Pastoral
(Domingo, 06 de dezembro de 2009)
Tocam os Sinos
Não adianta: nem o consumismo desvairado nem o radicalismo ranzinza conseguem arrancar dos crentes a alegria do verdadeiro Natal. Para nós, não é a data, é o dono da festa o que importa. Não é a comilança, é saber que o "Pão que desceu do céu" (Jo 6.41) alimenta as nossas almas. Não é o comércio; o que importa é saber que "Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo" (2Co 5.19).
Com a consciência, portanto, de que o personagem principal do Natal é Jesus, e não o velhinho gordalhudo de olho azul, é que a nossa igreja se enfeita a cada dezembro. Já que os sinos tradicionalmente integram a simbólica natalina, os irmãos responsáveis pela decoração do santuário este ano elegeram esses elementos. E explicam:
"O tema é Tocam os sinos - é nascido o Rei Jesus. Os sinos chamam-nos à adoração. Eles nos convidam a prestar culto e proclamar as boas novas do Evangelho. Ao "ouvir" o badalar dos sinos neste Natal, agradeçamos a Deus o amor que nos foi demonstrado em Cristo!
As cores também são portadoras de significação:
O branco lembra a paz, a calma, a pureza. E Jesus é isso: o Cordeiro imaculado.
O verde é a cor do pinheiro, que com suas pontas voltadas para o céu, representa a esperança e a vida eterna. Jesus é a nossa esperança.
O vermelho simboliza o sacrifício do Salvador por todos os homens. Jesus, por nós, derramou seu sangue na cruz.
O dourado fala da realeza, da majestade e da autoridade. Jesus é, e para sempre será, REI E SENHOR em nossas vidas! ELE é o rei JESUS!"
Concebido pelas irmãs Pedrina Vianna Lachnit e Marlene Vasconcelos de Castro, o projeto foi realizado por uma equipe de primeira: Alexandre Lachnit, José Luiz Barreto, Míriam R. Símplício, e pelos funcionários: José Antonio de Carvalho, Lígia Bastos Fernandes, Luiz Cláudio Leopoldino e Nelson Coelho Filho.
Tudo para nos lembrar que "O Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1.14)!
Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário