domingo, 18 de março de 2007



Sexta-feira 9 Março

PERFEITA SANTIDADE DE DEUS, JUSTIÇA VERACIDADE E FIDELIDADE.


São as perfeições divinas que se manifestam pelo fato de serDeus luz.

Deus é santo, no sentido de Sua absoluta distinção de todas as Suas criaturas e de Sua exaltação sobre elas em infinita majestade (Ex. 15:11; Is. 57:15). “Ó Senhor, que, é como Tu entre os deuses ? Quem é como Tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas?”

Santidadejustamente isto faltava na idéia que os pagãos fizeram da natureza de Deus. Esta é a característica especial de Deus e é isto que se espera dos crentes (Hb. 12.14) “ Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” É imperativo na vida do crente. É santo também no sentido da perfeição moral, da isenção completa da impureza moral ou pecado. Na presença desse Deus, o homem tem a consciência profunda de seu próprio pecado (Jó 34:10; Is. 6:5; H 1:13).

Em virtude de Sua justiça, Deus mantém o governo moral do mundo e impõe ao homem uma lei justa, galardoando a obediência e punindo a desobediência (Sl.99:4; Is. 33:22; Rm. 1:32). Deus é verdadeiro em Seu íntimo (Nele nãohipocrisia), em Sua revelação ( nEle nãoencenação) e na Sua revelação com Seu povo (Nele nãofalta de sinceridade). É o verdadeiro Deus em contraste com os ídolos; conhece as causas como são e é fiel no cumprimento de Suas promessas (fidelidade) (Nm. 23:19; 1 Co 1:9;2 Tm 2:13; Hb 10:23).

Nenhum comentário: