domingo, 11 de outubro de 2009

QUANDO COMEÇA O SHOW?

Pastoral 

(Domingo, 11 de outubro de 2009) 

Quando Começa O Show? 

Em nossas férias de 2008, passamos alguns dias num lugarejo calmo e sossegado, no Sul de Minas, cuja principal atividade econômica é o turismo. No centro do lugarejo fica uma Igreja. E, agradável surpresa, trata-se de uma igreja batista. Isso mesmo: uma igreja batista bem no centro da cidade, coisa raríssima na Terra do Cruzeiro do Sul. Acabado o culto, fomos conversar com o pastor. Durante a conversa, a esposa dele nos contou que certo dia, eles tiveram a visita de um casal, que dirigiu ao pastor a seguinte pergunta: "E a que horas é que começa o show?" 

Sei que o assunto fere sensibilidades. Corro o risco de ser mal interpretado, pois é remar contra um tsunâmi, que a todos nos tenta arrastar e arrasar. Quem tenta resistir é rotulado de qualquer coisa pouco nobre. Mas como é possível ficar em silêncio quando se sabe que de uns tempos para cá o formato do culto cristão tem recebido a influência de modelos importados de ambientes seculares, pagãos e mercadológicos? Em muitas igrejas, batistas inclusive, vai-se perdendo a noção de reverência que o sagrado sempre inspirou no adorador. Toda vez que o povo de Israel esqueceu a seriedade da presença de Deus, o mesmo Deus se encarregou de lhes trazer à lembrança o que eles haviam esquecido (1Sm 6.19; Is 66.2 etc). Para se aproximar do Senhor é preciso tirar as sandálias da carnalidade, da impureza, da prepotência, da vulgaridade... O culto cristão se orienta por padrões que o Senhor mesmo estabeleceu em sua Palavra. Lembremo-nos do que aconteceu com Ananias e Safira, quando esqueceram quem Deus é (At 5.1-11). 

Por iniciativa do Ministério de Música de nossa igreja, estas e outras reflexões estarão na pauta do próximo fim de semana, abordadas por um estudioso do assunto, o teólogo Isaltino Gomes Coelho Filho. A primeira palestra será no sábado, às 16h. O pastor Isaltino também falará nos cultos dominicais do próximo domingo. Você está convidado! 


Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

Nenhum comentário: