sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

QUEM É JESUS CRISTO PARA VOCÊ?

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


25 Fevereiro
O Filho de Deus é vindo… Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo
(1 João 5:20; 4:14).

QUEM É JESUS CRISTO PARA VOCÊ?

Certo jovem francês parou diante de um cartaz que divulgava um método para alcançar “estados superiores de consciência”. Embora tivesse sido educado na fé cristã, ficou curioso e quis conhecer a proposta. Por fim, se tornou membro de uma seita que praticava a “meditação transcendental”. Abandonou tudo: família, profissão, país, e foi percorrer o mundo, seguindo um guru a quem devia total obediência. Estudou filosofia oriental na Índia. Mas ali percebeu a completa indiferença de seu mestre para com os sofrimentos alheios. Ficou escandalizado, porém continuou perseguindo sua felicidade solitária baseada na aniquilação do ego.
Em certa ocasião, o mestre se viu obrigado a chamar médicos ocidentais. Um deles era francês e cristão. O jovem gostou de conversar com alguém de seu próprio idioma. Certo dia, o médico lhe fez uma pergunta profunda: “Quem é Jesus Cristo para você?”
Nesse instante, o jovem se viu humilhado. Repentinamente, em sua alma, se achou na presença desse Jesus a quem tinha renegado, mas que, com amor, o havia esperado durante todos aqueles anos de procura inútil. Então chorou, se arrependeu e tomou o penoso caminho do retorno. Mas, acima de tudo, descobriu a verdade que tanto buscara. Não era uma fraudulenta imitação em uma consciência manipulada, mas a verdade que provém do Deus Pai por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor. Tal verdade liberta e nos proporciona um “estado de consciência” que está além de qualquer imaginação humana.
Extraído do Devocional Boa Semente 2011

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A BÍBLIA, UMA MENSAGEM DE DEUS

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


23 Fevereiro

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração
(Hebreus 4:12).

A BÍBLIA, UMA MENSAGEM DE DEUS

Você tem vários motivos para ler a Bíblia. Ela é o livro mais difundido e vendido, um dos mais antigos e o fundamento de diversas culturas. Mas a razão essencial é que a Bíblia é a Palavra de Deus. Por meio dela você pode ouvir Deus falar.
Se o seu chefe ou superior no trabalho falasse alguma coisa, você não se esforçaria para ouvi-lo? Se uma celebridade lhe escrevesse, você não se esforçaria para ler a carta? Então, quando o Criador se dirige a você, não negligencie as palavras dEle. Se você crer, elas mudarão sua vida completamente e darão um sentido para sua existência, que não termina com a morte, pois sua alma é eterna.
Nunca mais você estará sozinho em suas dificuldades, sofrimentos e aflições. O próprio Senhor nos promete: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).
O Deus da Bíblia, o Deus de Abraão, de Davi, dos apóstolos e de milhões de crentes também será o seu Deus, um Deus que deseja agir e transformar a sua vida.
Na verdade, esse é um milagre e, portanto, a maior prova da inspiração divina desse livro. Nele você descobrirá o rosto de Deus, um Deus com o qual se pode ter um relacionamento pessoal. A Bíblia lhe ensinará a viver plena e intensamente.
Extraído do Devocional Boa Semente 2011

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

DORMINDO COM OS INIMIGOS (2)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


22 Fevereiro


Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus, tomaram de suas filhas para si por mulheres, e deram as suas filhas aos filhos deles; e serviram aos seus deuses. E os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e se esqueceram do Senhor seu Deus
(Juízes 3:5-7).

DORMINDO COM OS INIMIGOS (2)

Vimos que essas nações mencionadas acima representam princípios espirituais – os cananitas são os negociadores da verdade, e os heteus, os tímidos. Agora vejamos os outros povos.
Os amorreus, “faladores”, são os que pregam a Palavra sem poder. Falar é fácil. Transmitir nossos próprios pensamentos é fácil. Confessar Cristo não significa simplesmente falar e nada mais. Onde houver princípios elevados e um agir desprezível, muita pregação e pouca prática, temos de perceber que estamos entre amorreus, inimigos a serem combatidos.
Os perizeus representam os que confiam no poder humano de governar e não no divino. Também representam os que não se submetem a Deus, à Sua vontade nem à Sua Palavra. São a classe dos que detêm o poder, dos que têm de ser consultados, cujas ordens têm de ser obedecidas, não pelo que são espiritualmente, mas pela posição que ocupam no mundo.
Os heveus simbolizam a contraparte dos perizeus – os que se permitem ser guiados por religiosos e que aceitam para si mesmos uma função espiritual de natureza inferior.
Por fim, os jebuseus são os que pisam, esmagam as Escrituras, e se recusam a obedecer ao ensino explícito da Palavra de Deus.
É interessante notar que nenhum desses povos é mencionado como sendo conquistador. Os israelitas se casaram com as mulheres deles, unindo-se da maneira mais íntima com os inimigos. Literalmente, os israelitas dormiram com os inimigos. E isso trouxe destruição para várias gerações. Hoje isso também acontece quando permitimos práticas comuns, mas contrárias à Bíblia em nossas congregações. Tal atitude é tão má aos olhos de Deus quanto foi a dos israelitas.
Extraído do Devocional Boa Semente 2011

DORMINDO COM OS INIMIGOS (1)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


21 Fevereiro


Habitando, pois, os filhos de Israel no meio dos cananeus, dos heteus, e amorreus, e perizeus, e heveus, e jebuseus
(Juízes 3:5).

DORMINDO COM OS INIMIGOS (1)

Podemos considerar essas nações como representantes de diversos tipos de comportamento em termos espirituais, respectivamente: negociação com a verdade, timidez, falar sem praticar (ou seja, hipocrisia), confiança na força humana, estabelecimento de um sistema religioso de castas, e esmagamento das Escrituras. Se você se encontra em uma posição onde quaisquer desses comportamentos são comumente praticados, então sabe o que é estar na mesma circunstância espiritual que Israel estava.
Os cananitas, “negociadores”, simbolizam os que não têm qualquer interesse pela verdade divina, mas apenas se valem dela para proveito próprio, seja por ganhos financeiros, por influência social, ou até satisfação intelectual. Se buscarmos o conhecimento bíblico somente de forma intelectual, sem de fato estarmos dispostos a obedecer a Deus de coração e alma, estaremos negociando com a verdade divina.
Os heteus, “filhos do terror”, simbolizam os que são tímidos, controlados pelo medo. O medo do homem, da opinião alheia e das conseqüências de se andar no estreito caminho da obediência pode nos fazer retroceder quando Deus nos pressiona a seguir em frente. O medo pode nos impossibilitar de combatermos o bom combate no poder do Espírito Santo e na Sua força! O medo está em todos os lugares. Por que o testemunho do Evangelho é tão pobre? Por que há ministrações tão pouco efetivas entre os santos? Tão poucas vozes orando e louvando com poder neste mundo tenebroso? Por que tememos falar sobre o Senhor Jesus, levantar a nossa voz em ações de graças, tomar uma posição clara por Cristo e confessá-Lo publicamente? Não é por medo?
Como a intelectualização da verdade de Deus e o temor de assumir um compromisso real e inabalável com Cristo tem nos tornado pessoas fracas, sem expressão e inúteis!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 3:12-31)


SÓ JESUS CRISTO SALVA.


19 Fevereiro

A palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração
(Hebreus 4:12).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 3:12-31)

A “vara” que Deus usa agora para disciplinar Seu povo é Moabe, a mesma nação que o Senhor anteriormente impedira, pela boca de Balaão, de se opor a Israel. Dezoito anos se passaram antes de o povo se voltar ao Senhor; anteriormente, oito anos tinham sido suficientes (v. 8). Em Sua misericórdia, Ele suscitou um libertador – Eúde, o benjamita.
Eúde tinha “uma palavra de Deus” para Eglom, rei de Moabe. Tal palavra era nada menos que um punhal de dois gumes, que significava morte para aquele monarca perverso. A epístola aos Hebreus compara a Palavra de Deus, afiada e poderosa, a uma espada de dois gumes (Hebreus 4:12). Hoje ela é uma bênção para aqueles que se permitem ser perscrutados por ela, mas no futuro essa mesma espada condenará e destruirá todos os que não creram nela (Apocalipse 19:13-15). Os bois de Sangar também representam a Palavra de Deus, desta vez na visão do mundo: uma arma aparentemente inútil. Contudo, essa arma tem grande poder e foi forte o suficiente para libertar Israel mais uma vez.
Tanto a fraqueza do homem (Eúde era canhoto) quanto a fraqueza da arma (a junta de bois de Sangar) enfatizam o poder de Deus que liberta a todos os que clamam a Ele.
Extraído do Devocional Boa Semente 2011 -

O INFERNO REALMENTE EXISTE?

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

18 Fevereiro

E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo
(Apocalipse 20:15).

O INFERNO REALMENTE EXISTE?

Sim, existe! A Bíblia confirma sua existência. (Na Bíblia aquilo que comumente chamamos de inferno é denominado de “o lago de fogo”. E nessa folhinha expressão se refere sempre ao lago de fogo e não ao “hades” — palavra na Bíblia traduzida como “inferno”. Não devemos confundir essas expressões.) É um local que o próprio Deus preparou para a punição do diabo e seus anjos caídos.
Mas a Palavra de Deus fala também de pessoas que serão lançadas no inferno. Como isso pode ser possível? Como um Deus de amor pode condenar seres humanos a padecer por toda a eternidade em um lugar terrível assim?
Deus realmente é amor. A prova disso é que Ele enviou Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, a este mundo para morrer na cruz do Calvário. Mas Deus não é somente amor, Ele também é luz; e por causa de Sua santidade, Deus tem de julgar e punir o pecado.
Nas três horas de trevas na cruz, Deus inflexivelmente derramou toda a Sua ira em relação ao pecado sobre Seu Filho. Mais uma vez, ali Ele revelou a extensão de Seu amor para conosco e, ao mesmo tempo, Sua santidade frente ao pecado.
O que aconteceu ali pode ser descrito como a maravilhosa oferta divina de amor e graça para cada um de nós. Não havia nada mais precioso para Deus dar a não ser Seu próprio Filho, e Ele não podia dar menos que isso. Pelo fato dEle ter julgado e punido o pecado de Suas criaturas na cruz, agora Ele pode oferecer graça e perdão a todos que estiverem dispostos a receber.
Porém, os que rejeitarem essa oferta, dando as costas para Cristo, irão saber que Deus não tem outro caminho alternativo de salvação. Tudo o que restará para tais pessoas será a separação eterna de Deus no inferno.
Em suma, o inferno não foi feito para seres humanos. Mas estes irão para lá por livre e voluntária escolha. Deus já nos abriu o caminho da salvação e também já nos mostrou o caminho da perdição. A escolha, portanto, é exclusivamente individual. 

EXTRAIDO DO DEVOLCIONAL BOA SEMENTE

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MINHA HISTÓRIA

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


17 Fevereiro

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo
(2 Coríntios 5:17).

 

MINHA HISTÓRIA

Nasci em uma família cristã e posso dizer que desde jovem nunca duvidei da existência de Deus e do Senhor Jesus Cristo. Porém me envergonhava de me identificar como cristão. Meu único desejo era aproveitar tudo o que o mundo podia me oferecer. Era inútil lembrar as dificuldades e sofrimentos que meus pais passaram para me educar. E tampouco foram fatos extraordinários que me levaram a dar meia-volta e me aproximar do Senhor Jesus.
Aos vinte anos de idade assisti várias reuniões cristas. Ali o Senhor Jesus me achou e Sua Palavra convenceu meu ser.
Reconheci minha perdição, meu estado de rebeldia contra Deus e o amor que o Senhor me manifestava, dizendo: “Redimi você, agora me siga”.
Por assim dizer, a Sua graça forçou a porta do meu coração, Sua luz me iluminou e as trevas se foram.
Tudo mudou, pois o peso dos pecados que me oprimia deu lugar a uma profunda paz. O Senhor Jesus e Sua presença viva em minha alma se tornaram reais. Tive a segurança de que nada podia me separar dEle. Tinha somente um desejo: que o mundo inteiro conhecesse meu Salvador e Senhor.
Hoje, mais de duas décadas depois de minha conversão, posso declarar que, apesar das duras provas, meu Senhor jamais me abandonou. Eu O amo porque Ele me amou primeiro. E também já “não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16).
Extraído do Devocional Boa Semente 2011 -

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

UM TESOURO EM POMPÉIA

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.



16 Fevereiro


Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar.
As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça. O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram
(Sofonias 1:18; Tiago 5:2-3).

UM TESOURO EM POMPÉIA

Nas escavações das ruínas de Pompéia, cidade italiana arrasada pela erupção do Vesúvio em 79 d.C., foi encontrado o corpo de uma mulher adornado com muitas jóias. Ela usava braceletes, colares, anéis e magníficos brincos.
Podemos imaginá-la desesperada ao perceber o perigo se aproximando. Correndo para salvar as coisas mais preciosas que possuía, foi surpreendida pelas cinzas que se moviam mais rápido do que ela mesma. Séculos mais tarde, aquela mulher seria a personagem principal de uma cena impressionante: um tesouro praticamente intacto sobre um corpo sem vida!
De maneira semelhante, hoje há milhões de pessoas que parecem ter somente uma idéia fixa: preservar seus bens materiais – quer poucos ou muitos – a qualquer custo. Permanecem agarradas ao que possuem até o último suspiro. Os bens ficam, seus donos passam. O corpo é enterrado, mas e a alma? Para onde irá?
Um dia uma catástrofe ainda maior e infinitamente mais profunda que a de Pompéia se abaterá sobre o mundo inteiro. o Senhor Jesus Cristo, o Rejeitado, aparecerá em glória para executar o julgamento, do qual o Evangelho adverte. Os que acumulam riquezas, mas não têm vivido para Cristo, serão despojados de tudo e lançados nas trevas eternas.
As verdadeiras riquezas da alegria e da paz, as únicas coisas que poderemos levar conosco para além da sepultura, somente nos podem ser dadas pelo Senhor Jesus Cristo, o Salvador do mundo.
Extraído do Devocional Boa Semente 2011

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PROFETISAS DA ESCRITURA – ANA

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


15 Fevereiro

E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém
(Lucas 2:36-38).

PROFETISAS DA ESCRITURA – ANA

Essa profetisa idosa teve o extraordinário privilégio de ver Aquele em torno do qual toda a profecia bíblica está centralizada. Como jamais se afastava do templo, Ana estava presente quando José e Maria trouxeram seu Filho de quarenta dias de nascido para apresentá-Lo ao Senhor, e trazer os sacrifícios ordenados na Lei pela purificação de Maria.
Ana era um exemplo de uma viúva “verdadeiramente viúva e desamparada”, a qual esperava em Deus, e perseverava de noite e de dia em rogos e orações (1 Timóteo 5:5). E devido à sua vida piedosa, ela conhecia os que de fato aguardavam a redenção em Jerusalém. Estes eram o tesouro especial de Deus. Muitos poderiam dizer: “Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos cuidado em guardar os seus preceitos, e em andar de luto diante do Senhor dos Exércitos?” Mas Deus tinha prazer no pequeno remanescente, ao qual falou pelo intermédio do profeta Malaquias: “Então aqueles que temeram ao Senhor falaram freqüentemente um ao outro; e o Senhor atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o Senhor, e para os que se lembraram do seu nome. E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias” (Malaquias 3:14-17). A primeira coisa que Ana fez foi agradecer a Deus. Essa também é nossa atitude? Depois falou dEle a todos os piedosos, emborao Senhor Jesus ainda fosse um bebê carregado por Maria e José. Que alegria essa mulher demonstrava! Como é maravilhoso chegar à velhice e viver transbordante de júbilo pela intensa comunhão com Deus!
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2011

ERRO DE CÁLCULO

 SÓ JESUS CRISTO SALVA


14 Fevereiro


Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim
(Isaías 45:21).

ERRO DE CÁLCULO

Na última aula do ano, uma das turmas persuadiu o diretor do colégio, que estava escalado para dar uma aula de matemática, a responder questões sobre a vida em geral. Um aluno perguntou: “Senhor, nos diga quanto a vida vale a pena; afinal, o senhor teve uma carreira bem-sucedida.” O diretor sorriu e falou: “Senhoras e senhores, se ignorarem o Deus vivo, vocês cometerão um erro de cálculo na vida.”
Milhões de pessoas incorrem nesse mesmo erro e, no final da vida, não têm nada a apresentar para o Deus vivo. Correm e procuram em vão. Alguns se refugiam nas teorias humanas, crendo que a humanidade se desenvolveu por princípios evolutivos. No fundo, tais teorias proclamam que não precisamos de Deus e negam totalmente a existência dEle. Muitas religiões, por outro lado, falam do “Deus de amor”, concebendo-O como um pai amoroso e permissivo, que fecha os olhos a todo e qualquer pecado e transgressão em nome de um “amor” que não existe na realidade. Ambos os grupos estão no caminho errado.
Quem quiser realmente conhecer o Deus vivo, necessariamente tem de crer na “palavra da verdade”, a Bíblia. Ela nos diz o que é preciso saber sobre Deus, sobre nós mesmos, sobre os outros, a vida, a morte, e tudo o mais.
O Deus todo-poderoso é o Senhor de toda a criação e também o Salvador. Por causa de Sua santidade e justiça, Ele tem de condenar o pecador; mas por causa de Seu amor, abriu o caminho para que os pecadores se cheguem a Ele. Deus enviou Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo, para morrer na cruz por nossos pecados. Quem crê nEle e na obra que o Cordeiro realizou é salvo. Quem não crê incorre no maior e eterno erro de cálculo possível!


domingo, 13 de fevereiro de 2011

O MAIS FORMOSO

SÓ JESUS CRISTO SALVA.



13 Fevereiro


O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor. Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre
(Salmo 45:1-2).

O MAIS FORMOSO

“A minha língua é a pena de um destro escritor.” É fácil falar sobre Cristo, e louvá-Lo quando o coração arde de amor por Ele. “Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mateus 12:34). Somos ensinados em 1 Coríntios que é o Espírito Santo que conduz a adoração na assembléia. Por isso, quando se está indiferente ao mover do Espírito, ou seja, se ficamos em silêncio na adoração e no louvor, talvez seja um sinal de que o coração está vazio; Cristo não é o objeto que enche nossas afeições. Neste salmo, além da inspiração do Espírito Santo, existe um coração ardente sobre tudo o que se refere ao Rei.
“Tu és mais formoso do que os filhos dos homens; a graça se derramou em teus lábios”. A linguagem aqui é apaixonada. Ela está tão próxima que pode falar com Ele. É mais longe do que a noiva em Cantares jamais conseguiu chegar, pois ela fala muito sobre seu Amado, mas pouco para Ele. Aqui ela fala ao Rei, e o faz com extrema facilidade, pois Deus O abençoou para sempre. Nessa íntima comunhão, a mente de Deus se torna conhecida quanto aos propósitos que tem para com o “Valente” (v. 3).
Extraído do Devocional Boa Semente 2011 -

sábado, 12 de fevereiro de 2011

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 3:1-11)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


12 Fevereiro

Eu venci o mundo
(João 16:33).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 3:1-11)

No livro de Juízes vemos o mesmo ciclo de eventos se repetindo continuamente. O povo começa a abandonar o Senhor. Então Ele usa os inimigos do povo para lhes despertar a consciência. Finalmente, Israel clama a Deus que, por ser cheio de misericórdia, os liberta e lhes dá um juiz (Salmo 107:6, 13, 19, 28). Infelizmente, esse ciclo de eventos é repetido muitas vezes em nossa própria vida. Quando esquecemos o Senhor e nos colocamos sob a influência do mundo, Ele às vezes usa a hostilidade do mundo para nos despertar. O versículo 2 nos lembra da maneira pela qual Deus nos mantém em um estado de alerta e nos treina para a batalha. Ele permite que o inimigo exista expressamente para este propósito. O treinamento militar é necessariamente composto de exercícios e manobras sem as quais um soldado seria incapaz de lutar quando surgisse a ocasião. “Combate o bom combate da fé” é uma ordem para o cristão (1 Timóteo 6:12). A fé nos dá uma dupla segurança: a primeira, de que o mundo é um inimigo; a segunda, de que o mundo é um inimigo vencido. “Eu venci o mundo” foram uma das últimas palavras do Senhor Jesus antes da cruz. Temos de tomar posse disso para que também nós triunfemos sobre o mundo (João 16:33; 1 João 5:4-5).
Extraído do Devocional Boa Semente 2011

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A MAIOR LOUCURA

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


11 Fevereiro

E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga
(Lucas 12:19).

A MAIOR LOUCURA

Que maravilhoso pensamento! Ter finalmente reunido uma fortuna tal que se possa afirmar: “Agora tenho mais do que o suficiente para os anos que virão. Enfim posso me divertir. Tudo o que quero é descansar, comer, beber e aproveitar as boas coisas da vida. Quem pode ter algo contra isso? De fato, não há nada de errado nisso.”
Essa era a opinião do fazendeiro rico na parábola contada pelo Senhor Jesus. Ele nem sequer imaginava que estivesse fazendo algo tolo. Contudo, a história termina mal para ele. O relato continua: “Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” O veredicto divino foi bastante contundente e claro: aquele homem era um louco. Mas isso significa então que descansar, comer, beber e se divertir são coisas erradas?
O erro daquele homem não foi desejar essas coisas, mas querer realizá-las sem levar Deus em consideração. Ele se concentrou a vida inteira em sua riqueza e ignorou completamente como Deus o julgava. Esse é um perigo no qual todos nós incorremos. Por isso a advertência que segue a parábola: “Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus” (v. 21).
Qualquer pessoa que se rende a Jesus Cristo, confessando seus próprios pecados, tem comunhão com Ele e com Deus. Isso é um mistério para todos os incrédulos. Nessa comunhão, o Senhor nos dá Sua própria paz interior, alimento para alma e a verdadeira alegria para o coração. Assim, o cristão pode desfrutar dos bens materiais, juntamente com Cristo, que os concedeu.
A maior loucura do ser humano é viver ocupando-se com a criação – comendo, bebendo, amealhando riquezas, etc. –, sem jamais desejar conhecer o Criador, a quem a maioria das pessoas verá apenas depois que morrerem!
Extraído do Devocional Boa Semente 2011

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O UNIVERSO E NÓS

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


10 Fevereiro


Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?    (Salmo 8:3-4).

 

O UNIVERSO E NÓS

A imensidão do universo é difícil de ser captada por nossa compreensão tão pequena. Entre os milhões de galáxias do cosmos flutua uma nuvenzinha em forma de espiral composta por milhares de milhões de estrelas. Uma delas é o nosso sol, ao redor do qual giram nove pequenos pontos. O terceiro pontinho é a Terra. Sobre esse diminuto planeta está uma minúscula partícula de pó: eu. Além de mim, existem bilhões de pontinhos parecidos. Cada um desses pontinhos se sente muito importante e exige seus direitos. Contudo, às vezes se conscientiza de sua insignificância, sabe que está perdido na infinita extensão do universo, se sente incapaz em seu local de trabalho ou um “caso” a mais em um leito de hospital. Reconhecer a própria impotência e vaidade compunge o coração de qualquer pessoa.
Quando Davi compôs o Salmo 8, também estava consciente de sua pequenez. Porém, ao mesmo tempo, sabia que o grande Deus que criou o cosmos o conhecia pessoalmente e Se preocupava com ele. Davi não se sentia abandonado porque o Deus todo-poderoso era o seu Deus. Quem confia nEle também pode afirmar: “A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação… Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado” (Salmo 62:1 e 6).
Extraído do Devocional Boa Semente 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O QUE É PECADO?

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


9 Fevereiro
Pecado é iniqüidade
(1 João 3:4).

O QUE É PECADO?

Se perguntarmos às pessoas o que elas entendem por pecado, ouviremos uma grande variedade de respostas.
 Como “mínimo denominador comum”, são os crimes contra indivíduos e seus direitos que geralmente se enquadram na descrição de pecado. O problema aqui está na definição da palavra “crime”.
Há pessoas que se vangloriam em dizer que um princípio moral elevado as governa, perante o qual a consciência delas se sente responsável. Qualquer ofensa contra esse alto princípio seria denominada como pecado. Que padrão se aplica nesse caso? Qual é a orientação existente para a consciência?
Outras pessoas usam a palavra “pecado” de maneira sarcástica, referindo-se ao fracasso delas em manter a dieta. Isso rouba da palavra seu significado moral.
Quando a Bíblia fala sobre pecado sempre se trata de uma grave ofensa contra Deus. É claro que pecamos uns contra os outros, mas mesmo tais atos são, em última instância, cometidos primeiramente contra Deus. Como seres humanos, somos responsáveis perante nosso Criador. A Bíblia nos diz o que Ele espera de nós. Se nossa conduta não corresponder às expectativas divinas, estamos pecando. Qualquer desobediência a Deus é pecado. Essa é a acepção do versículo de hoje. O uso bíblico da palavra “iniqüidade” significa não fazer a vontade de Deus: causa primária de todos os pecados. Desse ponto de vista, todos nós somos pecadores. Por isso a Bíblia afirma: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Portanto, todos precisam do Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Quem crê nEle recebe o perdão dos pecados.
Extraído do Devocional Boa Semente 2011 -

PROFETISAS DA ESCRITURA – HULDA

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


8 Fevereiro

Então foi o sacerdote Hilquias, e Aicão, Acbor, Safã e Asaías à profetisa Hulda, mulher de Salum… o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram. E ela lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim… Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o Senhor, assim lhe direis
(2 Reis 22:14-15,18).

PROFETISAS DA ESCRITURA – HULDA

Foi um dia excitante, apesar de triste. O Livro da Lei foi achado na casa do Senhor enquanto o templo estava sendo restaurado! Hilquias, o sacerdote, o deu a Safã, o escriba, que o leu. Este, por sua vez, trouxe o livro ao rei e o leu para ele. Ouvindo as palavras do Livro da Lei, Josias, aflito, rasgou suas vestes. “Grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro”, disse Josias. Então enviou uma delegação composta por seus oficiais para consultar o Senhor.
Eles vieram à profetisa Hulda, esposa de Salum, a qual vivia em Jerusalém. Evidentemente ela era bem conhecida e morava próximo ao rei. O ministério profético do jovem Jeremias tinha começado cinco anos antes em Anatote, cidade não muito distante de Jerusalém, mas o Senhor ainda não o tinha trazido a essa presente cena.
Deus dá uma dupla mensagem a Josias. Ao homem que enviara a delegação foi dito que Deus cumpriria todos os julgamentos registrados no livro. Deus é fiel à Sua Palavra, quer seja ela de julgamento ou de graça. Mas o Senhor também deu uma palavra de encorajamento para o rei, pois o coração dele era sensível, tinha se humilhado diante do Senhor rasgando suas vestes ao ouvir a Palavra. Deus aprovou a atitude de Josias e prometeu poupá-lo dos julgamentos. Que também possamos ter o mesmo coração zeloso e interessado pela Palavra que vem da boca de Deus!

EXTRAIDO DO DEVOCIONAL BOA SEMENTE 2011.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PROCURAR E ACHAR

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

7 Fevereiro

E buscar-me-eis, e me achareis.
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á
(Jeremias 29:13; Mateus 7:7-8).

PROCURAR E ACHAR

Em uma cerimônia fúnebre, o orador comentou acerca do falecido: “Ele procurou a vida inteira por algo.”
Estar a procura de algo expressa a atitude de muitas pessoas que pensam ser extremamente zelosas no tocante às questões espirituais, pois as consideram de elevada importância. O problema é que tais indivíduos estarão sempre procurando inutilmente até o fim da vida.
Se você já procurou por um objeto durante um longo tempo sem encontrar, sabe como essa é uma tarefa cansativa e frustrante. Atormentado pela incerteza e desespero, você averigua tantas possibilidades que não tem tempo para mais nada.
Sem dúvida alguma, é desejável que se preste atenção a importantes assuntos como salvação e futuro eterno. Seria trágico cair na armadilha do engano. Mas será que Deus quer que desperdicemos nossa vida em uma busca sem resultados?
Deus não brinca de esconde-esconde com ninguém. Se O buscarmos pela leitura da Bíblia e pela oração, certamente O encontraremos. “Estas palavras são verdadeiras e fiéis” (Apocalipse 21:5). Ele nos tirará do instável terreno das suposições. Ele nos ama muito para nos deixar com qualquer dúvida sobre Seu amor e nossa eterna salvação. Você pode achá-Lo na Bíblia; basta procurar.
Extraído do Devocional Boa Semente 2011

domingo, 6 de fevereiro de 2011

A VERDADEIRA OCUPAÇÃO

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


6 Fevereiro

O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor
(Salmo 45:1).

A VERDADEIRA OCUPAÇÃO

O tema que ocupa a rainha é o próprio Rei. Da mesma maneira, nós também devemos nos ocupar com o próprio Cristo. Somos muito inclinados a nos envolvermos com as bênçãos que Sua graciosa mão nos concede. Porém, neste Salmo o autor discorre não sobre o que o Rei faz, mas sobre o que Ele é. O Senhor valoriza um coração que tem prazer nEle.
“O meu coração ferve com palavras boas”. É triste que raramente estejamos nesse estado em relação ao Senhor. Ter um coração fervendo de amor por Cristo é uma das maiores bênçãos que alguém pode experimentar nesta vida. Mas, ao contrário disso, a temperatura de nossa devoção a Cristo está na marca do ponto de congelamento ao invés de no ponto de fervura.
Maria, irmã de Lázaro, escolheu estar com Ele. Sentou-se aos pés dEle, e ouviu Suas palavras. Estar com Ele era o que a alma dela mais desejava. O que a caracterizava era uma intensa afeição pelo Senhor, e isso a levava a estar aos pés dEle. Maria estava inteiramente ocupada com a Pessoa de Cristo. Ela quebrou o vaso de precioso perfume e o derramou sobre o Senhor Jesus, o qual afirmou: “Para o dia da minha sepultura guardou isto” (João 12:7). Ela temia não haver outra oportunidade de fazer o que pretendia. Seu coração fervia de amor por Ele e, por isso, não esperou circunstância mais apropriada.
Que o Senhor, por meio de Seu Espírito, faça nosso coração arder com um amor real e puro por Cristo! O amor só se sente satisfeito com amor. Ele nos amou até a morte, e quer que O amemos do mesmo jeito. E quem mais digno de ser amado que o Rei Jesus?
Extraído do Devocional Boa Semente 2011 -

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 2:6-23)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

5 Fevereiro
Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver
(Hebreus 13:7).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 2:6-23)

Muitos anos se passam e vemos surgindo em Israel “outra geração… que não conhecia o Senhor, nem tampouco as obras que fizera a Israel” (v. 10). Essa geração não tinha experimentado a fidelidade de Deus no deserto nem Seu poder em Canaã.
Esse é um importante exemplo para considerarmos, nós, que fazemos parte da nova geração dos filhos de Deus. Talvez sejamos filhos de pais cristãos que nos falaram das maravilhas que Deus fez nas gerações passadas, mas não conhecemos o Senhor por experiência pessoal.
Infelizmente, é triste ver a decadência que se seguiu ao magnífico despertamento ocorrido no século dezenove. Os “anciãos” de quem ouvimos falar partiram um após o outro. E se o Senhor nos deixou aqui por mais alguns anos é porque temos responsabilidades a cumprir.
Hebreus 13:7 nos adverte: “Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus”. Eles nos deixaram um ministério escrito e um exemplo. Sigamos acima de tudo a fé deles. E, apesar de não mais existirem, ainda temos ao Senhor. Sua presença é mais do que suficiente para atravessarmos esta época de trevas e fraqueza.

EXTRAIDO DO DEVOCIONA BOA SEMENTE.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM “ARREPENDIMENTO”?

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

4 Fevereiro

Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende
(2 Coríntios 7:10).

O QUE A BÍBLIA QUER DIZER COM “ARREPENDIMENTO”?

Arrependimento no sentido bíblico não é a prática de penitências nem simplesmente uma emoção. O arrependimento genuíno é uma compreensão profunda que envolve o coração e a vontade.
Nossa capacidade intelectual nos leva ao conhecimento do pecado. Mas não é suficiente argumentar: “Todos fazem isso, portanto tal coisa não deve ser tão má.” Temos de aceitar o que Deus diz sobre tudo o que fazemos, mesmo quando a maioria das pessoas ignora os mandamentos divinos. Só porque algo é comum e normal, isso não significa que Deus irá abaixar Seu padrão de julgamento.
O verdadeiro arrependimento pode ser visto pela piedosa tristeza que produz. Onde existe o ardente desejo de converter-se a Deus, Ele mesmo pode colocar uma tristeza assim no íntimo. Portanto, isso não se compara a meros sentimentos humanos como o remorso; há um temor santo no coração que produz uma tristeza santa devido ao reconhecimento do veredicto divino sobre o pecado.
O âmago da questão é o desejo sincero de se converter e de se aproximar de Deus, julgando os próprios pecados. Leia a parábola do filho pródigo em Lucas 15:11-24. Quando aquele rapaz chegou ao fundo do poço de sua miséria, reconheceu o que havia feito de errado e tomou a decisão de voltar à casa de seu pai e confessar seus pecados. E ele realmente levou a cabo suas intenções! Esse é um excelente exemplo do que significa se arrepender.
Extraído do Devocional Boa Semente 2011 -

PROFETISAS DA ESCRITURA - DÉBORA

3 Fevereiro
E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. E mandou chamar a Baraque… e disse-lhe: Porventura o Senhor Deus de Israel não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom?
(Juízes 4:4-6).

PROFETISAS DA ESCRITURA - DÉBORA

A versão literal desse texto em hebraico começa com “Débora, uma mulher profetisa”. Deus parece querer enfatizar que essa juíza e profetisa era uma mulher e esposa. Ela está em contraste com Samuel, o qual viveu perto de Ramá e “ia de ano em ano, e rodeava a Betel, e a Gilgal, e a Mizpá, e julgava a Israel em todos aqueles lugares. Porém voltava a Ramá, porque estava ali a sua casa, e ali julgava a Israel; e edificou ali um altar ao Senhor” (1 Samuel 7:15-17). Já Débora julgava sob umas palmeiras – símbolo de vitória –, era conhecida, e todo o Israel vinha até ela para obter julgamento. Como profetisa, ela era a porta-voz de Deus para Seu povo e, como juíza, exercia a autoridade divinamente outorgada. E nesses papéis a vemos agindo de maneira bela como mulher e esposa. Ela não procurou usurpar o lugar dos homens. Deus pode usar uma mulher assim para abençoar Seu povo.
Ela comunicou a ordem e a promessa de Deus a Baraque. Mas ele não quis ir à batalha sem a companhia de Débora. Ela então concordou em acompanhá-lo, mas lhe disse que a honra da vitória não seria dele. Acrescentou que entregaria Sísera, o general cananeu, nas mãos de uma mulher. A profecia se cumpriu quando Jael, esposa de Héber, matou Sísera.
Débora e Baraque cantaram juntos a bela canção registrada em Juízes 5. Tal hino celebra a maravilhosa vitória que Deus deu, enfatizando também a boa liderança e a voluntária disposição, ou a falta dela, da parte das tribos e dos homens. 
EXTRAIDO DO DEVOCIONAL BOA SEMENTE  2011.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ISOLAMENTO E SOLIDÃO

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


2 Fevereiro

Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma
(Salmo 142:4).

ISOLAMENTO E SOLIDÃO

Um jovem norte-americano foi encontrado morto ao lado de seu carro. Ele passou mal e ninguém o socorreu. A polícia encontrou um bilhete que o jovem escreveu pouco antes de morrer: “Não posso suportar esse frio. E todos eles passam por mim!”
É exatamente essa a situação de muitos hoje em dia. A solidão e o desespero podem ser causados por nós mesmos, como no caso de pessoas que têm um comportamento egoísta, anti-social e difícil. Mas o que pode ser feito? Não existe uma saída?
O famoso salmista, o rei Davi, estava em condição semelhante quando escreveu as palavras citadas acima. Seus seguidores fiéis não podiam dissipar nem amenizar o sentimento de solidão que Davi sentia. O rei tinha a resposta para sua própria necessidade. “A ti, ó Senhor, clamei; eu disse: Tu és o meu refúgio.” Que declaração! Havia uma Pessoa observando Davi, e Ele conhece todos os que se sentem isolados hoje também. Você está assim? Esta folhinha é para lembrar que Deus não esqueceu você.
Comece lendo a Palavra de Deus, a Bíblia, a fim de que você conheça o plano dEle para você. O Senhor está chamando a se render ao amor dEle. Fale com Ele! Se existem impedimentos entre você e Deus, Ele está disposto a removê-los, a lhe perdoar, caso você também esteja disposto a se relacionar com Ele.
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2011 -

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


1 Fevereiro
Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
O qual [Jesus Cristo] é imagem do Deus invisível
(Salmo 19:1; Colossenses 1:15).

O RESPEITO DEVIDO AO CRIADOR

Deus é o Autor de dois grandes livros que escreveu para os homens: a criação e a Bíblia. Embora a inteligência humana se surpreenda diante do poder criador e organizador que está na origem do mundo, apenas mediante a fé o segredo disso nos é revelado.
Diante de tamanha complexidade, da exatidão e beleza da natureza, o crente discerne a grandeza e a perfeita sabedoria do Criador dos céus e da terra.
A natureza também fala da bondade de Deus, que deseja o bem de Suas criaturas, lhes dando as chuvas, as estações férteis, enchendo de mantimento e alegria o coração delas (Atos 14:17).
Por que muitos se recusam a crer que Deus existe? Simplesmente porque se admitirem tal coisa, então teriam de se submeter a Ele, pois, como Criador, Ele tem direito sobre o que criou. Mas os seres humanos não querem prestar contas e inventam teorias bastante elaboradas para poderem viver sem Deus.
Não nos deixemos influenciar pelos argumentos de um mundo caracterizado pela falta de respeito aos direitos do Criador, o que só conduz à destruição e ruína em todas as áreas.
Mediante as Escrituras, Deus revela Seus segredos aos que O honram, além do “mistério” mais profundo: “Deus se manifestou em carne” na pessoa do Senhor Jesus Cristo (1 Timóteo 3:16).
Extraído do Devocional Boa Semente 2011 -

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O APOCALIPSE É UM LIVRO DE TERROR?

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


31 Janeiro


Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo
(Apocalipse 1:3).

O APOCALIPSE É UM LIVRO DE TERROR?

Havia uma mulher internada em um hospital. Certo dia, alguém foi visitá-la e lhe perguntou se podia ler uma porção da Bíblia. Ela consentiu, mas com uma condição: “Você pode ler o que quiser, desde que não seja o Apocalipse. Esse livro me dá medo.” Será que você é uma dessas pessoas que se parecem com essa mulher? Tal atitude é compreensível somente para quem não tem paz com Deus.
O Apocalipse é um livro de julgamento. Ele descreve os juízos que sobrevirão a este mundo quando os filhos de Deus forem levados ao céu. O futuro é verdadeiramente apavorante. Por isso, é imperativo que reconheçamos o quanto somos pecadores e nos reconciliemos com Deus.
Deus ainda tem paciência; Ele ainda não está julgando todo o mal, o sofrimento e a injustiça que se alastram neste mundo. E Ele esperará até o último momento em que os Seus juízos colocarão um ponto final nesta era. Até lá, Ele não cessa de atrair as pessoas a Si mesmo, a fim de que recebam Seu perdão e escapem de Sua ira. Mas os ponteiros de Seu relógio já estão quase marcando doze horas!
Você evita ler o Apocalipse por medo? Não há saída; ignorar os sinais de perigo não removerá o próprio perigo. É imprescindível que você saiba que as intenções de Deus são amorosas e gentis. O Apocalipse também revela algo sobre a glória futura dos redimidos, os quais estarão nos céus quando todos os terrores dos últimos dias forem derramados na Terra. Tais castigos alcançarão apenas os endurecidos, os incrédulos e os que deliberadamente rejeitaram a oferta da graça de Deus. “Preparados estão os juízos para os escarnecedores, e os açoites para as costas dos tolos” (Provérbios 19:29). Passar por todos os flagelos relatados no Apocalipse ou não é uma conseqüência de sua obediência ou desobediência para com Deus hoje em sua vida à ordem dEle de aceitar o Senhor Jesus como Salvador. Portanto, faça uma escolha sábia, querido leitor.
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2011 -

domingo, 30 de janeiro de 2011

MELHOR QUE TUDO

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.

30 Janeiro

Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho… Do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho
(Cantares 1:2 e 4).

MELHOR QUE TUDO

O principal objeto do amor do Senhor, a noiva, pode ser apropriadamente chamado de “pastora” no contexto do livro de Cantares (Cantares 1:8), pois Ele é visto com freqüência como o Pastor que cuida de Suas ovelhas, e Ele tem prazer em compartilhar com a noiva dessa atividade tão notável. De fato, essa belíssima canção começa com palavras de apaixonada segurança: “Beije-me ele com os beijos da sua boca”, pois a “noiva” é trazida à Sua presença como aquela na qual Ele se deleita. No entanto, é instrutivo percebermos que ela confia em um fato perfeitamente estabelecido, ou seja, que o amor dEle é melhor que o vinho. Vinho é um símbolo de alegria, e se encontrarmos alegria pura e real que encha nosso coração de júbilo, ela não pode se comparar com o perfeito amor de nosso abençoado Senhor Jesus.
A “noiva” não diz: “Eu irei beijá-Lo”, mas “Beije-me ele”. Isso nos faz lembrar do pai do filho pródigo que o beijou após este ter vivido um longo período em pecado (Lucas 15:20). O beijo fala sobre reconciliação, a qual todos precisam quando voltam para Deus, beijo este que o Pai deseja ardentemente dar em Seus filhos pródigos que se arrependem.
Pouco depois deste versículo, lemos as significativas palavras: “Do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho”. Ser trazido à presença de Deus e experimentar a verdadeira reconciliação, e saber que somos salvos eternamente por Sua infinita graça nos dá uma alegria indizível. Mas será que a alegria é a coisa mais importante de nossa vida? Não, pois essa alegria não permanece sempre a mesma. Embora o vinho nos renove e nos dê prazer por algum tempo, viver dele seria perigoso.
Portanto, em cada experiência que vivermos é bom lembrar do amor do Senhor Jesus mais que do “vinho”. Quando nos reunirmos para partilharmos da Ceia do Senhor, tenhamos em mente esse amor e não as nossas alegrias, por maiores que sejam. Isso trará alegria a Ele.
Extraído do Devocional Boa Semente 2011 -

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ABRA LOGO!

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

28 Janeiro

Por que razão vim eu, e ninguém apareceu? Chamei, e ninguém respondeu? Porventura tanto se encolheu a minha mão, que já não possa remir? Ou não há mais força em mim para livrar?
(Isaías 50:2).

ABRA LOGO!

Havia uma mulher que estava em grandes dificuldades financeiras. Certo dia, ela recebeu a visita de um homem disposto a ajudá-la. Ele bateu à porta da casa dela, mas como ninguém abriu, pensou que ela tivesse saído e foi embora. Algum tempo depois, ele a encontrou e mencionou a visita e o propósito dela. “Então era o senhor! Desculpe. Eu pensei que era o dono da casa onde moro querendo receber o aluguel. Como não tinha dinheiro para pagar, não abri a porta.”
Existem milhares de homens e mulheres hoje que agem de maneira semelhante em relação a Deus, cujo desejo é ajudá-los. Pensam que, quando Deus bate à porta do coração deles, é para lhes exigir algo. Que erro! Pelo contrário, Deus vem para dar o que Ele tem, e não para reclamar o pagamento de nossa dívida. Ele oferece a libertação das coisas que o atormentam e lhe oferece também uma herança eterna. “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Marcos 10:45).
Por um longo tempo, Ele tem batido à porta com amor, esperando uma resposta. Mas chegará um momento em que as batidas cessarão e Ele irá embora. Então será tarde demais. Não haverá qualquer possibilidade de um novo encontro com Ele.
“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
Extraído do Devocional Boa Semente 2011

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

DISCIPLINA NA CONGREGAÇÃO

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.

27 Janeiro

Geralmente se ouve que há entre vós fornicação… Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes
(1 Coríntios 5:1-2).

DISCIPLINA NA CONGREGAÇÃO

A total indiferença dos coríntios afligia Paulo porque demonstrava a falta de consciência deles. Até o santo menos instruído, se espiritual, lamentaria a situação. Um caso de tão flagrante impiedade na congregação certamente teria de levar a uma profunda análise da parte de todos. Quando isso acontece, surge a oportunidade para cada indivíduo esquadrinhar a própria vida. Será que o culpado foi procurado pelos irmãos, foi objeto de oração e viu exemplos piedosos? Quantos casos de disciplina extrema são necessários por causa da negligência a essas coisas?
Em qual espírito agiremos? Fica cristalinamente claro que a assembléia não deve ter um espírito crítico e julgador, e que a única coisa que tem de ser buscada é a honra do Senhor. A congregação não tem de ser arrastada para as particularidades de cada caso. Uns poucos irmãos que tenham a confiança dos santos podem se incumbir da questão. Se os relatos se provarem verdadeiros e a pessoa que cometeu o pecado não quiser se arrepender, então os irmãos informarão à igreja que tal indivíduo é ímpio e que deve ser afastado (v. 13). Se ocupar com o mal, mesmo quando isso é preciso, produz aviltamento e quantos menos se envolverem com isso melhor!
O coração dos que são realmente quebrantados se encherá de amor pelo transgressor. Eles terão o mesmo amor que Deus tem quando nos castiga, um amor que se condói enquanto golpeia. Lidar com o mal é uma função sacerdotal e hoje os santos frequentemente se esquecem de suas funções sacerdotais. À medida que os santos permanecem na comunhão com Deus, eles terão a orientação e o poder necessários para cumprirem as suas funções para com Deus e com os homens.
 SÓ JESUS CRISTO SALVA.


26 Janeiro

Faze para ti uma arca… entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo… Assim fez Noé
(Gênesis 6:14-22).

ARCA DE ONTEM… ARCA DE HOJE

Nos países cristãos, a maioria das pessoas conhece a passagem bíblica relativa ao Dilúvio. Existem também registros de diversos povos da antiguidade sobre esse fato. A Bíblia declara que a impiedade da raça humana atingiu um nível tão alarmante que Deus não pôde mais tolerar e teve de executar o julgamento. Apenas Noé “achou graça aos olhos do Senhor” (v. 8). Por quê? Por natureza, ele não era diferente de nenhuma outra pessoa. Mas “Noé andava com Deus” (v. 9). Ele buscava a vontade de Deus e a presença dEle.
Noé obedeceu quando Deus o mandou construir a arca. Ele, sua família e cada espécie animal seriam salvos do julgamento através desse meio. Noé creu em Deus e provou sua fé construindo a arca, a qual era um “sermão” visível para seus contemporâneos. Contudo, somente oito pessoas foram salvas na ocasião: Noé e sua esposa, seus três filhos e suas três noras (Gênesis 6-8; Hebreus 11:7; 1 Pedro 3:20).
O próprio Senhor Jesus usou o exemplo de Noé para mostrar como o julgamento divino vai se derramar sobre a terra no futuro (Lucas 17:26-27). Novamente a impiedade humana será julgada. Enquanto esse dia não chega, o Salvador ordena a todos “que vos reconcilieis com Deus” (2 Coríntios 5:20).
Na atualidade, o próprio Senhor Jesus é a arca da salvação. Por meio dEle, nós podemos escapar “da ira futura” (1 Tessalonicenses 1:10). O julgamento virá inexoravelmente. Essa é a razão pela qual é vital obedecer ao chamado divino ao arrependimento e à conversão. Além de ser o único meio de escaparmos da ira vindoura, é também o único meio de conhecermos a Deus.

EXTRAIDO DO DEVOCIONAL BOA SEMENTE

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

NÃO HÁ MUITO TEMPO!

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


25 Janeiro


Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação
(2 Coríntios 6:2).

NÃO HÁ MUITO TEMPO!

O que realmente significa a expressão “dia da salvação” ou “tempo aceitável”? Em 2 Coríntios 6:2, o apóstolo cita o profeta Isaías. Ele deseja lembrar os crentes que, tendo se beneficiado da graça divina, agora têm um trabalho a fazer: precisam espalhar o ministério da reconciliação àqueles que ainda não ouviram falar dele.
O apóstolo lhes diz também que a salvação não será oferecida para sempre. Portanto, devem aproveitar o tempo presente para espalhar as boas novas, pois a graça de Deus não estará disponível por muito tempo. A oportunidade de aceitar a graça divina está ficando cada vez mais restrita: o tempo escorre e logo, logo chegará ao fim.
 Os cristãos têm uma concepção realista da graça de Deus, porque a têm experimentado. E constantemente se maravilham com a grande obra que teve de ser cumprida para que a graça pudesse ser manifesta a nós: o próprio Filho de Deus teve de se tornar Homem e suportou o castigo que nós merecíamos por causa de nossos infindáveis pecados.
“Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos” (1 Pedro 3:18). O fato do Pai não ter poupado Seu próprio filho comprova a seriedade com a qual Deus trata a questão do pecado. É por isso que os cristãos se preocupam tanto (ou deveriam se preocupar) com as pessoas que vivem sem Deus e que, portanto, estão destinadas a morrer sem o perdão divino, passando a eternidade sem a presença dEle.
Aproveite seu tempo de forma sábia. “Salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo” (Judas 23).
Extraído do Devocional Boa Semente 2011

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SEM SOLIDÃO

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


24 Janeiro

O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos
(João 6:37; Mateus 28:20).

SEM SOLIDÃO

Você já teve a sensação de estar só, irremediavelmente só? Solitário, ainda que em meio ao alvoroço de uma grande cidade, de um grande bairro? Solitário, mesmo no seio de sua família? O fato de outros estarem na mesma situação que você não ajuda em nada. O que agrava, ou o que causa toda essa solidão? É a quebra do relacionamento entre nós e Deus, que gostaria de se tornar nosso Pai celeste. As pessoas se esqueceram dEle.
Mas há boas notícias: Deus fez tudo o que havia a ser feito para restaurar esse relacionamento, com o objetivo de que você nunca mais esteja só. Ele enviou Seu Filho, Jesus Cristo, ao mundo, o qual como Homem perfeito recebeu em nosso lugar todo o castigo que nossos pecados mereciam. Solitário na cruz, abandonado por Deus por causa do divino julgamento, Ele abriu o caminho para que nosso relacionamento com Deus pudesse ser restaurado novamente. Na cruz, a solidão humana acabou.
De Sua parte, Deus fez tudo o que era necessário para receber você, querido leitor, como filho dEle. Portanto, não volte às costas para Ele. Renda-se e diga: “Ó Deus, como me arrependo por rejeitá-Lo até agora. Mas hoje eu creio que o Senhor Jesus Cristo, Seu único Filho, veio ao mundo para morrer em meu lugar. Nesse momento, vou à Sua presença como estou. Perdoe meus pecados e me aceite como um de Seus filhos.” Contudo, lembre-se: Isso deve ser algo sincero em seu íntimo, não somente de lábios e menos ainda algo feito pela emoção do momento. Deus quer sua sinceridade nisso!
Não há solidão para os filhos de Deus, pois quem se aproxima dEle pela fé nunca estará sozinho.
Extraído do Devocional Boa Semente 2011 -

domingo, 23 de janeiro de 2011

UMA CASA ETERNA

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


23 Janeiro

Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito
(Efésios 2:20-22).

UMA CASA ETERNA

Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, a casa de Deus era um edifício muito grande e espaçoso. A primeira menção a ela está em Gênesis 28; a última, em Apocalipse 21. Do primeiro ao último livro, da presente criação que agora conhecemos aos novos céus e nova terra na eternidade, a casa de Deus é um dos objetos imutáveis na mente de Deus.
Qual é o grande propósito que Deus tem ao habitar entre os seres humanos? Em primeiro lugar, é para que Deus possa ser conhecido como Aquele que abençoa. E, ao sermos abençoados, é para que Deus seja louvado e temido. Esses são os dois principais objetivos relacionados à Casa de Deus.
Em 2 Crônicas 6 vemos o desígnio de Deus e a responsabilidade do homem revelados na dedicação do templo construído por Salomão. Primeiro vemos que o templo era o lugar onde Deus Se apresentaria para abençoar Seu povo. O rei, representando a atitude de Deus para com os homens, “abençoou a toda a congregação de Israel” (v. 3). Além disso, o rei declara publicamente a fidelidade de Deus à Palavra dEle: “Assim confirmou o Senhor a sua palavra, que falou” (v. 10, 4 e 15).
Em relação à responsabilidade e privilégios humanos, vemos que o templo de Salomão se tornou a porta do céu. Nove vezes o rei pediu que as orações feitas naquele lugar fossem ouvidas no céu (vv. 21-40). Por fim, a casa que Salomão edificou seria uma testemunha para todas as nações da terra, como ele diz no versículo 33: “Que todos os povos da terra conheçam o teu nome, e te temam, como o teu povo Israel; e a fim de saberem que pelo teu nome é chamada esta casa que edifiquei”.
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2011

sábado, 22 de janeiro de 2011

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 1:16-26)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

22 Janeiro

Deste-me também o pescoço dos meus inimigos, para que eu pudesse destruir os que me aborrecem
(Salmo 18:40).

MEDITAÇÕES SOBRE O LIVRO DE JUÍZES (Leia Juízes 1:16-26)

O livro de Juízes mal começou e já podemos ver um triste e rápido declínio. Qual a razão? Em essência o povo se esqueceu da presença do Senhor. Gilgal não é mais o lugar do autojulgamento e o lugar onde o Anjo do Senhor estava (cap. 2:1). Qual o resultado disso? O poder do homem é grandemente temido, seus carros de ferro se tornaram apavorantes. Aqui parece haver uma semelhança com a época de Josué. A conquista de Luz nos faz pensar na conquista de Jericó. Mas não foi a fé demonstrada pelos filhos de José que lhes mostrou a entrada da cidade. Raabe foi poupada por sua fé. É totalmente diferente do caso do homem que traiu o povo de Luz, o qual, em vez de habitar com os hebreus, foi embora e construiu uma cidade em outro lugar. Uma vitória que não é fruto da confiança em Deus jamais perdurará.
Havia um declínio geral, mas cada tribo individualmente se caracterizava por quanto tolerava ou se submetia à presença dos inimigos em seu território. Na Igreja, igualmente, a frouxidão geral é resultado da frouxidão individual. Cada cristão e cada cristã têm sua própria parcela de responsabilidade por essa situação. Devemos perguntar a nós mesmos: “Qual é a minha responsabilidade? Qual tem sido o meu testemunho desde que me converti?”.
 
Extraído do Devocional Boa Semente 2011 -

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CAMINHADA INÚTIL E PERIGOSA

 SÓ JESUS CRISTO SALVA.

21 Janeiro

Batei, e abrir-se-vos-á.
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á
(Mateus 7:7; João 10:9).

CAMINHADA INÚTIL E PERIGOSA

Meu pai gostava de nos contar um episódio de sua infância. Esse fato ocorreu em uma noite de inverno nas montanhas. Havia nevado o dia inteiro e a fazenda da família estava totalmente isolada. À noite, uma forte ventania eliminou todos os vestígios das trilhas, e, portanto, sair para qualquer lugar se tornou uma tarefa bastante arriscada.
Por volta da meia-noite, ouviu-se batidas na porta. Era um homem de um vilarejo vizinho que havia se perdido. Quando percebeu onde estava, ele não quis entrar, pois achava que poderia chegar à sua própria casa que não distava muito dali.
Todos foram novamente para a cama, mas, três horas depois, meu avô teve de se levantar e abrir a porta para o mesmo homem. Ele havia andado em círculos na tempestade de neve sem dar um passo que o aproximasse de seu destino. Desta vez, ele entrou e descansou até o amanhecer.
Essa curta história, que poderia ter terminado de maneira trágica, nos faz pensar em todos os que entram em contato com o Evangelho de Jesus Cristo durante a vida e o ignoram. Tais pessoas imaginam que são capazes de obter a salvação por si mesmas, e então rejeitam a graça que Deus lhes oferece. Continuam o caminho delas sob pena de se perderem eternamente. A mensagem divina é bem clara: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).
Extraído do Devocional Boa Semente 2011 -

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A SEMENTE NA TERRA BOA (4)

SÓ JESUS CRISTO SALVA.


20 Janeiro

E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um… E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança
(Lucas 8:8,15).

A SEMENTE NA TERRA BOA (4)

O bom solo não foi pisoteado; não há camada rochosa embaixo da terra, nem proliferam as ervas daninhas. Qual é a explicação para tal fenômeno? Não há um bom solo sem uma preparação adequada. Foi necessário aragem!
Quem fez o tratamento espiritual necessário antes que Palavra pudesse ser recebida? Em primeiro lugar, o Espírito Santo. Assim como Ele prepara a alma de uma pessoa não convertida, Ele também produz nos crentes a energia para que recebam a Palavra de Deus em seu coração.
Porém, nós também somos responsáveis pelo adequado preparo de nosso próprio coração. Temos de ser genuinamente sinceros em primeiro lugar. Temos de remover todas as formas de injustiça de nosso proceder, em especial a hipocrisia e o auto-engano. Esses são tremendos obstáculos para que a Palavra penetre em nós.
Além disso, nosso coração tem de ser “bom”. Se estivermos envolvidos com atividades inúteis, desnecessárias ou más, ficaremos surdos à Palavra de Deus.
Por fim, temos de “guardar” a Palavra e não permitir que os pássaros (os demônios) a impeça de fincar raízes. Mesmo quando não entendermos algo, podemos seguir o exemplo de Maria, a qual “guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração” (Lucas 2:19). É nesse solo que os frutos vicejam – frutos permanentes por toda a eternidade!
(concluído)
Extraído do Devocional Boa Semente 2011 -