domingo, 19 de abril de 2009

19 ABRIL Pastoral

CHEGOU A CRISE

Apenas num salmo, o de número 107, quatro vezes se registraram estas palavras: "Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações" (Sl 107.6,13,19 e 28). Eis aí um refrão de vitória: "na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações".
O conceito está gasto, de tanto uso. Mas é impossível pensar em crise, sem lembrar que os chineses têm um conceito interessante a respeito disso. A língua chinesa se utiliza de ideogramas, ou seja, ela é escrita em forma de sinais, pequenos desenhos, sendo que um desenho representa uma palavra ou um conceito. Há milhares de ideogramas nessa que é uma das línguas mais difíceis do mundo. Todavia, para os chineses, há somente um desses desenhos para expressar tanto a idéia de CRISE como a idéia de OPORTUNIDADE. Significa dizer que para a cosmovisão chinesa, aquilo que era para desanimar e derrotar a gente acaba sendo um incentivo para nos impulsionar. E é isso mesmo que a Palavra ensina sobre as crises do crente. Com Jesus ao seu lado, cada crise é uma oportunidade de crescimento. Foi assim, por exemplo, no ministério terreno de Jesus. O primeiro milagre se deu por causa de uma crise: acabou o vinho do casamento de Caná (Jo 2.3). Quando encontrava um enfermo, Jesus operava um milagre, robustecendo assim a pequena fé que as pessoas demonstravam ter no poder de Deus. Portanto, cada milagre foi resultado de uma crise diferente. A crise é o terreno fértil para a manifestação da glória de Deus (Jo 2.11).
Irmão, as crises da caminhada, os porquês e percalços desta vida deixam você desanimado ou, pior, desesperado? Olhe para cima; clame pelo nome que é sobre todo nome, o nome de Jesus. E você verá que cada crise se metamorfoseia em oportunidade. Você vai descobrir, com a poetisa Lizzie De Armond, que cada nuvem de crise esconde em si o arco-íris da graça de Deus.
Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

Nenhum comentário: