12 Maio
Ele satisfez-lhes o desejo, mas fez definhar a sua alma
(Salmo 106:15).
ISRAEL NÃO ESTÁ SÓ.
Leia Números 11:10-23.
E aqui encontramos Moisés desencorajado! Ele culpa o Senhor por ter de suportar o peso de todo aquele povo (v.11), ele mesmo que no final do capítulo anterior falava triunfantemente dos “milhares de milhares de Israel”. É claro que Moisés nãop podia carregar a responsabilidade desse povo “sozinho”, porém, de fato, ele não estava só! O próprio Senhor levava Israel “sobre asas de águia” (Êxodo 19:4) e “como um homem leva a seu filho” (Deuteronômios 1:31).
O Salmo 106 relembra esse triste episódio: “Cedo, porém, se esqueceram das suas obras e não lhe aguardaram os desígnios; e entraram a Deus na solidão. Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma” (vv. 13-25)
Encontramos aqui uma verdade muito séria. Quando insistimos em colocar as mãos em algo que Deus não tem a intenção de nos dar, talvez Ele nos permita finalmente ter aquela coisa, mas com conseqüências desastrosas. Para esse povo, elas estão descritas nos versículos 19, 20 e 33. A palavra traduzida como “definhar” literalmente significa consumir progressivamente. Para nossa alma, definhar é muito pior que adoecer.
Que Deus nos guarde dessas cobiças “que fazem guerra contra a alma” (1ª Pedro 2:11), enquanto nos ensina a estarmos satisfeitos tanto com o que Ele tem nos dado... quanto como o que retém de nós.
Extraído do devocional BOA SEMENTE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário