sábado, 25 de abril de 2009

PASTGORAL

26 ABRIL
A Boa Parte
No próximo domingo, dia 3 de maio, iniciaremos, já no culto da manhã, às 10h, a nossa Conferência da Família de 2009. Começa domingo e termina na quarta-feira, dia 6. As reuniões de segunda, terça e quarta terão início às 19h30. Estará conosco, como orador, o pastor Irland Pereira de Azevedo, vindo de Atibaia (SP) para esta atividade. ( www.pibrj.org.br)
Vivemos num tempo em que as agendas pessoais andam cada vez mais sobrecarregadas. A vida numa cidade grande é marcada pela agitação, pelo acúmulo de coisas a fazer e a desfazer. O cristão urbano precisa ser muito disciplinado se quer encontrar tempo para orar, por exemplo. Quase sempre é preciso acontecer uma tragédia para que as pessoas acordem e reavaliem o seu ritmo e padrão de vida. Será que vale mesmo a pena "ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?", já o Mestre questionava (Mt 16.26; Mc 8.36; Lc 9.25). Será que vale a pena encher a casa de coisas e... perder a família? Ou perder os melhores anos do crescimento das crianças? Será que o que estamos fazendo é a melhor coisa?
Uma agenda gigante empobrece o relacionamento familiar. Ninguém tem tempo para ninguém. E o pouco tempo que sobra é gasto diante da televisão ou do computador.
Se a família paga um alto preço para ter os chamados benefícios da vida moderna, a igreja também não fica de fora. É cada dia mais difícil contar com a participação das pessoas no meio da semana. Ou porque não há tempo, ou porque todo mundo anda cansado.
Quando Jesus visitou a família de Lázaro, Marta e Maria, ele notou o estresse de Marta, correndo atrás de muitas coisas, "distraída em muitos serviços" (Lc 10.40). Ele a repreendeu, dizendo: "Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada" (Lc 10.41-42). Que a Conferência da próxima semana nos ajude a escolher "a boa parte, a qual não" nos será tirada!
Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

Nenhum comentário: