segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O NOVO NASCIMENTO

Sexta-feira 9 Novembro


Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus... Quem n ao nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus

(João 3:3-5).


O NOVO NASCIMENTO

Nicodemos aprendeu, em sua notável conversa com o Senhor Jesus numa noite, sobre o novo nascimento como a única e irrestrita condição para entrar no reino de Deus.

Nicodemos era sem dúvida um homem que ansiava pela verdade, caso contrário não teria o trabalho de procurar Jesus à noite. Nicodemos pensava que, como mestre em Israel, poderia aumentar seu conhecimento; e, como israelita, estava convencido de que tinha direito à cidadania naquele reino com base nas promessas de Deus. Contudo, Israel tinha rejeitado o seu Mestre, que incorporava o reino de Deus em sua Pessoa. Por essa razão, a perspectiva do reino de Deus não mais se relacionava a um reino meramente terreno. Por maiores que tivessem sido seus privilégios, Israel não agira, como nação, de acordo com as exigências que deus fizera aos filhos de Seu reino.

Mesmo que o impossível pudesse acontecer, isto é, que alguém pudesse entrar novamente no ventre se sua mãe e nascer de novo, o resultado não seria diferente do: “O que é nascido da carne é carne” (v.6). É necessária uma origem totalmente diferente: “água (a Palavra de Deus em seu poder purificador) e “Espírito” (em contraste com a carne). É um porcesso espiritual pelo qual o cristão obtém a vida eterna, uma vida segundo a natureza de Deus. Todo aquele que tiver experimentado esta regeneração é nascido “não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1Pedro 1:23). Esta tem sido a sua experiência?

Extraído do devocional BOA SEMENTE

Nenhum comentário: