10 Abril
Esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis
(1ª Timóteo).
O CONSERVADOR DE TODOS OS HOMENS
A palavra”Salvador” acima citada é traduzida por “Conservador” ou “Sustenta dor” em outras versões. Não interpretemos mal esse versículo; ele não quer dizer que todos os homens serão salvos. Não serão, embora Deus queira que “todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” e para isso tenha enviado Seu Filho (1ª Timóteo 2:4-6). Em nosso versículo de hoje, a palavra Salvador se refere a outro assunto diferente as salvação eterna da alma. Como fiel Criador Deus “salva” Suas criaturas a cada instante providenciando o suprimento das necessidades delas. Dois versículos esclarecem esse pensamento:
Em Mateus 5: 45, o salvador disse na presença dos judeus que se opunham a Deus “para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos”; em Atos 14: 15-17, o apóstolo Paulo se dirige às nações que ignoravam a Deus, afirmando: O “Deus vivo, que fez o céu, e a terra, e o mar, e tudo quanto há neles...beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações”.
ASSIM Deus, que “sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder (Hebreus 1:3), cuida dos homens mesmo quando estes não têm consciência disso. O faraó chamou José de “Zafenete-Panéia”, ou seja “salvador do mundo” ou sustentáculo da vida”, porque graças a ele os egípcios tiveram comida ( Gênesis 41: 45).
Em nosso versículo, Paulo termina dizendo: “principalmente dos fiéis”. Embora toda a humanidade receba os benefícios temporais de Deus, somente os que crêem no Senhor Jesus são privilegiados com o Seus benefícios eternos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário