domingo, 31 de outubro de 2010

Uma vida longa

SÓ JESUS CRISTO SALVA


31 Outubro



Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida (Deuteronômio 30:19).
E não quero que sejais participantes com os demônios (1 Coríntios 10:20).


Uma vida longa


Por que os cristãos definitivamente não compactuam com a festa de Halloween? Simplesmente por serem cristãos! O Halloween é um antigo festival pagão com origens na mitologia anglo-saxônica. Os druidas, sacerdotes celtas, costumavam ir de casa em casa arrecadando dinheiro para os deuses. Se alguém se recusasse a contribuir, os sacerdotes poderiam amaldiçoar ou jogar feitiços contra a família de tal pessoa.


Muitos pais não vêem no Halloween, ou Dia das Bruxas, nada mais que uma inocente celebração, onde seus filhos se fantasiam e fazem brincadeiras temáticas. Mas o que há por trás de tais atividades “inofensivas” e símbolos “divertidos”, como morcegos, esqueletos, vampiros e monstros? Ainda que não relacionem abertamente o Halloween às práticas ocultistas, educadores, sociólogos e psicólogos denunciam o caráter pouco recomendável dessa data.


Outros perguntam: “Qual a diferença entre o dia das Bruxas e o Natal? Não podemos ser intolerantes e fanáticos, afinal de contas, as duas datas têm seu aspecto comercial!” Porém, ao invés de momentos que estimulam ternos sentimentos e laços familiares, a exemplo do Dia das Mães e o dos Pais, ou a lembrança da maravilhosa noite em que Jesus Cristo veio ao mundo, o Dia das Bruxas evoca maldições, violência e morte.


Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sábado, 30 de outubro de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 17:1-18)

SÓ JESUS CRISTO SALVA


30 Outubro

Então, os filhos de José falaram a Josué, dizendo: Por que me deste por herança só uma sorte e um quinhão, sendo eu um tão grande povo, visto que o Senhor até aqui me tem abençoado? (Josué 17:14).


Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 17:1-18)


Manassés recebeu sua porção da terra e imediatamente as filhas de Zelofeade se apresentaram com sua admirável determi­nação. Fazendo referência à ordem do Senhor para Moisés, elas reclamaram sua tão esperada herança. Metade dessa tribo escolhera as terras da outra margem do Jordão, mas o restante queria sua herança em Canaã, entre seus irmãos. Se as mulheres não foram chamadas para pregar ou participar de outras ministrações públicas, lembremos deste episódio, pois a herança delas não é de forma alguma inferior à dos seus irmãos.
Notemos com que cuidado o Senhor marca os limites de cada tribo. Elas recebiam sua porção na terra primeiramente com uma indicação das fronteiras e depois com uma lista de cidades que estavam dentro dessas fronteiras. Em retorno, Deus espera de Seu povo urgência na posse da herança. Agora olhemos para Efraim! Ele não gostou de sua montanha; tomá-la requeria muito esforço. Eles pediram outra porção de terra, não por falta de fé, mas por preguiça. Como essa tribo, o quanto nós perdemos por causa da falta de energia, especialmente na área da oração, sempre aberta para nós (Tiago 4:2).
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

CULTO AO VIVO AOS DOMINGOS ÀS 10 E ÀS 19 HORAS.
PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO
WWW.PIBRJ.ORG.BR

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CONSERTE SÓ OS PONTEIROS

SO JESUS CRISTO SALVA.

11
Outubro


Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins (Jeremias 17:9-10).

CONSERTE SÓ OS PONTEIROS

Um senhor idoso envolvido em atividades pastorais estava sentado com sua Bíblia aberta tendo diante de si um prisioneiro de meia-idade. “Eu ficaria muito agradecido se o senhor me visitasse todas as semanas. Ainda tenho seis meses para cumprir aqui. Nesse tempo, tenho de dar um rumo para minha vida. Meu pai sempre martelava em nossos ouvidos para fazer o que é certo e não temer ninguém. Eu ignorei isso e agora tenho de sofrer as conseqüências”.
O senhor sorriu e replicou: “Isso me lembra uma história que ouvi na juventude: um indiano entrou em uma relojoaria, colocou os ponteiros de um relógio em cima do balcão e pediu que o relojoeiro os consertasse, pois há varias semanas os ponteiros estavam mostrando a hora errada. ‘Onde está o relógio?’ – perguntou o profissional. “Lá na minha tenda”, respondeu o cliente. ‘Bem, se você não me trouxer o relógio, não vou poder ajudá-lo.’ O indiano ficou bravo: ‘Eu já lhe disse que só os ponteiros é que estão com defeito. Não há nada de errado com a máquina do relógio. Mas eu sei por que você quer o relógio: para poder cobrar mais pelo serviço!’ E então se virou e saiu bufando de raiva.
O ancião continuou: “Parece que você cometeu o mesmo erro. Você queria que apenas os ponteiros fossem consertados. Queria só mudar o exterior. Você não admitiria que seu relógio, ou seja, o seu coração estava defeituoso. Deus deseja todo o seu ser para limpá-lo completamente. Abra seu coração, confesse todos os seus pecados e sua culpa diante de Deus. Esse é o único caminho para se tornar um novo homem, inteiramente diferente”.
Deus não “conserta”, não “remenda”, e nem “melhora” ninguém! Por meio do novo nascimento, Ele nos faz “nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

Vitória completa!

29 Outubro


Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas (Efésios 1:7).


Vitória completa!


Martinho Lutero, um dos pioneiros da Reforma, era um homem abençoado por Deus. Coube a ele testificar novamente sobre a verdade da justificação pela fé somente, tarefa cumprida em suas famosas 95 teses. Menos conhecidas foram suas lutas interiores antes de encontrar a paz com Deus. Ao ler as Santas Escrituras, Lutero compreendeu que o homem não pode ser justificado diante de Deus por obras humanas, por mais maravilhosas que sejam.
Pouco tempo depois de sua conversão, Lutero teve um sonho. O diabo se aproximava dele com uma pilha de papéis escritos. Na primeira página estava uma terrível lista de pecados cometidos na juventude de Lutero. “Você se lembra de todos esses pecados?”, perguntou Satanás. O diabo então leu duas outras páginas com mais pecados horrendos. Lutero começou a se sentir envergonhado e pensativo. Certo do triunfo, o diabo foi saindo. De repente, Lutero reagiu e disse: “Me dê essas folhas!” No sonho, ele arrancou os papéis acusatórios da mão do diabo e escreveu neles: “O sangue de Jesus Cristo, o Filho de Deus, me limpa de todo pecado”.
Que vitória! Resistir a Satanás firmemente baseado na vitória da cruz é o maior lembrete que podemos dar a ele de sua derrota pelas mãos e pés de nosso Senhor Jesus Cristo.
A vitória na cruz foi completa, pois o Senhor Jesus, “havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária... a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publica­mente e deles triunfou em si mesmo” (Colossenses 2:14-15).
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O que é “estar reunido em seu nome”?

SÓ JESUS CRISTO SALVA

28 Outubro


Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mateus 18:20).


O que é “estar reunido em seu nome”?


O que a expressão “meu nome” realmente significa? Todos os nomes e títulos do Senhor Jesus Cristo indicam verdades relativas a Ele. Seu nome não apenas nos diz quem Ele é, mas também se refere ao que Ele fez e faz. Era plano de Deus que a Igreja fosse aqui neste mundo um testemunho para o Seu Nome.
Tal testemunho é responsabilidade de todos os crentes, tanto individual quanto coletivamente. Ainda que um salvo individual­mente sirva ao Senhor e honre Seu Nome, ele não está em posição de prestar um testemunho completo. Ele faz parte do Corpo de Cristo, cuja força vital vem do próprio Deus e um testemunho completo somente pode ser rendido pelo conjunto de todos os salvos. O poder do Espírito Santo age quando os Seus se reúnem a fim de que possam glorificar Seu Nome.
Estar reunido em Seu Nome significa mais que simplesmente estar junto como irmãos. É reconhecer Sua autoridade como Senhor em todas as coisas, quer na adoração ou na ministração. Tudo o que for feito tem como objetivo glorificá-Lo.
A Bíblia nos dá instruções acerca da adoração que Deus produz no coração dos Seus. Por intermédio da direção do Espírito Santo, os crentes são levados à verdadeira adoração ao Pai (João 4:22-24), e é isso que confere às reuniões dos filhos de Deus um caráter diferente de todas as demais. Mas quando o Senhor Jesus diz: “Aí estou eu no meio deles”, Ele não está Se referindo à presença do Espírito Santo. É a garantia de que Ele pessoalmente estará com os Seus para lhes dar Sua bênção.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A profecia de Miquéias

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.

27 Outubro

E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade (Miquéias 5:2).


A profecia de Miquéias


Essa notável profecia do Antigo Testamento claramente mostra que o futuro Rei, o Messias prometido ao povo de Israel, deveria nascer em Belém. Os sumos sacerdotes e escribas no tempo de Herodes a conheciam também, e foram capazes de informá-lo acerca disso quando os magos do oriente vieram a Jerusalém e perguntaram onde o Rei dos judeus nasceria.
O versículo de hoje vai muito além de simplesmente esclarecer o local de Seu nascimento: ela mostra a sublime verdade a respeito de Sua origem: a glória eterna. Apesar de ter nascido de mulher, Suas “saídas” são “desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.
Aqui há duas verdades significativas e abençoadas. O Senhor Jesus Cristo, tema da profecia, é Deus e Homem em uma única Pessoa, “manifestado em carne” (1 Timóteo 3:16). Ele veio ao mundo como Homem. Não podemos explicar nem sondar esse maravilhoso mistério relativo à Sua Pessoa; podemos apenas con­templá-lo pela fé em adoração. O Senhor Jesus foi rejeitado e morto por Seu povo, mas ressuscitou dos mortos e subiu aos céus.
Agora, por meio da obra realizada pelo Salvador na cruz, Deus pode conceder a vida eterna a todos os que crêem no Salvador. A profecia de Miquéias é apenas uma das centenas que foram cumpridas. E ainda existem outras que aguardam o tempo da con­cretização. Mas cada uma das palavras de Deus será fiel e integral­mente cumprida, pois “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Números 23:19).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Com Cristo

SÓ JESUS CRISTO SALVA

26 Outubro

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus (Colossenses 3:1-3).


Com Cristo


Com Cristo, o cristão genuíno morreu para os rudimentos, ou princípios, do mundo (Colossenses 2:20) e foi ressuscitado com Ele. Deus nos vê totalmente separados de tudo o que nos mantinha sob o domínio do mundo, pois desde que nascemos de novo, estamos intimamente ligados com Cristo em uma nova vida. Essa vida também tem seus elementos fundamentais, chamados de “as coisas que são de cima”.
O que está em cima? O próprio Cristo, com o qual o Espírito de Deus deseja ocupar nossa mente: “Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (João 16:14). Isso significa tudo o que Deus nos concedeu em Cristo: nossas bênçãos estão nos lugares celestiais (Efésios 1:3).
No entanto, tais riquezas não são encontradas tão facilmente assim; nós não tropeçamos nelas. Temos de procurá-las com diligência, pois Cristo não está mais neste mundo. Ele está à direita de Deus. Da mesma maneira que um remédio só faz efeito quando é ingerido, as coisas celestiais só produzem mudanças em nós quando permitimos que elas ocupem nossos pensamentos. Isso irá aumentar nosso desejo por elas. Usando as palavras do versículo de hoje, devemos “pensar”, ou seja, colocar ativamente nosso pensamento nas coisas de cima. Seria estupidez tentar alimentar um cadáver, então, por que deveríamos alimentar nossa velha natureza uma vez que temos Cristo em glória?

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Evangelho em Corinto

25 Outubro

Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo (1 Coríntios 1:4).

O Evangelho em Corinto


Corinto era uma das mais importantes cidades do Império Romano. Mais de meio milhão de habitantes moravam nela. Situada na junção de movimentadas rotas de comércio da antigüidade, seu porto trouxe a essa metrópole muita prosperidade, mas também muita malignidade. Corinto era chamada de a “Sodoma” de sua época, também sinônimo de embriaguez e depravação moral. Para ser mais claro, ela se parecia com muitas cidades que existem hoje, espumando o mal e as sujeiras da humanidade.
Mas as boas notícias de que Deus estava disposto a conceder graça e salvação até ao maior dos pecadores alcançou a cidade. Muitos levaram a sério a mensagem. Ninguém precisava dizer o quanto eles eram terríveis: isso todos já sabiam! Também já tinham consciência que o seu estilo de vida não os havia trazido satisfação duradoura. Então receberam Jesus Cristo como Salvador pessoal. O chamado ressoara alto para alguns daquele povo, os quais responderam positivamente.
A conversão dos coríntios impressionou tanto o apóstolo Paulo que este sempre agradecia a Deus por ela, bem como pela graça que o Senhor demonstrara ao enriquecê-los das mais variadas maneiras. O sacrifício de Jesus Cristo na cruz tornara tudo possível, e tal fato era uma verdade bem estabelecida para os coríntios. E não é diferente na atualidade. O chamado de Deus ainda está sendo proclamado, ainda existem pessoas dispostas a responder à voz divina, Deus ainda derrama Sua graça sobre lugares tenebrosos e indivíduos ímpios, ainda há salvação para os que a desejam.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

domingo, 24 de outubro de 2010

Um só corpo

SÓ JESUS CRISTO SALVA

24 Outubro

Somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão (1 Coríntios 10:17).

Um só corpo

Cada primeiro dia da semana, os redimidos podem se congregar para falar do amor de Deus e manifestar, ao estarem juntos ao redor da mesa do Senhor, a verdade de que são um só corpo. No dia de Pentecostes, mencionado em Atos (2:1-4), Deus chamou esse corpo à existência ao derramar o Espírito Santo sobre os crentes. Dessa maneira, uma maravilhosa unidade surgiu entre eles e o Senhor. Cristo é a cabeça desse corpo e nós, os redimidos, somos Seus membros. Nada nem ninguém pode quebrar essa unidade.
Sabemos que atualmente a unidade dos filhos de Deus já não é mais visível aos olhos humanos, e a profusão de congrega­ções e doutrinas comprova isso. Mas quando estamos reunidos em torno da mesa do Senhor e vemos esse “pão” diante de nós, por alguns momentos podemos pensar nos inalteráveis desígnios divinos e nos alegrarmos. O Espírito de Deus chama esse plano de “o mistério de Cristo”, um mistério que os crentes do Antigo Testamento não conheceram (Efésios 3:4 e 9), mas que nos foi revelado. Nele estão incluídos todos os redimidos da era da graça, a Igreja do Deus vivo.
É um privilegio dar testemunho visível da unidade do corpo quando nos congregamos da maneira ensinada pelas Escrituras nas epístolas de Paulo. Que o Senhor nos ajude a perseverarmos na manifestação dessa verdade “até que ele venha” (1 Coríntios 11:26).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sábado, 23 de outubro de 2010

Meditações sobre o livro de Josué

23 Outubro

Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do Senhor, vos mandou (Josué 22:5).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 15:20-63 – 16:1-10)

O longo e aguardado momento chegou! Israel agora pode tomar posse de sua herança. Judá é o primeiro a receber a sua porção. A listagem das cidades talvez tenha por propósito enfatizar o interesse que o Senhor sente por cada pedaço daquela terra que é Sua. Devemos ter uma visão sempre mais abrangente do povo de Deus, incluindo-o especialmente em nossas orações.
Infelizmente, ao final de cada demarcação, encontramos um ‘porém’. A vitória não é completa. Judá não consegue expulsar os jebuseus (v. 63). Até no período do reinado de Davi, esse povo manteve forte posição em Jerusalém: a fortaleza de Sião (2 Samuel 5:6). Efraim é igualmente incapaz de expulsar os cananeus de Gezer (16:10). Esses inimigos vencidos, obrigados a pagar impostos, eram realmente inofensivos? De acordo com Moisés, não, pois se assemelhavam a armadilhas no meio de Israel, conduzindo o povo à idolatria e ao mal. E como está nosso coração, queridos filhos de Deus? Não temos tolerado alguns “inimigos” aparentemente inofensivos? Estamos acostumados com a presença deles; expulsá-los exigiria muito esforço. Que o Senhor nos dê coragem de fazer tudo o que for necessário para que somente Ele reine em nosso coração (Romanos 6:12)! 

Extraído do Devocional Boa Semente 2010
 CULTO ON-LINE : AOS DOMINGOS ÀS 10 E ÀS 19 HORAS
 WWW.PIBRJ.ORG.BR

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O interesse do Senhor Jesus no indivíduo

 SÓ JESUS CRISTO SALVA

22 Outubro



E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34).


A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim (Gálatas 2:20).


O interesse do Senhor Jesus no indivíduo


O Evangelho de João apresenta Jesus Cristo em Seu caráter de Filho de Deus. Quem o lê fica surpreso com a quantidade de vezes que Ele fala com pessoas individualmente e demonstra particular interesse por elas.

No capítulo 3, temos o encontro com Nicodemos; no capítulo 4 com a mulher samaritana; no capítulo 5 com o paralítico em Betesda; no capítulo 8 com uma adúltera e no 9 com um cego.


João relatou essas ocorrências com o intuito de enfatizar o interesse e a simpatia que o Senhor, mesmo sendo o Todo-podero­so, sente por mim e por você.


O Senhor Jesus não considera nenhuma distinção social, na­cionalidade ou raça – padrões tão importantes para nós. Ele sabe o quanto cada uma de Suas criaturas precisa dEle. E mesmo hoje, o Senhor ainda apela a todos que aceitem Sua ajuda, pois tem as respostas para os nossos problemas. Nicodemos foi um destes; ele procurou a solução buscando a lei justa e boa de Deus. Mas ele falhou. A mulher de Samaria se tornou vítima dos prazeres duvidosos que o mundo oferece. Apesar disso, sua alma ansiava pela verdadeira satisfação.


O Senhor está falando com você. Ele deseja salvar você. Agarre Sua mão e O receba pela fé (Efésios 2:8).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

CULTO AO VIVO:  AOS DOMINGOS ÀS 10 E ÀS 19 HORAS.
PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO
http://www.pibrj.org.br/

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

“Eis o Cordeiro...”

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

21 Outubro


Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (João 1:29).

“Eis o Cordeiro...”


Quando João, o batista, viu o Senhor Jesus se aproximando, ele falou as palavras acima. Ele percebeu a grandeza do Enviado que Deus mandou ao mundo e agora o próprio João O seguia. O Senhor Jesus veio a ele no tempo apropriado, mas na hierarquia divina, Ele tinha a precedência. João humildemente reconheceu que não era digno nem de desatar as correias das sandálias do Senhor. Que servo afortunado ele era! Apesar de ser o maior dos profetas (Lucas 7:28), João, o batista, tomou uma posição de humildade diante do Mestre, o qual estava seguindo Seu caminho rumo ao cumprimento da obra de redenção.


“No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos; e, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus” (João 1:35-36). Ele recebera uma revelação sobre quem Jesus Cristo era. Ninguém teve uma vida como a do Senhor, nem mesmo João, o batista. Não havia nada além de luz e santidade no viver do Senhor Jesus. Ele era o Cordeiro de Deus! Então dois discípulos de João passaram a segui-Lo.


Em Apocalipse 5 reencontramos o Cordeiro. Ele é o centro da glória celeste. Os redimidos se ajoelham diante dEle e cantam uma nova canção, enquanto miríades de anjos exaltam Seu Nome. Em solene adoração, todos repetem: “Digno és… porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação” (v. 9).


Prostrar-se diante de Sua grandeza, ajoelhar-se diante dEle, adorá-Lo e obedecê-Lo: privilégios que só os redimidos pelo Cordeiro de Deus possuem.




Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

“Fazer as pazes” com Deus? Impossível

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


20 Outubro

Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor.
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 4:24; 5:1).

Fazer as pazes” com Deus? Impossível!


“A senhora está seriamente doente, não é?”, perguntou um homem que fazia visitas evangelísticas em hospitais a uma paciente que jazia no leito sem a menor esperança de cura. “Sim, mas eu estou perfeitamente confortada”, foi a resposta dela. “Então a senhora já fez as pazes com Deus?” “Não”, falou a mulher com im­pressionante calma. O visitante ainda insistiu: “A senhora não acha que é tempo de fazer isso?” A resposta foi curta: “Não”.
O visitante ficou confuso. Se aquela mulher não era com­pletamente indiferente a Deus, então, pensou, deveria ser muito arrogante. Continuou, intrigado: “A senhora está consciente do fato de que seus dias estão contados e que em breve terá de comparecer diante do Deus santo?” “Sim, eu sei muito bem disso”. “E isso não lhe causa temor?”, perguntou o homem cada vez mais curioso. “Não, não tenho o menor temor”.
A paciente olhou para o visitante e sorriu. E, por fim, explicou: “Eu não fiz as pazes com Deus. Eu não tenho como fazer e nem poderia fazer se quisesse. Mas o meu Salvador, Jesus Cristo, fez “a paz pelo sangue da sua cruz” (Colossenses 1:20). É isso o que a Bíblia diz, e ela é a Palavra de Deus. Eu descanso na obra de redenção que o meu Senhor Jesus realizou por mim na cruz. Minha alma está em perfeita paz. Eu posso me encontrar com meu Senhor sem medo de nada”.
O visitante respirou aliviado.


Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

CULTO AO VIVO:
AOS DOMINGOS ÀS 10 E ÀS 19HORAS.
http://www.pibrj.org.br/

 


terça-feira, 19 de outubro de 2010

Fugir às vezes é a melhor saída

Só Jesus Cristo Salva.


19 Outubro


Como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? (Gênesis 39:9).

Fugir às vezes é a melhor saída


O que acontece quando um jovem se encontra sozinho, sem ninguém para o observar, com total liberdade de fazer o que desejar? José não buscou estar em tal situação, mas foi o que aconteceu quando servia a Potifar. Os caminhos de Deus o levaram até ali, e José tinha a aprovação do Senhor. Isso lhe deu forças quando a tentação surgiu. É comum homens jovens estarem em situações difíceis e têm razões para agradecer quando são livrados de pecar. No caso de José, a mulher de seu amo aproveitou a oportunidade para tentar seduzi-lo, chegando ao ponto de querer forçá-lo a cometer adultério. A casa estava vazia, e José era um estrangeiro, que ninguém conhecia. Sua família não tinha a menor idéia de seu paradeiro. Então, o que ele tinha a perder? O que o impedia de fazer o que quisesse? A força mais poderosa capaz de desviar alguém do mal: o temor do Senhor!


José tinha limites: ele receava quebrar a confiança de seu senhor (v. 8) e não queria cometer adultério (v. 9). Sua resistência ficou bem clara no versículo de hoje.


Quando a mulher ímpia tentou forçá-lo, ele fugiu – e teve de pagar um alto preço por isso. Há perigos que só podem ser evitados por uma corajosa fuga. Não é a toa que 1 Coríntios 6:18 afirma: “Fugi da prostituição”. Isso é necessário por causa da natureza enganosa desse tipo de pecado.


José é um exemplo não de terror de Deus, mas de reverência. Temer a Deus é reconhecer que Ele é Senhor e agir de acordo com essa convicção. Um filho de Deus não tem medo do Pai, mas tem santo temor, pois conhece a autoridade e a santidade divinas.


Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sábado, 16 de outubro de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 15:1-19)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


16
Outubro


Ela disse: Dá-me uma bênção (Josué 15:19).


Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 15:1-19)


Após a concessão da herança a Judá, temos mais um exemplo de fé corajosa e ousada. Mais uma vez encontramos a família de Calebe. Otniel, seu sobrinho, e Acsa, sua filha, haviam sido bem treinados. Dia após dia, durante a longa jornada no deserto, eles tinham ouvido Calebe aplicar o ensino de Deuteronômio 6:7, contando-lhes sobre a boa terra que havia visitado e o maravilhoso fruto que trouxera. Diariamente, ambos também o tinham visto andando em fé contínua e, mais tarde, lutando pela completa posse da terra. Tais palavras e tal exemplo produziram fruto. Otniel e Acsa aprenderam a amar a terra de Canaã, que era o centro dos pensamentos e afeições de Calebe. E, no devido tempo, a fé se manifestou: a fé de Otniel conquistou Quiriate-Sefer, e a fé de Acsa clamou por uma herança adicional em Canaã. Que alegria para Calebe, que outrora disse a Josué, “Dá-me este monte” (14:12), ouvir os clamores de sua filha pedindo mais daquela terra (v. 19; leia também Mateus 11:12)! Com tal preparação e companhia, Otniel estava qualificado para mais tarde assumir a função de juiz em Israel (Juízes 3:9-11).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

C
ULTO AO VIVO :
PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RJ.
ÀS 10 E ÀS 19 HORAS : WWW.PIBRJ.ORG.BR

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A luta interior de Paul Gupta

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


15 Outubro


E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento (Marcos 2:17).


A luta interior de Paul Gupta


Paul Gupta era um indiano nascido em uma casta hindu muito alta. Diariamente, lia em voz alta livros religiosos considerados supremos na Índia. Uma dessas obras foi escrita em um estilo tão extremamente agradável que Paul achou o livro fascinante, em especial no que se referia ao deus Krishna.

Certa manhã, contudo, ele ficou chocado com uma pequena declaração do livro: “Krishna veio para salvar o justo e condenar o pecador”. Leu a frase novamente, e então fechou o livro em desespero. O destino dele parecia selado. De todos os milhares de deuses indianos, Krishna parecia o mais gentil; o mais próximo dos seres humanos que os demais. Ele tinha vindo mostrar à humanidade o caminho da salvação. No entanto, ele anunciou a condenação do pecador, e Gupta era um pecador! Portanto, para ele não havia salvação.

Algum tempo depois, Paul ouviu um missionário cristão falar sobre Jesus Cristo ter vindo ao mundo para salvar os pecadores. Isso prendeu a atenção dele. Começou a ler a Bíblia e suas crenças pouco a pouco foram abaladas. Ele lutou consigo mesmo e com toda tradição que havia recebido por meses.

Há crises que chegam a um fim inesperadamente simples. No caso de Gupta, ao ler a Epístola aos Hebreus, se deparou com o versículo: “Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais” (8:12). Ele finalmente entendeu que quem estava falando era um Deus gracioso, o qual podia perdoar devido ao fato de Jesus Cristo ter morrido pelos pecadores. Toda inquietação desapareceu e o coração daquele homem se encheu de paz.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Amam a Deus

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


14 Outubro


E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8:28).


Amam a Deus


Para os que amam a Deus é certamente verdade que todas as coisas servem a um propósito benéfico. Mas o cerne da questão é se amamos ou não a Deus. Será que podemos afirmar isso?

Quando estamos sendo provados, é mais fácil nossa mente ser invadida por pensamentos de dúvida! Olhamos para dentro de nós, re­conhecemos que estamos cheios de preocupações e sentimos que temos menos a oferecer a Deus do que nos dias em que as coisas vão bem.

Porém, o versículo de hoje não termina aqui! A força dessa declaração só se torna evidente quando lemos o contexto inteiro no qual está inserida. Acerca dos que amam a Deus é dito que os tais são “chamados segundo o seu propósito”, ou seja, de acordo com o propósito do próprio Deus.

Será que existe um único redimido que não tenha sido chamado segundo o propósito divino? Não! Deus “nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; e que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo” (2 Timóteo 1:9-10). A obra de Deus e de nosso Salvador nos permite viver tudo o que Ele planejou para nós desde a eternidade.

Esse amor na vida dos redimidos tem um lado prático também. Amar a Deus não é só um sentimento ou uma emoção como muitos pensam. O amor se expressa em atitudes concretas, reais, em ações e comportamentos. Se sabemos que tudo contribui para o bem dos que amam a Deus, e se nós mesmos amamos a Deus, então tudo o que fizermos, dissermos e pensarmos refletirá essa convicção. Afinal, o amor de Deus é antes de tudo ação: “Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos” (1 João 4:9). Ele espera que o nosso também seja: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Simeão: um homem plenamente realizado

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


13 Outubro


E pelo Espírito [Simeão] foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus… Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois já os meus olhos viram a tua salvação (Lucas 2:27-30).

Simeão: um homem plenamente realizado

Sempre que ouvimos falar sobre uma vida de realização, pensamos em alguém que chegou à maturidade gozando de boa saúde e que teve o privilégio de levar a vida de maneira bem-sucedida. Mas será que realmente isso é importante? Uma vida de realização abrange apenas os aspectos físicos e materiais deste lado da sepultura? O breve relato bíblico sobre Simeão nos dá base suficiente para meditarmos um bocado.
Simeão viveu de fato uma vida de realização. “Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo.”
Essa não é a linguagem de alguém para quem a morte é uma tragédia, ou que esteja abalado pela proximidade do porvir. Apenas quem não precisa de mais nada por já ter conseguido a satisfação plena é que pode fazer tal declaração. Não havia no mundo nada mais sublime do que os olhos de Simeão contemplavam: Cristo, o Salvador enviado por Deus.
Havia sido revelado a Simeão “pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor” (v. 26). Isso se relaciona à expectativa do aparecimento do Messias prometido, profecia que se cumpriu no nascimento de Jesus Cristo.
Uma vida de realização genuína tem de se estender para além do túmulo. Tudo o que alcançarmos e experimentarmos aqui está fadado ao esquecimento. No entanto, quem conhece Cristo, a salvação de Deus, tem a vida eterna, o perdão dos pecados e a paz com Deus mediante a fé nEle. Paulo escreveu: “Nele, digo, em quem também fomos feitos herança” (Efésios 1:11). Nossa herança é o próprio Deus e tudo o que Ele possui.
Se todo o nosso esforço se resumir às coisas desta vida, então “somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Coríntios 15:19).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Para os filhos de pais cristãos

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


12
Outubro


O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe (Provérbios 10:1).


Para os filhos de pais cristãos


Que bênção ter pais cristãos! As crianças normalmente não pensam em todo o esforço e cuidado que seus pais fazem para cumprir as expectativas dos filhos. Anos de oração intensa e amorosa conside­ração são devotados a eles. E, acima de tudo, a maior de todas as preo­cupações dos pais é que seus filhos um dia reconheçam diante de Deus que são pecadores e experimentem a graça perdoadora do Salvador.

Que alegria para os pais verem que seus esforços e atenção foram recompensados! Outros crentes, cujos pais seguem o mesmo caminho da fé, observam o desenvolvimento das crianças e compar­tilham de sua alegria, como o apóstolo João: “Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade” (2 João 4). Que maravilha para o coração de um pai quando os filhos escolhem a Palavra de Deus como o guia máximo para a vida deles!

Porém, o versículo de hoje nos mostra que as coisas podem ser bem diferentes. Enquanto os jovens crescem em uma atmosfera cristã, tudo fica bem por um tempo. Mas depois a vontade própria assume o controle. A vida dos filhos toma um rumo indesejado; torna-se evidente a influência do mundo. Então fica claro que nem mesmo um lar cristão substitui uma conversão genuína ao Senhor. E é exatamente aos filhos de cristãos que a mensagem de Provérbios 23:26 se aplica: “Dá-me, filho meu, o teu coração”.

Talvez os filhos nascidos em lares cristãos não tenham uma lista de pecados tão longa para confessar diante de Deus. Mas têm de se render completa e pessoalmente ao Senhor Jesus como aqueles que tiveram outra criação. Deus não fica satisfeito com nada menos que a submissão total, mas também não exige nada além disso.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Conserte só os ponteiros!

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


11 Outubro


Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins (Jeremias 17:9-10).


Conserte só os ponteiros!


Um senhor idoso envolvido em atividades pastorais estava sentado com sua Bíblia aberta tendo diante de si um prisioneiro de meia-idade. “Eu ficaria muito agradecido se o senhor me visitasse todas as semanas. Ainda tenho seis meses para cumprir aqui. Nesse tempo, tenho de dar um rumo para minha vida. Meu pai sempre martelava em nossos ouvidos para fazer o que é certo e não temer ninguém. Eu ignorei isso e agora tenho de sofrer as conseqüências”.

O senhor sorriu e replicou: “Isso me lembra uma história que ouvi na juventude: um indiano entrou em uma relojoaria, colocou os ponteiros de um relógio em cima do balcão e pediu que o relojoeiro os consertasse, pois há varias semanas os ponteiros estavam mostrando a hora errada. ‘Onde está o relógio?’ – perguntou o profissional. “Lá na minha tenda”, respondeu o cliente. ‘Bem, se você não me trouxer o relógio, não vou poder ajudá-lo.’ O indiano ficou bravo: ‘Eu já lhe disse que só os ponteiros é que estão com defeito. Não há nada de errado com a máquina do relógio. Mas eu sei por que você quer o relógio: para poder cobrar mais pelo serviço!’ E então se virou e saiu bufando de raiva.

O ancião continuou: “Parece que você cometeu o mesmo erro. Você queria que apenas os ponteiros fossem consertados. Queria só mudar o exterior. Você não admitiria que seu relógio, ou seja, o seu coração estava defeituoso. Deus deseja todo o seu ser para limpá-lo completamente. Abra seu coração, confesse todos os seus pecados e sua culpa diante de Deus. Esse é o único caminho para se tornar um novo homem, inteiramente diferente”.

Deus não “conserta”, não “remenda”, e nem “melhora” ninguém! Por meio do novo nascimento, Ele nos faz “nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

domingo, 10 de outubro de 2010

A morte do Senhor Jesus



SÓ JESUS CRISTO SALVA.



10 Outubro


Eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

Dou a minha vida… Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la (João 12:47; 10:17-18).


A morte do Senhor Jesus


O Senhor Jesus havia falado sobre o lugar de Sua morte. Iria ser em Jerusalém. Tinha anunciado de que maneira deveria morrer: ultrajado, açoitado, crucificado (Lucas 18:32-33). Também avisou com precisão aos Seus discípulos em que momento deveria deixar a vida: no dia da celebração da Páscoa, prova de que Ele era o verdadeiro Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Tudo aconteceu como havia sido dito. Como nunca cometera pecado, podia subir ao céu sem passar pela morte. Mas, por amor, escolheu morrer a fim de obter o perdão de Deus para nós.

O Senhor Jesus não morreu como os demais executados. Em dado momento, Ele entrou na morte em estado consciente. Inclinou a cabeça e entregou Seu espírito a Deus. Os homens ainda maltrataram pela última vez o Seu corpo. Depois foi colocado no sepulcro, o qual Seus inimigos guardaram com o maior cuidado, selando a pedra da entrada.

Porém o Senhor Jesus saiu vitorioso da morte e Se apresentou vivo aos Seus discípulos. Mais de quinhentas pessoas puderam vê-Lo após Sua ressurreição. Ele lhes mostrou as feridas em Suas mãos, Seus pés e Seu lado. O Senhor Jesus venceu a morte e foi levado ao céu, tal como anunciara. Dessa maneira Deus demonstrou ao mundo inteiro que havia aceito o sacrifício de Jesus Cristo, que agora vive e salva todos os que se aproximam de Deus por meio dEle.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

sábado, 9 de outubro de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 14:1-15)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


9 Outubro



Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois, naquele dia, tu ouviste que os anaquins estão ali, grandes e fortes cidades há ali; porventura, o Senhor será comigo, para os expelir, como o Senhor disse (Josué 14:12).


Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 14:1-15)


O Senhor chamou nominalmente os que seriam responsáveis por dividir a terra entre as tribos (Números 34:16-29). Os filhos de Judá agora se dirigem àqueles homens para receber sua porção da terra, e Calebe começa a falar. Ele esperou esse momento por mais de quarenta anos. Sem reclamar sobre a punição que ele pes­soalmente não merecia, Calebe andou no deserto com o povo e manteve sua esperança.

Ele descansou nas promessas do Senhor e agora as relembra a Josué. “Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia” (v. 12). Que glorioso exemplo de fé persistente! Mas existe algo mais para se admirar nesse homem. “Estou forte ainda hoje [aos 85 anos!] como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia [aos 40 anos], tal ainda agora para o combate” (v. 11). Qual o segredo dele? O texto de Isaías 40:31 revela: “Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças… caminham e não se fatigam”. Por meio dessa força divina, Calebe, que agora é velho em anos mas cheio de energia jovem, está pronto para possuir Hebrom e derrotar a força humana dos famigerados anaquins, os gigantes que tanto tinham apavorado o povo. Sim, “bem-aventurado o homem cuja força está em ti… vão indo de força em força” (Salmo 84:5, 7).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Arrependimento no sentido bíblico

SÓ JESUS CRISTO SALVA.



8
Outubro

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se (2 Pedro 3:9).


Arrependimento no sentido bíblico


O versículo de hoje nos diz que o arrependimento é necessário para que alguém seja salvo, isto é, não seja sentenciado à condenação eterna. Sabemos que nem todas as pessoas têm idéia do que realmente significa arrependimento. Muitos sinceramente acreditam que isso significa se livrar da culpa do pecado que têm diante de Deus. Para tanto, acham que precisam se esforçar e fazer coisas que, segundo a opinião deles mesmos, Deus Se agradaria e assim lhes concederia o perdão e bênçãos.

É possível impedir o julgamento de Deus dessa maneira? A Bíblia, a Palavra de Deus, nos ensina que o homem em sua natureza pecaminosa é incorrigível e não pode mudar o seu estado através de seus próprios esforços. Foi por isso que o Senhor Jesus disse: “Necessário vos é nascer de novo” (João 3:7).

Deus busca trazer todos ao ponto de admitirem diante dEle e para si mesmos que são pecadores irremediavelmente perdidos. Quem passa por esse processo, julgando e confessando todos os seus erros, se “arrepende” no sentido bíblico do termo.

O arrependimento, por si só, não muda o estado corrupto do coração humano e nem invalida o julgamento divino sobre nós. É preciso ir além e aceitar o caminho que Deus mostrou para que fôssemos salvos: a obra de Seu Filho, Jesus Cristo, na cruz. Quem crê nessa obra redentora e se rende ao Salvador se torna filho de Deus, salvo e nascido de novo.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O verdadeiro Davi


SÓ JESUS CRISTO SALVA.



7 Outubro


E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles (1 Samuel 22:2).


O verdadeiro Davi


Que estranha companhia se reuniu em torno de Davi na caverna de Adulão! No entanto, temos aqui uma ilustração do verdadeiro Davi, Jesus Cristo (a quem Davi tipifica) e daqueles que escolheram segui-Lo.

O que esses homens desprezados tinham em comum com os interesses do rei Saul? Absolutamente nada! Haviam encontrado um novo centro, e a união deles com Davi os separava de tudo o mais em Israel. Não importa qual a situação terrível em que estavam envolvidos, agora todos eram servos de Davi, e este era o capitão deles. Isso lhes dava uma nova característica. Aqueles homens tinham se identificado com o ungido de Deus, embora ele fosse rejeitado pelo povo, e compar­tilhavam dos interesses dele. Tendo escapado da influência e domínio de Saul, agora estavam em comunhão com o rei rejeitado e perseguido. As dívidas, a opressão, a amargura, enfim, tudo havia ficado para trás. O amor e o favor de Davi eram a porção diária de seus estranhos servos. A esperança de cada um estava em um futuro glorioso ao lado do legítimo rei de Israel. Não deveria ser diferente hoje. Por meio da graça e da direção de Deus, nós chegamos até o Senhor Jesus, o Ungido de Deus, rejeitado e desprezado pelo mundo. Ele perdoou nossa culpa e eliminou toda a amargura e o medo. Qual a nossa reação diante de tamanha graça? Procuramos nos reunir em torno do “príncipe da salvação” (Hebreus 2:10), motivados por amor e gratidão? Ou voltamos para o reino de Saul, em outras palavras, para o mundo? Vivamos como os servos de Davi, que desfrutavam da presença do capitão, mas aguardavam o momento em que o rei iria ocupar publicamente o lugar que lhe era devido.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

cConversão: uma grande aventura

SÓ JESUS CRISTO SALVA.



6 Outubro


Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei (Isaías 55:11).


Conversão: uma grande aventura


Ao término de uma reunião evangelística, duas pessoas da congregação comentavam sobre como tinham se convertido. Um deles pegou o Novo Testamento do bolso e contou essa história incomum:

“Na miserável região onde morava, eu era um batedor de carteira conhecido pela minha habilidade de roubar. Certo dia notei um volume suspeito no bolso da calça de um homem que estava na minha frente. Aquilo me pareceu excepcionalmente grande. Uma carteira enorme! Que ótimo “negócio”! No segundo seguinte, “aquilo” estava no meu próprio bolso. Quando cheguei em casa, descobri para o meu grande desapontamento que o que eu pensava ser uma carteira, na verdade era um livro. Fiquei tão chateado que o joguei em um canto. Algum tempo depois, quando limpava o quarto, vi o livro novamente. Movido pela curiosidade, comecei a ler. Dia a dia meu interesse crescia e em pouco tempo conheci o Salvador, Jesus Cristo.”

Os caminhos de Deus realmente são admiráveis: que poder reside em Sua Palavra! Se os relatos sobre conversões incomuns pudessem ser reunidos, que notável coleção de aventuras daria! Muitas situações que levam à conversão parecem inacreditáveis para os críticos e soberbos. Mas o que importa? Os que passaram por tais experiências têm um conhecimento de Deus que nenhuma opinião humana pode abalar.

“Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas” (Eclesiastes 11:5).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Você crê em tudo o que a Bíblia diz?

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


5 Outubro


E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! (Lucas 24:25).


Você crê em tudo o que a Bíblia diz?


Após a morte do Senhor Jesus, dois discípulos retornavam para casa em Emaús, desanimados e frustrados. Haviam deixado Jerusalém e os outros discípulos porque tudo parecia perdido. Mas o Ressurreto foi atrás deles e mostrou interesse nos questionamentos que faziam. Ele escutou tudo o que tinham a dizer. Hoje também o Senhor Se aproxima de qualquer pessoa cujos problemas estão prestes a fazê-la se esquecer de Deus. Ele mostra interesse e desejo de ajudar e suprir as necessidades.

No caso desses dois discípulos, o Senhor lhes revelou a razão do desânimo deles: não criam em tudo o que o Antigo Testamento falava sobre o Messias. Aparentemente, não prestaram atenção nas passagens que descreviam os sofrimentos do Senhor, pois só o que lhes interessava eram as que falavam sobre a libertação de Israel e a glória do reino vindouro.

Será que você acredita em tudo o que está escrito na Bíblia? Talvez sua resposta seja afirmativa. No entanto, as mais variadas opiniões e pontos de vista circulam no meio cristão atualmente. De onde vêm tais diferenças? A Bíblia é uma só. Mas cada um tem suas próprias convicções sobre o que é a vida cristã e tenta achar respaldo para elas na Palavra de Deus. Mas a Bíblia é uma autoridade à qual temos de nos submeter sem reservas. Ela – e não nós mesmos – nos fala sobre a mente de Deus. Basta que creiamos em “tudo o que os profetas disseram!”

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nem boa nem má o bastante

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


4
Outubro


Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus (1 Coríntios 1:18)


Nem boa nem má o bastante


Uma senhora idosa e religiosa tinha freqüentado a igreja com re­gularidade durante toda sua vida. Ela esperava que, quando morresse, Deus lhe reservaria um ótimo lugar no céu. De vez em quando, ela também comparecia a estudos bíblicos dirigidos por dois cristãos.

Quando retornou de uma dessas reuniões, seus netos lhe perguntaram: “Vovó, a senhora gosta daqueles dois pregadores, não é?” Ela respondeu: “Não sei, não tenho uma opinião formada. Um deles fala como se as pessoas já tivessem conseguido a salvação. Mas não sei se realmente existem pessoas boas em nossa cidade. O outro descreve as pessoas como se todas estivessem perdidas e fossem direto para o inferno. Eles não têm uma palavra específica para mim.” Ela, portanto, não se considerava nem tão boa a ponto de ir para o céu e nem tão má a ponto de ir para o inferno.

O versículo de hoje distingue apenas duas classes de pessoas: os que estão perecendo e os que são salvos. Esta última compreende todos os que uma vez já estiveram perdidos também, mas que confessaram seus pecados a Deus e creram no Senhor Jesus Cristo. Entenderam que Deus está plenamente satisfeito com o sacrifício de Cristo na cruz e que, portanto, devem descansar em Cristo.

Qualquer indivíduo que não tenha a certeza se terá ou não um “ótimo lugar” no céu pertence à classe dos “perdidos”. Temos de admitir que nenhum tipo de esforço humano nos fará bons o suficiente para estarmos na presença do Deus Todo-poderoso. No entanto, se nos arrependermos de nossos pecados, confessarmos nossa culpa diante de Deus e voltarmos para Ele, crendo na obra de Seu Filho na cruz, teremos muito mais que a salvação; teremos o próprio Salvador!

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

domingo, 3 de outubro de 2010

Mudança de escala de valores


SÓ JESUS CRISTO SALVA.



3 Outubro

Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;para que nenhuma carne se glorie perante ele (1 Coríntios 1:27-29).


Mudança de escala de valores


Como o Evangelho é surpreendente! Ele valoriza os fracos, os excluídos, os marginalizados. Inverte os valores habituais: o dinheiro, o poder, a popularidade, coisas que não têm importância no Reino de Deus. A vinda de Jesus Cristo a este mundo demonstra essa alteração da escala de valores de nossa sociedade. Ele, que é Deus, Se humilhou ao Se fazer homem. Nasceu em uma manjedoura e viveu na pobreza. Morreu em uma cruz para ressuscitar como vencedor da morte. Escolheu a companhia de trabalhadores simples, como Pedro, bem como a de homens ricos, mas desprezados, como Mateus, o cobrador de impostos.

Por que o Senhor Jesus parece preferir os que estão à margem da sociedade, e não os que se consideram superiores aos demais? Na verdade, para Deus não há diferença. Todos os seres humanos estão atolados de culpa. Os que se acham justos não estão isentos dela, mas desprezam a voz acusadora da própria consciência. Por outro lado, os que sofrem por causa de seus pecados são mais propensos a pedir o perdão e a ajuda de Deus. Então o Senhor os acolhe como filhos, e essa adoção lhes confere um senso de valor e de identidade jamais sonhado. O Senhor Jesus os liberta tanto da vergonha secreta como das acusações públicas. Não desanimemos por causa de nossos fracassos e erros. Confessemos tudo a Deus. Ele nos permitirá começar de novo e centrar nossas vidas em Jesus Cristo.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sábado, 2 de outubro de 2010

MEDITAÇÃO

MEDITEMOS....

Paulo escreve a Segunda Carta aos Tessalonicenses a fim de corrigir esses falsos ensinamentos e maneiras de agir. Nela, ele diz que, antes da vinda de Cristo, haverá um tempo de maldade e de pecado (PNDH-3). Paulo fala também de um poder misterioso, a quem ele chama de “o Perverso” ( Satanás), que chefiará uma revolta mundial contra Deus. Mas Deus vencerá, e os que são escolhidos por Ele para a salvação ficarão sempre seguros. Paulo pede que os leitores continuem firmes na fé e não andem atrás de ensinamentos falsos.

Adaptado da introdução a 2 Tessalonicenses. Bíblia da Família

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 13:15-33)

SÓ JEUS CRISTO SALVA.



2
Outubro


Recebereis do Senhor o galardão da herança (Colossenses 3:24).


Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 13:15-33)


Os filhos de Rúben, Gade e a meia tribo de Manasses receberam a herança antes de seus irmãos. Lembremos que eles mesmos escolheram sua herança sem esperar que Deus determinasse a parte que lhes caberia. Que preciosa lição para nós! Como eles, quantas vezes temos nos mostrado incapazes de esperar. Permitimo-nos ser guiados pelas circunstâncias (a região de Basã e Gileade era adequada à pecuária, e essas tribos possuíam muitos rebanhos). Escolhemos a solução mais simples ou a que se apresenta primeiro quando, com um pouco de paciência, teríamos assegurado uma herança melhor: a que Deus tinha preparado para nós.

Essas tribos nos ensinam outra lição: ao escolher primeiro o que lhes parecia melhor (como no caso de Ló e Abraão – Gênesis 13), os rubenitas e os gaditas demonstraram egoísmo para com seus irmãos: eu primeiro! Eles de fato se serviram e receberam sua herança antes dos outros. Contudo, ao contrário do que imaginavam, a porção deles estava muito longe de ser a melhor. Os primeiros serão os últimos. Percebemos então que o melhor é sempre o que Deus nos dá, mesmo se tivermos de esperar um pouco.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

“Eu conheço um excelente candidato, mas ninguém o quer”

SÓ JESUS CRISTO SALVA.



1 Outubro


Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós (Lucas 19:14).


“Eu conheço um excelente candidato, mas ninguém o quer”


Essa foi a resposta de um cristão quando o membro de um partido político lhe perguntou em quem votaria no próximo pleito nacional. Qual “excelente” candidato seria esse?

Obviamente, ele estava se referindo a Jesus Cristo, o único capaz de trazer ordem a um mundo caótico. Infelizmente, não quiseram recebê-Lo, Ele foi rejeitado, e a prova cabal disso foi Sua morte na cruz, morte reservada apenas para os mais vis criminosos. Hoje em dia as coisas não melhoraram no cenário mundial. Guerras, fomes e intrigas políticas sacodem a humanidade. Essas são algumas conseqüências das pessoas terem rejeitado o Senhor Jesus.

Um dia Cristo reinará sobre a terra. Mas, antes disso acontecer, Ele deseja reinar em nosso coração. Tendo sido rejeitado como rei, agora Ele Se apresenta como Salvador. Essas são as preliminares do Reino de Deus que será estabelecido neste mundo.

A solução para os mais sérios problemas da humanidade não se encontram em uma nova forma de governo, em um candidato, ou algo desse tipo, por mais atrativos e bons que pareçam. Você pode se lembrar de algum sistema político que satisfez completamente uma nação sem ter degenerado para a busca de interesses egoístas? A história das nações nos ensina profundas lições a esse respeito.

A resposta vai além do envolvimento individual. É preciso que cada ser humano venha a Jesus Cristo e O receba como Salvador pessoal.

O Senhor Jesus deseja mais que seu voto ou sua admiração; Ele quer seu coração e sua vida. Todos somos falhos e, mais cedo ou mais tarde, decepcio­namos os outros. Mas o Senhor Jesus jamais decepcionará os que crêem nEle. Suas promessas não são meras promessas de campanha política; são promessas fiéis (Números 23:19). Suas palavras não são meros discursos eleitorais; são palavras de vida eterna (João 6:68).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -