Quinta-feira 16 Agosto
Texto áureo: [Se] alguém diz: Eu sou de Paulo; e outro: Eu, de Apolo; não é evidente que andais segundo o homem?
(1ª Coríntios 3:4).
Favor ler 1ª Coríntios 3:1-15.
DE QUEM VOCÊ É?
Visto que estavam tão ocupados com suas divisões, os coríntios não conseguiram fazer nenhum progresso. Eles pareciam àqueles alunos mais fracos que tolamente disputavam quem, era o professor mais instruído ou a sala de aula mais bonita. Paulo declara que era imaturidade deles se ocupares com o servo em vez de com seus ensinamentos. Resumindo: eles ainda eram carnais (vv.2-3). Quantas vezes confundimos a verdade com aquele que a apresenta! Por exemplo, se formos ouvir um servo de Deus, pensando de antemão que ele não tem nada para nos oferecer, receberemos apenas o que esperamos, ou seja, nada! Em seguida o apóstolo enfatiza a responsabilidade daquele que ensina. Na obra de Deus, comparada a uma lavoura ou a um edifício, cada obreiro tem sua própria atividade. Ele pode trazer diferentes matérias – quer dizer, diferentes aspectos da verdade – e edificar vidas ao apresentar-lhes a justiça de Deus (o ouro), a redenção (a prata) e as glórias de Cristo (as pedras preciosas. Ou então, aparentando fazer uma grande obra, palha... e tal obra não resistirá ao fogo. Por isso, “cada um veja como” (e não quanto)! “Edifica” sobre o único e inabalável fundamento: Jesus Cristo.
COMENTÁRIOS
3.1 Carnais (gr sarkinois). “Humanos”. Porque eram nenês na fé.
3.2 Leite. É todo o desígnio de Deus ( At 20.27; Hb 6.1) em forma simples. Alimento sólido.
o mesmo desenvolvido e aprofundado.
3.3. Ciúmes (r zelos). Rivalidades e contenda são sempre um indício de carnalidade.
3.4,5 Andais segundo... Agindo meramente como homens. Quem...? Quem...? O gr tem Que...? Quem...? salientando as funções, não as pessoas. Servos (gr diakonoi) de nível humano, que em si mesmo não têm nem mensagem nem poder.
3.8 As funções são de importância igual e complementares. Galardão. É o “salário” que depende do êxito mas do trabalho.
3.9 Lavoura. É o campo que Deus está lavrando (Jo 15.1). De Deus. Três vezes em posição enfática no grego.
3.10,11 Paulo era o “mestre construtor” (gr architektõn), capacitado pela graça (Rm 12.3) do Arquiteto que lhe deu o projeto.
3.12 Ouro, prata, pedras preciosas (ou mármore) foram usados na construção de templos; os outros materiais, em casas humildes.
3.13 O Dia ...(do juízo). Está sendo revelado pelo fogo.O verbo indica absoluta certeza. Na perseguição e julgamento avalia-se o trabalho.
3.14,15 Galardão. “salário” (cf. Ap 22.12; Lc 19.16-19).
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário