sábado, 2 de agosto de 2008

OUTRO EVANGELHO

2 Agosto


Mas digo isto: que tendo sido oi testamento anteriormente confirmado por Deus, a Lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não o invalidou, de forma a abolir a promessa.

(Gálatas 3:17).


OUTRO EVANGELHO

Entre os cristãos da Galácia havia ,homens que ensinavam que um cristão, embora crendo na obra de redenção de Cristo, também deveria guardar a lei mosaica que Deus dera aos judeus. Em particular, eles insistiam na circuncisão, sinal exterior do judaísmo. O apóstolo se opões a tal doutrina veementemente. Ele ficou tão preocupado que escreveu uma carta aos gálatas de próprio punho, ao invés de dita-la para que outro a escrevesse.

Mas qual é o problema?Afinal a lei não foi dada por Deus. Em romanos 7.12 nos diz que a “a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom?” Não se pode simplesmente rejeitar a lei como se ela fosse inútil, não é mesmo?

O versículo de hoje nos dá a resposta correta para essa pergunta. Não podemos dizer que a lei já existente foi, por assim dizer, colocada de lado pela salvação através da fé. O que está sendo dito é quer a promessa de um descendente dada a Abraão séculos antes da lei foi cumprida na Pessoa do Senhor Jesus Cristo. A lei, portanto, tem u9m lugar especial, bem fundamentado nos planos de Deus para provar a humanidade. No entanto, a promessa tinha a precedência, expressando a real intenção divina.

“Porque o fim [o término] da lei é Cristo para justiça de todo aquele que “crê” (Romanos 10:4). Esse principio não precisa de acréscimo. Ele já é suficiente. Nem circuncisão, nem costumes ou doutrinas humanas, nem guardar o sábado, enfim, tudo o que for adicionado a essa verdade é anátema (maldição), pois invalida a obra de Cristo na cruz. É um outro evangelho, evangelho de engano, cujo fim é a perdição (1ª Timóteo 4:1).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

Nenhum comentário: