segunda-feira, 31 de maio de 2010

DECISÃO FATAL

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

31
Maio


Ora, a serpente… disse à mulher: É assim que Deus disse?… Sereis como Deus… E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela (Gênesis 3:1,5-6).


Decisão fatal


O primeiro casal humano tomou uma decisão fatal naquele dia; violaram uma clara instrução de Deus para que não comessem da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eles preferiram ouvir as palavras tentadoras de Satanás, empurrando-os em direção à deso­bediência, quando apareceu em forma de serpente. A conseqüência tem afetado toda a humanidade desde então e, de quebra, toda a criação também.

Eva não foi obrigada a comer o fruto daquela árvore. A decisão dela foi voluntária e pensada, surgindo da “concupiscência dos olhos” (1 João 2:16) e da arrogância da criatura que deseja “ser como Deus”. Tais atitudes revelam as principais características do pecado: dúvida em relação à verdade da Palavra de Deus, satisfação da vontade própria e esforço para ser independente do Criador.

Em todos os tempos, os descendentes de Adão manifestam esses traços de uma forma ou de outra. O pecado sempre desviou as pessoas para longe do caminho que Deus estabeleceu para a raça humana.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

domingo, 30 de maio de 2010

Olhos para ver

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


30 Maio

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade
(João 1:14).


Olhos para ver

O Senhor Jesus, a Palavra viva tornada carne, viveu entre nós cheio de graça e verdade. Esse é o testemunho do apóstolo João. Ele e os demais discípulos contemplaram a glória do Senhor. Essa é a base de sua primeira epístola.
O Filho de Deus, sobre quem todo o Antigo Testamento fala e evidencia em muitos tipos, e a quem incontáveis almas aguardavam pela fé, veio ao mundo. Nesta terra de pecado e morte, Ele revelou Deus como luz e amor e deu Sua vida como resgate por muitos (Marcos 10:45).
A verdadeira luz agora brilha nas trevas, e todos, a cujos olhos Deus abre, contemplam Sua glória como o Unigênito do Pai. Uma era maravilhosa começou então e ainda não terminou: a era da graça.
O apóstolo Paulo orou para que Deus iluminasse os olhos do coração dos efésios a fim de que pudessem conhecer a esperança de Seu chamado e as riquezas da glória da Sua herança nos santos (Efésios 1:18). A Igreja é o Corpo de Cristo, “a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (v. 23). Ele mesmo é o Cabeça desse corpo. A Igreja está sujeita a Ele em todas as coisas.
Mas é necessário ter “olhos para ver”. O Senhor falou a Ezequiel: “Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque eles são casa rebelde” (cap. 12:2). Se nosso coração está rebelde, nossos olhos não poderão ver. Por outro lado, se nosso coração for sujeito e submisso ao Senhor, então nossos olhos verão a glória de Deus, pois “toda a terra está cheia da sua glória” (Isaías 6:3).
Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

sábado, 29 de maio de 2010

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 4:9-24)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

29 Maio

Que vos significam estas pedras? (Josué 4:6).

Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 4:9-24)

Conforme a ordem do Senhor, Josué deixou tirar doze pedras do leito do rio. Ao mesmo tempo, ele amontoou outras doze pedras que as águas iriam cobrir (v. 9). “Que vos significam estas pedras?” (v. 6). O texto de Romanos 6:5 esclarece o significado delas. Aquelas pedras representam os crentes identificados com Cristo em Sua morte (no fundo do rio), bem como em Sua ressurreição (já em Canaã).

A unidade do povo também é expressa pelas doze pedras (doze tribos) que juntas formavam um único monumento. Não esqueçamos que esse ato poderoso foi realizado em favor de todos os redimidos, mesmo que eles não estejam cientes disso. O duplo memorial permanece como testemunha desse fato.

A cruz tornou disponível para mim três extraordinárias libertações, ilustradas pela páscoa, pelo Mar Vermelho e pelo Jordão. A páscoa ensina que sou liberto do julgamento de Deus. O Mar Vermelho prova que fui liberto dos meus inimigos eternos, Satanás e o mundo. Finalmente, o Jordão declara que tenho autoridade para me considerar morto para a carne, essa tirânica inimiga interna. As duas primeiras verdades são nossas quando nascemos de novo, a terceira corresponde ao que chamamos de santidade.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -

CULTO AO VIVO: aos Domingos às 10 e às 19Horas. www.pibrj.org.br
PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO.


sexta-feira, 28 de maio de 2010

Um assunto importante

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

28 Maio


Orando… por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho
(Efésios 6:18-19).


Um assunto importante

O evangelista D. L. Moody pregava o Evangelho em Chicago. Ao deixar o auditório onde havia dirigido uma reunião, notou um homem escorado em um poste com uma expressão melancólica no rosto. Moody gentilmente colocou a mão sobre o braço do homem e perguntou se ele era cristão. O homem o reconheceu, levantou o punho e gritou furiosamente: “Vá cuidar da sua vida!”
“Desculpe por aborrecê-lo”, respondeu Moody, “mas minha vida é exatamente mostrar às pessoas como podem se livrar da culpa que têm diante de Deus e persuadi-las a crer no Senhor Jesus Cristo”. Então, sentindo que nada mais havia a ser feito no momento, foi embora.
Certa noite, aproximadamente três meses depois, o evangelista foi acordado por alguém batendo à porta de sua casa. “Quem é?”, perguntou, mas não reconheceu o nome da pessoa. “O que você deseja?” – “Eu quero me tornar cristão!” Quando Moody abriu a porta, se deparou com o homem que havia ficado muito irado com seu testemunho na rua. O visitante se desculpou pela maneira com que reagira naquela ocasião e reconheceu que sua consciência não lhe havia dado descanso desde então. O Espírito Santo estivera operando no coração daquele homem, e agora Moody podia mostrar-lhe o caminho para Cristo.
Quando os cristãos convidam outras pessoas a receberem a Cristo como seu Salvador, certamente isso é do interesse deles, ou melhor, é do interesse dEle. Por essa razão rogamos com toda sinceridade aos leitores deste calendário devocional, que compreendam o porquê consideramos a propagação do Evangelho como um assunto urgente e importante.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O que há de especial nesse homem?

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

27 Maio

E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado (1 Coríntios 2:1-2).

O que há de especial nesse homem?

Quem é Jesus Cristo? Um judeu, um simples carpinteiro, que só fez o bem. Mas, apesar disso, foi condenado à morte e crucificado.

Ele deixou uma marca indelével na história da humanidade. Muitos O consideram um sábio, outros um Mestre e outros ainda um Profeta. Como aconteceu desse Homem vindo de uma cidade insignificante da terra de Israel, que sempre viveu na pobreza e jamais procurou a proemi­nência, ter Se tornado a mais conhecida e admirada Pessoa na história? Por que ainda hoje tantos estão dispostos a segui-Lo, às vezes ao custo da própria vida?

No transcorrer dos séculos, milhões e milhões de homens e mulheres tiveram um relacionamento pessoal com o Senhor Jesus. Encontraram nEle alguém muito maior que qualquer sábio, mestre ou profeta. Ao responder à mensagem que Ele deixou, passaram a conhecê-Lo como o verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, no qual o amor e a verdade estão plenamente revelados. Eles O receberam como Salvador, cuja vida, morte, ressurreição e mensagem lhes deu uma perspectiva de existência inteiramente nova.

Todos podem ter um relacionamento com Jesus Cristo. Nem sempre Ele diz o que gostaríamos de ouvir, mas Ele diz o que necessitamos ouvir. Contudo, não é Seu desejo nos julgar e, sim, nos salvar. Essa é a razão pela qual você deve ler o Evangelho, as boas novas que sua alma precisa. Creia no Senhor Jesus Cristo. Queira conhecê-Lo de todo o coração. E então descobrirá o que há de tão especial nesse Homem.

Extraído do Devocional Boa Semente 2010

quarta-feira, 26 de maio de 2010

SÓ JESUS CRISO SALVA.


26 Maio


Para que em tudo [Cristo] tenha a preeminência (Colossenses 1:18).



Unidos a Cristo (3)

A epístola aos Colossenses mostra as conseqüências práticas de nossa morte e ressurreição com Cristo: “Se, pois, estais mortos com Cristo… por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo… segundo os preceitos e doutrinas dos homens?” (2:20-22). Estabelecer regras, leis e ordenanças para legalismo.Porém, “se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (3:1-3). Fomos ressuscitados pela graça de Deus. Temos, portanto, que buscar as coisas celestiais, pensar nelas, cultivar a vida que recebemos de Cristo.Isso implica que devemos fazer morrer a natureza pecaminosa em nós (Colossenses 3:5), ou seja, não alimentar os desejos carnais; também temos de abandonar as manifestações “da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes” (Colossenses 3:8). Para isso necessitamos do poder do Espírito de Deus.Ao mesmo tempo em que deixamos essas coisas, temos de nos revestir “como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimida­de” (Colossenses 3:12-15), em outras palavras, de tudo o que a nova vida produz. Para tanto, temos um poderoso recurso: “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente” (Colossenses 3:16).“Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3:3).(concluído)

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -


terça-feira, 25 de maio de 2010

Unidos a Cristo (2)

SÓ JESUS CRISTO SALVA


25 Maio

O [homem] interior, contudo, se renova de dia em dia (2 Coríntios 4:16).

Unidos a Cristo (2)

O seguinte exemplo permitirá compreendermos melhor nossa união com Cristo: uma árvore frutífera silvestre produz frutos de pouco valor e às vezes não comestíveis. Porém, se lhe cortam os ramos a curta distância do tronco e em lugar deles se enxertam pedaços de ramos de uma árvore cultivada, os ramos nela inseridos vão crescer, e a árvore silvestre passará a produzir segundo a nova natureza do enxerto.

Precisamos crer que temos sido unidos a Cristo em Sua morte e ressurreição. “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:11). Depois, é preciso demonstrar o que somos em Cristo ou, como diz o apóstolo Paulo, andar em novidade de vida (v. 4). Efésios 4:22-24 descreve essa transformação: “Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano”. “Despojeis”: o tempo verbal no grego indica uma ação que aconteceu uma vez no passado. Já nos despojamos do que éramos por natureza, embora a natureza pecaminosa ainda esteja no crente. A contrapartida é nos vestir do “novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”. Vestir-nos do novo homem também é um fato realizado no momento de nossa conversão.

Por outro lado, ser renovado em nossa mente é um ato contínuo (v. 23). A cada dia o entendimento, fonte de nossos pensamentos, precisa ser renovado através da comunhão com Deus, pela ação da Palavra e do Espírito Santo.

(continua)

Extraído do Devocional Boa Semente 2010 -