9 Outubro
Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou aquele dia; pois, naquele dia, tu ouviste que os anaquins estão ali, grandes e fortes cidades há ali; porventura, o Senhor será comigo, para os expelir, como o Senhor disse (Josué 14:12).
Meditações sobre o livro de Josué (Leia Josué 14:1-15)
O Senhor chamou nominalmente os que seriam responsáveis por dividir a terra entre as tribos (Números 34:16-29). Os filhos de Judá agora se dirigem àqueles homens para receber sua porção da terra, e Calebe começa a falar. Ele esperou esse momento por mais de quarenta anos. Sem reclamar sobre a punição que ele pessoalmente não merecia, Calebe andou no deserto com o povo e manteve sua esperança.
Ele descansou nas promessas do Senhor e agora as relembra a Josué. “Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia” (v. 12). Que glorioso exemplo de fé persistente! Mas existe algo mais para se admirar nesse homem. “Estou forte ainda hoje [aos 85 anos!] como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia [aos 40 anos], tal ainda agora para o combate” (v. 11). Qual o segredo dele? O texto de Isaías 40:31 revela: “Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças… caminham e não se fatigam”. Por meio dessa força divina, Calebe, que agora é velho em anos mas cheio de energia jovem, está pronto para possuir Hebrom e derrotar a força humana dos famigerados anaquins, os gigantes que tanto tinham apavorado o povo. Sim, “bem-aventurado o homem cuja força está em ti… vão indo de força em força” (Salmo 84:5, 7).
Extraído do Devocional Boa Semente 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário