sábado, 31 de março de 2007

Sábado 31 de Março

Não há quem faça o bem, não há nem um sói.

(Romanos 3: 12)

Jesus de Nazaré... andou fazendo o bem

(Atos 10: 38)

A PERFEIÇÃO DE CRISTO E O

FRACASSSO HUMANO (7)

Deus tem uma opinião bem peculiar sobre as obras das quais nos orgulhamos: para Ele são como “trapo da imundícia”. Jamais gostaríamos de ser vistos usando trapos de imundícia; então como podemos exigir a aprovação de Deus sobre o que nós mesmos consideramos boas obras? Ele não apenas as rejeita, Ele enfatiza nossa total incapacidade de produzi-las. Em nossa linguagem, o versículo de hoje de romanos diz: “Nem uma única pessoa faz algo bom”. Um terrível veredito!

No caso do Senhor Jesus, no entanto, há o relato de boas obras. O Apóstolo Pedro disse sobre Ele: “Andou fazendo o bem.” Os incontáveis milagres e curas que o senhor fez não nos convencem disso?

Temos também de considerar o bem que a morte redentora de Cristo na cruz trouxe para toda a humanidade. “Porque, com uma só oblação, aperfeiçoou para sempre os que são santificados” (Hebreus 10: 4). Por uma só oferta o completo fracasso humano foi eliminado – mas que sacrifício isso exigiu! O filho de Deus derramou Sua vida para expiar o pecado de conceder aos que crêem a vida eterna. É apenas no poder dessa nova vida que o homem pode fazer algo realmente bom, segundo os padrões de Deus. Essa nova vida também nos habilita a cumprir a ordem de Cristo para fazer “bem aos que vos aborrecem” (Lucas 6: 27). E, para isso, o próprio Cristo nos deixou o perfeito exemplo: Ele chegou a ponto de morrer pelos seus inimigos.

(Continua dia 1/Abril)

sexta-feira, 30 de março de 2007

Sexta-feira 30 Março

Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis.

(Romanos 3: 12).

Eu faço sempre o que lhe agrada [isto é, ao Pai]

(João 8: 29).

APERFEIÇÃO DE CRISTO

E O FRACASSO HUMANO (6)

Quando Onésimo, escravo do rico Filemon de Colossos, fugiu de Roma, ficou claro que não seria mais útil para seu mestre. Ao enviá-lo de volta, o aposto Paulo escreveu carta para Filemon dizendo que Onésimo era inútil no passado, mas que ele se tornara útil para o apostolo e poderia também o ser para Filemon.

A atitude de Onésimo em fugir de seu senhor parece com a dos homens diante de Deus. Eles se libertam a fim de seguirem seus próprios caminhos em vez de dar ao Senhor a devida honra e obediência. Deus Pai procura adoradores que O adorem “em espírito e em verdade”, como a mulher samaritana (João 4:23-24). Porém, tal atitude, “em espírito e em verdade” só é possível na nova vida que recebemos através da regeneração. Como pecadores, não podemos adorá-Lo, pois isto envolve compromisso com o amado Filho de Deus.

O Senhor Jesus glorificou o Pai em tudo o que fez na terra. Observando a perfeita vida de Cristo, Deus ficou plenamente satisfeito: o que Ele desejou ver no ser humano, que lhe virou as costas, foi cumprido com perfeição no filho de Deus.

Quando o salvação foi consumada na cruz, o véu do templo rasgou-se de alto a baixo, abrindo o caminho para os remidos adorarem como Deus desejava. Pela obra de Cristo, nós, inúteis enquanto pecadores, como filhos de deus nos tornamos úteis para o Pai.

(continua dia 31).

quinta-feira, 29 de março de 2007

Quinta-feira 29 Março

Todos se extraviaram.

(Romanos 3: 12).

Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim

(João 14:6).

A PERFEIRÇÃO DE CRISTO

E O FRACASSO HUMANO (5)

Adão w Eva tiveram um grande privilégio no começo de suas vidas na terra: podiam desfrutar do favor de Deus e da íntima comunhão com Ele. Mas perderam essa bênção por causa do pecado da desobediência. Foram expulsos do jardim do Édem, e o caminho de volta passou a ser guardado por querubins e uma espada flamejante. Estavam agora totalmente perdidos devido à própria estupidez. Até o fim dos tempos, toda a descendência deles herda a natureza pecaminosa e trilha um rumo que leva à morte, pois “o salário do pecado é a morte “romanos 6:23). É desejo do Pai que todos sejam salvos do terrível destino que os aguarda no final do caminho que eles mesmos escolheram. Contudo, para entrar novamente no caminho da vida é necessário retornar à graça de Deus.

Jesus Cristo abriu esse caminho. Teve compaixão das multidões que perambulavam como ovelhas sem pastor e, como “cordeiro de deus, que tira o pecado do mundo”(João 14:6). O que jamais poderíamos ter feito através de nossos esforços, Ele tornou possível morrendo em nosso lugar. As pessoas acham que podem chegar ao céu vivendo honradamente ou trabalhando em obras sociais para beneficiar outros. No entanto, poucos percebem que, agindo assim, estão ditando as próprias regras. Tal caminho é totalmente errado! O caminho da vida é aceitar pela fé o salvador, o Senhor Jesus Cristo.

(Continua dia 30)

terça-feira, 27 de março de 2007

Quarta-feira 28 Março

Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus.

Eis aqui venho... para fazer, ó Deus, a tua vontade

(Romanos 3:11; Hebreus 10:7).

A PERFEIÇÃO DE CRISTO

E O FRACASSO HUMANO (4)

As pessoas mais velhas se lembrarão que não há paralelo entre o comparecimento às igrejas pouco antes e anos depois da Segunda Guerra Mundial com o que se vê hoje. O que motivava aquela geração a buscar o Senhor com certeza se perdeu ao longo dos anos. Em que situação estamos! Deus diz que, em nosso estado natural, jamais O buscaríamos. E quão absoltamente verdadeiro é isso! A vida das pessoas hoje em dia está repleta de atividades, porém nenhuma delas preenche o vazio espiritual, a menos que o coração seja aberto para receber as bênçãos que vêm unicamente de Deus.

Em contraste a isso, a vida do Senhor Jesus aqui no mundo foi de total dependência do Pai e obediência a Ele. Cumprir a vontade de Deus era a comida de Jesus: dava-lhe satisfação e fortalecimento. Ele não descansaria enquanto não a realizasse plenamente (João 4: 34).

Existe alguma possibilidade de mudar a inclinação do homem natural em rejeitar as coisas de Deus? O próprio Deus providenciou isso. A devoção de Seu Filho, Jesus Cristo, à vontade do Pai O conduzir a cruz, onde Ele sofreu e morreu “para levar-nos a Deus” (1 Pedro 3: 18). Mas temos de sentir a necessidade de resolver a questão de nossos pecados diante de Deus, que é santo e justo. Esse é o primeiro passo na direção de Deus. O segundo é arrepender-se e aceitar pela fé a obra expiatória de Cristo. Depois, já como filhos de Deus, será nosso prazer buscar a face do Pai em oração e andar em Seus caminhos.

(Continua dia 29)

segunda-feira, 26 de março de 2007

Terça-feira 27 Março

Não há ninguém que entenda; não ninguém que busque a Deus.

Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

(Romanos 3: 11; 1 Coríntios 1: 24).

A PERFEIÇÃO DE CRISTO

E O FRACASSO HUMANO (3)

A pesar de todo investimento e energia gastos em educação e aprendizado, apesar dos conhecimentos científicos, as limitações humanas se tornam muitíssimo evidentes quando se trata de sondar os caminhos e pensamentos do Deus Todo-poderoso. Isso é possível somente dentro de um limite bem estreito, e apenas quando o Espírito de Deus habita no9 crente para harmonizar seus pensamentos com a “mente de Cristo” (1 Coríntios 2).

Certa vez, o Senhor Jesus Cristo orou ao Pai: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste” ( João 17: 3). Esse é um conhecimento que vale a pena ser adquirido! Significa a posse de vida eterna, a comunhão íntima com a Trindade e discernimento da vontade de Deus.

Onisciência e onipotência são qualidades atribuídas à Trindade. Mas esses atributos não precisam ser concedidos a Jesus Cristo por Deus Pai, pois o próprio Jesus era a personificação de toda a sabedoria e poder de Deus. Onde a humanidade falhou, Cristo interveio. Isso aconteceu em diversos casos individuais durante Sua vida no mundo (muitos milagres e bênçãos). Porém, é espantoso admirá-Lo quando o vemos como Deus encarnado, o único ser humano que satisfez plenamente As exigências de Deus acerca de Sua criatura! Então, passamos a entender por que “O Pai ama o filho e todas as coisas entregou nas suas mãos” ( João 3: 35). Aqui está de fato, a sabedoria!

(Continua dia 28)

Segunda-feira 26 Março

Não há um justo, nem um sequer.

Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecadores, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus

(Romanos 3: 18).

APERFEIÇÃO DE CRISTO

E O FRACASSO HUMA (2)

Como somos rápidos em tentar nos justificar quando levantam acusações sobre nós! Até nos esforçamos para persuadir outras pessoas que fiquem a nosso favor. Nas controvérsias entre as pessoas, a nossa justificativa para provar a retidão de qualquer ação ou posição pode ser verdadeira, mas não iremos muito longe se tentarmos negar as acusações que a Palavra de Deuss faz contra nós. “Porque todos pecaram” (Romanos 3:23); e não poucas vezes.

Que contraste entre o Senhor Jesus Cristo e o triste quadro do fracasso humano! As Escrituras nos falam acerca dEle; “Nele mão há pecado” (1 João 3:5). Além de não pecar, Ele nem mesmo conheceu e nem cometeu pecado (2 Coríntios 2: 21; 1 Pedro 2: 22). Certa vez, Ele perguntou aos judeus: “Quem dentre vós me convence de pecado? (João 8: 46). Tiveram de trazer falsas testemunhas diante de Pilatos para abrirem um julgamento contra Ele.

Podemos entender perfeitamente o porquê do apostolo João descrevê-Lo como “Jesus Cristo, o Justo” (1João 2: 1). Note o uso do artigo definitivo aqui: o texto não diz “um homem justo “, mas “o justo”, ninguém além dEle. Isso O qualificava para nos substituir no julgamento de Deus. Ele mesmo não tinha pecados para que fossem expiados (hebreus 7: 27; 9:28). “Pela obediência de um, muitos serão feitos justos” (Romanos 5: 19). “Mas, àquele que... crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça” (Rom anos 4:4 ). Até na obra consumada do

Senhor Jesus Cristo na cruz é um tesouro!

(Continua dia 27).

Segunda-feira 26 Março


Nãodúvida alguma de que chegará o dia quando, por ordem divina, Jesus Cristo julgará a vida íntima de todos, seus pensamentos e seus motivos mas secretos; tudo isto é parte do grande plano de Deus que eu anuncio.

(Romanos 2: 15 Bíblia Viva).

A VOZ DA CONSCIÊNCIA

Todos têm uma consciência. Ela nos faz sentir vergonha quando fazemos algo errado e nos faz sentir felizes quando realizamos alguma coisa boa. Mas o certo e o errado não são conceitos relativos? Contudo. Todos temos dentro de nós uma espécie de trena com a qual medimos nossos atos.

Imaginemos que nossa consciência seja um instrumento de medição que compre três papéis. Ela tem uma “escalacom umponteiroextremamente sensível que nos capacita a distinguir o bem do mal. E também possui um sistema de “alarme de segurançaque é acionado quando estamos prestes a cometer um erro ou tão logo erramos. E ainda tem uma “memóriaonde fica armazenado tudo o que fizemos.

A voz da própria consciência pode nos atormentar. Certas pessoas tentam abafá-la com todo tipo de distrações ou mesmo com atividades religiosas, mas freqüentemente em vão. Essa voz continua nos importunando. Ela nos faz entender que existe um padrão de justiça superior ao nosso e que, mais cedo ou mais tarde teremos de prestar contas de como estamos conduzindo nossa vida.

Essa misteriosa voz nossa consciência encontra eco nas afirmações da Bíblia. O que tal voz diz abala eficazmente nosso interior quando confirmada pelo testemunho da Palavra de Deus.

No plano moral, a consciência exerce a mesma função que a dor física. Ela nos avisa que precisamos urgentemente ir a Médico da alma, o Senhor Jesus Cristo.

Caro leitor, todos haveremos de prestar contas a Senhor Deus.

Nãocomo evitá-lo. Não perca a vida eterna por desconhecer a vontade de Deus para todos nós. A eternidade para onde todos devemos ir quer queiramos ou não pertence a Ele, hão de ficar os que tiverem aceitado o Senhor Jesus com Salvador e Remidor de seus pecados, é o que diz a Palavra de Deus.

Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro;

Rua Frei Caneca 525 – Estácio – RJ. Tel.: (21) 2197 0900

CULTO AO VIVO AOS DOMINGOS ÀS 10H00 E 19H00.

Extraído de BOA SEMENTE 2005

domingo, 25 de março de 2007

Domingo 25 Março

Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com a língua tratam enganosamente; peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos

(Romanos 3: 10-18).

Que miserável descrição da humanidade os versículos acima nos apresentam! Se há alguma passagem das Sagradas Escrituras que declara a insatisfação de Deus com Sua criatura, certamente é essa! Quando Deus olhou Sua criação, afirmou “ que era muito bom”. A degradação surgiu por causa da desobediência e pecado do homem.

A passagem acima da epistola de Paulo aos romanos, que explica a base da divina justificação, consiste de seis citações do Antigo Testamento. Quando foram escritas, o Senhor Jesus Cristo ainda não havia vindo ao mundo com o Homem. Ele cumpriu todas as expectativas de Deus em relação ao ser humano. No início de seu ministério público na terra, Deus abriu os céus e declarou: “Tu és o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 1: 11). Quando os fariseus criticaram o Senhor Jesus no templo, Ele lhes falou sobre p princípio de sua obra: “O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada” (João 8: 29). Não é de se estranhar, portanto, que os céus se abrissem novamente pouco antes dEle ir para a cruz a fim de completar Sua missão. O Senhor Jesus pediu que o Nome do Pai fosse glorificado, e a resposta foi: “Já o tenho glorificado e outra vês o glorificarei” (João 12:28).

(Continua amanhã dia 26)

Caro leitor, qual será o destino de sua alma?

CULTO AO VIVO aos Domingos às 10h e às 19H.

www.pibrj.org.br

sábado, 24 de março de 2007

Sexta-feira 24 Março

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece

(João 3:36)

UMA DECISÃO INADIÁVEL

Essa afirmação do evangelho de João deixa claro o quanto é importante nos voltarmos pela fé para o Senhor Jesus Cristo nesta vida, a fim de não ficarmos eternamente perdidos. Após a morte não teremos, oportunidade, pois “aquele que não crê no Filho não verá a vida”. De acordo com o ensino das Escrituras, nada pode mudar a escolha de uma pessoa depois da morte.

Morremos apenas uma vez e jamais voltaremos para o mundo a fim de vivermos novamente. Depois da morte, o julgamento nos aguarda: nesse momento não há chance de conversão. “Caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em quer a árvore cair, ali ficará”(Eclesiastes 11:3). “Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo” (Hebreus 9: 27).

No breve tempo que passamos nesse mundo temos de escolher se nosso futuro eterno será na glória de Deus ou na condenação do inferno; isso é muitíssimo sério. Não há meio-termo: ou decidimos pelo caminho da vida ou da destruição. Desde a concepção, todos estamos na estrada da perdição. Nossa natureza pecaminosa produz uma infinidade de pecados, que clamam pelo julgamento de Deus. A ira de Deus permanece4 sobre nós.

A sentença de Deus, contudo, ainda não foi executada sobre os vivos. Essa é a razão por que é tão importante aceitar pela fé a redenção de Jesus Cristo agora mesmo enquanto ainda estamos vivos!

Caro leitor só você pode definir a sua eternidade, espero que a sua definição seja a que a de a vida eterna na glória com Deus.

Extraído de devocioNal BOA SEMENTE

Aprenda mais sobre a vida eterna assista aos Domingo: CULTO AO VIVO -

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO.

www.pibrj.org.br

sexta-feira, 23 de março de 2007

Sexta-feira 23 Março

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

A luz ainda está convosco por um pouco de tempo.

Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas

(João 14:6; 12:35; 10:7).

UM CONHECIDO TOTALMETE

DESCONHECIDO

Quão l0nge dos pensamentos de Deus estão os conselhos dos religiosos sobre a salvação eterna ou sobrte o momento em que se deixa este mundo!

Certa vez, ofereci um folheto a uma senhora e expliquei o conteúdo dele. Ele hesitou em pegá-lo. “Já tenho minha fé, e vou à igreja também.

“Então posso perguntar o que Jesus Cristo significa para a senhora?” Ele me olhou surpresa e respondeu: “Nunca pensei sobre isso.” Isso não lhe choca?Ali estava uma mulher que provavelmente fora à igreja a vida inteira e ouviu o nome de Jesus milhares de vezes. No entanto, jamais havia parado para pensar sobre quem Ele realmente era. Estava contente com a religião, com formas e ritos. O maravilhoso fato do Filho de deus, Jesus Cristo, ter Se tornado carne para ser o Salvador do mundo e resgatar os pecados não tinha a menor importância para ela. O cristianismo é totalmente inútil se alguém continua vivendo sem conhecer Cristo com Salvador pessoal. Por melhor que sejam os ensinos e os rituais, ainda assim é uma religião morta, sem conteúdo ou futuro.

É bastante triste o fato de muitos que se consideram bons cristãos estarem trilhando o mesmo caminho daquela mulher. Estes jamais se achegam a Jesus Cristo. Passam longe dEle, que é ávida permanecendo na escuridão, separados de Deus. Você sente que falta algo em sua vida? Então venha pela fé a Jesus! Ele quer ser Seu pastor e cuidar de você.

Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que de deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

(João 3:16)

Caro leitor, não corra o risco de perder a oportunidade de encontrar-se com o amado Mestre Jesus Cristo, que é o meu Salvador e quer ser também o seu, motivo que O levou ao sacrifício de morte na cruz.

Saiba mais.

CULTO AO VIVO AOS DOMINGOS ÀS 10H E ÀS 19H .

www.pibrj.org.br

extraído e adaptado do devocional BOA SEMENTE

quinta-feira, 22 de março de 2007

Quita-feira 22 Março


Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.
Não há homem que não peque
(Provérbios 14:12; 1Reis 8:46).


NÃO HÁ ATALHOS PARA O CÉU

Caminhando na montanha, certa vez encontrei um casal com o qual tinha falado sobre as belezas da criação de Deus. `Perto de nós estava um paredão de rocha de centenas de metros quase na vertical. Perguntei a eles como se chega ao céu. “Eu guardo os mandamentos de Deus”, disse a mulher. Sempre ouço essa resposta; então tentei explicar que ninguém, a não ser o Senhor Jesus Cristo guardou todos os mandamentos. Disse que ninguém poderia conquistar um lugar no céu, muito menos ser declarado inocente por Deus no último julgamento. Porém, apesar de todos os meus esforços para convencê-la, ela permaneceu resistente.
Então, um pensamento me ocorreu. “Imagine que o caminho para o céu passasse por esse paredão. Você poderia chegar lá?” Ela admitiu que era impossível. Continuei: “Assim é impossível para você ou para qualquer outro guardar os dez mandamentos por um só dia, que dirá uma vida inteira!”
O marido dela, que estava em silêncio, exclamou: “É a fé que salva.” Ele acertou em cheio! Somente pela fé no filho de Deus, que foi crucificado e ressuscitou, que é possível chegar à presença de Deus. Qualquer outro caminho conduz à destruição eterna, pois o Senhor Jesus Cristo afirmou que Ele mesmo era O caminho ( João 14:6). Não existem atalhos.

Cara leitor, rogo ao nosso Deus e Pai que lhe ajude a entender tão grande verdade, SÓ JESUS CRISTO PODE PERDOAR E SALAR OS PECADORES, NÃO HÁ INTERMEDIÁRIOS, NÃO HÁ ATASLHOS.

SAIBA MAIS ASSISTINDO NOSSO CULTO AO VIVO aos Domingos às 10h0 e às 19h00
Acesse: www.pibrj.org.br


Leia devocional BOA SEMENTE.

quarta-feira, 21 de março de 2007

Quarta-feira 21 Março


Que diremos, pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem serás contra nós? Aquele que nem mesmo a seu Filho poupou, antes, o entregou por todos nós, como nos não dará também com Ele todas as coisas?

DEUS É POR MIM


Porque Deus é amor, Ele me ama tal qual sou e se preocupa terna e fielmente com minha vida.
Porque é soberano, Seu amor e benevolência são exercidos continuamente para comigo. Sim. Ele encaminha todas as circunstâncias para meu bem.

Por Deus é sábio, Ele sabe melhor que eu do que eu próprio necessito.
Porque Deus é luz, Ele ilumina os cantos escuros de minha vida para colocar as coisas em harmonia com o que Ele é.
Porque Deus é onisciente (que conhece as coisas), sabe qual é a minha relação com Ele; conhece, pois, minhas necessidades interiores, meus problemas e dores muito antes que eu as sinta.
Porque Deus é onipresente (está em toda parte ao mesmo tempo) está justamente no lugar em que me encontro neste momento para me dizer: “Tenha ânimo, estou aqui e entendo sua dor; mas a calma, a paz e a alegria de que você necessita estão em mim. Sim estou do seu lado, bem pertinho.”
Porque Dês é misericordioso, dá sem exigir nada em troca, porém se alegra ao ver que eu reconheça e aprecio as bênçãos com as quais Ele derrama sobre mim gratuita e abundantemente.

Caro leitor, esse é o MEU DEUS, E QUE SER TAMBÉM O SEU DEUS, saiba como assistindo;
CULTO AO VIVO aos Domingos às 10ho e às 19h0
www.pibrj.org.br.



Extraído de devocional 2007BOA SEMENTE.

terça-feira, 20 de março de 2007

Terça-feira 20 Março

Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós

( Eclesiastes 1:10)

QUE JUVENTUDE!

Alguma vez você ouviu reflexões como estas?

“Nosso mundo alcançou um ponto crítico. Os filhos já não escutam os pais. O fim do mundo não pode estar longe.”

“Essa juventude está podre desde o fundo do coração. Os jovens são maus e perigosos. Nunca serão como a juventude de outros tempos. Os jovens de hoje não serão capazes de manter nossa cultura.”

“Os pais temem os filhos, os filhos querem ser iguais aos pais e já não têm respeito por eles. Os professores temem seus alunos. Os alunos insultam os professores... E corando tudo isso, em nome da igualdade ou liberdade,. Querem a emancipação dos sexos.”

A primeira citação é de um texto de um sacerdote egípcio que viveu há dois mil anos a.C.; a segunda foi extraída de um fragmento babilônico mil anos a.C.; a terceira citação foi escrita pelo filósofo Platão!

O mundo não avança, dá voltas. Desiludido, o escritor de Eclesiastes comprova: “...nada há novo debaixo do sol” (1.9). Os conflitos entre as gerações não são novos. Mas, os cristãos têm de ajustar sua conduta pelos demais? Não, e isso se os adultos que conhecem o Senhor Jesus, que é desde o princípio, derem o exemplo e ensinarem a Palavra para os mais jovens. E também não, se os jovens se deixarem ensinar pela Palavra. Essa Feliz relação na família de Deus mantém a harmonia que Ele deseja dos Seus.

Caros irmãos cumpramos com nossa obrigação perante as ordens do Senhor.

Segunda-feira 19 Março

Eis que o juiz está à porta

(Tiago 5:9)

NA CORTE DO SUPREMO JUIZ

Pediram a um evangelista, doutor Wilson, que visitasse certo homem em um hotel da cidade. Quando entrou no quarto, foi recebido por um homem de aproximadamente 80 anos, um juiz aposentado bastante respeitado em sua vida pública. O ancião disse haver sentenciado muitas pessoas durante sua vida, mas agora tinha recebido uma intimação para comparecer diante do supremo Juiz. Ele sempre acreditou que tinha vivido uma vida honrada e honesta, feito seu dever, mas ultimamente se sentia preocupado com a possibilidade de suas ações não terem satisfeito o divino Juiz, a fim de que o perdoasse totalmente. Havia coisas em seu passado que não estavam em ordem. O juiz desejava que o Dr. Wilson dissesse como ele poderia enfrentar o supremo Juiz confiadamente e comparecer ao encontro com paz no coração.

O evangelista se alegrou de ouvir tal confissão. Pou7caas questões precisavam ser respondidas depois disso. Ele pegou sua Bíblia e leu Romanos capitulo 3,4 e 5. Neles está escrito que Jesus morreu por nós enquanto nós ainda éramos pecadores. O juiz entendeu que Deus revelara Seu amor e que desejava perdoar e justificar os pecadores por causa do sacrifício substitutivo de Cristo. O ancião ficou profundamente emocionado: “Agora eu entendo. Sou um pecador culpado, mas Jesus Cristo suportou a punição em me lugar, e posso permanecer livre.” De fato, “quem crê nele [ no Filho de Deus] não é condenado” ( João 3:18) que diz: Quem nEle crê não é julgado; o que não crê já esta julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de deus.

Caro leito atente para o que este dito, e aceito ao Senhor Jesus Cristo como seu único salvador.

Extraído de devocional BOA SEMENTE.

segunda-feira, 19 de março de 2007

Sábado 17 Março

Deus..disse: toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem tu amas, e vai-ter à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto

(Gênesis 22: 1-2)

SIMBOLO DE CRISTO NO ANTIGO TESTAMENTO (1)

Antes de reagir com indignidade à ordem que Deus deu a Abraão, permita-nos explicar uma coisa. Em primeiro lugar, era um teste à fé d patriarca Abraão, servo de Deus. O Senhor jamais trata alguém injustamente. Ele é soberano em todos os Seus Caminhos. Segundo, isso não pode ser chamado de sacrifício humano, uma vez que Deus estava no comando dos eventos. Terceiro, todo o relato em Gênesis descreve um sacrifício que seria dois mil anos depois, quando um inocente de fato seria sacrificado. Um inocente? Ninguém menos que o Filho de Deus, que Se sujeitou voluntariamente à terrível morte na cruz do Calvário, como os evangelista contam.;

O que Abraão foi impedido de realizar, o próprio Deus realizou oferecendo Seu Filho pela culpa de outros: pela minha e pela sua culpa. Essa é a mensagem das Sagradas Escrituras.

Essa velha história de Abraão tem um novo significado para nós. Deus tomou Seu Ficho, a quem amava acima de qualquer descrição possível, e O levou a Jerusalém onde Ele foi sacrificado. Não se esqueça de que Jerusalém foi edificada sobre o monte Moriá. Deus permitiu que Seu Filho sofresse inexplicavelmente sem intervir. Isso foi necessário para que o caminho da salvação estivesse disponível para mim e para você.

Continua no dia 18.

Quinta-feira 15 Março

Pois estes mesmos, no tocante a nós proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro (1ª Tessalonicenses 1:9).

Favor ler 1ª Tessalonicenses 1:1-10

A QUEM ESTAMOS ESPERANDO?

Atos 17 nos relata a curta visita de Paulo e Silas (ou Silvano v.1) a Tessalonica, onde ele havia proclamado e vivido o Evangelho (v.5). E os tessalonicenses, tendo-o recebido (v.6), por sua vez o praticavam. Sua obra era uma prova de (comparar Tiago 2:18); seu trabalho confirmava seu amor, sua paciência proclamava qual era a grande esperança que por si podia sustentá-lo (v.3). O resultado foi que todo o mundo sabia que existiam cristãos em Tessalonica (v.7). Em minha vizinhança ou em meu lugar de trabalho todos sabem que sou crente? A conversão é o sinal público do novo nascimento, é a mudança de direção visível que corresponde à vida divina recebida na alma. Quando uma pessoameia-volta, não tem mais os mesmos objetivos diante de si (Gálatas 4:8-9). Daí em diante, os tessalonicenses deram as costas aos falsos e inanimados ídolos, para contemplar e servir a um Deus vivo, o Deus verdadeiro.

Os ídolos de madeira ou pedra do mundo pagão cederam lugar aos ídolos mais refinados do mundo cristianizado. Mas continua sendo verdadeiro que ninguém pode servir a dois senhores (Lucas 16:13). A quem servimos: a Deus ou às nossas cobiças? A quem estamos esperando: ao filho de Deus ou à ira vindoura?

Extraído do devocional BOA SEMENTE

CULTO AO VIVO Aos Domingos às 10h0 e às 19h0

www.pibrj.org.br

domingo, 18 de março de 2007

Terça-feira 13 Março

Tudo quanto aprouve ao Senhor, ele o fez, nos céus e na terra

(Salmo 135:6).

Eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não outro semelhante a mim: que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antigüidade....que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade

(Isaías 46:9-10).

O PLANO DE DEUS


Se Deus realmente dirige e controla a história, por que não faz triunfar Sua justiça e por que suporta um mundo em semelhante estado moral? Por causa de Sua grande paciência com a humanidade ( 2 Pedro 3:9).

A história tem um sentido, segue o plano de Deus. Tudo se cumprirá no tempo determinado. Deus intervirá para por um fim à nociva e irresponsável administração do homem na terra; e este tempo se aproxima.

O que Deus faz acerca da humanidade se relaciona a Seu Filho, Jesus Cristo, que estabelecerá Seu reino para o bem de todos nós.

Recentemente, alguns cientistas discutiam sobre o futuro do planeta. Quão triste era ouvir pessoas cultas debater sobre várias teorias...errando completamente o caminho! Eles só precisavam pegar o Livro e abri-lo para encontrar as respostas. A Palavra de Deus é uma lâmpada que brilha nas trevas e anuncia desde o começo do mundo o que acontecerá no final dos tempos.

Deus deu sinais que mostram esse fim. O Senhor Jesus disse aos Seus discípulos: “Tudo vos tenho predito” (Marcos 13:23). E nós já que estamos claramente informados, não somos responsáveis também por ajustar nossa vida à Palavra de Deus?

Deus, tudo já fez para você ter a vida eterna.

Informe-se ates que seja tarde demais.

Venha estudar a Palavra de Deus

PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO

Rua Frei Caneca 525 – Estácio –

CULTO AO VIVO AOS DOMINGOS ÀS 10HOO E ÀS 19H00

www.pibrj.ogr,br

Segunda-feira 12 Março

AS BENÇÃOS DAS TEMPESTADES

Levantou-se grande temporal. (Marcos 4.37.)

Algumas das tempestades da vida vêm de repente: uma grande dor, um desapontamento amargo, uma derrota esmagadora. Outras vêm devagar: aparecem nos recortes do horizonte, pequenas como a mão de um homem; mas a aflição que parecia tão insignificante se espalha até cobrir o céu, e nos confunde.

Contudo, é na tempestade que Deus nos prepara para o Seu serviço. Quando Deus quer um carvalho. Ele o planta num lugar onde as tormentas o fustigarão e onde as chuvas baterão contra ele, e é no meio da batalha contra os elementos que o carvalho ganha suas fibras rijas e se torna o rei da floresta,

Quando Deus quer aperfeiçoar um homem. Ele o coloca em alguma tempestade. A história dos grandes homens é sempre passada pelas ondas da tormenta e encontrado a resposta da sua oração: “Ò Deus, toma-me, quebranta-me, faze-me”.

Certo francês pintou um quadro de grandeza incontestável: ali firam oradores, filósofos, mártires, pessoas que se destacaram em alguma fase da vida. O fato notável a respeito do quadro é o seguinte: cada homem que se destaca por sua habilidade, destacou-se primeiro por seu sofrimento. No primeiro plano está o homem a que foi negada a entrada na terra prometida – Moisés. A seu lado está outro, tateando em seu caminho – o cego Homero. Ali está Milton, cego e de coração partido. Depois vem a figura de um que se ergue entre os demais. E qual a Sua característica? Seu rosto está desfigurado, mais do que o de qualquer outro. O artista poderia ter escrito debaixo de sua obra-prima: Fruto da Tormenta”.

As belezas da natureza surgem após as chuvas. A beleza da montanha nasce na tempestade. E os heróis da vida são os que foram açoitados pela tormenta e marcados pela batalha.

Todos nós estivermos na tempestade e em meio aos açoites dos ventos. Quais foram as conseqüências? Ficamos feridos, cansados e abatidos no vale? Ou nos erguemos aos picos de uma vida mais rica, mais profunda. Mais estável? Nós nos tornamos mais ternos e compassivos para com os feridos da tormenta e marcados da batalha?- Selecionado

Só pode consolar

Quem simpatiza.

Só simpatiza

Quem também sofreu

Por isso nos consola o Homem de dores,

Pois nossas dores Padeceu.

E na fornalha da aflição

Deus nos prepara

Pra levarmos também

Domingo 11 Março

Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de deus... Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus

(João 3:3-5 ).

O NOVO NASCIMENTO

Nicodemos aprendeu em sua notável conversa com o Senhor Jesus numa noite, sobre o novo nascimento como a única e irrestrita condição para entrar no reino de Deus.

Nicodemos era sem dúvida um homem que ansiava pela verdade caso contrário não teria o trabalho de procurar Jesus à noite. Nicodemos pensava que, como mestre em Israel, poderia aumentar seu conhecimento; e, como israelita, estava convencido de que tinha direito è cidadania naquele reino como base nas promessas de Deus. Contudo, Israel tinha rejeitado o seu Messias, que incorporava o reino de Deus em Sua Pessoa. Por essa razão, a perspectiva do reino de Deus não mais se relacionava a um reino meramente terreno. Por maiores que tivessem sido seus privilégios, Israel não agira, como nação, de acordo com as exigências que Deus fizera aos filhos de Seu reino.

Mesmo que o impossível pudesse acontecer, isto é, caso alguém pudesse entrar novamente no ventre de sua mãe e nascer de novo, o resultado não seria diferente do: “O que é nascido da carne é carne” (.6). É necessária uma origem totalmente diferente: “água” (a Palavra de Deus em seu poder purificador) e “Espírito” (em contraste com a carne).É um processo espiritual pelo qual o cristão obtém a vida eterna, uma vida segundo a natureza de Deus. Todo aquele que tiver experimentado esta regeneração é nascido “não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1ª Pedro 1:23). Esta tem sido a sua experiência?

Para saber mais, lei a Bíblia Sagrada. Você é nosso convidado para participar de um culto de Adoração à Deus .

BOA SEMENTE 2004

Sábado 10 Março


Eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez. (2 Corintios 10:> 12b)

A BÍBLIA, O PADRÃO DE DEUS.

Nem sempre é fácil descobrir a medida de um objeto, especialmente se queremos sabê-lo com exatidão. Tente fazer esta experiência: Peça para duas pessoas desconhecidas entre si determinarem o tamanho de uma mesa sem o uso de um instrumento de medir. Provavelmente você obterá respostas completamente diferentes, embora as duas pessoas saibam o que significa um centímetro ou um metro. Se você perguntar a crianças que não têm a mínima idéia de medidas, a estimativa delas não terá relação alguma com a realidade.

Quando a questão é a , até os adultos agem do mesmo modoinfelizmente! Eles rapidamente emitem um julgamento sem ter base alguma para formulá-lo. A maioria das pessoas tem suas próprias idéias sobre assuntos religiosos e as consideram corretas, até mesmo sagradas; as opiniões das outras pessoas são, no seu modo de pensar, questionáveis.

A única coisa que incomoda as pessoas nesse caso é quando se aplica o padrão de medidas. Qual é o padrão? A Sagrada Escritura! Ela é competente em todos os departamentos da vida humana, especialmente no que diz respeito às questões de relevância eterna. Um engano nas questões da é fatal, pois o que está em jogo é o nosso destino eterno. Apesar disso, muitas pessoas dizem: “Por favor, não citem a Bíblia para mim!”

Este padrão de medida, a Palavra de Deus, nos dá a direção correta:

“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Nem religião, nem seitas, mais JESUS CRISTO, O FILHO DE DEUS, É O CAMINHO PARA DEUS, Este é o padrão de medida com o qual se pode avaliar.

Para saber mais sobre a vida eterna, lei a BÍBLIA SAGRADA, ela pode responder a suas duvidas sobre a eternidade.

Seja feliz.