arsenal contra os esforços do inimigo. Ela nos faz saber que nem principados, nem poderes são capazes de nos separar do amor de Deus, mas que “em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:37-39).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Medo

SÓ JESUS CRISTO SALVA


10 Setembro


Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares (Salmo 46:1-2).


Medo


O medo é o pesadelo que apavora milhões atualmente. Desde que o homem foi expulso do Jardim do Éden, o medo, a abundância de preocupações e ameaças têm flagelado nossa sociedade moderna por causa dos problemas da raça humana em geral e em particular pelo estado desesperador dos indivíduos.
O ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 fez com que o medo mundial crescesse rapidamente. Ficou a lição de que nenhum lugar é seguro como pensávamos.
Talvez Deus esteja nos lembrando de que tudo neste mundo é transitório. Um período excepcional da história humana está próximo do fim: tem durado cerca de dois mil anos, começando com a obra de Jesus Cristo na cruz. Deus tem falado conosco graciosa e pacien­temente, porém, em certas ocasiões, Sua mensagem é dada com muita severidade a fim de nos lembrar de que temos de acertar as coisas com Ele e “para desviar a sua alma [a alma de Suas criaturas] da cova, e a sua vida de passar pela espada” (Jó 33:18).
Falei recentemente com um casal de idosos sobre essa questão. Eles também estavam preocupados com o futuro da humanidade. De repente, o marido falou: “Mas quem crê em Jesus não precisa ter medo. O Senhor não nos abandonará”. Ele acreditava nisso de todo o coração.
Como ele estava correto! Quem se refugia no Senhor Jesus pela fé não tem nada a temer, pois pode dizer como o rei Davi: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo” (Salmo 23:4).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Aprender a obediência

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


9
Setembro

O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem (Isaías 50:4).


Aprender a obediência


Falando aqui por intermédio do profeta Isaías, o Espírito de Deus aponta para o nosso Senhor Jesus Cristo. Na glória do céu, o Filho de Deus apenas dava ordens e tudo era feito. Todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. Tudo, portanto, estava à disposição e ao serviço do Senhor Jesus.

No versículo de hoje O vemos como Homem na terra. Ele escondeu Sua glória debaixo da aparência de servo (Isaías 42:1; 52:13). Ele Se tornou semelhante aos que aprendem, embora Sua vida inteira estivesse de acordo com Seu Deus e Pai. Ele não precisava disso (João 16:30).

Ele Se fez semelhante a nós em tudo. Ele não tinha pecado, contudo, no batismo Se identificou com o penitente remanescente de Seu povo. Ele não precisava de instrução, mas tomou o lugar de dependência total para nos mostrar o que é obedecer. Sua perfeição foi revelada de tal modo que o próprio Deus testificou do céu: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17).

Temos de ser educados na escola de Deus, onde aprenderemos muito, às vezes sob condições dolorosas. Mas quando lemos que Ele “aprendeu a obediência” (Hebreus 5:8), isso se aplica à experiência do Senhor Jesus quando esteve neste mundo como Homem. Assim também nós, ao nos tornarmos filhos de Deus pela fé nEle, temos de aprender a obedecer ao Pai. Essa lição levará a vida toda, e trará benefícios que desfrutaremos aqui e na eternidade.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ainda assim, Ele os recebeu

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


8 Setembro


Quando voltou Jesus, a multidão o recebeu, porque todos o estavam esperando.
E, sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura
(Lucas 8:40; 9:11).


Ainda assim, Ele os recebeu



Quando o Senhor Jesus Cristo estava neste mundo, a maioria de Seu povo O rejeitou. Isso já havia sido profetizado por Isaías: “Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens” (53:3).
A multidão que O saudou, como lemos em Lucas 8, era constituída em grande parte pelas mesmas pessoas inconstantes que mais tarde se reuniram para clamar pela crucificação do Senhor. No entanto, ainda assim, Jesus Cristo “os recebeu” a fim de lhes explicar o caminho para o reino de Deus, o caminho da salvação, e para ajudar os necessitados.
Entre as grandes multidões sempre existem indivíduos para os quais um encontro com Jesus se torna um momento decisivo de mudança. Pela fé, estes abrem o coração para o Salvador. Eles O recebem em toda a verdade. E isso tem um efeito profundo na vida de tais pessoas. O contraste entre a rejeição generalizada e a recepção que o Senhor teve de alguns é claramente expresso em João 1:11-12: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”.
Todos os que O recebem podem ter a segurança de também serem aceitos pelo Salvador, não temporária, mas eternamente.
O Senhor Jesus não pergunta acerca da magnitude de sua culpa; Ele deseja perdoar tudo e restaurar seu relacionamento quebrado com Deus. Os que crêem nEle se tornam filhos de Deus.


Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O verdadeiro Elim

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


7 Setembro


Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas (Êxodo 15:27).


O verdadeiro Elim


Após os filhos de Israel passarem pela terrível experiência em Mara, onde o deserto oferecia aos sedentos viajantes água amarga, eles chegaram a um lugar de refrigério. Na sabedoria de Deus ambos os lugares de pernoite eram necessários. Apenas quem já passou pela frustração em Mara pode apreciar devidamente os tesouros preparados por Deus em Elim.
A nossa experiência como filhos de Deus é diferente hoje em dia? Se não tivermos consciência do quanto nosso coração fica vazio quando buscamos enchê-lo das coisas deste mundo, não seremos capazes de aproveitar adequadamente os benefícios da Palavra de Deus.
Elim representa se alegrar no Senhor Jesus, a água da vida, e se fortalecer na alegria da salvação e nas bênçãos que temos nEle. Davi certa vez “se fortaleceu no Senhor seu Deus” (1 Samuel 30:6). Mas Elim também representa descansar à sombra de Sua bondade, descanso que restaura a paz de nossa alma, afastando as adversida­des do deserto: “Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas” (Salmo 36:7). Você também já teve essa experiência?
Elim é, contudo, algo que o povo de Deus como conjunto desfruta. O número doze simboliza a administração que Deus confiou ao homem, ao passo que setenta significa perfeição, integra­lidade. Ambas estão presentes onde o Senhor Jesus reúne os Seus em torno de Seu Nome. Ele é nosso verdadeiro “Elim”.


Extraído do Devocional Boa Semente 2010

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Deus é culpado de tudo?

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


6 Setembro


Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos (1 João 4:8-9).


Deus é culpado de tudo?



“Por que Deus não coloca um ponto final em toda miséria, conflitos e violência do mundo? Por que Ele apenas olha enquanto milhões estão famintos? Dizem que Ele é um Deus de amor. Onde podemos comprovar isso?” Tais palavras são comuns. Mas raramente são pronunciadas pelos que de fato crêem na existência de Deus, pois estes sabem que o Criador nos aguarda para prestarmos conta de nossas ações, palavras e pensamentos. Portanto, sentem que é inadequado fazer tais acusações. Deus vive em uma esfera muito diferente da nossa. Se assim não fosse, Ele não seria Deus. Fazer perguntas como essas só revelam nossa incredulidade.
Se Deus interviesse e acabasse com toda a injustiça dos homens que não O reconhecem como Senhor, isso significaria um juízo devastador. Foi o que aconteceu nos dias de Noé, quando praticamente toda a raça humana pereceu no Dilúvio, porque “viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra” (Gênesis 6:5). E hoje em dia as coisas não estão melhores! Nosso problema mais essencial é o pecado, que determina toda a nossa conduta.
Deus realmente é amor. Ele revelou Seu amor quando enviou Seu Filho, Jesus Cristo, ao mundo. Deus julgou a culpa dos homens nEle, o Inocente, para que todo aquele que nEle crer obtenha a vida eterna.
Engana-se quem pensa que Deus está em silêncio. Ele nos fala por meio de Cristo, por meio do Evangelho, por meio das circunstâncias, por meio da natureza, etc. Todos têm a chance de ouvir a mensagem da cruz. Mas são poucos os que se rendem a tais palavras. A esmagadora maioria segue seu próprio coração pecaminoso e, quando não obtêm o resultado que desejam, culpam a Deus. “A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o Senhor” (Provérbios 19:3).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

domingo, 5 de setembro de 2010

A solução para o gênero humano

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


5 Setembro


Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso (Jeremias 17:9).


A solução para o gênero humano


É comum as pessoas pensarem que basta mudar o sistema de distribuição de bens para que os roubos, assassinatos e injustiças desapareçam. Em todos os tempos houve quem cresse firmemente que, se as pessoas tivessem a mesma porção de bens materiais, uma espécie de “era de ouro” se estabeleceria. Sem ricos nem pobres, os ciúmes, a inveja, o engano e a trapaça acabariam. Nem polícia, nem tribunais, nem prisões!
No entanto, lamentavelmente, a maldade do coração humano – de onde nascem as traições, roubos e crimes – não é produto da desigualdade social, mas a causa dela. Egoísmo, orgulho, desejo de poder: esses são os sentimentos que engendram a violência e todas as formas de miséria. E mesmo que a felicidade material alcançasse a todos, as pessoas não estariam satisfeitas, porque “nem só de pão viverá o homem” (Mateus 4:4). Tampouco se vive de palavras ocas e de esperanças vãs.
Nosso coração precisa da Palavra de Deus, não da dos homens. Ela nos ensina que o ser humano é incapaz de reformar sua natureza pervertida e caracterizada por uma vontade oposta à de Deus. Somente o Salvador, Jesus Cristo, pode nos libertar dessa terrível escravidão moral. Este é o Evangelho!



Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sábado, 4 de setembro de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 11:1-11)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


4 Setembro


Porventura, será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Romanos 3:5).


Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 11:1-11)


No capítulo 10, a aliança dos reis do sul foi despedaçada em Gibeão. Agora no norte, Jabim, rei de Hazor, reúne grande companhia para guerrear contra Israel. “Todos estes reis se ajuntaram” (v. 5). Falando sobre um tempo futuro, o Salmo 2 anuncia: “Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o Senhor e contra o seu Ungido”.
O que o Senhor diz a Josué? “Não temas diante deles, porque amanhã, a esta mesma hora, já os terás traspassado diante dos filhos de Israel” (v. 6). E a vitória foi seguida por uma matança da qual ninguém escapou. É difícil para nós entendermos estes terríveis julgamentos. Nós, como cristãos, somos discípulos de um Mestre que nos exorta: “Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam” (Lucas 6:27). Somos filhos de um Pai que nos diz: “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber” (Romanos 12:20). Porém, se há um tempo para graça (nosso tempo), haverá um tempo para a ira. Ela virá sobre os que rejeitaram a graça. O julgamento dos cananeus, após séculos de paciência divina, ilustra isso de maneira solene.
E quando entendemos que os cananeus tipificam os nossos inimigos nos lugares celestiais, então compreendemos que a esses devemos combater e jamais amá-los.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O invisível se torna visível

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


3 Setembro


Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou (João 1:18).


O invisível se torna visível


O astronauta russo Yuri Gagarin, participante do primeiro vôo espacial tripulado realizado em 1961, certamente não tinha a intenção de confirmar a verdade do versículo acima quando afirmou que não viu Deus no universo. No entanto, inconscientemente, ele o fez.
Ser visível é uma qualidade das coisas criadas, incluindo os ídolos inventados pelos homens. A Bíblia, contudo, testifica acerca do único Deus verdadeiro, o Criador do universo, o qual “tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver” (1 Timóteo 6:16). Em Sua grandeza, Ele está além do domínio da esquadrinhação humana. Sua soberania é absoluta e ninguém pode nem poderá captar nem um relance dEle, nem assumir qualquer aspecto de Seu poder.
Isso torna mais fantástico o fato do Deus invisível ter Se “declarado” à humanidade ao revelar Sua própria imagem na encarnação de Cristo, “o Filho unigênito, que está no seio do Pai”, isto é, inseparavelmente unido a Ele. Na forma do Filho, “o qual é imagem do Deus invisível” (Colossenses 1:15), Deus desceu ao mundo para ser a ponte sobre o infinito abismo que nenhum ser humano seria capaz de transpor.
Jesus Cristo testificou que Deus é um Deus Salvador, não desejando abandonar o homem à morte eterna, mas quer lhe dar a vida eterna. Isso também confirma que Ele é justo e, portanto, tem de julgar a culpa dos pecadores. Cristo levou sobre Si o nosso castigo, voluntariamente padecendo a morte sacrificial na cruz a fim de expiar o pecado do mundo. Todo aquele que O recebe como Salvador pessoal pela fé se torna filho de Deus.


Extraído do Devocional Boa Semente 2010

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Estevão, o primeiro mártir

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


2 Setembro

Elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo… cheio de fé e de poder.
E quando o sangue de Estêvão, tua testemunha, se derramava, também eu [ou seja, Paulo] estava presente, e consentia na sua morte, e guardava as capas dos que o matavam
(Atos 6:5,8; 22:20).

Estevão, o primeiro mártir

Firme em sua fé e coragem diante de seus acusadores, Estêvão testemunhou ousadamente acerca de sua crença no Senhor Jesus mesmo correndo risco de morrer. Ele falou duas frases que nos lembram das palavras de Cristo na cruz. Ele pediu que Deus perdoasse os que o apedrejavam: “Senhor, não lhes imputes este pecado”, e clamou pouco antes de morrer: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito” (Atos 7:59-60 (na ordem inversa); Lucas 23:34,46).
A Palavra de Deus havia invadido seu coração durante sua curta vida. Isso foi comprovado pelo relato detalhado que Estêvão fez desde o início da história de Israel até o surgimento do Messias prometido, a quem seus contemporâneos falharam em reconhecer, rejeitando-O (Atos 7:2-53). Quando a fúria do tribunal judaico se levantou, Estêvão dirigiu os olhos para o céu e viu “a glória de Deus, e… os céus abertos” (vv. 55-56). Ninguém era capaz de resistir à sabedoria e ao Espírito com os quais ele falava. Como o Senhor, Estêvão foi acusado por falsas testemunhas. “Cheio de fé e poder”, ele realizou grandes sinais e maravilhas entre o povo. Ele foi escolhido para servir na igreja, e serviu com fidelidade.
No fim de sua vida, sua fé resplandeceu diante dos olhos do então endurecido Saulo de Tarso, abalando suas convicções.
Estêvão foi aprovado ao enfrentar a tentação, e como recompensa, receberá a “a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam” (Tiago 1:12; Apocalipse 2:10).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -