sábado, 26 de setembro de 2009

Pastoral

(Domingo, 27 de setembro de 2009)

Nove Marcas de uma Igreja Saudável

Desde 1878 existe em Washington, a capital dos Estados Unidos, uma agência do Reino de Deus chamada Igreja Batista de Capitol Hill. O ápice de seu crescimento se deu na década de 50, quando arrolava mais de mil membros. Mas à medida que o tempo foi passando, a vitalidade foi desaparecendo.

O rol de membros também foi encolhendo. Tanto que, no início dos anos 90, Capitol Hill contava pouco mais de cem membros.

Em 1994, a igreja convidou para ser o pastor titular o Dr. Mark Dever (pronuncia-se Déver), que arregaçou as mangas, dobrou os joelhos e pôs-se a trabalhar.

Pregando firmemente a Palavra de Deus, o pastor Dever foi, e está sendo, o instrumento de Deus para a revitalização daquela igreja. Pode-se dizer, sem receio de contestação, que Capitol Hill é hoje uma "igreja saudável". As linhas mestras do que Deus está fazendo ali encontram-se em seu livro publicado inicialmente em 1997, cujo título é "Nove Marcas de Uma Igreja Saudável".

Em 2007, o livro foi traduzido para a nossa língua pela Editora Fiel, de São José dos Campos. Para Dever, uma igreja é saudável se:

  1. Prega expositivamente;
  2. Crê e comunica uma teologia bíblica;
  3. Anuncia o evangelho;
  4. Enfatiza a necessidade de conversão;
  5. Evangeliza;
  6. Chama ao compromisso de tornar-se membro;
  7. Pratica a disciplina eclesiástica;
  8. Desafia o crente a crescer;
  9. Tem uma liderança constituída biblicamente e de modo saudável.

Mark Dever estará no Brasil na semana que vem. Ele será o principal orador da 25ª. Conferência Fiel, nos dias 5 a 9 de outubro em São José dos Campos. Mas antes de ir para São Paulo, Dever virá ao Rio de Janeiro. E pregará no culto da manhã do domingo 4 de outubro. Sabe onde? Aqui, na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro. Se eu fosse você, eu não perderia essa bênção!

(P.S. Aos pastores presentes, a Editora Fiel doará um exemplar do livro).

Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

Nenhum comentário: