quinta-feira, 16 de agosto de 2007

LOUIS PASTEUR

Quarta-feira 15 Agosto
Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e formou a terra e a tudo quanto produz (Isaías 45:5).
Eu fiz a terra e criei nela o homem (Isaías 42:5).

LOUIS PASTEUR

O ano de 1995 marcou o centenário da morte de Pasteur ( 1822-1895). Esse sábio de renome internacional, se esforçou para aliviar os males de seus semelhantes, buscando a causa de muitas doenças.
Entre seus principais trabalhos podem ser citadas as pesquisas sobre cristalografia e o combate às doenças do bicho-da-seda. Seus estudos sobre fermentação melhoraram consideravelmente a conservação do vinho, e tratamento do leite (pasteurização). Também se destacam suas pesquisas sobre micróbios, assepsia e esterilização, enfermidades contagiosas e vacinas; entre as quais a mais famosa é a vacina enti-rábica.
Contudo, Pasteur sempre teve em mente a limitação da ciência: “A ciência é incapaz de resolver a questão da origem e do fim das coisas.” Para ele, havia uma esfera que a ciência não podia explicar, porque o poder criador se encontrava além da percepção humana. Tenhamos, como ele, a humildade de reconhecer isso (Atos 17:25).
Em sua carta aos romanos, o apostolo Paulo escreveu: “Porquanto o que de Deus se pode escrever... os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis” (1.19-20).

Nenhum comentário: