sábado, 3 de maio de 2008

PASTORAL 4 DE MAIO

Pastoral

04 de maio de 2008

Tempo para as Famílias

Era famosíssimo. Por onde passava, as fãs desmaiavam com a presença dele. Mas veja o que o filho disse a respeito dele: "Para mim, ele foi um hipócrita. Papai foi capaz de falar de paz e amor de modo que o mundo todo pudesse ouvir. Mas não conseguia mostrar isso às pessoas que ele devia considerar as mais importantes de sua vida: sua esposa e seu filho. Como é possível que alguém fale de paz e amor e tenha uma família em frangalhos, sem qualquer comunicação, praticando o adultério e o divórcio? Você não pode fazer isso, se for honesto com você mesmo".

Chocam-nos estas palavras de Julian Lennon, filho do ex-beatle John Lennon. Julian diz ter sido abandonado pelo pai, quando tinha cinco anos de idade. Hoje, mesmo com a maturidade, Julian não é fã de seu pai. Que pena!

No Sermão do Monte, Jesus reprova a ação dos que dão esmolas, oram ou jejuam sem que seus corações participem de seus atos (Mt 6.2-5). A hipocrisia, seja em que área for, é sempre um vício a deplorar. Mas é no interior da família que o efeito da máscara do hipócrita é mais devastador. Os filhos querem ver nos pais a coerência entre o que falam e o que fazem, entre o que exigem e o que exibem.

Um estudo feito por 500 conselheiros familiares concluiu que as famílias bem-sucedidas possuem alguns traços comuns. Elas, por exemplo, criaram um ambiente de boa comunicação, onde os familiares se expressam e também ouvem uns aos outros. Eles também se incentivam e se apóiam. Há respeito entre todos. Desenvolveu-se mútua confiança. Cada um empresta um pouco do seu tempo à família. As responsabilidades são divididas. É clara a linha divisória entre o certo e o errado. Tais famílias mantêm seus próprios rituais e tradições (aniversários, encontros etc.). Partilham de uma crença religiosa comum. O estudo termina apontando como ponto forte o respeito à privacidade de cada membro da família.

Sabemos não existir família perfeita, mas se lutarmos por famílias melhores, poderemos ver um dia os frutos do nosso esforço. Moldados por este ideal, iniciamos neste domingo o Seminário da Família 2008, tendo como orador convidado o pastor Hélio Schwartz Lima, da PIB-Penha (SP). Hoje e todas as noites, até quarta-feira. Venha investir em sua família! Vale a pena.

Pastor João Soares da Fonseca

jsfonseca@pibrj.org.br

Nenhum comentário: