terça-feira, 30 de novembro de 2010

A resposta amorosa

 SÓ JESUS CRISTO SALVA

30 Novembro

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2:8-9).


A resposta amorosa

Um acidente, uma doença ou uma injustiça — o que eu fiz para merecer isso? Essa é uma pergunta comum. Esquecemos que, em última instância, estamos nos queixando do próprio Deus, que domina sobre tudo. O que chamamos de “destino”, de fato, são coisas que Ele coloca em nosso caminho.
Se alguém nos dá um presente inesperado, não recusamos por achar que não somos dignos, especialmente quando algo é dádiva divina, como livramento de perigos, recuperação de doenças graves ou qualquer coisa que nos deixe felizes. Mas rapidamente esquecemos que não merecemos Sua misericórdia e deixamos de agradecê-Lo! Ingratidão é pecado — um entre milhares, porém certamente o mais comum deles.
Devemos ao Criador muito mais que imaginamos. No entanto, a maioria das pessoas passa a vida inteira sem pensar nEle nem por um instante. Cada dia que vivemos separados de Deus aumenta nosso débito para com Ele.
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Um erro do Criador?

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


29 Novembro


E criou Deus o homem à sua imagem (Gênesis 1:27).


Um erro do Criador?

Certa vez, alguém me disse: “Não acredito em um Deus cuja obra foi tão má.” Eu respondi: “Mas o que Deus produziu definitiva­mente não foi mau! Após ter acabado a criação, Ele disse que tudo era muito bom (Gênesis 1:31). O homem se rebelou contra Deus: foi isso que trouxe corrupção ao mundo.”
O homem não ficou satisfeito com minha resposta e continuou: “Que tipo de Deus cria pessoas que pecam? Ele deve ter cometido um erro!”
Continuei minha explicação: “Deus fez o homem à Sua própria imagem, tornando-o representante de Deus no mundo; sua posição era de grande responsabilidade, gerando a necessidade de obediência, pois era a criatura e não o Criador, a qual devidamente cumprida lhe traria felicidade, comunhão perfeita e vida. No entanto, o homem escolheu desobedecer: isso o levou à morte e ao julgamento, e a inúmeros problemas na vida. Deus não quis fazer o homem igual a uma máquina de lavar, na qual se escolhe um programa e liga o botão. Ele não quis que as pessoas O servissem automaticamente ou por imposição.”
“Acho isso muito estranho”, replicou o homem.
“Devo admitir que eu mesmo ainda não entendi plenamente. Para isso, eu teria de ser Deus. Mas sei de uma coisa: Deus não deixou os homens rebeldes e caídos à própria sorte. Ele enviou Cristo, Seu Filho, ao mundo para morrer por mim na cruz do Calvário. Pela fé nEle, sou salvo. E a mesma salvação é oferecida a você também.”
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

domingo, 28 de novembro de 2010

“Meu filho amado”

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


28 Novembro
Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o (Mateus 3:17; 17:5).


“Meu filho amado”

Durante a vida do Senhor Jesus na terra, Deus declarou duas vezes: “Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo.” A primeira vez foi às margens do rio Jordão, quando João batizou o Senhor Jesus, e a segunda no monte onde Ele foi transfigurado. Deus vê tudo o que acontece neste mundo. E, desde o começo da história da humanidade, tem diante de Seus santos olhos o terrível espetáculo do pecado, o qual imprime seu odioso selo por toda parte.
Somente o Senhor Jesus, o único homem que esteve sujeito à vontade de Deus até o ponto de dar Sua vida, recebeu esse sinal da divina aprovação: “Em quem me comprazo”. A plena satisfação de Deus pôde se expressar dessa maneira pela primeira vez em relação a um homem. Assim se cumpriu o que os anjos proclamaram quando o Senhor Jesus nasceu: “Boa vontade para com os homens” (Lucas 2:14).
O Amado de Deus em Seu divino poder “esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Filipenses 2:7). Foi verdadeiramente homem, mas sem deixar de ser o Filho de Deus.
Inclinemo-nos diante do inspirado testemunho do amor divino que se manifestou nessa Pessoa única: o Amado de Deus que veio ao mundo para nos salvar, porque Deus nos ama. Escutemos Sua voz!
“Ó Pai! Teu gozo é sem medida ao contemplar o Filho amado, pois Ele é todo o Teu prazer. Já desde toda a eternidade, também quando Ele Se fez homem, e no Teu trono Se assentou. Teus atributos nEle vemos, é a imagem certa do Teu Ser, da Tua glória é o espelho; Ele é Quem cumpre Teu querer!”
(Hinos Espirituais, hino 21)
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sábado, 27 de novembro de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 22:7-20)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


 27 Novembro


Que transgressão é esta, com que transgredistes contra o Deus de Israel, deixando hoje de seguir ao Senhor, edificando-vos um altar, para vos rebelardes contra o Senhor? (Josué 22:16).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 22:7-20)


“Reparti com vossos irmãos o despojo dos vossos inimigos” foi a ordem de Josué para os que estavam partindo (v. 8). Essas são verdades bíblicas das experiências cristãs: o Senhor nos chama para compartilhar com outros as riquezas espirituais acumuladas na terra prometida. Da mesma forma que aqueles homens eram capazes de contar às suas famílias a memorável travessia do Jordão e as gloriosas vitórias de Josué, assim também um crente jovem é capaz de contar as “maravilhas” realizadas a seu favor pelo Senhor ou descobertas em Sua Palavra (3:5).
Os guerreiros de Rúben, Gade e Manassés construíram um ‘altar de grande aparência’ na margem do Jordão. Seus irmãos das outras tribos ficaram imediatamente preocupados e se dispuseram a intervir. O que a construção desse altar significava? Um ato de desafio contra Deus? Uma proclamação de independência? Qualquer que fosse a explicação, aqui está a primeira dificuldade que não teria ocorrido se eles tivessem ficado em Canaã. A investigação foi conduzida por Finéias, sacerdote que já havia provado seu zelo em um momento crítico da história do povo de Deus. Zeloso com o zelo do Senhor (Números 25:11), ele combinava o amor por Deus com o amor por seus irmãos, duas virtudes inseparáveis (1 João 4:20-21)!

Extraído do Devocional Boa Semente

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Salvos pela loucura

 SO JESUS CRISTO SALVA.

26 Novembro

A palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus (1 Coríntios 1:18).

Salvos pela loucura

Um alpinista relatou o seguinte: “Junto com um amigo, estava escalando uma montanha nos Alpes. Nós nos perdemos, e quando chegou a minha vez de liderar, repentinamente me vi diante do precipício. Não havia como seguir em frente. E retornar era igualmente perigoso. Abaixo de nós, estava um lago onde se podiam ver os picos das montanhas refletidos na água. Uma queda seria fatal.
Mas precisávamos continuar. Não podíamos ver um lugar seguro para firmar os pés. Havia uma pequena elevação na rocha, nada além de um passo. Nossa única chance era pular, o que parecia uma completa loucura. Nenhum alpinista experiente faria isso. Mas tínhamos de tentar. Nós dois conseguimos e escalamos o paredão mais estreito. O perigo passou e conseguimos chegar ao topo.
Aquela subida se parece com a minha vida. Estava indo pelo caminho errado até que cheguei a um beco sem saída e percebi meu estado de perdição. Não podia voltar e reviver minha vida, e continuar significaria condenação eterna.
Então, vi o escape: a cruz do Senhor Jesus Cristo. Apenas tinha de me aventurar a saltar. Parecia loucura, como a Bíblia diz. Aconselho você a fazer o mesmo que eu fiz: deixe tudo para trás! Volte-se para Jesus Cristo. Siga o exemplo do cego que ‘lançando de si a sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus’ (Marcos 10:50)”.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Há dois caminhos

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

25 Novembro





E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me. Mas ele, contrariado com essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades (Marcos 10:21-22).


Há dois caminhos


O Senhor Jesus Cristo deseja salvar todos os que vêm a Ele. Mas temos de estar preparados para confessar “todas as coisas”. Isso nos é mostrado no episódio do jovem rico de Marcos 10. Quando o Senhor respondeu: “Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens”, o jovem foi atingido naquilo que ele mais prezava. Ele se recusou a obedecer. Nós podemos ter outros pontos fracos, mas eles também devem ser postos em ordem. Cristo não quer dividir espaço em nosso coração com qualquer outra coisa ou pessoa.


Lembro um jovem sentado à minha frente lendo um folheto que tratava sobre a salvação em Cristo. Quando acabou de ler, olhou para mim com um olhar questionador. Perguntei: “Muito bem, como essa mensagem o afetou?” Hesitante, ele respondeu: “Se eu fizer o que está dito aqui, terei de mudar minha vida radicalmente.”

Para ele, o obstáculo era um relacionamento com certa garota. Em vez de se aproximar de Cristo e se render a Ele, mesmo nessa área, o rapaz se recusou. Que tragédia! Ele teve a mesma experiência que o jovem rico do texto de hoje: “Mas ele, contrariado com essa palavra, retirou-se triste”.


Se ignorarmos a oportunidade da salvação e tentarmos seguir a vida sem o Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro amigo, jamais seremos realmente felizes, mesmo nas questões terrenas. Somente Ele apaga o passado e descortina o futuro.


Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bondade não é fraqueza

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


24 Novembro

Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade; que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente (Êxodo 34:6-7).


 Bondade não é fraqueza


Às vezes se ouve dizer: “Deus é tão bom que irá salvar todas as pessoas.”
Bondade não é fraqueza. Cremos em um Deus de amor, justo e santo, de quem a Bíblia nos fala, e não no “Deus bonzinho” de muita gente. O Deus das Escrituras é fiel, e assim como cumpre Suas promessas de graça e perdão, também cumprirá o juízo e o castigo anunciados.
Bondade não é esquecimento. Por mais antigas que sejam as falhas, Deus não as esquece. Ele “se lembrará da maldade deles e visitará os seus pecados” (Jeremias 14:10). Contudo, para com os que crêem nEle, Deus perdoa e esquece, não por fraqueza ou gentileza, mas porque Seu Filho Jesus Cristo expiou nossos pecados. Assim Deus nos justifica, ou seja, declara que somos justos, baseado em um fundamento absolutamente legal e válido.
Bondade não é complacência. Não imaginemos que Deus é um ser complacente que leva em conta as nossas boas intenções, ignora os pecadinhos e só castiga as faltas mais graves.
Deus é justo, é amor, mas não é indulgente nem fraco. Os que hoje se arrependerem e aceitarem Sua oferta de perdão e reconcilia­ção serão salvos. E quanto aos outros? Como escaparão do juízo de Deus se Ele é justo?
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A fonte da felicidade

SÓ JESUS CRISTO SALVA


23 Novembro

Na angústia, invoquei ao Senhor e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz e aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face (Salmo 18:6).
Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo (Filipenses 3:7).

A fonte da felicidade

No vagão de um trem, os passageiros conversavam sobre amenidades: como as coisas deveriam ser, o que não deveria acontecer, as dificuldades da vida… Uma frágil senhora, de face enrugada, ouvia, atenta. Então um dos passageiros se dirigiu a ela: “O que a senhora pensa sobre isso?”
“Sabe, perdi tudo o que eu tinha. Era rica, tinha uma boa família, mas a guerra civil levou tudo embora. Fiquei sozinha em uma nação estrangeira. Tive de trabalhar como doméstica para sobreviver. Mas não desejo voltar atrás no tempo. Em minha solidão, encontrei a Deus e a Jesus Cristo. Nos meus dias prósperos, não era realmente feliz, pois em meu coração não havia satisfação. Mas agora em Jesus Cristo, eu achei a verdadeira felicidade.”
Houve um longo silêncio entre os passageiros, o que era preciso, pois é algo digno de se pensar a respeito das vicissitudes da vida: hoje riqueza, amanhã talvez tristeza, doença e preocupações. Mas as coisas externas não precisam destruir nossa esperança: a verdadeira felicidade não está nas coisas transitórias nem no amor humano, por maior e mais importantes que sejam. Ela somente pode ser achada em Jesus Cristo. Ele nos dá paz, alegria, consolo e a vida eterna, pois Ele é a fonte disso tudo. “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” (Salmo 50:15).

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Pastoral - E daí, se eu quebrar?

Pastoral


(Domingo, 21 de novembro de 2010)

E daí, se eu quebrar?

Por associação de ideias, quando pensamos em "senhor", de imediato nos ocorre também a palavra "escravo". Pensamos em escravidão, feia e triste mancha nas páginas da história de vários povos, inclusive a nossa. O escravo, como se fora mero objeto de propriedade do seu senhor, às vezes sofria todo tipo de maus-tratos, sem que tivesse a quem apelar por justiça senão a Deus.

Somos escravos do Senhor, embora muito bem tratados por ele. Pedro disse: "Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo" (At 2.36).

Até hoje, quando oramos, começamos com o pressuposto de que Ele é Senhor, de fato, das nossas vidas, porque começamos formalmente assim: "Senhor, ...". É ele então quem orienta os seus relacionamentos? Ele aprova todos os seus negócios? Ou você é daqueles que dizem: "Religião é religião, negócios à parte"? Será que ele aprova todo o uso que fazemos de nosso dinheiro?

Se você tem um automóvel, ele é seu ou é de Cristo? A casa onde você mora é sua, ou é de Cristo? O quarto onde você se isola é seu ou é propriedade de Cristo? O computador que você usa, é seu ou é dele? As palavras que você diz refletem o senhorio de Cristo? É ele senhor do seu vocabulário? Da sua língua? Das suas piadas? É ele glorificado com as palavras que você diz, com os comentários que você faz? É ele glorificado com os sites que você visita na Internet?

Se chamamos a Jesus Senhor, precisamos então deixar que ele domine cada área de nossa vida, cada item do nosso cotidiano. Não vale esconder ou tentar esconder nada dele. Ou Jesus é senhor de tudo, ou ele não é senhor de nada.

Precisamos aprender a orar como Nikos Kazantzakis, escritor grego: Senhor, sou um arco em tuas mãos. Estende-me, para que eu não perca a utilidade. Mas não me estendas além da conta, Senhor, porque eu posso quebrar. Estende-me além da conta, Senhor. E daí se eu quebrar?

Pr. João Soares da Fonseca

jsfonseca@pibrj.org.br

Dois poderes

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


22 Novembro

E Pilatos… disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta. Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima te não fosse dado (João 19:8-11).

Dois poderes

Jesus, o Cristo, é certamente o rei que Deus estabeleceu sobre Seu povo, Aquele a quem o trono de Davi está prometido. Ele deu todas as provas de que era o Enviado de Deus para reinar. Porém não se apresentou como um chefe guerreiro decidido a libertar o país da ocupação romana; ao contrário, propôs uma verdadeira revolução espiritual, insuportável para os líderes religiosos judeus acostumados a dominar. Estes O entregaram a Pilatos, o governador romano, para que fosse crucificado.
Pela segunda vez, os dois homens estavam frente a frente:
— Um tinha as marcas dos golpes que acabara de receber e vestia, em tom de escárnio, um manto real e uma coroa de espinhos; contudo, era o Filho de Deus, o juiz de toda a terra que um dia reinará sobre todas as nações do mundo.
— O outro era o representante do império que dominava sobre o mundo da época. Declarava orgulhosamente que tinha o poder de soltar ou crucificar Jesus. Na verdade, longe de ser um homem livre, estava dominado pela superstição, pelo medo de uma rebelião dos judeus, pelo temor do imperador.
Jesus, o acusado, é quem emite a sentença sobre Pilatos! Este não é mais que um instrumento nas mãos de Deus, que serviu para que o plano divino fosse cumprido.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

sábado, 20 de novembro de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 21:41-45 – 22:1-6)

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


20 Novembro

E agora o Senhor, vosso Deus, deu repouso a vossos irmãos, como lhes tinha prometido: voltai-vos, pois, agora, e ide-vos a vossas tendas, à terra da vossa possessão, que Moisés, o servo do Senhor, vos deu dalém do Jordão (Josué 22:4).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 21:41-45 – 22:1-6)

Em contraste com os levitas, cuja porção era o Senhor, encontramos aqui novamente duas tribos e meia ferrenhamente apegadas às suas posses terrenas. Carregados de riquezas tomadas do inimigo, abençoados por Josué, parecia que tudo estava bem para os homens de Rúben, Gade e Manassés. Mas não estava! Prestes a cruzar o Jordão novamente, o qual anteriormente tinham atravessado de maneira gloriosa, eles estavam prestes a sofrer uma grande perda! A arca não estava entre eles nessa segunda travessia, pois permanecia em Canaã. Talvez você pergunte: “O que eles deviam fazer?” As famílias deles estavam do outro lado! Josué 22:19 nos mostra que ainda havia tempo para elas tomarem posse da terra também. Por outro lado, o Senhor Jesus não disse: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim” (Mateus 10:37)? Infelizmente, quantos jovens cristãos, tendo começado e lutado bem, simplesmente se afastam de Deus e do restante do Seu povo. E muitas vezes é por causa de laços familiares que tais jovens formaram obstinadamente, sem o menor respeito pelos direitos de Deus. Podemos até ouvir a triste pergunta que o Senhor fez aos Seus discípulos: “Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?” (João 6:67). Caríssimo leitor, se essa pergunta fosse feita a você, qual seria a resposta?
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O AMOR ACIMA DE TUDO

Romanos 3.23-24                                                                                   


O amor acima de tudo

“Todos pecaram e estão afastados da graça de Deus.”


Um casamento bem-sucedido fundamenta em um sólido relacionamento com Deus. Quando um casal quer permanecer junto para a vida toda, precisa centralizar o seu relacionamento no Senhor. Vocês podem perguntar: “Mas o que é preciso fazer para isso acontecer?” O primeiro passo é conhecer que somos pecadores.

No dia-a-dia o casal enfrenta muitas divergências desentendimentos e discussões. Enquanto os cônjuges olharem apenas para si mesmos e priorizarem o seu orgulho, os conflitos dificilmente serão resolvidos. Mas se cada um reconhecer que é pecador, ambos poderão se dispor a assumir uma atitude humilde e pedir perdão.

Quando falhamos com Deus, Ele não vira as costas para nós nem tenta uma separação. Pelo contrário, o Senhor sempre procura n os reaproximar dEle. Ele nos ama acima de tudo, e foi por isso que mandou Jesus ao mundo. Em Romanos 3.24, o apóstolo Paulo segue dizendo: ”Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva.”

O compromisso do casamento também dever ser assim. O amor deve estar acima de qualquer discussão ou desentendimento. Os conflitos e as crises não devem ser motivo para separação, mas sim para crescimento, restauração, perdão e reconciliação.


A Bíblia da Família 1153 Jaime

Recusar o perdão de Deus

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


19 Novembro

Para que… todo o mundo seja condenável diante de Deus
[Somos] justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus… pela fé (Romanos 3:19, 24-25).


Recusar o perdão de Deus


Por causa de uma desavença durante uma partida de baralho, um jovem norte-americano matou seu parceiro. O assassino foi detido, julgado e condenado à morte.
Um dia, a porta de sua cela se abriu e entrou um homem que o condenado confundiu com um capelão. “Saia daqui, não quero te ver! Já ouvi falar bastante de religião em casa”, gritou o prisioneiro. “Jovem, escute-me”, falou o visitante. “Eu lhe trago uma boa notícia.” O prisioneiro ameaçou expulsa-lo à força e o homem foi embora…
Alguns minutos mais tarde, entrou na cela um guarda e disse que o visitante que acabara de ser expulso era o próprio governador. Ele havia recebido a petição em favor do preso e fizera questão de levar pessoalmente a carta que informava o perdão ao condenado. “Como?! Me dê um papel e um lápis, rápido”, exclamou o sentenciado, absolutamente chocado.
Escreveu ao governador pedindo desculpas e suplicando que voltasse com a carta de perdão. Porém, quando o governador recebeu o bilhete, escreveu na margem: “Esse caso já não me diz respeito.” O assassino morreu dizendo: “Morro porque recusei o perdão que me ofereceram”.
Esse relato antigo, porém verdadeiro, ilustra o trágico desprezo à graça de Deus. Seu Filho, Jesus Cristo, veio em pessoa para anunciá-la. Recusá-la é o pior erro e a maior loucura que um ser humano pode cometer em vida! Depois, na eternidade, não existe remédio.
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Não basta apenas conhecer

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


18 Novembro

Que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade (2 Timóteo 3:7).


Não basta apenas conhecer


Como as aparências enganam! Aquele senhor dava a impressão de ser bem desleixado, e não somente pelo modo de vestir. Quando vi seu rosto barbudo e magro, nunca podia imaginar que ele era capaz de falar tão eloqüentemente. Contudo, ele tinha um bom conhecimento da Bíblia. Admitiu que procurava a verdade, porém onde ela estava? Havia realmente várias maneiras de encontrá-la? Na Bíblia ou nas diversas religiões ou filosofias? As traduções das Escrituras são confiáveis? Os chamados livros apócrifos fazem parte do cânon das Escrituras?
Uma saraivada de perguntas! Mal respondia uma e ele já fazia outra. Por fim, percebi que ele não desejava crer. Não desejava seguir a Cristo. Sugeri que ele orasse a Deus com sinceridade, perguntando ao Senhor se Ele existia e o que esperava dele. Para minha surpresa, ele prometeu fazer isso.
Buscar a verdade é de suprema importância, particularmente quando milhares de vozes proclamam suas próprias convicções. Investigar todas essas opiniões é impossível e inútil. A Palavra de Deus é incomparável: ela é a verdade, basta aceitar isso pela fé.
No entanto, há um pré-requisito: temos de estar preparados para fazer a vontade de Deus. Esse era o problema de meu amigo. Tiago escreve que aqueles que conhecem a Palavra, mas não a praticam estão apenas se enganando (Tiago 1:22-25). Esse também é o seu caso?
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Fidelidade a Deus e ao rei

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


17 Novembro

 E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará (Daniel 6:16).

 Fidelidade a Deus e ao rei


No terceiro ano do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, Daniel foi transportado para a Babilônia. Ele era ainda bem jovem, e por toda a vida serviu a vários reis, inclusive a Ciro, o persa. Durante todo esse tempo, ele se distinguiu por sua fidelidade a Deus, e também pela diligência com que cumpria suas tarefas. Por essa razão, Daniel sempre ocupou uma posição de confiança na corte dos reis a quem serviu.
Como Daniel era capaz de unir essas duas características? Será que nunca houve um conflito de interesses? Sem dúvida, houve um momento em que teve de escolher entre ser fiel a Deus ou ser fiel ao rei. Mas para ele a obediência a Deus era primordial, e mesmo se sua própria vida estivesse em risco, Daniel jamais faria concessões. E a firmeza dele em relação a isso conquistava o respeito e a admiração das pessoas.
O exemplo dele encoraja os cristãos de hoje a demonstrar tal consistência e fidelidade na vida cotidiana enquanto servem ao Senhor Jesus Cristo.
Além disso, o testemunho impressionou o rei Dario. O trabalho de Daniel certamente consumia bem mais que oito horas diárias, e observando aquele judeu, Dario chegou a essa conclusão. Ele sabia que podia contar com Daniel, pois este era fiel para com seu Deus e também era fiel para com os que estavam acima e abaixo dele. É uma perfeita ilustração de Colossenses 3:23: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens”.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Sem conexão

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

16 Novembro

Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem (João 15:6).

Sem conexão

Alguns fazendeiros iriam viajar de trem até o mercado de uma grande cidade no qual fariam negócios. Eles embarcaram no último vagão da composição e se envolveram tanto na animada conversa em que estavam que não perceberam que o trem não se movia. Eles se perguntaram por que razão o trem ainda não tinha partido, olharam pela janela e ficaram surpresos: o vagão deles não fora acoplado à composição. Perderam a viagem e os negócios.
Será que é diferente com aqueles que se dizem cristãos mas não têm qualquer relacionamento com Jesus Cristo? Aparentemen­te, estão no caminho certo; ouvem os mesmos sermões, cantam os mesmos hinos e até se comportam da mesma maneira que os genui­namente salvos. O que lhes falta então? O vínculo da fé viva.
É possível que os encaixes do vagão que ficou para trás tenham tocado os do vagão da frente, mas não foram conectados da forma apropriada. Os compartimentos do vagão certamente foram limpos e arrumados. Tudo parecia em perfeita ordem, mas os passageiros não chegaram no destino que desejavam.
A pergunta a ser feita agora é: Será que eu tenho um relaciona­mento vivo com o Filho de Deus, ou sou um mero freqüentador de reuniões religiosas? Em breve Jesus Cristo virá buscar todos os que têm um relacionamento vivo com Ele para estarem no céu. Apenas os que confessaram sua culpa diante dEle e O receberam pela fé como Salvador pessoal irão alcançar tal destino, a glória de Deus. Os demais, sem exceção, não importa se estiverem longe ou perto, serão deixados para trás.
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Detalhes que revelam o amor de Deus

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


15 Novembro

E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca (Isaías 53:9).
Ali, pois (por causa da preparação dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Jesus (João 19:42).


Detalhes que revelam o amor de Deus


Quando o Senhor Jesus rendeu Sua vida na cruz, Deus não permitiu que os homens tratassem Seu corpo como bem entendessem. Ele havia permitido que Seu Filho fosse crucificado entre dois criminosos, mas agora que a obra estava consumada, Deus não quis que as pessoas fizessem além do que estava em Sua mente.
As razões para a escolha do sepulcro do Senhor, apontadas nos dois versículos acima, certamente nos afetam pela imensa diferença entre elas. Ambas têm um significado profundo: a palavra profética de Isaías revelou a intenção divina cerca de 700 anos antes do evento, e constitui o pano de fundo do fato, por assim dizer. João, por outro lado, descreveu o procedimento visível.
A grandeza de Deus é demonstrada aqui. A pressa por causa do sábado que se aproximava e a localização favorável da tumba foram tudo o que Deus precisava para guiar as ações humanas com o fim de cumprir Seus planos. Nem na morte Deus nos abandona, e Ele provou isso ao tecer com imenso cuidado os acontecimentos para que o corpo inerte de Seu amado Filho recebesse honras póstumas.
Como esses versículos nos confortam! Deus registrou tais coisas em Seu livro santo para nos mostrar que tudo aquilo que possamos considerar normal e aparentemente sem importância, como o fato de onde seremos sepultados, tem, sim, importância para Ele. Todos os inúmeros detalhes de nosso cotidiano, se os colocarmos em Suas mãos, adquirem novo significado, pois irão refletir o amor e o interesse do nosso cuidadoso Deus e Pai.
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

domingo, 14 de novembro de 2010

A cruz de Jesus: um triunfo sem precedente

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


14 Novembro

 Cristo Jesus… esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens… humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome (Filipenses 2:5,7-9).

A cruz de Jesus: um triunfo sem precedente

O Senhor Jesus veio ao mundo que O desprezou. Foi pobre e viveu a pobreza; foi filho de José, o carpinteiro, e conheceu o trabalho manual. Ele, que podia ter obtido os maiores êxitos, não escreveu nada. Manifestou essa humildade até em Seus discursos e na simplicidade de Sua vida. Não buscou a aprovação dos homens. Poderia ter assombrado o mundo cientifico de Sua época, mas não tinha vindo para isso.
Pensemos no tratamento que o Senhor recebeu da parte dos pecadores. Guardou Sua dignidade em todas as afrontas. Os homens, aproveitando de Sua bondade e humildade, se esforçaram para en­vergonhá-Lo. Cuspiram em Seu rosto santo e nobre e O espancaram. O Senhor Jesus atravessou tudo isso permanecendo imutável em Sua glória moral, conservando Sua dignidade e majestade, mesmo sob uma coroa de espinhos.
Esse homem singular, que não se preocupava com as aparências, sentiu todos os golpes das ondas de violência e ódio da humanidade contra Si. Ninguém se importou com os malfeitores que estavam ao Seu lado. Ele era o alvo de toda a maldade que o ser humano é capaz de manifestar. Cada uma das vilanias humanas evidenciou a perfeição moral de quem Se deixou maltratar sem Se defender. A razão disso? Amor por Seu Deus e Pai, por mim e por você.
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 20:1-9 – 21:1-3)

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


13 Novembro

Então, Moisés separou três cidades… para que ali se acolhesse o homicida que, por erro matasse o seu próximo, a quem dantes não tivesse ódio algum; e se acolhesse a uma destas cidades e vivesse (Deuteronômio 4:41-42).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 20:1-9 – 21:1-3)

No outro lado do Jordão, três cidades de refúgio já haviam sido apontadas por Moisés no caso de ocorrer assassinato (Deuteronômio 4:41-43). Três outras agora são escolhidas em Canaã, ao norte, no centro e ao sul. Cada uma está situada em uma montanha (v. 7), fazendo-nos lembrar das palavras do Senhor Jesus: “Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte” (Mateus 5:14). Visível a todos e especialmente ao involuntário homicida à procura de refúgio, tais cidades eram um constante lembrete da graça de Deus. A primeira dessas cidades é Quedes, na Galiléia, região preciosa para o coração do crente. Foi lá que Jesus de Nazaré viveu por trinta anos, onde serviu, curou e ensinou os discípulos e as multidões. Siquém, em Efraim, é sempre identificada com a cidade de Samaria, “naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hamor… e que veio a ser a herança dos filhos de José” (e por essa razão incluída na herança de Efraim, filho de José - 24:32). Siquém também nos traz à mente o divino Viajante que, cansado da viagem, sentou-se ao lado de um poço (João 4:6). Finalmente, Hebrom, a fortaleza conquistada, torna-se um lugar de abrigo e alto refúgio.
O capítulo 21 fala da herança dos levitas. Quarenta e oito cidades são dadas a eles, escolhidas dentre a herança das demais tribos.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

Rastros na neve

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


12 Novembro


Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14:6).
E em nenhum outro há salvação (Atos 4:12).


Rastros na neve


Certa noite, um fazendeiro canadense teve de cruzar uma grande planície completamente coberta de neve. O céu estava escuro, sem estrelas e não havia o menor sinal da estrada, pois a camada de neve era muito grossa. De repente, ele percebeu que se perdera e começou a sentir medo. Então notou alguns rastros recentes deixados por uma carruagem. Cheio de esperança, meteu as esporas nos cavalos e logo alcançou a outra carruagem.
Ao vê-lo, o cocheiro perguntou: “Para onde você está indo, amigo?” – “Estou seguindo você”, foi a resposta do fazendeiro. “Mas eu não tenho a menor idéia de onde estamos. Você poderia tomar a liderança e me mostrar o caminho?” Os dois homens ficaram apavorados quando se deram conta da situação em que estavam. Se uma rajada de vento não levasse as nuvens embora e as estrelas não aparecessem, ficariam perdidos na imensidão e talvez morreriam congelados. Pouco depois, suspiraram aliviados ao ver a estrela polar, o que lhes permitiu encontrar o caminho para casa.
Nós também não agimos frequentemente como esses dois homens? Quantas vezes seguimos outras pessoas copiando o que fazem? Será que é necessário que algo terrível aconteça para percebermos que estamos perdidos, sem respostas, sem direção e a partir daí buscarmos o Deus vivo? Já paramos para pensar onde nossos caminhos, ou seja, nossas crenças atuais estão nos levando?
Quem quiser saber a resposta é só tirar os olhos das pessoas e das trilhas incertas e procurar pelo Senhor Jesus. Ele é o caminho seguro, Ele é a verdade que jamais nos deixará perdidos, Ele é a vida, que é a “luz dos homens” (João 1:4). Portanto, não há caminho, verdade nem vida fora dEle.
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Três Deuses?

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


11 Novembro

Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo (1 Pedro 1:2).

Três Deuses?

A Bíblia nos revela Deus. Ela lança luz sobre quem Ele é, Sua perfeição, Sua singularidade em oposição à diversidade de deuses pagãos. “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Deu­teronômio 6:4, Marcos 12:29). Contudo, em Suas relações com a humanidade, Deus se fez conhecido em três diferentes Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. As três Pessoas da Trindade aparecem juntas no batismo do Senhor Jesus (Mateus 3:13-17). O Filho, feito Homem, veio a João Batista no rio Jordão. Assim que saiu da água, os céus foram abertos e o Espírito de Deus desceu sobre Ele em forma de pomba, e a voz do Pai foi ouvida: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.
Pai, Filho e Espírito Santo – todos são Deus. Não existem três deuses separados – há um só Deus. Em Hebreus 10 vemos os três em ação: a vontade de Deus (v. 7), o Filho vindo para cumprir essa vontade (v. 9), e o testemunho do Espírito Santo (v. 15).
Antes de subir aos céus, o Senhor ressurreto ordenou aos Seus discípulos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). O desejo do apóstolo Paulo para os crentes de Corinto era: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós” (2 Coríntios 13:14).
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ajuda na escuridão

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


10 Novembro

E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante (Marcos 6:48).

Ajuda na escuridão

O Senhor Jesus mandou que Seus discípulos voltassem para o outro lado do lago. Eles preferiam ficar em Sua companhia, sem dúvida alguma, mas Sua ordem havia sido bem clara. Então, por que deveriam enfrentar um vento tão forte? A jornada pelo lago dentro daquele pequeno barco estava se tornando cada vez mais perigosa. Apesar de pescadores, ou seja, homens acostumados ao mar, as ondas estavam tão grandes que todos os esforços deles eram inúteis. Qual era o motivo dessa dificuldade? Afinal, eles estavam ali em obediência à ordem do Mestre. Será que o Senhor não sabia da tempestade iminente?
O Senhor Jesus despediu a multidão e foi para o alto da montanha para estar sozinho, em doce comunhão com Seu Deus. Naquele momento, pelo que o Senhor Jesus orou? Certamente Ele tinha os Seus discípulos em mente e os levou à presença de Deus em oração. João 17 nos dá um exemplo de como Ele nos confiou amorosamente aos cuidados do Pai.
O texto nos relata que Ele viu a dificuldade com a qual os discípulos remavam. Sabia que naquela situação eles não fariam nenhum progresso. Então Ele mesmo interveio, aproximando-Se na escuridão, silenciando as águas, trazendo-os em segurança para a terra. Todos estavam são e salvos: que milagre!
Nós também enfrentamos ventos contrários e nos fatigamos a remar no mar da vida. Esse incidente nos revela que o Senhor Jesus não apenas intercede por nós; Ele conhece todas as circunstâncias que nos envolvem. Isso é particularmente verdade quando estamos trilhando um caminho que Ele nos mandou trilhar. Ele nunca nos deixa a sós!
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

terça-feira, 9 de novembro de 2010

É possível crer descrendo?

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

9 Novembro

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida (João 5:24).

É possível crer descrendo?

Será que um crente pode realmente afirmar: “Eu recebi o dom de Deus. Meus pecados estão perdoados, tenho a vida eterna, me tornei filho de Deus e tenho plena convicção de que estarei com Deus na glória”?
Muitos consideram superioridade, arrogância ou até ilusão declarar tal coisa. Porém, o que o Senhor Jesus disse? “Quem ouve a minha palavra, e crê… tem a vida eterna, e não entrará em condenação”. Então, de acordo com essa palavra, os que crêem podem de fato afirmar que possuem a vida eterna, mesmo na fragilidade de seu corpo natural, que irá perecer. Isso não é apenas um desejo, ou uma esperança; é realidade, pois é conseqüência da obra realizada pelo Senhor Jesus na cruz.
Os discípulos de Jesus não permitem que a opinião das outras pessoas destrua essa verdade divina dentro de seu coração. Não importa se os demais considerem isso conjectura ou engano. A segurança deles vem da fé que têm no nosso grande Deus que enviou Seu Filho, o Senhor Jesus, para ser o Salvador do mundo.
Crer em Deus é basicamente acreditar no que Jesus Cristo disse e obedecer a tais palavras. Como podemos dizer que cremos em Deus e duvidar das coisas que o Senhor falou? No entanto, é assim que a maioria vive: dizem que crêem, mas duvidam, ou seja, crêem descrendo.
Como somos gratos pelo fato do Senhor Jesus ter morrido pelos pecadores! A todos os que O recebem pela fé, Ele concede o Espírito Santo, que nos ensina e capacita a viver uma vida que agrada a Deus; vida essa com novos objetivos, novas motivações e profunda alegria jamais experimentada anteriormente.
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DESCULPAS ESFARRAPADAS

 SÓ JESUS CRISTO SALVA


8 Novembro

E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado (Lucas 14:18).

Desculpas esfarrapadas

Existe uma multidão de pessoas que sabe que precisa ser salva dos próprios pecados. Infelizmente, a maioria adia a conversão a Deus por toda a vida, e para isso dão todos os tipos de desculpas.
Um cristão certa vez visitou um jovem fazendeiro que há muito tempo protelava tomar uma decisão acerca da salvação. O fazendeiro estava sentado em um monte de palha no estábulo, descansando. O visitante foi direto ao ponto. O jovem, percebendo a intenção do visitante, exclamou: “Um estábulo não é lugar adequado para se falar sobre questões de fé. Por favor, pare!” A resposta foi imediata: “Não.
Esse é um cenário apropriado. Você não sabe que Jesus Cristo nasceu em um estábulo? Portanto, você pode nascer de novo em um estábulo também”.
O jovem estava plenamente consciente de sua culpa diante de Deus. E já não podia mais fugir da questão. E nem queria inventar mais desculpas esfarrapadas. Por fim, seguiu o conselho do cristão, se ajoelhou, confessou seus pecados para Deus e recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal.
Na Bíblia existe um episódio que contrasta totalmente com o que aconteceu naquele estábulo. Quando o apóstolo Paulo falou com o governador Félix sobre o juízo vindouro, a resposta do magistrado foi: “Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei” (Atos 24:25). A “oportunidade” nunca chegou, pois Félix se recusou a ouvir a mensagem. E, no entanto, a morte chegou para aquele governador, assim como chegou e chegará para todos nós.
Que desculpas você tem dado para se recusar a ter um relacio­namento com o Filho de Deus?
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010

domingo, 7 de novembro de 2010

O Senhor se reúne com os seus

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


7 Novembro

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mateus 18:20).

 O Senhor se reúne com os seus

O Evangelho de João relata que no domingo de Sua ressurreição, o Senhor Se apresentou aos Seus discípulos em Jerusalém. Estes estavam em um aposento, cujas portas se encontravam trancadas. O Senhor Jesus chegou e lhes saudou: “Paz seja convosco” (João 20:19-23).
Depois o Senhor Se reuniu com os Seus na Galiléia, província desprezada pelos letrados e poderosos da época. Assim Ele, o Messias rejeitado, crucificado e ressurreto, rompeu com o sistema judaico e passou a ser o centro da reunião dos cristãos. Os onze discípulos compareceram ao encontro e receberam uma nova missão e uma promessa do Senhor: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).
Hoje, o Senhor continua reunindo os Seus e para isso não necessita de uma religião baseada em mandamentos, ritos e regras. Sua Pessoa e obra têm um atrativo mais que suficiente para cativar e fomentar o amor pelas coisas celestes. Ele só espera que os Seus O amem e demonstrem isso de forma palpável.
“Filho eterno! Em Ti podemos contemplar o nosso Pai, Sua glória, Sua graça, Seu amor que nos atrai. Nós prostramos e adoramos a Ti que és Sustentador deste mundo e seu Senhor; nestes hinos que cantamos, nós com toda a criação, damos grata adoração!”
(Hinos Espirituais, hino 19).
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010

sábado, 6 de novembro de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 18:1-10 – 19:49-51)

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.

6 Novembro

Mas a nossa cidade está nos céus (Filipenses 3:20).


Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 18:1-10 – 19:49-51)


Sete tribos ainda não haviam recebido a herança. Então Josué mandou que a terra fosse mapeada e que se distribuíssem as respectivas partes por sortes. É claro que Deus direcionou o resultado de acordo com Sua vontade. Não existe o que o mundo chama de sorte, e os cristãos jamais deveriam referir-se à boa ou à má sorte.
No Salmo 16, ouvimos uma pessoa (o próprio Cristo antes de Sua vida terrena) declarando: “Caem-me as divisas em lugares amenos, é mui linda a minha herança” (v. 6).
Esforcemo-nos para descobrir a beleza e o valor de tudo o que Deus tem nos dado em Cristo. E sejamos agradecidos (Colossenses 3:15). Josué, membro de tribo de Efraim, tornou-se um exemplo para seus irmãos ao escolher como herança a montanha que eles tinham rejeitado (17:16). E essa porção da terra tem um nome bastante significativo: Timnate-Sera, ou seja, abundante porção.
A longa lista das cidades é uma lembrança de que nós, gentios, éramos “separados da comunidade (literalmente: cidadania, os direitos de um cidadão) de Israel”. Mas agora, aproximados pelo sangue de Cristo, somos “concidadãos dos santos” (Efésios 2:12,13,19). “Nossa pátria está nos céus” (Filipenses 3:20). Logo viveremos na cidade celestial.
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

SÓ JESUS CRISTO SALVA

5 Novembro

 
Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus (João 3:3)

Informação boa é informação aproveitada

Não é pequeno o número de pessoas que esperam ver os problemas do mundo resolvidos por meio da imensa riqueza de informações disponíveis hoje em dia. Um famoso perito em informática vê a situação de maneira bem diferente. “Problemas sérios como miséria, guerras e desastres naturais não existem por causa de falta de conhecimento. Somente a informação não é de muita ajuda.”
Informação tem valor se não apenas é recebida e compreendida, mas se gera uma reação consistente e correta. Isso se aplica à mensagem deste calendário.
O Evangelho, as boas notícias da graça que Deus deseja dar aos pecadores, em primeira instância é somente uma mensagem pregada por séculos: o mundo inteiro não foi cristianizado como conseqüência disso. Tal mensagem não foi útil para a maioria esmagadora dos indivíduos, pois “não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram” (Hebreus 4:2). Essa afirmação bíblica é bastante clara.
Ninguém que não nasceu de novo, ou seja, não se tornou uma pessoa completamente nova por meio da fé em Jesus Cristo, tem parte no reino de Deus.
A declaração do Senhor Jesus registrada em João 3:3 só é proveitosa para os que crêem e concordam com ela de todo o coração.
Quem recebe essa palavra e admite que o veredicto divino é correto ao nos classificar como perdidos, obterá uma nova vida pela fé em Cristo e em Sua obra redentora. Obviamente isso não é um processo intelectual apenas, embora nosso entendimento esteja envolvido de maneira plena. Nascer de novo é algo simples mas sobrenatural, disponível a todos mas privilégio de poucos, planejado por Deus mas desprezado pelos homens.
A informação sobre o novo nascimento você acabou de obter. Ela será útil para a sua vida?

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ARIDEZ ESPIRITUAL

SÓ JESUS CRISTO SALVA


4 Novembro

Tu a enriqueces grandemente com o rio de Deus, que está cheio de água (Salmo 65:9)

Aridez espiritual

Assim como sofremos com a aridez da natureza, também sofremos com a aridez espiritual. Isso está registrado na Palavra de Deus, em muitos hinos e em testemunhos pessoais. Em tempos de secura espiritual a revigorante presença de Deus parece não existir. É como se Deus tivesse ido embora. Tudo fica empobrecido, insípido e difícil de suportar. Mas a razão da aridez espiritual está exclusivamen­te em nós mesmos e em nossa conduta. Se nos tornarmos negligentes na fé, na leitura da Palavra, na oração e na comunhão com os irmãos na fé, não precisamos nem procurar o motivo para tal situação.
Esse também pode ser um dos meios que Deus utiliza para nos ensinar. Se formos inclinados ao egoísmo e a nos colocar acima dos outros, essas características terão de ser retiradas de nós. Israel teve de passar por essa experiência exatamente por causa do egoísmo e da obstinação em fazer a própria vontade. O resultado? “E ele lhes cumpriu o seu desejo, mas enviou magreza às suas almas” (Salmo 106:15).
A sincera humilhação diante de Deus e a devoção fiel a Ele são as chaves para abrir as comportas da bênção. Os que reconhecem isso e se dobram diante de Deus são bem-aventurados. Então se cumpre a palavra do Salmo 119:67: “Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra”. Apeguemo-nos firmemente a Deus e às Suas promessas; as chuvas refrescantes serão derramadas, pois Deus é fiel. “Bem sei eu, ó Senhor, que os teus juízos são justos, e que segundo a tua fidelidade me afligiste” (Salmo 119:75). Então, no lugar de aridez, poderemos exclamar: O rio de Deus está cheio de água!
Extraído do Devocional Boa Semente 2010

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ARGUMENTANDO COM DEUS

SÓ JESUS CRISTO SALVA


3 Novembro



Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã (Isaías 1:18).


Argumentando com Deus


Essa é uma oferta singular! Nosso grande Deus em toda a Sua majestade aceita debater conosco a questão de nossos pecados. Ele, Juiz sobre todos, com o direito de nos condenar sumariamen­te, permite que falemos. E o que podemos dizer? Apenas isso: “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” Enquanto estivermos convictos de nossas “excelentes” qualidades – como o fariseu em Lucas 18:11-14 –, jamais poderemos ser justificados. “Se confes­sarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”, pois “o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado” (1 João 1:9 e 7).


Há muitas pessoas que estão certas de que no dia do julgamento irão encontrar argumentos convincentes para persuadir Deus. Que tolos! Milhares de anos atrás, Jó, um homem temente a Deus, reconheceu: “Se quiser contender com ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder” (Jó 9:3). Isso se mostrará verdadeiro no Dia do Juízo Final, onde todos os que não se reconciliaram com Deus comparecerão diante de Seu grande trono branco. Ninguém responderá nada, ninguém escapará, pois a terra e o céu “fugirão” da presença do Juiz (Apocalipse 20:11).


Hoje ainda existe a oportunidade para confessar os pecados diante de Deus. Você já fez isso? Se sim, Ele então já lhe concedeu o perdão e a paz; se não, resta “uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários” (Hebreus 10:27).


Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Do pó ao pó

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


2 Novembro

Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos (Salmo 146:4).

 Do pó ao pó

Como a Bíblia é correta! Todos voltam ao pó da terra quando morrem. E o que acontece com os planos e intenções dos mortos? A Bíblia trata dessas questões. Quem é sensível não irá ignorar tais assuntos para sempre, pois Deus não deseja espalhar o desespero, mas quer que consideremos como a vida aqui nesta terra é passageira.
Ao sair para um passeio, pude observar dois jardins. O primeiro estava muito bem cuidado, repleto de flores e belas plantas. O dono havia se esforçado muito e parecia gostar do trabalho. Já o jardim vizinho estava desarrumado, descuidado, coberto por ervas daninhas. As árvores frutíferas necessitavam de poda. Talvez o dono estivesse morto, pensei. Ninguém mais cuidava das plantas dele, e tudo aquilo se tornara uma bagunça.
Vamos dar um passo além. Ainda sobre a questão do que é transitório, uma pergunta é inevitável: O que sobreviverá ao tempo? O salmista diz: “Bem-aventurado aquele… cuja esperança está posta no Senhor seu Deus” (v. 5). Isso significa reconhecer a existência de Deus e, após isso, desenvolver um relacionamento com Ele. Então descobri­remos o que o Pai tem a nos oferecer. Não precisaremos nos preocupar com o porvir: já teremos a segurança eterna. Há tesouros de valor que serão reunidos aqui para a eternidade, onde os redescobriremos.
Não se iluda: os seres humanos não foram criados somente para esta vida curta e passageira, mas para a eternidade, pois Deus, nosso Criador, é eterno. No entanto, podemos escolher onde viveremos para todo o sempre. Qual será a sua escolha?
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Duas perguntas feitas por Jesus

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.

1 Novembro


Jesus… interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?… E vós, quem dizeis que eu sou? (Mateus 16:13,15).


Duas perguntas feitas por Jesus

A primeira pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?”, não constitui problema para ninguém, pois não é dirigida especificamente a nenhuma pessoa.
Os contemporâneos de Jesus Cristo tinham uma opinião positiva sobre Ele: comparavam o Senhor com um dos grandes profetas do Antigo Testamento. No entanto, como estavam errados! Não podiam estar mais longe da verdade. O eterno Filho de Deus não pode ser colocado no mesmo nível do ser humano, não importa quão digno este seja.
O que as pessoas dizem sobre Ele hoje em dia? Muitas coisas boas! Dificilmente alguém se levanta contra a Pessoa de Jesus Cristo.
Isso nos traz à segunda pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Uma abordagem tão direta assim pode ser embaraçosa, no entanto, ninguém pode se furtar a respondê-la.
Aqueles homens galileus tinham seguido o Senhor e Mestre, foram chamados para serem Seus discípulos e agora estavam diante dessa questão, da qual não poderiam fugir. Simão Pedro deu a resposta: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (v. 16).
Os discípulos não eram intelectuais, mas haviam reconhecido ver­dadeiramente quem Ele era. O que as pessoas precisam para conhecer o Filho de Deus não são ensinos elaborados acerca dEle, mas uma revelação e um relacionamento íntimo com o Cristo, Filho do Deus vivo.
Uma terceira pergunta para vocês, queridos leitores: Como vocês respondem à segunda pergunta?

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -