sábado, 21 de março de 2009

PASTORAL -22 MARÇO

22 março de 2009
PASTORAL

O Perigo Mora ao Lado

Na ex-União Soviética, terra ateia, muitas igrejas funcionavam nas casas. Não havia Bíblias. Certa vez, uma casa conseguiu uma cópia do evangelho de Lucas, a única porção da Bíblia que a maioria desses crentes já vira. Dividiram-no em pequenas seções e o distribuíram entre os crentes. Cada um memorizaria um trecho, e no domingo seguinte trocariam.
Num domingo, os crentes chegaram em pequenos grupos durante todo o dia para não chamar a atenção da KGB. Ao por-do-sol, estavam todos ali, janelas fechadas, portas lacradas. Emocionados, começaram cantando um hino bem baixinho. De repente, a porta foi empurrada com violência, e entraram dois soldados de armas em punho. Um deles gritou: "Todo mundo contra a parede! Quem quiser renunciar a Jesus Cristo, saia agora!".
Dois ou três saíram; depois saiu mais um. Segundos depois, mais dois. "É agora: sair e abandonar a fé ou ficar e sofrer as consequências". Mais um saiu. Finalmente, dois outros.
Ninguém mais se mexeu. Pais, com seus filhinhos tremendo, esperavam humilhação, prisão, violência, ou ainda o tiro fatal.
Quebrando o tenebroso silêncio, um soldado fechou a porta e disse: "Louvemos a Jesus Cristo, meus irmãos. Nós também somos crentes. Fomos enviados a uma outra casa semanas atrás para prender uns crentes". E o outro completou: "Mas em vez de prendê-los, nós nos convertemos! Aprendemos, porém, que não podemos confiar nas pessoas, a não ser que elas estejam dispostas a morrer por sua fé".
Contada por Chuck Swindoll, em Vivendo Acima do Nível de Mediocridade, esta história nos ajuda a entender uma frase de Paulo. Inventariando os perigos que enfrentou em seu ministério (2Co 11.26), ele disse que esteve "em perigo entre falsos irmãos". Será possível confiar em alguém que parece irmão, mas que é, na verdade, um "falso irmão"? Livre o Senhor a cada um de nós de ser um falso irmão!
Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

Nenhum comentário: