sábado, 24 de janeiro de 2009

PASTORAL 25/JANEIRO

PATORAL 25 JANEIRO/09
Abre o Teu Olho
Um menino adorava nadar. Um dia, quando a temperatura ainda estava fria, ele pediu à mãe permissão para ir nadar. A mãe respondeu que estava cedo demais. Então ele pediu: "Posso ir à beira do rio dar uma olhada?" A mãe concordou: "Mas só uma olhada, nada de nadar. A água está muito fria, e você acabaria pegando uma pneumonia".
Quando voltou mais tarde, a mãe notou que o cabelo dele estava molhado, mas as roupas enxutas. "Mas eu não disse pra você não nadar?" disse a mãe. E ele muito cinicamente: "Eu não fui nadar, só fui dar uma olhada". "Então por que os seus cabelos estão molhados?" E ele: "Eu estava no trampolim, e de repente, caí". Aquela mãe não era boba: "Então me explique por que suas roupas estão enxutas?" Ele: "É que eu tive um pressentimento de que ia cair, por isso tirei a roupa".

O calvário de Jesus começou no Getsêmane, jardim onde costumava orar com os discípulos. Naquela quinta-feira histórica, véspera de sua morte, ele foi tentado a substituir o plano da cruz por outro que o Pai tivesse. Mas o Pai não tinha outro plano. O Filho sofria e suava sangue.

Ao voltar para os discípulos, achou-os dormindo. Advertiu-lhes: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26.41).

Observe bem aí a palavra tentação. Porque se você ainda não foi tentado, logo será. Todos somos e seremos tentados a desistir do plano que Deus idealizou para nós. Jesus avisou que a carne é fraca. Por isso, precisamos vigiar e evitar situações em que nos tornemos vulneráveis à tentação. É preciso não fazer como Aline, personagem de Adão Iturrusgarai.

Diante da geladeira, ela diz: "Quando a gente faz dieta, só pensa em comida". Então vai para a sala: "Vou ver TV pra distrair". E a TV está dizendo: "...depois, junte os camarões, adicione o creme de leite e cozinhe em seguida os cogumelos frescos...". Se a carne é fraca, vivamos no espírito.
Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br
Pr da PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO
WWW.PIBRJ.ORG.BR CULTOS ÁOS DOMINGOS ÀS 10H E 17H.

Nenhum comentário: