sexta-feira, 29 de maio de 2009

PASTORAL

PASTORAL

Permanecendo Perto do Pai

No ano passado, convidou-me a Associação dos Músicos Batistas do Brasil para ser preletor do seu 17º Encontro, realizado na cidade de Penedo (RJ). Ia de segunda, 04-08-2008, a quarta. Peggy foi comigo. Antes de viajar, foi preciso deixar muita coisa acertada. Nosso ministro de música Eduardo Transcoveski também foi conosco. No caminho, ele nos contou um fato, que achei perfeita súmula de tudo o que desejava comunicar naquele encontro.

Rebecca, sua filha caçula, estava então com 8 anos. Estou para ver criança mais carinhosa. Pois na manhã do dia da viagem, Eduardo estava ao computador trabalhando, tomando as providências para o culto do domingo seguinte. Não havia como dar atenção à filha, já que o pai corria contra o relógio. Mesmo assim, ela se aproximou e sussurrou: - Pai, posso ficar perto de você?

Ele avisou que infelizmente não teria como lhe dar atenção. E ela, compreensiva: - Não tem problema. Eu só quero ficar perto de você!

Como tal atitude agradou o pai dela! Como tal atitude agrada o Pai nosso! É maravilhoso saber que o Deus Todo-poderoso quer que nos aproximemos dele, que o encontremos regularmente. Foi assim com Adão, que ouviu os passos do Senhor no jardim, "à viração do dia" (Gn 3.8). O Criador queria conversa com a criatura. Deu-se o mesmo com Moisés: "Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial; e lhe chamava a tenda da congregação..." (Êx 33.7). Observe como se chamava o primeiro santuário dos israelitas: "Tenda da Congregação" (RAB), ou "Tenda do Encontro" (NVI) ou ainda "Tenda da Presença de Deus" (NTLH).

A intimidade que desfrutavam Deus e Moisés é impressionante: "E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo..." (Êx 33.11), como um pai fala à sua filha. Intimidade com Deus é isso: é querer ficar perto dEle. Com ou sem palavras. Só ficar perto! Sem isso, não há religião.

Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

Nenhum comentário: