domingo, 14 de outubro de 2007

NÃO HÁ NADA COMO UMA BOA DESCULPA!

Domingo 14 Outubro

A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi
(Gênesis 3:12).

NÃO HÁ NADA COMO UMA BOA DESCULPA

Um professor experiente sabe discernir quando um aluno está inventando uma desculpa por não ter feito as tarefas. Conheço um professor que costumava franzir a testa e perguntar: “Isso é uma desculpa ou uma razão?” Normalmente isso bastava para que o aluno culpado notasse que o professor tinha percebido o seu argumento forjado.
O versículo de hoje demonstra de modo incontestável que as desculpas são tão antigas quanto a raça humana. Adão tinha sido desobediente ao comer o fruto proibido. Quando Deus o chamo para a prestação de contas. Adão não deu uma resposta direta e simples. Ele até mesmo tentou atribuir a culpa a Deus: “tu me deste a mulher e ela...” As coisas não mudaram! Primeiro culpamos aos outros; apenas quando estamos encurralados e não mais podemos negar coisa alguma, é que finalmente admitimos, como fez Adão: “E eu comi.”
O que a Bíblia diz é sempre adequado, e não é de se admirar, pois é Deus quem está falando. Ele é o Criador de todas as coisas, inclusive da humanidade. Ele conhece o remédio certo para toda a nossa culpa.
No caso de adão e Eva, animais tiveram de ser mortos como oferenda, a fim de que eles pudessem ser vestidos com roupas de pele. “Vindo, porém, a plenitude do tempo, deus enviou seu filho” (Gálatas 4:4), para que ele viesse a ser o Cordeiro de Deus, o sacrifício pela nossa culpa. Pela fé nEle todos os que assim desejarem poderão receber o perdão. Mas para isso é necessário que confessem a culpa de toda a sua vida. Tal como foi no caso de Adão, as desculpas são inaceitáveis.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

Nenhum comentário: