terça-feira, 29 de abril de 2008

SORTE? DESTINO? DEUS?

30 Abril


Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e elevada, a tua destra

(Salmo 89:13).


SORTE? DESTINO? DEUS?

No dia 27 de abril de 1998, passageiros de um vôo com destino à ilhas havaianas admiravam um brilhante céu azul sobre as nuvens. Faltavam cerca de trinta minutos para chegarem ao destino. De repente houve um barulho ensurdecedor. A vários quilômetros de altura, a parte superior da cabine se rompeu: fadiga do metal! Os passageiros que já tinham ajustado o cinto de segurança, estavam sentados a céu aberto. Alguns deles previram a morte inevitável. Outros clamaram por Deus – u, Deus até então desconhecido para eles. Trinta minutos depois, um milagre aconteceu. O piloto conseguiu aterrissar o avião. Trasbordando de alegria, os passageiros abraçavam e beijavam uns aos outros, enquanto choravam de alívio. “Que sorte!”, exclamavam. Deus fora mais uma vez esquecido. Na entrevista coletiva, o piloto afirmou: “Foi a mão de Deus que guiou o avião”.

Emergência sempre mostram a impotência humana. Então as pessoas procuram a ajuda de Deus, pelo menos enquanto a tribulação durar. Se as coisas não dão certo, Deus é bombardeado com acusações: “Como Ele pôde permitir isso? Ele não é um Deus de amor?” E quando Deus intervém de maneira maravilhosa, as pessoas atribuem tudo à sorte e ao destino. Deus é ignorado. Em nosso mundo iluminado pela ciência, Ele não tem lugar. Ou tem?

“Foi a mão de Deus que guiou o avião.” Deus é todo-poderoso e está no controle. Ele bate à porta de nosso coração. Às vezes isso acontece por meio de tribulação ou catástrofe. São avisos divinos. Ele “quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (1ª Timóteo 2:4). Mesmo se a nossa vida estiver correndo tranquilamente, você deve reconhecer a graciosa orientação do Senhor nela. Seja em toda e qualquer situação, coloque sua vida nas mãos de Deus.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

ÁS GLÓRIAS DE CRISTO

29 Abril


Considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão.

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno

(Hebreus 3:1;4:16).


AS GLÓRIAS DE CRISTO

Um autor cristão notou com razão que a epistola aos Hebreus apresenta certo número de glória e, ao mesmo tempo, o benefício que a pessoa salva nEle possui em cada uma delas.

Desde as primeiras palavras da epístola, o Senhor Jesus Se apresenta como aquele que fez o universo (v.2) e o sustém: é a glória do Criador...nós somos criaturas sustentadas pó Ele.

Na mesma frase, por se tratar da mesma pessoa, Ele é mostrado como Aquele que fez “por si mesmo a purificação dos nossos pecados” (v.3)...somos pecadores que necessitam dessa purificação.

Logo, Cristo é introduzido como Aquele por meio de quem Deus nos falou, Seu Apóstolo (3:1), em outras palavras, Seu porta-voz, Seu enviado... e é a nós a quem essa linguagem do céu é dirigida.

Porém, Ele não é somente a Palavra dirigida aos homens, o grande Apóstolo, Jesus Cristo, como o primeiro versículo do capítulo 3 nos diz. Ele é ao mesmo tempo o Sumo sacerdote. Sim, temos um representante no céu, alguém que, por ter sido homem neste mundo, compreende nossos problemas, nossas fadigas, lutas e dificuldades (Hebreus 4:14-16; 7:226-;8:1...).

Aproveitemos essa função de nosso Senhor junto a Deus no céu!

Est raido do devocional BOA SEMENTE.

Caro leitos, não outro representante no céu que possa interceder por nós, é mentira diabólica. Só o Senhor Jesus Cristo pode nos representar perante o Senhor nosso Deus, pos só Ele morreu por nossos pecados na cruz do calvário.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

NÃO HÁ DEUS AMIOR

28 Abril

Não há Deus Maior

Todos os dias, no nascer do sol e ao entardecer, os judeus ortodoxos recitam o Shema, a oração de Deuteronômio 6:4 ("Ouve [Shema], ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor"). Este verso, claro e sucinto, é o texto áureo do monoteísmo bíblico.

O fato de Deus ser único nos parece óbvio hoje. Mas não foi sempre assim. Quando Abraão saiu de Ur, terra de seus pais, deixou para trás um deprimente cenário de deuses e ídolos. Quando chegou a Harã (Síria, hoje), encontrou ambiente parecido. Os nomes dos deuses eram outros, mas o politeísmo era o mesmo. Dali, Abraão foi para Canaã; os cananeus eram ainda piores. Mais tarde, seus netos e bisnetos foram habitar no Egito, e o que viram? Ídolos, templos e deuses. Então o monoteísmo hebraico não foi produto do meio, nem um gradual refinamento cultural, nem mesmo de um avivamento espiritual da parte deles. Foi pura revelação. Deus quis revelar-se aos homens.

Se você duvida de que Deus é único, então vá à praia do Mar Vermelho, do outro lado do Egito, e veja o que os israelitas viram: "Israel viu os egípcios mortos na praia do mar" (Êx 14.30).

Ou vá a Asdode, cidade dos filisteus, para onde foi levada a arca do Senhor, símbolo de sua presença entre os homens. Aí, a arca foi posta aos pés de Dagom, deus dos filisteus. Mas sabe o que aconteceu de madrugada? "Dagom estava caído com o rosto em terra diante da arca do Senhor; e a cabeça de Dagom e ambas as suas mãos estavam cortadas" (1Sm 5.4). Era o Deus único humilhando o não-deus.

Se ainda duvida, com Elias suba o Carmelo. Elias combinou com os profetas de Baal: "o deus que responder por meio de fogo, esse será Deus" (1Re 18.24). Eles oraram; nada aconteceu. Depois, Elias orou; um clarão explodiu no céu. O fogo desceu e queimou até a lenha encharcada de água. Se está convencido, junte-se ao povo e cante: "O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!" (1Re 18.39).

Pastor João Soares da Fonseca

Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro

jsfonseca@pibrj.org.br

domingo, 27 de abril de 2008

PASTORAL

Pastoral

(Domingo, 27 de abril de 2008)

Quem Dobrou teu Pára-Quedas Hoje?

Charles Plumb era piloto de um bombardeiro na guerra do Vietnã. Depois de muitas missões de combate, seu avião foi derrubado por um míssil. Plumb saltou de pára-quedas, mas foi capturado. Passou seis anos numa prisão norte-vietnamita. Ao retornar à América, passou a dar palestras, relatando sua odisséia e o que aprendera na prisão.

Certo dia, num restaurante, foi saudado por um desconhecido:

"Olá, você não é Charles Plumb, que era piloto no Vietnã e foi derrubado?"

"Sim, como sabe?", perguntou Plumb.

"Como sei? Era eu quem dobrava o seu pára-quedas. Então funcionou bem, não é?"

Plumb respondeu: "Funcionou, caso contrário eu não estaria aqui hoje".

Ao ficar sozinho naquela noite, Plumb não conseguia dormir, pensando: "Quantas vezes vi esse homem no porta-aviões e nunca lhe disse nem Bom Dia! Eu era um piloto arrogante, e ele um simples marinheiro".

Pensou também nas horas que o marinheiro passou humildemente no barco enrolando os fios de seda de vários pára-quedas, tendo em suas mãos a vida de alguém que não conhecia. Agora Plumb inicia suas palestras perguntando à sua platéia: "Quem dobrou teu pára-quedas hoje?"

Todos temos alguém cujo trabalho é importante para que possamos seguir adiante. Precisamos de muitos pára-quedas durante o dia: um físico, um emocional, um mental e um espiritual. Às vezes, nos desafios que a vida nos apresenta diariamente, perdemos de vista o que é verdadeiramente importante e esquecemos as pessoas que nos salvam no momento oportuno, sem que lhes tenhamos pedido. Deixamos de saudar, de agradecer, de felicitar alguém, ou ainda simplesmente de dizer algo amável. Hoje, esta semana, cada dia, procure descobrir quem prepara o seu pára-quedas, e agradeça a essa pessoa.

Pastor João Soares da Fonseca

jsfonseca@pibrj.org.br

sexta-feira, 25 de abril de 2008

O BUMERANGUE DO PROGRESSO

26 Abril


Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho, nem do homem que caminha, o dirigir os seus passos. Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência?


O BUMERANGUE DO PROGRESSO

A ciência e a tecnologia alcançaram um desenvolvimento impressionante no século XX e no atual. Todos os dias nos beneficiamos com notáveis descobrimentos nos mais diferentes campos: medicina, comunicações, transporte, agricultura.

No entanto, um profundo mal-estar se manifesta cada vez mais. O mundo parece mais vulnerável que nunca. Na realidade, as façanhas técnicas constituem permanente ameaça e causam irremediável degradação do ambiente: o bumerangue do sucesso se volta contra o que lança. Somos obrigados a reconhecer que o homem não pode administrar sua vida por si mesmo, e menos ainda governar o planeta. esde os tempos antigos, o homem, diante de sua debilidade e incapacidade de dominar o futuro, suspira por uma sabedoria superior. Porém Deus respondeu a essa necessidade ainda antes que fosse expressa. Deu Sua Palavra, a Bíblia, e deu Seu Filho, a suprema Sabedoria.

Jesus Cristo quer conduzir nossa vida. Confiemos nEle sem reservas. Seu sacrifício na cruz nos deu a oportunidade de obter o perdão de nossos pecados. Busquemos ter comunhão com Ele e confiemos em Seus ensinamentos.

Tenhamos plena esperança, porque logo Ele tomará o governo do mundo, e essa terra será totalmente transformada.

Extraído do devocioanl BOA SEMENTE.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

CULPA E MEDO

Terça-feira 24 Abril

Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado

(Salmo 32: 5).

CULPA E MEDO

Há uma íntima relação entre culpa e medo, Davi, o salmista e rei de Israel, confirma isso nos versículos 3 e 4 do Salmo de hoje: “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos... Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim”. Nossa consciência, dada por nosso Criador, é incessantemente ativa.

Certo psiquiatra cristão relatou que um de seus pacientes estava tão dominado pelo medo que se tornou incapaz de levar uma vida normal. O homem vivia constantemente fugindo das outras pessoas e de seus familiares. Até mesmo a solidão o atormentava. Ele não tinha capacidade de resistir a isso; sua doença emocional nunca o deixava, embora já tivesse se consultado como vários médicos.

O psiquiatra desconfiou que o paciente não tinha revelado tudo o que o atormentava e perguntou se o sentimento de culpa dele era causado por alguém em particular. Após algumas evasivas, ele admitiu que traiu sua esposa com outra mulher por 14 anos. Embora tivesse rompido o relacionamento, sua consciência ainda o incomodava e seu medo permanecia. Lá estava ele: uma triste figura da miséria humana

Só há um modo de eliminar todas as conseqüências de um fardo como esse: confessar o erro às pessoas afetadas e a Deus, cujos mandamentos foram transgredidos. Davi recebeu perdão ao fazer isso. O paciente agiu de acordo com o conselho deste médico e um milagre aconteceu. Ele foi perdoado não somente por Deus, mas também pela própria esposa e a verdadeira paz foi restabelecida.

Extraído do devocional BOA SEMENTE

terça-feira, 22 de abril de 2008

MINA: UM BOM LUGAR DE ORAÇÃO

23 Abril


E o rei me disse: Que me pedes agora? Então, ore ao Deus dos céus (Neemias 2:4).


MINI: UM BOM LUGAR DE ORAÇÃO

O trabalho de um mineiro sempre foi perigo. Antigamente, os mineiros raramente passavam dos quarenta anos. Pedras que caíam, perigos incontáveis e a temida doença chamada silicose faziam muitas vítimas. Temperaturas extremas e alta umidade causavam um série de problemas. No entanto, eles obviamente sabiam que a saúde e até a vida deles não dependiam deles mesmo. Em uma mina que visitei recentemente havia uma capela subterrânea. Antes do trabalho, os mineiros costumavam ir ali para orar, e tinham bons motivos para isso. O guia que nos conduziu pela mina não soube explicar isso direito. O grupo também não entendeu esse fato, apesar desse ser um detalha interessante do passado. Como as pessoas eram antiquadas naquela época!

Mudança de cenário. Neemias, um ministro de Estado muito respeitado, teve uma conversa com o poderoso rei persa Artaxerxes I sobre assuntos decisivos. Uma palavra errada poderia ter conseqüências desastrosas. O que um ministro na posição dEle faria? Ele orou a Deus. Leia essa história nos dois primeiros capítulos do livro de Neemias que está na Bíblia.

Deus ouviu aquela cura e rápida oração. Que bom saber que podemos orar onde estivermos: na escola, no trabalho, no carro, no escritório, em qualquer lugar! Precisamos de proteção do perigo e ajuda com decisões difíceis. E nosso grande Deus ouve nossa oração. Cristãos que experimentaram isso têm uma grande vantagem na vida. Você já tentou orar em tais situações?

Visite www.alimentandoaalma.blogspot.com

www.alimentandoaalama1.blogspot.com

Nas Lojas de Literaturas Evangélicas certamente você encontrará o devocional BOA SEMENTE.

PROCURADO PELA POLÍCIA

22 Abril

22

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para o meu caminho.

(Salmo 119:105).

Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras

(1ª Coríntios 15:3).


PROCURADO PELA POLÍCIA

Um jovem mexicano que desejava era alguém na vida acabou se tornando um delinqüente. O desejo de ganhar muito dinheiro o levou a roubar. Com o tempo, ele passou de simples ladrão a bandido famoso. Seu nome, Juam Chaves, encabeçou a lista dos mais procurados pela polícia. Durante muito tempo conseguiu ficar fora do alcance das autoridades.

Certo dia se apresentou repentinamente e voluntariamente a um tribunal em Saltilo: - Sou Juam Chaves – disse. O juiz ficou surpreso, porque conhecia bem este nome, e perguntou: - O que te trouxe aqui? – Chaves mostrou uma Bíblia e replicou: - Este livro me trouxe aqui. Vim porque quero pagar minha dívida com a sociedade. Ao voltar de um de meus roubos, encontrei este livro entre os bens que tinha furtado. Como não tinha nada para fazer, comecei a ler. O conteúdo chamou minha atenção. Por meio deste livro minha vida mudou e tem em novo sentido agora.

Não é necessário ser delinqüente para refletir sobre o sentido da vida e buscar a paz interior. Cada pessoa deveria entender claramente qual é o propósito de sua existência terrena e o que lhe aguarda depois da morte.

A única resposta satisfatória quem dá são as Escrituras, ou melhor, Jesus Cristo, o Filho de Deus, que é a tema central da Palavra de Deus. Ele mesmo disse: “Examinais as Escrituras... e são elas que de mim testificam” (João 5:39).

Por favor, caro leitor. Examinando as Escrituras certamente você encontrará todas as respostas quanto à vida na eternidade. Que o Senhor te abençoes.

Extraído do devocional BOA SEMENTE

segunda-feira, 21 de abril de 2008

AJUDA DE DEMÔNIOS

21 Abril


Então, disse Saul aos seus criados: Apontai-me uma mulher que seja médium, para que me encontre com ela e a consulte.

(1 Samuel 28: 7).


AJUDA DE DEMÔNIOS

Práticas ocultistas como leitura da sorte, astrologia, espiritismo e clarividência estão experimentando uma explosão sem precedentes. Como isso pode acontecer hoje entre pessoas tão esclarecidas?Até mesmo políticos e pessoas em posição de autoridade consultam videntes de tempos em tempos.

Um rei de Israel, Saul que está no versículo de hoje, certa vez procurou uma especialista, embora anos antes ele as tivesse banido. Agora ele estava com problemas e queria consultar o profeta Samuel. Porém, Samuel tinha morrido, em todo caso, Deus já havia dado Sua palavra final a Saul quando o profeta estava vivo. Não haveria mais nenhuma resposta para o rei. Saul era um homem obstinado e um governador desobediente. Ele buscou a ajuda de Deus sem perguntar pela vontade de Deus. O senhor permaneceu em silêncio.

Essa é a tragédia de hoje em dia. Não levamos a Palavra de Deus, a Bíblia, a sério. Então, quando os problemas surgem e ficamos desorientados, falhamos em reconhecer a voz de Deus e recorrem os aos poderes demoníacos.

Deus deseja muito nos ajudar. Ele prometeu: “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” (Salmo 50: 15). Parem, não ignoremos uma coisa: o caminho de Deus requer arrependimento, um profundo e sincero reconhecimento de nossa condição de pecadores e a confissão dos pecados em nome do Senhor Jesus. Só assim Ele pode se encontrado. E Sua resposta e ajuda logo virão.

Extraído e adaptado de devocional BOA SEMENTE.

domingo, 20 de abril de 2008

PASTORAL

Pastoral

(Domingo, 20 de abril de 2008)

Caçando Significado

O vôo transcorria monótono. O passageiro virou-se para a pessoa ao seu lado e resolveu puxar conversa. Para sua surpresa, o outro também gostava de conversar. "Onde você mora?" "Tem família?" E outras perguntas do gênero. O outro a tudo respondia. E então, o primeiro voltou a perguntar: "O que você faz na vida?" A resposta: "Sou conselheiro; meu trabalho é dar conselhos". "Conselho? Mas que tipo de conselho você dá?" "Conselho, digamos, religioso; eu ajudo as pessoas a viver em paz consigo e com Deus". Inexplicavelmente, o perguntador se calou. Então foi a vez do conselheiro indagar: "O que houve? Eu disse alguma coisa que não devia ter dito?" Reprimindo a emoção, o outro então confessou: "Não... não sei explicar. Hoje pela manhã, ao sair de casa, eu estava tão desesperado, que olhei pra cima e disse: "Olhe, se você existe, se você está aí, manifeste-se hoje, mas tem que ser hoje, porque se isso não acontecer, eu vou me matar, já que não agüento mais esta vida. E aqui está você. Então... é verdade". O conselheiro cristão passou o resto da viagem mostrando ao outro como é salutar viver para a glória de Deus.

A incredulidade é a mãe do pessimismo. Ela rouba ao homem a percepção de que a vida é um dom maravilhoso. Como nas palavras do filósofo Albert Camus, tido como o pai do Absurdismo: "A vida é uma piada sem graça".

A mesma vida serviu a um jovem intelectual judeu vienense chamado Viktor Frankl (1905-1997) um prato intragável chamado "campo de concentração". Mas Frankl identificou "um tirano ainda mais pérfido que Hitler: o sentimento de viver uma futilidade absurda". O homem tem "sede de sentido". Ele é um caçador de significado; ele vive procurando um propósito para a existência. Frankl dizia: "O homem pode suportar tudo, menos a falta de sentido".

Jesus veio ao mundo para conferir sentido às nossas vidas. Ignorá-lo? Não faz sentido.

Pastor João Soares da Fonseca

jsfonseca@pibrj.org.br

sexta-feira, 18 de abril de 2008

TÍTULO

19 Abril


Cristo morreu por nossos pecados... foi sepultado, e... ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

(1ª Coríntios 15:3-4).

Disse-lhe Jesus: eu sou a ressurreição e avida

(João 11:25).


TÍTUL0

Tentavam explicar para uma menina de quatro Anos que seu bisavô acabara de morrer. Depois de refletir, a pequena perguntou: - Mamãe, me diga, por quando o vôzinho vai ficar morto?

A pergunta parece ingênua, porém na realidade nos faz pensar. Em Sua Palavra Deus nos diz que os mortos despertarão. O Senhor Jesus não ressuscitou? Portanto, a morte é um estado ou período do qual algum dia a pessoa sairá para estar na presença de Deus. Encontrar-se frente a frente com o Deus justo e santo inspira temor, especialmente se nosso relacionamento com ele não está resolvido. Contudo, Deus deseja que nos reconciliemos com Ele; Ele mesmo nos proporciona o meio para faze-lo: “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”( 2ª coríntios 54:19). Cristo veio “ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele” (Jo~;ao 3:17).

Se cremos que Ele pagou com a vida o preço de nossos pecados, então compreenderemos o quanto Ele nos ama, o temor dará lugar à alegria de star com Deus, e nada, nem ainda a morte poderá destruir o relacionamento pessoal que Ele estabelece com ser humano: “eu sou a ressurreição e ávida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá”, disse Jesus a Maria irmã de Lázaro, a quem o Senhor ressuscitou (João 11:25-26. O que crê está salvo da morte eterna. Que libertação!

O VALOR DO TEMPO

18 Abril


O coração do sábio discenirá o tempo

(Eclesiastes 8:5).

É tempo de buscar o Senhor.

(Oséias 10:12).

Porque assim diz o Senhor... E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração

(Jeremias 29: 8,13).


O VALOR DO TEMPO

O TEMPO QUE Deus nos concede é muito precioso. Contudo, as pessoas às vezes dizem: “tenho que matar o tempo“ Por que quere “matar” esse servo que só deseja trabalhar a nosso favor?

Deus nos concede tempo não para que busquemos conforto neste mundo, mas para nos prepararmos para a eternidade.

Porém não pensemos que o tempo trabalhará sem nossa ajuda. Ele sozinho não faz nada. Só passa. Alcem disso, nuca produziu um grão de trigo ou qualquer outra coisa. Para desfrutar da colheita é necessário semear; então o tempo se encarregará de fazer germinar as sementes, de fazer crescer as plantas e amadurecer s frutos. O mesmo nos sucede em relação à vida eterna: temos de crer durante o nosso tempo.

Depois de termos crido, sermos salvos, justificados e termos nascido de novo, com o passar dos dias crescemos no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2ª Pedro 3:18). E enquanto o tempo desgasta o mundo ao nosso redor, nosso ser interior se fortalece esperando a vinda de Cristo e a eternidade junto dEle. Então o tempo não a existirá mais.

Não desperdicemos, pois, o tempo que Deus nos concede. Tampouco deixemos escapa-lo com indiferença. Não busquemos “mata-lo” com futuras distrações. É tempo de buscar a Deus e de servi-Lo.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

Visite: www.alimentandoaalma.blogspot.com

quinta-feira, 17 de abril de 2008

POBRE E SÁBIO

17 Abril


Porque já sabeis a graça de nosso senhor Jesus Cristo, que sendo rico por amos de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza, enriquecêsseis

(2ª Coríntios 8:9).


POBRE E SÁBIO

No livro de Eclesiastes lemos um breve relato sobre um homem pobre e sábio que, graças à sua sabedoria, libertou uma pequena cidade sitiada por um grande rei (cap. 9:13-15).

O fim da história é triste, já que “ninguém se lembrava daquele pobre homem”.

No livro de Provérbios, capítulo 8, o mesmo autor, Salomão, fala da sabedoria personificada, ou seja, o filho de Deus. É possível discernir nesse pobre e sábio homem o próprio Senhor Jesus.

O Sábio por excelência se empobreceu ao descer do céu para a terra. O apóstolo Paulo diz que Jesus “aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (Filipenses 2-7).

O Criador do céu e da terra, possuidor de todas as riquezas do universo, veio como homem e viveu em pobreza, ao ponto das mulheres que O seguiam usarem seus bens para sustentá-Lo (Lucas 8:3). “Veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem” (Hebreus 5:9).

O inimigo (o ‘grande rei’ do relato) que “sitiou” o humanidade é Satanás, mentiroso e homicida, vencido por Cristo na cruz. A vitória conquistada por Jesus pode livrar do poder do diabo, do pecado e da morte todos os que confiam nEle. Agora o Senhor, o homem pobre e sábio, havendo libertado os que nEle crêem, espera que se lembrem dEle;.

“Lembra-te de que Jesus Cristo que é da descendência de davi, ressuscitou dos mortos, segundo o meu evangelho” (2ª Timóteo 2:8_.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

QUANDO TUDO DESABA

16 Abril


Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

(Mateus 11:28).

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós

( 1ª Pedro 5:7).


QUANDO TUDO DESABA

Francisco estava feliz, pois ia ser pai... As farras com os companheiros eram coisas do passado. Contudo, ele vinha se sentindo cansado há algum tempo. Vários exames foram feitos. Certa manhã, o médico mo chamou... e disse que Francisco estava contaminado com o vírus da AIDES. Foi como se o mundo desabasse sobre a cabeça dele: os planos, projetos, futuros... Tinha vontade de abandonar tudo e fugir. Ele se sentiu profundamente abatido e desamparado, a angústia oprimiu seu coração.

Talvez você também se encontre em uma situação tensa e sem saída, tomado pelo medo e pela depressão. A solução lhe escapa. Onde encontrar a paz? Como se livrar do fardo? Quem pode dar o verdadeiro descanso?

Talvez você já tenha provado tudo: medicamentos, psicoterapias, filosofias e técnicas diversas. Você procura quem se interesse por sua situação, que se preocupe com seu problema, alguém compassivo o bastante, que devote amor verdadeiro por você alguém que possa curar seu mal. Pois bem, existe uma pessoa capaz de compreender as necessidades humanas. Essa Pessoa é Jesus Cristo, o filho de deus. Nós estamos lhe falando não de uma religião, mas de um relacionamento, um relacionamento de amor. Encontrar-se pessoalmente com o Senhor Jesus Cristo é o único meio de transformar a sua vida.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

terça-feira, 15 de abril de 2008

FRUTOS DO ARREPENDIMENTO

15 Abril


Arrependei-vos e crede no evangelho

(Marcos 1:15).


FRUTOS DO ARREPENDIMENTO

Talvez as pessoas se perguntem o que é o arrependimento de fato. Vamos consultar as Santas Escrituras para descobrir.

Arrependimento não deve ser confundido com uma simples mudança em nossas convicções sobre alguma coisa, por exemplo, sobre fé. O versículo de hoje deixa isso bem claro.

O arrependimento não significa que alguém reconheceu ter feito algo errado, pois quando os judeus “compungiram-se em seu coração”, Pedro os advertiu a se arrependerem (Atos 2:37-38). O arrependimento também não é simplesmente a tristeza por causa de pecados cometidos no passado, porque “a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende” (2ªCoríntios 7:10).

Por fim, sobre esse aspecto negativo do arrependimento, ele não é sinônimo de conversão, pois Pedro falou ao povo: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos” (Atos 3:19).

Arrependimento significa uma total mudança em nossa maneira de pensar. Ele condena o egoísmo em nós, nossa vontade própria e nossos pecados e se torna visível na transformação de nossa vida. É um dom de Deus: “Na verdade, até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida” (Atos 11:18). Os servos de Deus são chamados para ‘instruir’ as pessoas, “a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade” (2ª Timóteo 2:25).

O arrependimento produz fruto: são as “obras dignas de arrependimento” (Atos 26: 20), e também salvação e vida, como os versículos acima mas em sua vida não há tais manifestações, então é necessário que você busque o verdadeiro arrependimento que somente Deus pode dar (Atos 5:31).

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

NOSSA VIDA, UMA NEBLINA!

14 Abril


Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece

(Tiago 4:14).


NOSSA VIDA, UMA NEBLINA!

Você alguma vez já observou a neblina? Quando aparece o sol, ela se evapora e depois de um instante já não está mais lá. Assim é nossa vida: uma neblina que aparece por um pouco de tempo e logo some.

Um homem de 80 anos jazia em seu leito de morte. Alguns dias atrás gozava de perfeita saúde. Agora gemia, suspirava e se queixava. De repente, ele exclamou: - Como minha vida foi inútil! Que poderei dizer a Deus quando me apresentar a Ele?

Este homem reconheceu antes de morrer que desperdiçara sua vida. Quantas pessoas se parecem com Ele?!

Felizmente a Escritura não nos lembra somente da brevidade e transitoriedade de nossa vida neste mundo. Também nos mostra o fim de nossa existência para que não tenhamos de dizer: “Como milha vida foi inútil”

Já que nossa vida é breve, deveríamos pensar no que vem após a morte. Enquanto estivermos neste mundo, devemos decidir onde passaremos a eternidade: junto de Deus em sua glória ou longe dEle na perdição. Podemos estar junto a Deus se, agora mesmo, aceitarmos nosso relacionamento com Ele. E para isso temos de crer na obra redentora que Jesus Cristo realizou na cruz. Nossos esforços e boas obras não valem nada nessa questão. Quem confia sua própria vida ao Salvador encontra nesta vida uma paz interior e uma esperança firme que tira todo o medo de estar diante dAquele “que tem, ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver” (1ª Timóteo 6:16)

CARO LEITOR NÃO ESPERE MÁIS, VOCÊ SABE QUE REALMENTE É ASSIM. NINGUÉM PODE NOS GARANTIR PAZ SÓ O SENHOR JESUS CRISTO, POIS NOS DÁ A VIDA ETERNA, CREIA POIS E VIVA ETERNAMENTE.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

O TRONO DA GRAÇA

14 Abril


Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno

(Hebreus 4:16).


O TRONO DA GRAÇA

Os destinatários da epístola aos hebreus eram judeus que tinham se convertido a Cristo. Por isso o autor emprega muitas imagens do antigo Testamento.

Quando fala do “trono da graça” tinha em mente o objeto mais importante do culto do Antigo Testamento: a arca e sua cobertura de ouro (ou propiciatório) com dois querubins lavrados em ouro (Êxodo 25:10-20). Ela ficava no lugar Santíssimo do tabernáculo e testificava a presença de Deus no meio do Seu povo Israel. Sobre os querubins se achava o simbólico trono da santidade, da justiça e do juízo divino ( Salmo 89:14; 99:1). Uma vez por ano o sumo sacerdote entrava no Lugar Santíssimo e espargia a cobertura da arca com o sangue da vítima de um sacrifício. Isso era uma figura da morte do Senhor Jesus na cruz. Agora essa mesma morte fala diante de Deus a favor dos que crêem no Salvador. O simbólico trono de Deus passou a ser o “trono da graça”.

Na antiguidade, só o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano no Lugar Santíssimo. Mas quando o Senhor Jesus cumpriu Sua obra de expiação na cruz, Deus rasgou o véu do templo que impedia a entrada no lugar Santíssimo e, com isso, proclamou que o acesso ao céu estava aberto para o que crê na obra redentora de Cristo. Desde então todo nascido de novo tem livre acesso à presença de Deus e sabe que pode pedir tudo o que necessita, aproximando-se do “Trono da graça”.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

sábado, 12 de abril de 2008

O PREÇO DO CÂNTARO

Pastoral

(Domingo, 13 de abril de 2008)

O Preço do Cântaro

Existe um antigo mas excelente comentário bíblico, escrito por um teólogo metodista inglês, chamado Adam Clarke (1760 ou 1762-1832). A produção dessa obra gigantesca exigiu de Clarke nada menos que 40 anos de trabalho.

Pois esse Adam Clarke estava certa vez pregando numa grande igreja na Irlanda. O culto ia bem, e ele pregou sobre a gratuidade do evangelho; que a água da vida, insistia, era oferecida graciosamente "sem dinheiro e sem preço", como se lê em Isaías 55.1.

Quando acabou de pregar, o dirigente do culto anunciou que naquele instante seria levantada uma oferta para o sustento da obra missionária em outras terras.

O anúncio era de todo pertinente, mas dito assim, logo depois da mensagem, parecia, de certo modo, enfraquecer o que o pregador tanto enfatizara no sermão: "sem dinheiro e sem preço".

Ao chegar a casa onde estava hospedado, Clarke comentou com a sua anfitriã que ele se sentira constrangido com o anúncio feito logo depois da mensagem. Mas ela teve uma resposta interessante. Disse ela:

- Tudo bem, pastor, a água da vida é de graça, justamente como o irmão disse: "sem dinheiro e sem preço"; mas nós temos que pagar pelos cântaros em que ela é transportada.

Se você encontrar algum pregador vendendo a salvação, evite-o. Os dízimos e as ofertas, na igreja de Cristo, não se destinam ao pagamento da salvação, nem à compra de favores espirituais. As bênçãos de Deus não estão numa vitrine de onde poderíamos retirá-las com os nossos dízimos. Deus não vende suas bênçãos; Ele no-las dá. Os dízimos e as ofertas são apenas para o sustento da obra do Senhor. As igrejas evangélicas não pedem dinheiro por telefone, não auferem dinheiro público e não são ajudadas por organizações extra-eclesiásticas.

Não haja dúvida: a água da vida é de graça, mas para levá-la aos outros, precisamos de cântaros. E cântaro custa dinheiro. Prossigamos investindo na obra do Senhor!

Pastor João Soares da Fonseca

jsfonseca@pibrj.org.br

O ANTIGO TESTAMENTO E O SALVADOR

11 Março


Toda Escritura devidamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.

(2ª Timóteo 3: 16).

Convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos

(Lucas 24: 44).


O ANTIGO TESTAMENTO E O SALVADOR

O Antigo Testamento contém toda história da humanidade antes de Jesus, tal como Deus a considera. Por um lado estão os atos e os pensamentos dos descendentes de Adão; por outro, a maneira de agir de Deus, que põe em evidência o pecado do homem a quem Deus quer salvar.

O ser humano é incapaz de salvar a si mesmo e escapar do juízo: sofrimento, morte, juízo eterno. “Não há ninguém, que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis” (Romanos 3: 11-12).

Através dos séculos, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras à humanidade. Sem olhar a culpa dos homens, guiava olhar do seu povo para a obra redentora de Jesus. Mediante símbolos, sacrifícios de animais ou por claras profecias, anunciou que no futuro a obra de expiação seria cumprida. A fé dos fiéis antigos, olhando para o porvir, podia afirmar: “Nossa condição seria desesperadora e só esperaríamos a condenação eterna se Deus não cumprisse algum dia a promessa de enviar um Salvador; porém Ele a cumprirá e graças a esse Deus Salvador haverá perdão para nós”.

Depois de Jesus ter vindo ao mundo, o próprio Espírito de Deus anunciou por meio dos apóstolos: “A este dão testemunhos todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome” (Atos 10: 43).

SÓ JESUS CRISTO SALVA! NÃO SE DEICHE ENGANAR! NÃO HÁ OUTRO SALVADOR NEM INTERMEDIAROR ENTRE DEUS E OS HOEMENS.

Leia o devocional BOA SEMENTE.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

O CONSERVADOR DE TODOS OS HOMENS

10 Abril


Esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis

(1ª Timóteo).


O CONSERVADOR DE TODOS OS HOMENS

A palavra”Salvador” acima citada é traduzida por “Conservador” ou “Sustenta dor” em outras versões. Não interpretemos mal esse versículo; ele não quer dizer que todos os homens serão salvos. Não serão, embora Deus queira que “todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” e para isso tenha enviado Seu Filho (1ª Timóteo 2:4-6). Em nosso versículo de hoje, a palavra Salvador se refere a outro assunto diferente as salvação eterna da alma. Como fiel Criador Deus “salva” Suas criaturas a cada instante providenciando o suprimento das necessidades delas. Dois versículos esclarecem esse pensamento:

Em Mateus 5: 45, o salvador disse na presença dos judeus que se opunham a Deus “para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos”; em Atos 14: 15-17, o apóstolo Paulo se dirige às nações que ignoravam a Deus, afirmando: O “Deus vivo, que fez o céu, e a terra, e o mar, e tudo quanto há neles...beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações”.

ASSIM Deus, que “sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder (Hebreus 1:3), cuida dos homens mesmo quando estes não têm consciência disso. O faraó chamou José de “Zafenete-Panéia”, ou seja “salvador do mundo” ou sustentáculo da vida”, porque graças a ele os egípcios tiveram comida ( Gênesis 41: 45).

Em nosso versículo, Paulo termina dizendo: “principalmente dos fiéis”. Embora toda a humanidade receba os benefícios temporais de Deus, somente os que crêem no Senhor Jesus são privilegiados com o Seus benefícios eternos.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

PARA DEUS TODOS VIVEM

9 Abril


Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, porque para Ele vivem todos

(Lucas 20: 38).


PARA DEUS TODOS VIVEM

Há muitas pessoas que estão convencidas que a morte significa o fim do ser humano. Não crêem na vida após a morte nem na ressurreição dos mortos. Quando Jesus andou na terra, existia uma seita judaica, os saduceus, que pensavam assim.

Certa vez eles fizeram uma pergunta capciosa ao Senhor acerca de uma situação que expunha ao ridículo a ressurreição. Ao lhes responder, Jesus afirmou categoricamente que existia uma vida depois da morte e uma ressurreição. Terminou sua explicação com as palavras do versículo de hoje, extremamente sérias para todos os seres humanos.

Para Deus, todos vivem. Ninguém, nem os mortos, escapa de Seu olhar. Existem pessoas que querem escapar da responsabilidade suicindan -do-se. Porém, com isso não poderão fugir da presença divina, “porque para Ele vivem todos”. Deus tampouco se esquece dos pecados cometidos. Todas as pessoas que morrem sendo incrédulas ressuscitarão para a condenação; o divino Juiz lhes pedirá contra de todas as suas obras e as condenará.

Mas, felizmente, não é necessário que as coisas cheguem a este ponto. Quem se aproxima do Senhor Jesus e Lhe confessa os seus pecados, recebe o perdão e a vida eterna. Para tal alma, a morte é somente uma passagem escura até um glorioso porvir, e não teme porque tem “desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Filipenses 1:23).

Do devocional BOA SEMENTE.

terça-feira, 8 de abril de 2008

DEUS É INDIFERENTE?

8 Abril


Eles dizem: O Senhor deixou a terra, o Senhor não vê.

(Ezequi9el 9:9).

Confiai nele... em todos os tempos; derramai perante Ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio

(Salmo 62:8).


DEUS É INDIFRENTE?

É comum ouvirmos: “Se Deus é realmente bom e poderoso como vocês falam, por que há tanto sofrimento, violência e desordem moral no mundo”?”

Por quê? Porque Deus manda, porém não obriga o ser humano a aceita-Lo. O homem usou a sua vontade, primeiro, para desobedecer e, depois, para crucificar Seu filho, Jesus, o Príncipe da paz, colocando-se debaixo das ordens de Satanás, chamado de o príncipe deste mundo.

Deus permanece indiferente? Ainda hoje Ele chama todos os seres humanos para que se arrependam e procurem o Senhor Jesus. Deus convida, mas não obriga.

No entanto, Seus planos se cumprirão; Sua grande paciência logo se esgotará e todos verão Sua onipotência, seja para libertar os Seus ou para julgar os que O rejeitaram.

A criação é uma prova de Seu poder. A cruz é uma prova de Seu amor. Por isso, a certeza de que Duas pode tudo dá uma reconfortante segurança para o verdadeiro cristão, porque sabe que essa onipotência divina está mesclada com Seu infinito amor.

O salvo em Cristo pode confiar tranqüilamente em Deus e Lhe contar o que o preocupa e assusta. Sabe que o Senhor pode resolver todos os problemas, grandes ou pequenos, e que o fará se é para o bem de Seu redimido.

“Pela manhã, ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã, me apresentarei a ti, e vigiarei. Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal” (Salmo 5: 3-4).

Do devocional BOA SEMENTE.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

ESCAPATÓRIA

7 Abril


O fariseu estando de pé, orava consigo dessa maneira: Ò Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros... O publicano, porém estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!

(Lucas 18: 11-13).


ESCAPATÓRIA

“Quando vemos o que acontece ao nosso redor: violência, imoralidade...”

“As pessoas são tão egoístas...”

“Se todos se preocupassem com os demais...”

Essas são algumas das declarações que muitas vezes ouvimos quando apresentamos o Evangelho a pessoas que não têm interesse nele; elas pensam ter encontrado uma boa desculpa para não aceitar.

Você certamente tem uma opinião de como deveria ser a sociedade, o governo, a juventude e, provavelmente, não esteja errado. Se todos fossem razoáveis, as coisas poderiam melhorar. Especialmente se cada um começasse consigo mesmo...

O que os outros pensam e fazem é problema deles; cada um terá de prestar contas a Deus. Mas você, diante de Seu Criador, reconhece que é pecador perdido e que necessita de um Salvador? Talvez diga: Seria ótimo se as pessoas seguissem o exemplo de Cristo! Porém, você mesmo tem dado lugar ao Senhor Jesus em sua vida? Ele é seu Salvador pessoal? Você lê a Bíblia, que no Antigo Testamento anuncia a vinda de Cristo, nos evangelhos mostra Jesus na terra, sua morte e Sua ressurreição, e as epistolas nos fazem conhecer Seus ensinos? Afinal quem é Jesus para você?

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

VISITE OS - www.alimentandoaalma.blogspot.com

www.alimentandoaalma1.blogspot.com

www.pibrj.org.com.br

sábado, 5 de abril de 2008

OMACHADO DO LENHADOR

Pastoral

(Domingo, 06 de abril de 2008)

O Machado do Lenhador

A fábula é de Esopo. Um lenhador cortava lenha à beira do rio. De repente, o machado escapuliu-se-lhe das mãos e afundou no rio. O lenhador se pôs a chorar. Mercúrio teve pena do homem: - Por que choras?

- Meu machado caiu no rio; sem ele nada posso fazer - explicou o lenhador.

Imediatamente Mercúrio foi ao fundo do rio e de lá trouxe um belíssimo machado de ouro: - É este o teu machado? - perguntou Mercúrio.

- Não, senhor! - respondeu sinceramente o lenhador.

Mercúrio deu novo mergulho e voltou trazendo um machado de prata: - É este o teu machado? - Não, senhor. Este também não é o meu machado!

Pela terceira vez Mercúrio mergulhou e voltou, agora, sim, com o machado do lenhador. Sem conter a emoção, o lenhador apontou para o machado e começou a gritar: - É esse, é esse o meu machado!

Impressionado com a honestidade do pobre homem, Mercúrio resolveu recompensá-lo e lhe deu não só o seu próprio machado mas também os outros dois: o de ouro e o de prata.

O lenhador foi embora. Encontrando os velhos companheiros, contou-lhes o que aconteceu, mostrando os prêmios da sua honestidade. Um deles, vencido pela ambição, resolveu ir ao mesmo lugar a ver se o mesmo lhe acontecesse. Chegou ao local da cena anterior e deixou cair de propósito o seu machado dentro dágua. E começou a chorar. Mercúrio apareceu: - Por que choras?

- Porque o meu machado caiu na água e não consigo achá-lo.

Mercúrio foi ao fundo do rio e trouxe de lá um machado de ouro:

- É este o teu machado? - perguntou Mercúrio.

- Sim, sim, sim, - respondeu impaciente o mentiroso, já tentando tirá-lo das mãos de Mercúrio.

- Não - corrigiu Mercúrio - este não é o teu machado; e como castigo por tua mentira, não te dou este machado como não te trarei o teu próprio.

Pastor João Soares da Fonseca

jsfonseca@pibrj.org.br

O SELO DO CRIADOR

5 Abril


Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.

(Jó 38:4).

Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas na sua roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome, qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?

Provérbios 30:4).


O SELO DO CRIADOR

Não vemos em todas as partes os sinais evidentes de um poder e inteligência superior que formaram o universo com um fim específico? Ou você pensa que tudo o que existe é fruto do acaso? Então o acaso é Deus.

No céu vemos massas luminosas, as quais se acham a grandes distâncias da Terra. Quem as fez e as mentem no curso? Estes astros estão sujeitos a leis precisas que regulamentam seus movimentos, leis que o homem descobriu, de maneira a posição a manifestação de algum fenômeno. Quem estabeleceu tais leis? Quem produziu a luz que emana da todos os corpos que brilham no céu? Foi o acaso? Isso aconteceu por si mesmo? Se alguém afirmasse que uma locomotiva se auto fabricou, se os cálculos e desenhos de um engenheiro, sem a intervenção de trabalhadores que forjaram o aço, as chapas, e colocado todas as peças nom lugar, certamente riríamos de tal pessoa. No entanto, quando se trata do universo e da criação fazem a mesma afirmação, revestida de “caráter científico”, e ninguém ri disso.

EXTRAIDO DO DEVOCIONAL BOA SEMENTE

sexta-feira, 4 de abril de 2008

PENSO LOGO EXISTO

4 Abril


Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são asa tuas obras, e a minha alma e saber muito bem.

Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas esta coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia

(Salmo 139: 14 2 16).


PENSO, LOGO EXISTO.

Essa célebre frase de filósofo René Descartes nos convida a refletir sobre nossas origens e razão de nossa existência.


”Em mim, há um ser que pensa, raciocina, reflete, tem memória, quer e não quer. Qual é a origem do homem, este ser maravilhosamente composto de corpo, alma e espírito; esse organismo cujas partes têm sua determinada função, que cresce e se desenvolve? Quem concebeu órgãos tão delicados e apropriados para o que devem cumprir? De onde vem a alma com suas múltiplas faculdades? e onde vem o espírito que analisa a si mesmo?De onde vem a razão que os homens usam e da qual os incrédulos abusam? Finalmente, de onde vem esse ser interior que pensa no infinito e por maior que se imagine o espaço, por mais longo que conceba o tempo, se sinta obrigado a dizer: Há algo mais que não sou capaz de entender?”

A natureza tem suas leis segundo as quais o homem provém do homem, o animal provém do animal, o vegetal provém do vegetal; porém, quem estabeleceu tais leis? A casualidade, essa causa cega, como os incrédulos a sustentam? “Disse o néscio no seu coração: Não há Deus” (Salmo 53.1) Para o cristão, todas essas perguntas têm uma só resposta: “O Criador fez tudo isso.”

Extraído do devocional BOA SEMENTE..

VISITE O BLOG. www.alimentandoaalma.blogspot.com

CULTO AO VIVO: www.pibrj.org.com