domingo, 21 de junho de 2009

CUIDADO COM:
Os falsos APÓSTOLOS, BISPOS, PADRES, PASTORES, OU QUALQUER LIDER RELIGIOSO, QUE ESTEJAM INCLUIDOS NOS TEXTOS SEGUINTES. PASTORES envolvidos com qualquer sociedade mística que tente substituir a IGREJA DE CRISTO, e tenha adquirido julgo desigual com o mundo.

ORA, O ESPÍRITO AFIRMA EXPRESSAMENTE QUE, NOS ÚLTIMOS TEMPOS. ALGUNS APOSTATARÃO DA FÉ, POR OBEDECEREM A ESPÍRITOS ENGANADORES E A ENSINOS DE DEMONIOS, E PELA HIPOCRISIA DOS QUE FALAM MENTIRAS E QUE TÊM CAUTERIZADA A PRÓPRIA CONCIÊNCIA (1º TIMÓTEO 4:1-2).

Os falsos mestres, seu caráter, obras e justo castigo.
2 Pedro 2: 1-11
1 Assim como, no meio do povo, surgiram falsos mestres, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidores, até a ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentinamente destruição.
2 E muitos seguiram as suas práticas libertinas, e, por causa deles será infamado o caminha da verdade.
3 também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.
4 Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno os entregou a abismos de trevas, reservando-os para o juízo,
5 e não poupou o mundo antigo, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;
6 e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto. Como exemplo a quantos venham a viver impiamente;
7 e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados
8 (porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles),
9 é porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia de Juízo,
10 especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas paixões e menosprezam qualquer governo. Atrevidos, arrogantes, não temem difamar autoridades superiores,
11 ao passo que anjos, embora maiores em força e poder, não proferem contra elas juízo infamante na presença do Senhor.

COMENTÁROS DA BÍBLIA SHEDD:
2.1 Segundo 2 Tm 4.1 e Mt 24.24, o aumento dos falsos mestres e a gravidade de suas heresias marcarão os últimos dias antes da vinda de Cristo. O Tempo presente nos vv 14-19 indica que já no primeiro século se manifestaram.
2.4 Inferno (gr tartaroõ). É o termo clássico para indicar o lugar de castigo eterno, mas aqui indica a esfera intermediária onde os anjos caídos aguardam o julgamento final (cf. Lc 16.23-26; Ap 20.11-15).
N. Hom. 2.4-10 O governo moral do universo. Podemos confiar em nosso imutável Deus. Seus Julgamentos no passado, na justa punição dos pecadores e na salvação dos justos, são afirmados na Bíblia toda. Exemplos oferecidos para aviso e consolação: l) A queda dos anjos que, juntamente com Satanás, rebelaram-se contra Deus. 2) O dilúvio do qual Noé, arauto da Justiça, foi preservado. 3) Sodoma e Gomorra foram destruídas (Lit. “Cobertas com cinzas”, (indicação de catástrofe vulcânica), enquanto Ló foi salvo.
MEDITAÇÃO
Hoje, seitas e heresias destruidoras têm surgido com formas diferente como empresas comerciais querendo agradar a grupos de pessoas que buscam auto ajuda e não o REENCONTRO COM DEUS. Fomos advertidos, com antecedência, a respeito de seu aparecimento, para não sermos pegos de surpresa, nem desanimar por conta dos escândalos delas (v1). Elas fazem comércio das almas dos homens (v.3); final do v. 13 de Ap 18).
No capítulo 1, a perspectiva da glória vindoura é confirmada por um testemunho triplo: a visão da glória no monte santo, a palavra profética e finalmente a Estrela da Manhã nascida em nosso coração. Do mesmo modo, há três exemplos que testificam quanto à certeza do julgamento que sobrevirá ao mundo: o destino dos anjos destruição de Sodoma e Gomorra (Judas 7). Todavia, mesmo nom meio de uma geração que O tema (v.9). A despeito de seu mundanismo, Ló foi um homem justo. O parêntese no versículo 8 mostra que Deus registra cada suspiro de Seu povo. Contudo, Ló poderia ter sido poupado de todos esses tormentos se soubesse, como sabia Abraão, apreciar a terra prometida. Viver de forma falsa e ambígua perante os homens é uma desgraça para o filho de Deus. Ló é a imagem de um crente salvo “como que pelo fogo” (1 Cor. 3:15). Sua entrada no reino não será amplamente suprida (1:11). Que o Senhor nos livre de ser iguais a Ló!.
Para saber mais sobre o assunto, procure o Pastor de sua Igreja.

Nenhum comentário: