sábado, 10 de abril de 2010

PASTORAL - SE ME AMAS

Pastoral

Se me Amas

Por três vezes Jesus quis saber se Pedro o amava (Jo 21.15-17). Por que três vezes? Provavelmente porque Pedro o negara igualmente por três vezes (Mt 26.69-75). Para cada negação, haveria uma reafirmação de fé. Mais tarde, o ministério de Pedro confirmaria a veracidade de sua confissão. Só o amor a Jesus explicaria o empenho, a coragem, o risco, a dedicação e a própria morte de Pedro em nome do evangelho.

Será que é suficiente dizer a Jesus "Sim, Senhor, eu te amo"? Claro que não. Temos que dar provas disso em nosso cotidiano. Sem essas provas, agiremos como o namorado que se derrama em declarações de amor à sua namorada, mas que foge do assunto toda vez que ela faz qualquer referência a casamento.

Posso imaginar Jesus questionando cada crente:

  • Se me amas, por que não sou prioridade em tua vida?

  • Se me amas, por que não me consultas em oração antes de tomares uma decisão?

  • Se me amas, por que não estudas a minha palavra em casa, e por que não a estudas na igreja? (noutras palavras, por que foges da Escola Dominical?)

  • Se me amas, por que evitas os cultos ao meu nome o máximo que podes? Por que a minha igreja é apenas um detalhe em tua vida?

  • Se me amas, por que não te enrubesces quando ouves piadas imorais?

  • Se me amas, por que falas mal das outras ovelhas, que eu também amo?

  • Se me amas, por que te sentes mais à vontade na companhia dos ímpios que na dos crentes?

  • Se me amas, por que não entregas o dízimo e não participas do sustento da minha obra aqui e ao redor do mundo?

  • Se me amas, por que não te preocupas em me apresentar aos teus amigos e parentes?

  • Se me amas, por que não acertas tua vida de acordo com os padrões que expus em minha Palavra? Por que zombas dos meus mandamentos?

  • Se me amas, por que reclamas quando as coisas não saem do jeito que queres?

  • Se me amas, por que não posso contar contigo para nada?

Pr. João Soares da Fonseca

Nenhum comentário: