28 JULHO
Parou Por Quê?
O monte mais alto do mundo é o Everest, com 8.848 metros de altura. Localizado na Cordilheira do Himalaia, situa-se na fronteira entre o Nepal e o Tibete, na Ásia. Na língua do Nepal, o pico é chamado de Sagarmatha (rosto do céu), e em tibetano, de Qomolangma (mãe do universo).
Conquistar o Everest é um troféu que todo alpinista gostaria de exibir. Mas é um troféu que exige resistência, coragem e técnica.
Ele está lá desde o início da criação, mas foi apenas no dia
Em 1952, Hillary fez a primeira tentativa de escalar o Everest, mas fracassou completamente. Algumas semanas depois, um grupo de pessoas, na Inglaterra, pediu que ele dirigisse a palavra numa de suas reuniões. Hillary aceitou o convite. No momento em que se dirigia para o palco, ele foi recebido com vibrantes aplausos. O auditório o via como um vitorioso, mas ele próprio se sentia um fracassado. Mesmo assim, com o punho voltado para uma foto do monte que havia ali perto, bradou:
- "Monte Everest, você me venceu a primeira vez, mas na próxima eu serei o vencedor, porque você já cresceu tudo o que tinha pra crescer... mas eu ainda estou crescendo!"
Esta é a diferença entre vitoriosos e derrotados: os vitoriosos ainda não pararam de crescer. Não desistiram de lutar. Não jogaram a toalha. Não penduraram as chuteiras. Não interromperam as suas orações. Vitorioso foi Hillary, como vitoriosas foram as 1.491 pessoas que, até o final de 2001, alcançaram o topo do Everest.
Irmão amado, quem autorizou você a parar de crer e crescer, a cessar o combate, a deixar de esperar e a desistir de ousar?
Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário