terça-feira, 30 de dezembro de 2008

DIA DE BANQUETE

31 DEZEMBRO


Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo...

(Apocalipse 3:20).


DIA DE BANQUETE

O Senhor Jesus dirige essas palavras tão sérias e amorosas a cada um de nós ao fim, de outro ano. Será que não nos comove o pensamento de um Senhor que, tendo o direito de comandar, Se coloca em uma posição de espera por nós? Isso prova o quanto Ele valoriza a comunhão conosco!

Quando a porta da salvação for fechada para sempre, essa batida na porta também irá acabar. Isso acontecerá logo. Então não haverá mais nenhum de Seus chamados. Mas hoje Ele ainda está chamando: quem ainda não O conhece como Salvador é convidado a abrirem o coração e recebe-Lo. E os que já O receberam, mas cujos corações se tornaram frios para com Ele, podem começar a desfrutar do calor de Seu amor novamente.

No fim do ano é normal que as pessoas reflitam um pouco sobre a vida. Mas nesses momentos geralmente surgem pensamentos inúteis, pois elas buscam respostas em si mesmas ou em coisas que não têm qualquer valor. Quando você irá perceber o Salvador batendo à porta de seu coração?Quais situações poderiam ter sido advertências de Deus para você no ano que passou? Talvez você precise prestar mais atenção! O objetivo de Deus é sempre lhe dar a vida eterna e fazer herdar tudo o que Ele lhe preparou antes da fundação do mundo. Lembre-se de que “a benignidade de Deus te leva ao arrependimento” (Romanos 2:4).

Que convite há no versículo de hoje! O Salvador promete cear com aquele que abrir a porta para Ele. Nenhum banquete deste mundo se compara aos que o Senhor Jesus prepara para os que crêem nEle. E este convite é feito especialmente para você que está lendo esta mensagem agora. As não há como provar da comida celestial se a porta do seu coração permanecer fechada.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

NASCIMENTO EM BELEM?

30 DEZEMBRO


E SABEMOS QUE JÁ O FILHO DE DEUS É VINDO. E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém...

(1 João 5:20; Mateus 2:1).


NASCIMENTO REAL EM BELÉM?

Jesus, o Criador do universo, filho unigênito e eterno de Deus, quis entrar neste mundo da mesma maneira que todos os homens, isto é, por meio do nascimento. Objetos de honra excepcional, José e Maria foram escolhidos para criar Aquele que era filho de Deus. Os planos de Deus se cumpriram: como foi anunciado 700 anos antes pelo profeta Miquéias, o nascimento do herdeiro do trono de Davi ocorreu na cidade real de Belém (Miquéias 5:2).Constatamos que no evangelho segundo Mateus, o evangelho que apresenta o Rei, não faz menção da manjedoura que lhe serviu de berço, nem da visita dos pastores; nada que lembra Sua pobreza. Foi Lucas quem completou o relato. Em Mateus, Deus tem cuidado de que Seu filho receba homenagem de distintos personagens: os magos vindos do Oriente.

No que diz respeito aos chefes dois judeus, nenhum era moralmente qualificado para prostrar-se diante do Messias de Israel. Não desejavam Sua vinda. Essa época foi uma das mais sombrias da história desse povo. O cruel Herodes reinava em Jerusalém, cidade ocupada pelos romanos. Com exceção de um pequeno número de pessoas piedosas que Lucas nos dá a conhecer, ninguém em Israel reconheceu que Ele era o Messias esperado.

Jesus Cristo disse: “Virei outra vez” (Miquéias 5:2). Nós, que levamos o Seu nome (cristão significa discípulos de Cristo), esperamos verdadeiramente Seu retorno, quando vier buscar a Sua Igreja?

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

IRREVERÊNCIA

29 DEZEMBRO


E feriu o Senhor os homens de Bete-Semes porquanto olharam para dentro da arca do Senhor...

(1 Samuel 6:19).


IRREVERÊNCIA

O povo de Bete-Semes abriu a arca e olhou para dentro dela devido à falta de reverência e de respeito. Tal espírito irreverente é uma marca de nossos dias. A arca do Senhor é o mais expressivo símbolo do Senhor Jesus no antigo Testamento. Homem e Deus em uma só Pessoa. Hoje há muitos que, professando ser cristão, pensam que podem sondar o mistério da natureza do Senhor Jesus e distinguir a humanidade da divindade. Estão fazendo o que o povo de Bete-Semes fez: olhando para dentro de algo que contém um mistério que somente Deus conhece. “Ninguém conhece o filho, senão o Pai” (Mateus 11:27). Tal investigação somente conduz à redução da humanidade de Jesus ao nível dos pecadores. As pessoas especulam sobre a criação de Jesus, a educação que recebeu para que pudesse compreender as Escrituras. Sobre Seu conhecimento de ciências, sobre a possibilidade Ele jamais ter pecado, etc. Vários teólogos e críticos da Bíblia a têm questionado e lançando dúvidas sobre tudo o que concerne à maravilhosa Pessoa de Jesus Cristo. Qual o resultado disso? Um outro Jesus: um Jesus que não pode é capaz de salvar ninguém.

Quem deseja realmente investigar a Bíblia deve permitir que a bíblia o sonde e, em humildade e obediência, se submeter ao julgamento que ele proferir. Um servo de Deus escreveu: “Se um homem, for capaz de julgar a Escritura, então a Escritura não é, de maneira alguma, a Palavra de Deus; porém se a Escritura é de fato a Palavra de Deus, então ela tem de julgar o Homem”

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

sábado, 27 de dezembro de 2008

PAASTORA

28 DEZEMBRO

Pastoral

Madlatule

Nem só de apartheid se fez a história da África do Sul. No início dos anos de 1800, a cultura do milho naquele país foi importada da América, sem se prestar muita atenção aos cuidados que a cultura do milho exigia. Tal negligência custou caro aos sul-africanos. Exaurido o solo, gerou-se uma seca de proporções inimagináveis. E como conseqüência da seca, houve guerra entre zulus, ngunis, sothos e tswanas. É como diz um ditado muito utilizado aqui no Rio de Janeiro: "Em casa que falta pão, todos brigam, e ninguém tem razão". Em 1825, dois milhões e meio de habitantes da região que hoje constitui a África do Sul estavam morrendo de fome, movendo-se de um lado para outro à procura de esperança e alimento.

Uma tribo, porém, a dos mfengu, produziu uma palavra interessante para se referir à seca, encerrando aí, aliás, boa filosofia de vida. Eles a chamavam "madlatule", que literalmente significa: "coma o que puder, e não diga nada".

Esta atitude é melhor que a dos israelitas, que comiam o maná todo dia e ainda assim diziam alguma coisa, mas em puro protesto, reclamando das bênçãos de Deus. Teria sido melhor não dizer nada. Mas o ideal da Palavra de Deus é que não apenas não digamos nada, mas que expressemos nossa gratidão diante das bênçãos, grandes ou pequenas, que o Senhor nos tem diariamente dado. O Salmo 107.42 diz, na NVI inglesa: "O justo vê [as bênçãos] e se regozija, mas todos os ímpios fecham as suas bocas".

Neste último domingo do ano, sugiro que você faça um inventário dos benefícios com que o Senhor abençoou a sua vida, a sua família, a sua saúde, finanças, vida espiritual... Se recebi tanta bênção e, como os ímpios, fecho a minha boca, das duas uma: ou não recebi bênção alguma ou eu sou um ingrato de carteirinha! Coma o que puder, mas diga "Obrigado, Senhor".

Pr. João Soares da Fonseca
jsfonseca@pibrj.org.br

Pr da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro

27 DEZEMBRO
________________________________________
Que dará o homem em troca da sua alma
(Mateus 16:26). ________________________________________

“OU QUE DARÁ O HOMEM
EM TROCA DE SUA ALMA”?

Leia Números 31:1-12 e 48-54.

Instigadas por Balaão, as mulheres de Moabe e de Mídia seduziram Israel a adorar os deuses delas. A hora do julgamento chegou. A vingança sobre os midianitas foi implacável: a nação foi quase totalmente aniquilada. Isto á para nós um tipo da urgência com a qual somos chamados a “arrancar” e “atirar para longe” todas as coisas que causam escândalos (Mateus 5:27-30). Por exemplo, se sentirmos que uma associação particular apresenta um risco para nossa alma, não hesitemos nos desfazer dela, qualquer que seja a opinião dos demais.
Os versículos 25-54 sugerem os bons resultados que podemos obter “exterminando” o que servir de cilada para nossa alma. Longe de nos empobrecer (veja que nenhum homem faltava dentre eles – v. 49), isso redundará em grande vantagem espiritual para benefício de toda a congregação (v. 27), e da qual Deus tem Sua parte em forma de gratidão e ação de graça.
Balaão também é morto pela espada (v.8). Ele não conheceu a “morte dos justos” (232:10), e não desfrutou muito da recompensa em troca da qual vendeu sua alma. Esse é o final de um caminho perverso, um caminho que conduz à perdição. “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? (Mateus 16:26).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

POR QUE "BOM PASTOR"

26 DEZEMBRO


Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas

(João 10:11).


POR QUE “BOM PASTOR”?

É bastante interessante estudar o motivo do Senhor Jesus ter dito que era o Bom Pastor. Quais eram as condições da vida na primeira vinda de Cristo? Aquele era um tempo em que havia uma hoste de falsos mestres que certamente, pois deixavam os rebanhos se desviarem.

Quais são as características de um bom pastor? No famoso Salmo 23, o rei Davi nos dá uma resposta bem clara:

Ele ma faz deitar em verdes pastos.

Ele ma leva a águas tranqüilas.

Ele refrigera a minha alma.

Ele me guia pelas veredas da justiça.

Ele está sempre comigo

Ele toma conta de mim quando estou cercado pelos meus inimigos.

Ele me leva a casa do Senhor.

E isso não é tudo! Ele está interessado em que aquele que nEle crê tenha alegria eterna. Ele, que deu Sua vida pelas ovelhas desgarradas, cuida delas por toda a eternidade. Se estiverem em dificuldades ou provações, Ele está presente. Se sofrem, Ele sofre com eles. Ele as consola e as conduz à solução dos problemas.

Qual das doutrinas produzidas pelas mentes mais brilhantes deste mundo poderia fazer tais coisas? Todas elas conduzem o povo para o caminho errado, elas roubam, matam e destroem (João 10:10, 12). Somente Jesus Cristo é o Bom Pastor. Somente Ele pode assegurar às Suas ovelhas: “Dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos” (João 10:28).

Você pertence ao rebanho do bom Pastor?

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

ONDE ENCONTRAR DEUS.

25 DEZEMBRO


Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer.

(João 1:18).


ONDE ENCONTRAR DEUS.

Muitas pessoas demonstram interesse em Deus mesmo nos dias de hoje. Porém, quem é Deus? Como Ele é? Questões como essas surgem tão logo as pessoas começam a procurá-Lo. Elas sentem que tais questões afetam sua vida inteira. As respostas desmentem o sentido da vida.

O jeito mais óbvio para se conhecer a Deus está, em certas medida, na natureza que nos rodeia: a própria criação de Deus que, como tal, tem de levar Sua assinatura. E, de fato, a criação não apenas testifica de sua grandeza e pode, mas sua variedade e beleza indicam a riqueza que ele tem à Sua disposição. Tudo isso está confirmado na Bíblia, o livro que é a revelação de Deus.

Porém também existe um problema relacionado à questão do caráter de Deus: a destruição das plantas e a morte dos animais. Deus é um Deus de morte? Certamente Ele não pode ser! Algo estranho foi introduzido na natureza e obscureceu a imagem de Deus nela. Portanto, somente por meio da criação ninguém é capaz de realmente ver Deus nem de imaginar Sua glória (1 Timóteo 6: 16).

No entanto, agradou a Deus revelar a Si mesmo à humanidade. Ele foi “conhecido”, como o versículo de hoje afirma. Esse foi o fator decisivo. Para tal propósito o filho unigênito de Deus, Jesus Cristo, veio à terra. Desde então, as pessoas podem contemplá-Lo, estudando Sua Bíblia. E a coisa mais importante é: ma Pessoa de Jesus Cristo, sabemos quem Deus é e do que Ele gosta. Nele também podemos obter a paz com Deus e a vida eterna.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

ONDE ENCONTRAR DEUS.

25 DEZEMBRO


Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer.

(João 1:18).


ONDE ENCONTRAR DEUS.

Muitas pessoas demonstram interesse em Deus mesmo nos dias de hoje. Porém, quem é Deus? Como Ele é? Questões como essas surgem tão logo as pessoas começam a procurá-Lo. Elas sentem que tais questões afetam sua vida inteira. As respostas desmentem o sentido da vida.

O jeito mais óbvio para se conhecer a Deus está, em certas medida, na natureza que nos rodeia: a própria criação de Deus que, como tal, tem de levar Sua assinatura. E, de fato, a criação não apenas testifica de sua grandeza e pode, mas sua variedade e beleza indicam a riqueza que ele tem à Sua disposição. Tudo isso está confirmado na Bíblia, o livro que é a revelação de Deus.

Porém também existe um problema relacionado à questão do caráter de Deus: a destruição das plantas e a morte dos animais. Deus é um Deus de morte? Certamente Ele não pode ser! Algo estranho foi introduzido na natureza e obscureceu a imagem de Deus nela. Portanto, somente por meio da criação ninguém é capaz de realmente ver Deus nem de imaginar Sua glória (1 Timóteo 6: 16).

No entanto, agradou a Deus revelar a Si mesmo à humanidade. Ele foi “conhecido”, como o versículo de hoje afirma. Esse foi o fator decisivo. Para tal propósito o filho unigênito de Deus, Jesus Cristo, veio à terra. Desde então, as pessoas podem contemplá-Lo, estudando Sua Bíblia. E a coisa mais importante é: ma Pessoa de Jesus Cristo, sabemos quem Deus é e do que Ele gosta. Nele também podemos obter a paz com Deus e a vida eterna.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O REI DOS JUDEUS

24 DEZEMBRO


W pó rei Herodes, ouvido isso, perturbou-se, e toda a Jerusalém, com ele

(Mateus 2:3).


O REI DOS JUDEUS

Uma coisa que Mateus nos mostra é que O Senhor Jesus Cristo, o Rei enviado por Deus ao Seu povo Israel. Consequentemente, a questão da justiça permanece em primeiro plano. Os Seus súditos, quer numa posição de autoridade ou de sujeição, estão de acordo com a justiça do Rei e Seu reino?

Como Lucas, outro evangelista a relatar o nascimento de Cristo, Mateus primeiro pinta um quadro excelente e preciso da época em que o Senhor Jesus veio a este mundo. Ao fazer isso, ele tem propósito de seu evangelho em mente: apresentar um escuro pano de fundo contrastando com a glória do Senhor Jesus Cristo como Rei.

Na encarnação do Senhor, o povo terreno de Deus era governado por uma força ocupacional bárbara. A terra foi incorporada ao império romano, e até em Jerusalém, um rei pagão sentou-se no trono: o rei Herodes, um descendente de Esaú. Quão longe a privilegiada nação de Israel estava do padrão de justiça exigido pela lei!

Herodes ficou perturbado com a notícia sobre o nascimento do “Rei dos Judeus”. O massacre das crianças inocentes em Belém foi um dos atos mais cruéis da história da humanidade. Mas Jerusalém estava igualmente perturbada. Por quê? Será que os escribas temiam que o Redentor prometido fosse restringir a influência deles sobre a nação?

Contudo, Deus providenciou para que Seu Ungido fosse honrado devidamente. Aquilo que Israel Lhe negou, muitos procedentes das nações lhe deram.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

PASTORAL NATAL, FESTA PAGÃ?

23 DEZEMBRO

Pastoral

(Domingo, 21 de dezembro de 2008)

Natal, Festa Pagã?

Volta e meia surge crente acusando a igreja disto ou daquilo. Que Natal, por exemplo, seria uma festa pagã. Ia escrever algo sobre isso quando deparei este artigo, do Pr. Isaltino. Assino embaixo, por isso transcrevo-o aqui para a nossa reflexão:

"O Natal tem sido combatido por estranhos cristãos. (...) Alegam que o Natal é a festa pagã do culto ao Sol. Conclusão precipitada. Tendo que escolher uma data, escolheu-se aquela porque considera-se que Cristo é o sol da justiça (Ml 4.6). Combatem a árvore de natal, dizendo-a resquício do culto pagão às árvores. Esquecem que a Bíblia se abre e fecha com a presença de uma árvore (Gn 3.9 e Ap 22.14). Mas o estranho é guardarem festas judaicas, que se tornaram festas pagãs, com o advento de Cristo, sendo coisas passadas, à luz de Colossenses 2.16-17.

O cristianismo e a Bíblia expressam as verdades de Deus na cultura do povo, e não em uma angelical. (...) Os quatro títulos duplos que aplicamos a Jesus, em Isaías 9.6 ("Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz") eram usados na sagração do novo Faraó, no Egito. O profeta os aplicou a Jesus (...).

O Natal não é festa pagã... É a comemoração do nascimento de Jesus. Se a data não foi 25 de dezembro, qual o problema? (...) Pergunte-se a um cristão sincero, não desses cheios de empáfia que descobriram que todo mundo fez tudo errado até hoje, o que ele comemora no dia 25 de dezembro. Ele dirá: "O nascimento de Jesus" (...).

O erro não é comemorar o nascimento de Jesus. O erro é trocá-lo por Papai Noel, é olhar o aspecto apenas humano e sentimental da ocasião e esquecer o aspecto espiritual. Por isto, comemore o Natal. Com gratidão a Deus. Louve-o por seu Filho, Jesus Cristo, nosso Salvador. E ignore as rabugices de outros. Natal é para lembrarmos que Deus se fez homem e habitou entre nós."

(Isaltino Gomes Coelho Filho, dezembro de 2003). Feliz Natal!

Pr. João Soares da Fonseca

jsfonseca@pibrj.org.br

Pastor da PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO
CULTO AO VIVO ON-LINE AOS DOMINGOS ÀS 10 E ÀS 19H.

www.pibrj.org.br

UM ERRO DIVIONAMENTE INSPIRADO

22 DEZEMBRO


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Nisto conheces o amor: que Cristo deu a sua vida por nós;e devemos dar nossa vida pelos irmãos


UM ERRO DIVINAMENTE INSPIRADO

No ano de 17979, Viktor Milmento, um cantor finlandês de origem russa, se converteu à fé cristã. Como não queria mais cantar canções fúteis, ele cancelou todas as suas apresentações em casas de show e na televisão. Mas o que ele ira fazer para sustentar sua famílias?} Ele perguntou ao Senhor que lhe mostrasse.

Certa noite, após orar por um longo tempo, Viktor notou um pequeno livro ao lado da cama de hotel em estava. Ele abriu e viu que alguém tinha escrito um versículo bíblico na primeira página: “Devemos sacrificar nossa vida pelos irmãos.” Essa foi a resposta de Deus. Ele compreendeu que Deus o estava chamando para dedicar a vida dle aos seus conterrâneos na União Soviética.

Quando acordou no dia seguinte, Viktor desejou reler aquele versículo desafiador; mas onde se encontrava? Ele procurou na Bíblia inteira. Mas não era o mesmo texto. Ontem o texto falava sobre sacrificar a vida em favor dos irmãos; hoje falava sobre o amor de Deus ao dar Seu Filho pelo mundo. Após ver e rever, Viktor percebeu o erro: ele confundira o evangelho de João com a primeira epistola de João! No entanto, por meio deste erro Deus lhe falou. Respondendo a convocação do Salvador, Viktor começou a pregar o evangelho através do rádio para aqueles que não tinham liberdade religiosa.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

BUSCAR CEDO

21 DEZEMBRO


Eu amo aos que me amam, e os que de madrugada me buscam me acharão.

Porque o que me acha achará a vida e alcançará favor do Senhor.

(Provérbios 8: 17,35).


BUSCAR CEDO

Aqui a sabedoria de Deus está nos falando. Todos os que O buscam cedo na vida irão encontrá-Lo.pois fizeram isso antes que seus corações estivessem endurecidos. O poder de deus é ilimitado; com certeza, Ele pode salvar pessoas de qualquer idade. Mas ao observar os caminhos de Deus não podem ignorar o grande perigo de nos perdermos eternamente. Salomão, escritor de Provérbios, não disse em vão: “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias” (Eclesiastes 12:1). Isso também se aplica, incidentalmente, à obra de Deus. Geralmente os que O serviram com mais devoção foram que dedicaram sua vida a Ele nos anos da juventude.

Quem busca ao Senhor em oração nas primeiras horas do dia também O achará e desfrutará da presença de deus antes de se envolver em todas as atividades e problemas do cotidiano. Que possamos ter o mesmo anelo de Isaías: “Com minha alma te desejei de noite e, com o meu espírito, que esta dentro de mim, madrugarei a buscar-te” (26:9).

Os que buscam a Deus quando os problemas estão no estágio inicial sempre irão experimentar Sua prontidão em ajudar, e serão poupados de muito temor. Por que tentar resolver tudo sem pedir ajuda quando temos o Senhor Jesus que “pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25)?

“Ó Deus, Tu é o meu Deus; de madrugada Te buscarei; a minha alma tem sede de Ti; a minha carne Te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água” (Salmo 63:1).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

sábado, 20 de dezembro de 2008

INESPLIÁVEL

20 DEZEMBRO


Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de EMANUEL (Emanuel que traduzido é: Deus conosco).


INEXPLICÁVEL

O nascimento de Jesus, concebido pelo Espírito Santo e nascimento de uma virgem, tem sido considerado pelos escarnecedores como uma lenda piedosa ou um mito cristão. Esse evento foi excessivamente maravilhoso, um autêntico milagre divino, portanto, apenas os que conhecem Deus como o Criador de todas as coisas, capaz de agir sobrenaturalmente, podem crer nisso. Cerca de 750 anos antes, o profeta Isaías tinha declarado que Deus daria a Seu povo um sinal através deste milagre (Isaías 7:14). Era um sinal de sua condescendência, que ultrapassa o entendimento humano. Deus Se tornou Homem, pois aquele Bebê era do Espírito Santo. Então, todos os que rejeitam o nascimento virginal de Jesus simultaneamente rejeitam o fasto dEle ser Deus. Por conseqüência, também atacam uma das doutrinas fundamental da fé cristã.

A criança foi chamada de Jesus por ordem do anjo. “Emanuel” não é o Seu nome, mas uma declaração de quem Ele é: Deus e Homem em uma só Pessoa. “Deus em nós”. Somente dessa maneira Ele poderia se tornar “Mediador entre Deus e os homens” (1Timóteo 2:5), a “semente da mulher”, que Deus havia anunciado logo após a Queda original (Gênesis 3:15).

No Senhor Jesus Cristo, vemos tanto o que é ser humilde quanto o que é ser exaltado. Esse é o ponto onde repousa a salvação dos remidos. Eles se ajoelham em adoração por causa deste milagre a que firmemente se apegam pela fé, pois não há explicação humana para esse ato divino.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

ENTENDENDO A BÍBLIA

19 DEZEMBRO


Entendes tu o que lês?

(Atos 8:30).


ENTENDENDO A BÍBLIA

O MINISRO DA Fazenda da Etiópia estava retornando de viagem para casa. Em sua visita a Jerusalém, ele não tinha ouvido o evangelho de Jesus. No entanto, em sua carruagem, o ministro lia as comoventes palavras do profeta Isaías: “Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como ovelha muda perante seus tosquiadores, ele não abriu a boca” (Isaías 53:7). Deus enviou Filipe, o evangelista, para encontrá-lo. Esse alto oficial teve de admitir que não entendia o texto que estava lendo. Então Filipe explicou que esta passagem se referia profeticamente aos sofrimentos e morte do Redentor, Jesus Cristo, que derramou sua vida na morte, silenciosa e voluntária, para que os pecadores pudessem ser salvos. O ministro etíope recebeu a mensagem do evangelho com total boa vontade. Ele encontro o que foi procurar em Jerusalém. E prossegui sua viagem regozijante.

Você entende o que lê na Bíblia? Um médico inglês relatou o seguinte: “Sempre encontro pessoas que têm dificuldades com certas passagens bíblicas, ou mesmo que acham que descobriram contradições nela. E sempre são pessoas que raramente lêem a Bíblia. Eu estudei a Palavra de Deus por 37 anos e jamais encontrei a menor discrepância nela. Inicialmente, tive de admitir que era muito estúpido para entender tudo o que lia. Como eunuco etíope, eu precisava de um professor. Mas, à medida que a lia com reverência, Deus me concedeu a mesma coisa que deu àquele oficial: a fé salvadora em Jesus Cristo, pré-requisito para entender Sua Palavra. São exatamente as passagens que antes eram incompreensíveis para mim ou as que pareciam não fazer sentido que se tornaram as minhas favoritas.”

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

DEUS ONIPOTNTE

18 DEZEMBRO


Sou eu apenas Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? – diz o senhor. Porventura, não encho eu os céus e a terá? – diz o Senhor

(Jeremias 23:23-24).


DEUS ONIPOTENTE

Ninguém pode estar em dois lugares simultaneamente. Isso é uma impossibilidade. No entanto, Deus não está somente em dois lugares ao mesmo tempo; Ele está em todos os lugares. Ele é onipresente. Por natureza, Deus tem de ser inconcebível e inatingível para Suas criaturas, pois “Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra”(Eclesiastes 5:2). Contudo, ao mesmo tempo Ele está vem próximo de nós, “porque nele vivemos e nos movemos, e existimos” (Atos 27:28). Esse mistério supera as leis da natureza e é incompreensível à mente humana, mas totalmente aceito pela fé.

Na pessoa de Jesus Cristo, Deus se fez presente na terra para trazer à humanidade as boas novas da salvação. Embora Deus falasse do céu, a voz do Pai foi ouvida quanto ao Seu amado Filho.

Hoje cada crente sabe muito bem pela Bíblia que “perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade” (Salmo 145:18). E o Senhor nos assegura: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20). Outra preciosa promessa que o Senhor nos deu foi: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ai estou eu no meio deles”(Mateus 18:20).

Para todos os que crêem nEle é um conforto saber que o Senhor está perto o suficiente para compartilhar de nossas dificuldade e problemas e também Se alegra conosco. Que paz essa segurança nos dá! Que amigo nós tem os em Jesus!

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

CEGO, SURDO E ENDURECIDO

17 DEZEMBRO


E, RESPONDENDO, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te

(Lucas 7:40).


CEGO, SURDO E ENDURECIDO.

Simão pertencia à seita dos fariseus, influentes grupos religiosos e político. Simão era cético acerca da Pessoa do Senhor Jesus. No entanto, ele O convidou para comer em sua casa. Isso foi uma gentileza e o Senhor aceitou o convite. Mas os motivos de Simão eram duvidosos. Sem um coração humilde é impossível ter um encontro efetivo com o Senhor, e Simão necessitava exatamente disso.

Durante a refeição, uma mulher, conhecida na cidade por sua péssima reputação, entrou na casa. Sua consciência atormentada ansiava por ver Jesus; e, por isso, ela se atreveu a entrar na casa de um fariseu. O Senhor reconheceu o legitimo desejo dela e lhe deu graça e perdão. Como Ele teria ficado feliz de fazer o mesmo por Simão! Porém, o último, em seu coração, desprezou a mulher, desaprovou a atitude do Senhor e até mesmo duvidou da missão divina dEle. Simão não tinha a menor idéia de quem era o seu convidado.

A voz do Senhor falou penetrante ao fariseu: “Simão, uma coisa tenho a dizer-te.” Então Jesus contou a parábola dos dois devedores para deixar claro a Simão que somente a consciência do perdão pode inspirar o verdadeiro amor por Ele. Será que aquele fariseu endurecido compreendeu essa verdade e também se rendeu ao Senhor?

Frequentemente o Senhor Se dirige a alguém e diz: “Tenho algo pra lhe dizer!” Ele deseja falar conosco calma e pessoalmente, pois a nossa salvação é algo precioso. Você é capas de perceber Suas amorosas e ternas palavras ou, em seu coração, você as despreza?

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.