sábado, 31 de maio de 2008

UNIDADE DO CORPO DE CRISTO

1 Junho


Se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo e sues membros em particular

(1ª Coríntios 12: 26-27).


UNIDADE DO CORPO DE CRISTO

Todas as coisas têm algo que se vê e algo que não. Tomemos como exemplo os cristãos. O que se vê são grandes religiões ou denominações cristãs. As diversas estatísticas nos informam a cerca do número dos batizados e membros de cada uma delas.

O que se vê não è a verdadeira fé, a convicção interior ou o vínculo que resulta disso entre o salvo e seu Senhor. Este vínculo invisível é espiritual. As Escrituras nos ensinam também que existem diversos vínculos espirituais entre os verdadeiros cristãos. Tão ligo uma pessoa crê, ela recebe o Espírito Santo; une-se em primeiro lugar ao Senhor Jesus, e depois também com os irmãos do mundo inteiro. Juntos, formam a verdadeira Igreja, o corpo universal de Cristo.

Se a Igreja, do ponto de vista humano, parece estar dividida e dispersa, no entanto conserva uma harmoniosa unidade espiritual. Esta unidade se mostra primeiro pelo amor mútuo, que transcende a amizade natural entre pessoas que têm algo em comum. Se um sofre por sua fé, os demais também sofrem. Mas triste ainda é quando um cristão cede às pressões do mundo, e então os demais se entristecem e ficam enfraquecidos. “Pela fé, entendemos que... aquilo que se vê não foi feito do que é aparente” (Hebreus 11:3). Isso também se aplica à Igreja de Deus.

Extraído do devocional BOA SEMENTE

UMA CONSCIÊNCIA PESADA

31 Maio


Confessei-te o meu pecado e a minha maldade não encobri... e tu perdoaste a maldade do meu pecado.

Púrica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões

(Salmo 32:5; 51:2-3).


UMA CONSCIÊNCIA PESADA

Durante um encontro de jovens cristãos, um adolescente de 19 anos d idade contou o seguinte:

“Quando eu tinha 14 anos, minha família passou o verão em uma pequena aldeia. Certo dia saí para passear com uns amigos e roubamos ovos de um galinheiro. Quando cheguei em casa, minha mãe imediatamente notou que algo estava acontecendo. Ela me conhecia bem e n ao demorou para descobrir a verdade. Depois de ter dado um sermão, ordenou que eu devolvesse os ovos e confessasse meus atos para o dono da galinheiro.

Com seis ovos na bolsa e temor no coração fui até a casa dele. O que você quer? – perguntou o homem com mau humor. Então confessei tudo. Mas antes que terminasse minha história, ele me agarrou e me deu uma sova como nunca tinha recebido na vida. Primeiro gritei: - Espere, espere! – porque estava com os ovos na bolsa. Porém como ele não parava, me calei, pois sabia que merecia. Por outro lado, me senti bem, por ter certeza de que aquele era um castigo justo pelo pecado que cometi e também porque assim o assunto estaria liquidado. Vocês me entendem?”

Os jovens que ouviram a história consentiriam com a cabeça. Sim, eles entendiam porque uma consciência pesada causa incomodo. E quando esse incômodo é tirado, o alivio é enorme.

O narrador continuou: “Então vocês podem imaginar como me senti quando o Senhor Jesus me assegurou: ‘Teus pecados te são perdoados.’ Para mim esta tudo resolvido, porque na cruz Jesus já recebeu o castigo que eu merecia.”

O PRIMEIRO VÔO

30 Maio


A águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os e os leva sobre as suas asas.

O Deus eterno te seja por habitação, e por baixo de ti estejam os braços eternos

(Deuteronômio 32:11; 33:27).


O PRIMEIRO VÔO

No sopé de uma montanha, há mais de 1800 metros de altura, na solidão dos Alpes austríacos, abriga-se um casal de águias. São o orgulho e a distração de uma ladeia. Dali o observei com binóculos os movimentos dessas grandes aves de rapina.

Em certa manhã parecia reinar uma grande agitação no ninho. Vi claramente duas pequenas cabeças. De repente o casal lançou as duas aguiazinhas no vazio. A princípio, desciam como pedras, movendo as asas desordenada e ineficazmente. Logo começaram a bater as asas com regularidade. A queda parou a 20 metros do chão; a partir de então voltaram a subir lentamente. Nesse mesmo momento, os pais surgiram como relâmpago e interromperam essa primeira lição, colocando-se cada um embaixo de um filhote para trazê-los de volta ao ninho sobre suas asas.

Então pensei como Deus à vezes ensina Seus filhos a utilizar “as asas da fé”. Ele os precipita em circunstâncias difíceis. Ao não terem apoio visível, aprenderão a confiar nas promessas divinas. Logo descobrirão que Deus está presente, debaixo deles, estendendo Sua proteção como as asas da águia (Isaías 40:31).

Sim, contar unicamente com o Deus invisível é uma experiência indizível. Ao nos arrancar de nosso ninho confortável, Sua meta não é fortalecer nossa confiança em sua fidelidade e amor?

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS DE BEM E MAL?

29 Maio


Ai dos que ao mal chama bem e ao bem mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade.

(Isaías 5:20).

Enfadais ao Senhor com vossas palavras; e ainda dizeis: em que o enfadamos? Nisto, que dizeis: Qual que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e desse é que ele se agrada; ou onde está o Deus do juízo?

(Malaquias 2:17).


QUAIS SÃO OS CRITÉRIO

DE BEM E MAL?

Atualmente a diferença entre bem e mal é vaga. As pessoas chamam o mal de bem e o bem de mal. Deus, contudo, faz uma clara distinção entre ambos e, portanto, nós também podemos fazer. O padrão de medida não é nossa consciência,, inteligência, coração nem as leis de nosso país. Por exemplo, morar junto sem ser casado é uma situação comum hoje em dia e até amparada pela lei. Então deveria ser um padrão normal e aceitável? De jeito nenhum! Deus não muda Seus estatutos por causa de Suas criaturas. O que Ele determinou parsa o homem e “sua esposa” está escrito em sua Palavra (Gênesis 2:24) como um guia invariável e seguro.

Um experiente assaltante foi intimado a comparecer perante o tribunal. O juiz lhe perguntou: “Você não, sente nenhuma vergonha por ter essa ocupação?” O acusado respondeu: “Meritíssimo, não seria uma má ocupação se eu pudesse continuar com ele.”

“O perverso não conhece a vergonha”, escreveu o profeta Sofonias (3:5). Essa não é uma característica da sociedade moderna? A razão é: “Rejeitaram a palavra do Senhor; que sabedoria, pois, teriam?... Porventura, envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, d maneira nenhuma se envergonham, nem sabem que coisa é envergonhar-se”( Jeremias 8:9,12).

Como podem avaliar questões morais? Simples: perguntando a Deus. Salomão pediu ao Senhor “um coração entendido... para que prudentemente discirna entre o bem e o mal”(1 Reis 3:9), ou seja, um coração que conheça e obedeça os mandamentos de Deus.

Só entrará na nova terra, a nova Jerusalém, aqueles que amam a Deus e por isso guardam Seus mandamentos.

terça-feira, 27 de maio de 2008

DERRUBADA DE BARREIRAS

28 Maio


VENERADO SEJA ENTRE TODOS O MATRIMÔNIO

(Hebreus 13:4).


DERRUBADA DE BARREIRAS

Quando o Senhor Jesus viveu neste mundo, as pessoas eram conscientes de que qualquer forma de indecência e obscenidade é pecado. Na parábola do filho pródigo, o filho mais velho reprovou seu pai por ter matado o bezerro cevado para aquele que tinha dissipado os bens paternos com prostitutas (Lucas 15:30).

Hoje nos consideram0os mais liberais nesse aspecto. Para muitos, fornicação ou sexo fora do casamento é normal. Eles não têm nenhum problema quanto a isso.

No entanto, a invariável e eterna Palavra de Deus diz algo completamente diferente. A Bíblia deixa claro que relações sexuais são um privilégio dos casados. Ele acha tudo o mais ou seja, o sexo antes ou fora do casamento de fornicação e adultério. Esse é um pecado grave aos olhos de Deus. A continuação do versículo de hoje diz: ,”porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará”. Isso é terrível e os cristãos que transgridem ou ignoram os mandamentos de Deus e a esse respeito se colocam sob tal julgamento.

Todas as barreiras restritivas foram derrubadas, e, acima de tudo, a mais importante: o temor do Senhor. A luxuria e a paixão, portanto, correm soltas. Isso conduz à infelicidade e a conflitos íntimos, cuja causa muitas vezes é desconhecida para os envolvidos. Há somente uma solução: voltar-se para Deus, como o filho pródigo, confessando: “pequei”, e abandonar o pecado. Então Deus pode e irá lhe perdoar e mostrar Sua misericórdia.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

RECEBER A LIBERDADE

27 Maio


Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.

Se, pois o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres

(João 8:34 e 36).


RECEBER A LIBERDADE

Um jornalista perguntou a um escritor inglês:

- Seu tema favorito é a liberdade, certo?

- Sim. Mas como conquistar essa liberdade? Essa pergunta é minha obsessão e constitui a trama de todos os meus livros.

A Escritura nos ensina que essa liberdade não se conquista, se recebe. Foi um privilégio concedido a Adão. Deus o havia criado livre. Ele podia comer livremente de qualquer árvore do jardim do Éden (Gênesis 2:16). Sua liberdade se realizava na medida em que se relacionava com seu Criador e respeitava a ordem divina:”Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás” (Gênesis 2:17). Porém ao transgredir esse mandamento, adão se tornou pecador (Romanos 5:12). Desde então o homem está sujeito à escravidão do pecado e ao “medo da morte” (Hebreus 2:15; Romanos 8:20-21).

No entanto, a graça de Deus se manifestou. Cristo veio. Ele é o Redentor que nos resgata da escravidão do mal. Ele produz uma mudança radical que a Bíblia chama de novo nascimento. Então podemos receber a liberdade, liberdade em nossa relação com Deus a quem conhecemos como nosso Pai celestial. Essa liberdade também transborda para nossos relacionamentos com os que nos rodeiam, a quem já não vemos como incômodos estranhos, mas como pessoas que Deus ama e deseja ter como filhos.

Caro leitor, você é livre, sabe qual é o seu futuro na eternidade?

Espero encontrar-lhe na morada dos libertos por Jesus Cristo. Onde não há pranto nem dor, pões o pecado lá não entra só os remidos pelo sangue de Jesus Cristo que nos perdoa todos os nossos pecados pela graça do amor de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador podem lá estar.

domingo, 25 de maio de 2008

DEUS NOS DEU GRATUITAMENTE


26 Maio

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente (1ª Coríntios 2:12).

DEUS NOS DEU GRATUITAMENTE

Favor ler 1ª Coríntios 2:1-16

Sabemos que no mundo um belo discurso, certo carisma e “palavras persuasivas de sabedoria humana podem ser suficientes para assegurar a vitória de qualquer cousa. Mas Deus não usa essas habilidades humanas nem estratégias de propaganda para nos fazer conhecer a (vv. 4-5). Apesar de seu elevado nível de instrução, Paulo não brilhou em Corinto por sua sabedoria, cultura ou eloqüência. Isso seria uma contradição ao seu ensinamento, pois a cruz de Cristo que ele anunciava representa justamente o fim de tudo aquilo que do qual o homem se orgulha. Mas, longe de sair perdendo com isso, o crente tem recebido as coisas visíveisaquiloque por Deus nos foi dado gratuitamente” – e simultaneamente o meio para discerni-las e delas desfrutar; o Espírito Santo, o único agente que Deus utiliza para nos comunicar Seus pensamentos (v.12). De que serviria uma partitura sem os instrumentos musicais para interpretá-la, ou um disco sem o aparelho para tocá-lo? Por outro lado, que efeito teria um belo concerto para uma platéia de pessoas surdas? Assim a linguagem do Espírito Santo é incompreensível ao “homem natural”. Em contrapartida o “homem espiritual” pode apreciar as coisas espirituais por meio de recursos espirituais (vv.13-15).

Extraido do devocional Boa Semente

sábado, 24 de maio de 2008

O DIA EM QUE TUDO SE ABRIU

25 Maio


E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecese e, ao terceiro dia, ressuscitou dos mortos; e, em seu dia, ressuscitou dos mortos; e em seu nome, se pregassem o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações

(Lucas 24:46-47).


O DIA EM QUE TUDO SE ABRIU

O capítulo 23 do evangelho de Lucas termina com um triste crepúsculo. Jesus havia sido posto na tuba, já não havia esperança para os discípulos. Porém, no capítulo 24, na manhã da ressurreição, tudo se abriu, descortinando um futuro de glória e gozo, conseqüência de uma tumba vazia. O sepulcro se abriu, o anjo removeu a pedra (v3). Jesus estava vivo; Ele ressuscitara!

O coração dos discípulos que voltavam para Emaús estava turbado pela tristeza. Porém alguém se aproximou e começou a caminhar com eles, alguém que fazia arder o coração deles enquanto as escrituras eram abertas (v.27). Por meio dos livros de Moisés e dos profetas do Antigo Testamento, o próprio Mestre lhes explicou tudo o que deveria se realizar.; quando estava à mesa com eles e deu graças pelo pão, os olhos daqueles homens se abriram e O reconheceram (v.31).

Um pouco mais tarde, os temerosos discípulos, com as portas trancadas, repentinamente viram o Senhor no meio deles (v 36). Daí em diante será que não deixaram as portas abertas para serem as valentes testemunhas da ressurreição?

Então Jesus lhes abriu o entendimento (v.45) para compreende-rem o que Ele lhes dizia. O evangelho se abriu: o perdão dos pecados logo seria anunciado a todas as nações (v.47). A sua boca, querido leito, não se abrirá para dar testemunho dessas coisas (v.48) e louvar a Deus continuamente (v.53)?

PLANTAS CARNÍVORAS

24 Maio


Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro

(2ª Pedro 2:19-20).


PLANTAS CARNÍVORAS

A sarracena é uma magnífica planta com folhas em forma de bolsinhas, estreitas na parte inferior e mais larga na parte superior. Esse bolsinho contém um líquido que enlouquece os insetos. Atraída pelo odor desse líquido, uma vespa pousa na borda desse receptáculo e se deleita com as gotas que encontra nele. Arriscando-se cada vez mais, avança em direção aos pêlos inclinados no fundo. Mas quando quer escapar, os pelos se endurecem e a aprisionam; ela se esforça em vão. Finalmente, esgotada, cai no líquido do qual pensava que se saciaria; afoga-se nele e logo é “digerida” pela planta graças a enzimas e ácidos.

Assim acontece com o pecado. Primeiramente ele nos tenta, nos atrai oferecendo prazer fáceis. E ao prova-los passamos a deseja-los cada vez mais. Embora decidamos parar entes que seja tarde demais, nos deixamos levar e, sem nos dar conta, atravessamos o limite. A consciência fecha-se à voz de Deus.

O que é o pecado? Há um limite que permite defini-lo? O pecado se mede com uma regra absoluta: a vontade de Deus revelada na Bíblia. Pecado é tudo o que não respeita essa vontade, o qual nos condena. “Mas graças a Deus que, tendo sido servo do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertados do pecado, foste feitos servos da justiça... Agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:17-23).

sexta-feira, 23 de maio de 2008

A MAJESTADE DO FILHO DE DEUS

23 Maio


Dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz. Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação

(Colossenses 1: 12- 15).


A MAJESTADE DO FILHO DE DEUS

O verdadeiro cristianismo não é uma religião, isto é, um conjunto de doutrinas que se segue à risca. O Cristianismo é o conhecimento de uma Pessoa. É o Cristo conhecido, amado, obedecido e imitado. Fomos colocados em relacionamento com uma pessoa incomparável: o Filho do amor do Pai. Ele nos deu uma herança na luz, um lugar em Seu Reino, o perdão dos pecados, a paz que fez através do Seu próprio sangue e a vida eterna. A grandeza de quem a cumpriu torna tal obra imensa.

O primeiro capítulo da epistola aos Colossenses reúne em um deslumbrante quadro algumas das glórias do filho de deus: o que Ele é, o que se tornou, o que fez por nós e de nós. Tais versículos afirmam Sua dupla primazia: sobre o universo criado e sobre Sua Igreja. Seu duplo título de Primogênito de toda a criação ( ou seja, o Herdeiro universal) e de “primogênito entre os mortos”. Através dEle, a vida surgiu do nada quando Ele criou tudo, e igualmente a vida surgiu da tumba quando Ele ressuscitou. Ele é o Criador de todas as coisas nos céus e na terra (v 16). Ele é o Reconciliador de todas as coisas na terra e nos céus (v20). É o Senhor quem deve ter a preeminência em todas as coisas: nos céus, na terá e em nosso coração.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

CULTO ON-LINE aos Domingos às 10h00e às 19h00

www.pibrj.org.br

quinta-feira, 22 de maio de 2008

COISAS DIFÍCEIS DE EXPLICAR

22 Maio


O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito

(João 3:8).


COISAS DIFÍCEIS DE EXPLICAR

A regeneração é um assunto misterioso. Um nascimento natural acontece em um ambiente familiar e terreno onde nossos órgãos desempenham um papel. Quando alguém “nasce do Espírito”, este nascimento não pode ser visto nem testemunhado por outra pessoa. O processo de novo nascimento não pode ser analisado pela inteligência humana.

Apesar de todo o processo científico, ainda não podemos explicar como a vida natural se originou na criação visível, o que tem levado muitos a não ver nenhuma diferença fundamental entre a humanidade que tem alma e o resto da natureza. Então como seria possível explicar o que é a vida espiritual?

Nossa incapacidade de explicar os processos espirituais, contudo, não significa que estamos lidando com algo fantasioso que existe somente em nossa imaginação. Assim como a vida natural se expressa no desenvolvimento pleno de uma pessoa, há também sinais de crescimento espiritual. O “novo homem”é reconhecível por causa de sua nova maneira de viver. Saulo, que se tornou o apóstolo Paulo, é um bom exemplo. Após reconhecer que Cristo era o Senhor, o que era inconcebível para ele antes, perguntou ao Senhor diretamente: “Senhor, que farei?” (Atos 22:10). Ele perseguia cristãos; agora os amava. A vida dele provou claramente que Saulo tinha se transformado em um outro homem. Tinha “nascido de novo”.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

O DEUS QUE É AMOR

21 Maio


Deus é amor

(1ª João4.8).


O DEUS QUE É AMOR

Há poucas palavras em nosso vocabulário cujo significado tenha sido tão distorcido quanto ‘amor’. Muitas pessoas chamam o que fazem de “amor”,quando na verdade é “luxuria”, pois o conceito delas de amor não vai além dos desejos carnais, e o tempo prova isso.

Outros consideram o amor o exemplo máximo do quer é bom e moralmente nobre. Assim, eles o entendem como a prática do bem e da comunhão. Não há dúvida de que o altruísmo é uma virtude do verdadeiro amor, pois não existe egoísmo envolvido. Mas onde encontrar tal amor em um mundo dominado pelo ódio e inveja – um genuíno amor onde possamos descansar?

No entanto, um amor assim pode ser experimentado. Ele existe, ainda que não possa ser encontrado entre nós, humanos. É o amor de Deus, do qual a Bíblia fala. Sua mensagem é: Deus nos ama. E Ele nos ama não por ter descoberto algum bem em nós. Por natureza, somos inimigos de Deus, ao rejeitarmos e sequer toleramos a autoridade divina sobre nós. Contudo, Deus nos ama porque Ele é amor. Isso não é uma mera característica dEle. O amor é a própria essência de Deus. Assim como Deus é luz, Ele é amor.

Ser amado é uma necessidade humana. Se procuramos amor no mundo, ficaremos desapontados. Deus, contudo, nos deu prova de Seu amor ao nos dar Jesus Cristo, Seu próprio Filhos, para morrer pos nós. Deus nos ama pessoalmente também. Leia a Bíblia e descubra muito mais coisas sobre Deus.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.


segunda-feira, 19 de maio de 2008

A MORTE É O FIM DE TUDO?

20 Maio


Não vos maravilhes disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o nem sairão para ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação

(João 5:28-29).


A MORTE É O FIM DE TUDO?

Saul, o primeiro rei de Israel, rodeado de inimigos em uma batalha, se lançou sobre sua espada (1 Samuel 31:4). E Judas, cativo do remorso por ter traído Jesus, se enforcou (Mateus 27:5). A Bíblia revelam o trágico suicídio desses dois homens. Ela também afirma que Caim não pôde se livrar da culpa de haver assassinado seu irmão Abel. Ele carregou sua maldição até o fim da vida (Gênesis 4:9-16).

Deus disse: “Não matarás”(Êxodo 20:13), porque considera sagrada cada vida humana. Só Ele tem o direito de dar a vida ou de tirá-la (1 Samuel 2:6). Matar alguém ou matar a si mesmo é um grave pecado.

Além disso, seria a morte o fim de tudo, o fim do ódio, das angústias e preocupações? Quem pensa assim está errado! Continua-se vivendo após a morte do corpo. A alma continua vivendo. A morte não é o aniquilamento, nem o vazio, nem o repouso absoluto. A morte é o castigo dos atos humanos executados sem Deus. Porque “aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois, o juízo (Hebreus 9:27). Todos os que morreram sem crer no Evangelho do Senhor Jesus Cristo irão para um lugar de castigo eterno e de definitiva separação de Deus. Porém, “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 6:23).

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

UMA PEQUENA PEDRA

19 Maio


Jesus Cristo é a principal pedra de esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito

(Efésios 2:20-22).


UMA PEQUENA PEDRA

Na juventude, Guido tinha vivido nos campos da Itália. Quando foi trabalhar na França. Conseguiu um emprego no departamento de manutenção de uma fábrica. Guido sempre teve um profundo respeito por Deus. Quer estivesse no campo em uma obra, não suportava piadinhas sobre religião.

Certa vês, quando tinha mais de trinta anos, alguém lhe deu uma Bíblia de presente. Ele a leu e pouco a pouco sua visa espiritual se desenvolveu. De um temeroso respeito pelo Senhor passou a um claro conhecimento de Seu amor. Ao freqüentar reuniões cristãs descobriu o que era a verdadeira Igreja. Apesar de sua aparente dispersão, na realidade ela é um edifício espiritual composto por matérias espirituais: os próprios salvos em Cristo.

Como homem de convicções, Guido viveu de acordo com suas descobertas. Ele sempre dizia: “Sou uma pequena pedra na Cãs do Senhor”. De fato, em seu país natal, a maioria das casas era feita de pedras unidas com cal. Eram necessárias grandes pedras para as fachadas e os ângulos, e menores para calçar as primeiras. Cada uma tem sua utilidade.

O mesmo acontece conosco como Igreja. Cada um tem seu papel particular, que coopera para que todo o conjunto, ou corpo, funcione bem.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

RETRATO DE FAMÍLIA

18 Maio


Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultério, prostituição furtos, falsos testemunhos e blasfêmias

(Mateus 15:19).

Porque não há diferença. Porque toso pecaram e destituídos estão da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus

(Romanos 3:22-24).


RETRATO DE FAMÍLIA

Um missionário tinha distribuído numerosos exemplares do Novo Testamento a nativos do norte da Índia. Um deles lhe perguntou:

- Você escreveu o primeiro capítulo da carta aos romanos depois que chegou aqui?

- Não, de modo nenhum. Essa carta foi escrita há quase dois mil anos.

É extraordinário! Ela faz uma descrição exata do pecado que existe no meu país hoje, replicou o nativo.

O mesmo pode ser dito de todos os países. É fácil compreender isso. De fato, pela mesma carta aos romanos sabemos que “por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” (5:12).

Você leu bem: todos os homens! Uma enfermidade genética pode alcançar somente uma fração da humanidade, mas a marca do pecado tem se transmitido desde nossos primeiros pais a toda a humanidade; trata-se de um mal incurável e universal. Todos somos pecadores, qualquer que seja nossa etnia.

Só a salvação de Deus pode nos livrar de uma situação sem saída. “Esta é uma palavra fiel e digna de aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores” (1ª Timóteo 1:15).

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

PASTORA - QUAL É O SEU DEUS?

17 de maio de 2008)

Qual é o seu Deus?

Todos os homens nascem propensos à religião. Por isso, cada povo tem a sua mitologia. Cada indivíduo tem o seu deus. Talvez alguém proteste dizendo: "Eu, não; eu não tenho deus algum; eu sou ateu". Será que é mesmo? O profeta Miquéias já denunciava: "Pois todos os homens andam, cada um em nome do seu deus..." (Mq 4.5a).

Olhando a vida, constatamos que alguns adoram a Mamon (o dinheiro); outros, a Baco (o vinho); outros, a Marte (a guerra); outros, a Eros (a carne); outros, a Vênus (a beleza), e assim por diante. Quando o apóstolo Paulo chegou a Atenas, a capital dos gregos, ele viu ali inúmeros altares homenageando deuses diversos. Um deles ficou em sua memória por causa de uma inscrição curiosa: "Ao Deus Desconhecido" (At 17.23). Isso confirma a constatação de Miquéias: "todos os homens andam, cada um em nome do seu deus". Chesterton, escritor inglês, disse que "quando alguém deixa de crer em Deus, não crê mais em nada". Mas Muggeridge, outro inglês, preferiu dizê-lo diferente: "É pior que isso. Quando alguém deixa de crer em Deus, passa a crer em qualquer coisa". O vazio religioso leva as pessoas ao cúmulo de adorarem ídolos de gesso, de concreto, de madeira, de ferro. Outros adoram ídolos humanos (atores, atrizes, gurus religiosos, escritores, jogadores, padres, pastores...). Outros ainda divinizam o conhecimento, a ciência, o conforto, o sucesso, o poder... E há aqueles, como enuncia velha frase, que adoram o próprio umbigo.

Deus é Criador, mas não é ditador. Ele deixa à criatura a decisão de o adorar ou não. Porque culto compulsório já não seria adoração, seria tortura, além de insincero. Miquéias, na continuação do verso, resume bem o que deveria ser o ideal de Israel: "...mas nós andaremos para todo o sempre em o nome do Senhor nosso Deus". Além de ser espontâneo, o culto legítimo não é fogo de palha: é, como diz Miquéias, "para todo o sempre". É assim o seu culto?

Pastor João Soares da Fonseca

jsfonseca@pibrj.org.br

Pastor da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro

O PERFUME DE MARIA .

16 Maio


Onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória

(Marcos 14:9).


O PERFUME DE MARIA (João 12:1-8).

Maria não tinha vindo para ouvir um sermão, embora o maior dos pregadores estivesse presente naquele lugar. Nesse dia o propósito dela não era sentar-se aos pés de Jesus para escutar sua Palavra (Lucas 10:39).

Tampouco tinha vindo para lhe pedir algo, nem para buscar conselhos, como no memorável dia em que o Mestre ressuscitar seu irmão Lázaro.

Nem tinha vindo com a intenção de se encontrar com outros discípulos, embora a comunhão com eles fosse sempre uma experiência agradável. Naquele momento, a companhia deles não era a que ele a desejava.

Não tinha vindo ao fim de um dia de trabalho e cansaço para ser consolada elo Mestre, ainda que soubesse por experiência que Ele era a melhor Pessoa que poderia compreendê-la.

Não, Maria tinha vindo, no mesmo momento em que todos se mobilizavam contra o santo Filho de Deus, para derramar sobre Seus pés, em sinal de homenagem, o perfume de muito preço que havia guardado somente para Ele. Ela não pensava nos fariseus. O Senhor Jesus era o único que fazia transbordar seu coração de reconhecimento e adoração

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

CULTO ON-LINE: aos Domingos às 10h00 e às 19h00

Primeira Igreja Batista do rio de Janeiro

www.pibrj.org.br

quarta-feira, 14 de maio de 2008

PRESTAR CONTAS

15 Maio


Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo.

(2ª coríntios 5:10).

Pela minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus

(Romanos 14:11-12).


PRESTAR CONTAS

Muitas faltas não são castigadas pela justiça humana, como a maledicência, a soberba, a avareza, e muitas formas de imoralidade.

Outras como roubar, mentir, enganar o cônjuge, defraudar o fisco, falsificar mercadorias, são praticadas sem qualquer constrangimento, desde que a parte afetada não saiba!

Pode-se escapar das leis humanas, mas é impossível escapar da lei e da justiça divinas, porque os olhos de Deus vêem até o que há no mais profundo de nosso coração. “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar” (Hebreus 4:16). Sim, Deus sabe de todas as nossas faltas.

Como saldar essa dívida? Para nós é impossível, mas não parta Deus. Toda Sua justiça foi plenamente satisfeita mediante a obra de Jesus Cristo na cruz. Basta que creiamos nela.

“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação., por nosso Senhor Jesus Cristo ( 1ª Tessalonicenses 5:9).

De todas as nossas falhas, a maior e mais insensata seria recusar a salvação que Deus oferece.

Caro leitor, não se deixe enganar. Só ao Senhor Jesus Cristo foi dado o poder de nos representar diante de Deus e advogar a nosso favor por haver Ele morrido na crus por nossos pecados e ressuscitado ao 3º dia.

SÓ JESUS CRISTO SALVA.

terça-feira, 13 de maio de 2008

A ARCA DE NOÉ

14 Maio


Fazer para ti uma arca...e entrarás na arca... tu e toda a tua casa

(Gênesis 6: 14, 18; 7.1).


ARCA DE NOÉ

Nos países cristãos, quase todos já ouviram falar sobre o dilúvio.

Na História de muitos povos antigos há relatos sobre tal acontecimento. A Bíblia nos diz que a maldade da humanidade chegou a tal ponto que Deus não pode mais suportar e teve de executar um julgamento. “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor” (v.8). Por natureza, ele não era diferente dos demais, porém Noé andou com Deus (v.9). Ele procurou fazer a vontade de Deus e buscou Sua face.

Noé obedeceu quando Deus lhe mandou construir uma arca. Por meio dela, ele, sua família e criaturas de todas as espécies foram salva do julgamento. Ele creu em Deus e provou sua fé construindo a arca por cento e vinte anos, o que foi um sermão visível para seus contemporâneos. Contudo, no final, apenas oito pessoas foram salvas. Leia a história toda em Gênesis, capítulo 6 a 8, Hebreus 11:7 e 1ª Pedro 3:20.

Tempos depois, Jesus usou esse exemplo para mostrar que a mesma coisa aconteceria quando o julgamento viesse sobre o mundo no futuro (Lucas 17:26-27). O mal cometido pela humanidade novamente será julgado e punido. Mas no presente, Ele, o Salvador, lança um apelo a todos: “Rogamos-vos, pois, da part4e de Cristo que vos reconcilieis com Deus” (2ª Coríntios 5:20).

A arca é um símbolo do Senhor Jesus Cristo, que “nos livra da ira futura” (1ª tessalonicenses 1:10). Foi o próprio Deus que fechou a porta da arca de Noé, e Ele mesmo já determinou um tempo quando a porta da graça também será fechada para sempre. DE QUE ALDO VOCÊ FICARÁ

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

DEUS ME PROCURA!

13 Maio


Inclinai os vossos ouvidos a minha voz; atendei bem e ouvi o meu discurso.

(Isaías 28:23).

Porque o filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido

(Lucas 19:10).


DEUS ME PROCURA!

Bernardo passava uma temporada de férias com seus netos quando se encontrou com Deus, ou melhor, quando Deus o encontrou.

Em uma ensolarada tarde, enquanto vigiava os pequenos jogando à beira de um lago, observou um grupo de jovens cuja maneira de se vestir e de se comportar o intrigou. Os jovens logo entoaram um cântico cristão e um deles veio se sentar no esmo banco onde Bernardo estava. Este visivelmente impressionado, perguntou:

- É verdade que Deus me procura?

- Sim, com toda a certeza, respondeu o jovem.

Então Bernardo explicou que era a terceira vez durante o verão que ouvia aquele hino cantado por diferentes grupos. O cristão então lhe disse que Deus realmente o amava e desejava liberta-lo do peso de seus pecados. Bernardo, impressionado pela situação que acabara de viver, ficou muito atento. De boa vontade aceitou o Novo Testamento e os folhetos que o jovem lhe ofereceu, prometendo que os leria.

Para ele foi um encontro decisivo com esse Deus de amor que o buscava há muito tempo. Por fim, Bernardo aceitou ser amado e o Senhor Jesus se tornou seu Salvador.

Querido leitor, nesse momento Deus também está buscando você Não esgote a paciência divina ao se recusar ser achado. Um dia poderá ser muito tarde.

Extraído do devocional BOA SSEMENTE

segunda-feira, 12 de maio de 2008

ISRAEL NÃO ESTÁ SÓ

12 Maio


Ele satisfez-lhes o desejo, mas fez definhar a sua alma

(Salmo 106:15).


ISRAEL NÃO ESTÁ SÓ.

Leia Números 11:10-23.

E aqui encontramos Moisés desencorajado! Ele culpa o Senhor por ter de suportar o peso de todo aquele povo (v.11), ele mesmo que no final do capítulo anterior falava triunfantemente dos “milhares de milhares de Israel”. É claro que Moisés nãop podia carregar a responsabilidade desse povo “sozinho”, porém, de fato, ele não estava só! O próprio Senhor levava Israel “sobre asas de águia” (Êxodo 19:4) e “como um homem leva a seu filho” (Deuteronômios 1:31).

O Salmo 106 relembra esse triste episódio: “Cedo, porém, se esqueceram das suas obras e não lhe aguardaram os desígnios; e entraram a Deus na solidão. Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma” (vv. 13-25)

Encontramos aqui uma verdade muito séria. Quando insistimos em colocar as mãos em algo que Deus não tem a intenção de nos dar, talvez Ele nos permita finalmente ter aquela coisa, mas com conseqüências desastrosas. Para esse povo, elas estão descritas nos versículos 19, 20 e 33. A palavra traduzida como “definhar” literalmente significa consumir progressivamente. Para nossa alma, definhar é muito pior que adoecer.

Que Deus nos guarde dessas cobiças “que fazem guerra contra a alma” (1ª Pedro 2:11), enquanto nos ensina a estarmos satisfeitos tanto com o que Ele tem nos dado... quanto como o que retém de nós.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

CULTO AO VIVO : www.pibrj.org.br - Domingoa às 10h0e às 19

O RESTAURANTE FAMOSO

11 Maio

Pastoral

O Restaurante Famoso

Chama-se "Moonlite" e fica na pacata cidade de Owensboro, no Kentucky. A cidade é pequena, mas o restaurante é a grande estrela da região. Vai gente de longe comer lá. A fila é imensa, seja qual for o dia da semana. A primeira vez que lá estive, nem percebi que comi tanto. Era um bifê, tipo comida a quilo, mas sem a balança. Comi tanto, que depois me senti pesado, até com mal-estar. O mesmo aconteceu com a Peggy e com a irmã dela. Da última vez que aí fomos, já havíamos aprendido a lição e decidimos que não íamos cair nessa tentação de novo. Comemos menos, bem menos, como pessoas normais.

Uma pergunta me assediava enquanto esperava o garçom trazer o meu pedido: por que um restaurante se torna tão famoso numa cidade tão pacata? Por que tanta fila diante de um prédio de simplicidade desconcertante, de luxo nenhum? O chão é forrado com um carpete modesto, já bem pisado, batido e desbotado. Corri os olhos pelas paredes: a pobreza da decoração é visível. O teto, as mesas, as toalhas, as cadeiras... tudo muito, muito simples.

Mas a comida... Ah, a comida! Deve ser assim o tal manjar dos deuses de que falam os poetas.

Não, um restaurante não precisa ter luxo, precisa ter comida boa. Nem estar localizado num prédio suntuoso, não precisa ser um primor de decoração. Precisa ter, isso sim, comida gostosa.

Com os pensamentos veio, de sobremesa, uma lição: pensei em igrejas de belas paredes, decoradas com arte e requinte, plenas de conforto, que oferecem tantas atrações, menos o principal: comida para a alma. Em 1942, isso já angustiava o poeta argentino Frederico Pagura, que escreveu:

"Senhor, que é nosso templo,

se não estás presente?/

Que valem as paredes e os vidros a brilhar?

E de que vale o coro e o órgão tão potente

se tua eterna glória aqui não habitar?" (HCC-508).

Às vezes, um restaurante não dá só o que comer, também o que pensar.

Pastor João Soares da Fonseca

jsfonseca@pibrj.org.br

sexta-feira, 9 de maio de 2008

ALERGRAR-SE, ORAR E AGRADECER A DEUS

10 Maio


Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco

)Tessalonicenses 4: 16-18).


ALEGRAR-SE, ORAR E AGRADECER A DEUS

O apóstolo Paulo bem podia convidar os cristãos a estarem sempre alegres. Ele tinha posto em prática em sua vida – cheia de todos os tipos de dificuldades – as exortações que dirigia aos demais. Por isso podia ser categórico ao ressaltar: “sempre”m “sem cessar”, “em tudo”, ou seja, quando a vida é mais complicada e quando é mais fácil.

Em comparação com o modo de vida de cinqüenta anos atrás, temos certas facilidades no plano material, porém isso não impede que cada um tenha seus problemas. Sempre nos é possível orar, seja em meio às provas ou quando vemos o mal se estender ao nosso redor. Contudo, temos liberdade par Ler Bíblia, render culto a Deus e, em muitos países, difundir o Evangelho. Se todas as facilidades exteriores desaparecessem, ainda teríamos nosso relacionamento com Deus, o qual nada, nem ninguém, pode interromper, e ainda poderíamos nos alegrar, orar e agradecer a Ele. Como, pois, continuamente nos queixamos de nossa sorte?

Tenhamos sempre em mente os motivos para nos alegrarmos. Confiemos sem cessar em Deus; assim em todas as coisas poderemos dar graças, tal como Deus que façamos.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

A ANGÚSTIA DE VIVER

9 Maio


Porque eu bem sei o pensamento que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

(Jeremias 29:11).

Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer,

(Romanos 15:13).


A ANGÚSTIA DE VIVER

Em um supermercado, Bruno, um menino de onze anos de idade, foi surpreendido furtando um brinquedo; a polícia o conduziu até sua casa. Ali não havia ninguém; a mãe dele estava trabalhando. Muito envergonhado, o menino se jogou do sétimo andar.

Beatriz, violentada por seu padrasto, tomou uma forte de medicamento para acabar com sua vida torturante.

Tiago, depois de um fracasso escolar, teve medo do futuro. Não teve coragem de dividir com ninguém sua angustia e se enforcou.

“Quero desaparecer deste mundo que não entendo. Amo vocês.” Esta foi a última mensagem de Pedro, um brilhante aluno, a seus pais.

Na França, anualmente cerca de 15 mil pessoas efetivamente se matam; e 12 mil tentam o suicídio. É a primeira causa de morte entre adultos de 25 a 34 anos, e a segunda entre adolescentes, ficando atrás somente dos acidentes. Por que milhares de jovens experimentam essa dificuldade de viver? Dizem que a vida é muito dura, que não há futuro. Não suportam os conflitos, o divórcio dos pais, o desemprego, etc. alguns carregam uma pesada carga de culpa, resultado de condutas imorais. Essa é sua angústia ou de alguém que você conhece?

Anime-se! Existe Alguém que pode compreender você. O Deus que o formou e que ama você é capaz de lhe dar um futuro que está acima de toda imaginação humana. Basta você acreditar nEle. Os problemas temporais não se comparam aos problemas eternos. O suicídio é um erro que você terá de suportar por toda a eternidade. Hoje mesmo receba o Senhor Jesus como seu Salvador e experimente o que é ser cuidado pelo Bom Pastor. “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir, em vim para que tenham vida e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10:9-11).

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

A ESTRELA PRATEADA

8 Maio


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito. Para que todo que nELe crer não pereça mais tenha a vida eterna.

(João 3:16).


A ESTRELA PRATEADA

Há sessenta anos, 9 de maio foi o primeiro dia de paz na Europa após a devastação da Segunda Guerra Mundial. Pouco depois disso, um pai andava nas ruas de uma grande cidade norte-amaricana com seu filhinho. Ambos notaram estralas prateadas pregadas nas janelas de várias casas. Isso significava que a família que vivia ali havia perdido um filho na libertação da Europa. Em algumas havia duas estrelas: dois filhos mortos. A criança começou a contar aquelas estrelas.

À medida que eles continuaram no caminho uma estrala se tornou visível entre dois prédios. O menino perguntou: “Papai, me diga: Deus também perdeu o Filho dEle?” Comovido, o pai apertou a mão de seu filho e respondeu: “Sim, Deus deu Seu filho para a nossa salvação.”

Deus sabia como as pessoas na terra receberiam Seu amado filho: com uma manjedoura em Seu nascimento e com uma cruz em sua morte. Ele sabia da inveja e do ódio dos líderes, dois insultos, das blasfêmias, dos açoites e dos cravos. Deus sabia de tudo isso, e mesmo assim Ele deu Seu Filho por amor à humanidade. Será que podemos medir esse amor? Deus provou “o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”, indignos, odiosos, inimigos dEle (Romanos 5:8). Você pertence ao grupo que afirma por experiência:” Nos conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós” (1ª João 4: 16)? Ou dos néscios que disseram no seu coração: Não há Deus e têm-se corrompido, fazendo-se abomináveis (Salmo 14:1).

Caro leitor, o que de mais importante que me aconteceu foi ouvir a voz de Cristo, entende-la e aceitá-la, no mesmo instante recebi a paz de Cristo em meu coração, e, ainda ter a certeza de ter pela graça de Deus o perdão de meus pecados, e agraciado com a vida eterna em Cristo Jesus meu Senhor e Salvador.

Extraído e adaptado do devocioNal BOA SEMENTEs, sendo nnara conosco em que CRisto ovou "do isso, e mesmo assim Ele deu Seu Filho por amor o: com uma elas.

om seu filhinho,