terça-feira, 9 de dezembro de 2008

OS FILHOS DE CAIM E SETE

10 DEZEMBRO


E A Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então, se começou a invocar o nome do SENHOR

(Gênesis 4: 26).


OS FILHOS DE CAIM E SETE

Depois de Caim ter matado seu irmão Abel, saiu de diante de Deus. Seus descendentes também viveram separados de Deus, mas fizeram o máximo para viverem confortavelmente na terra. Essa foi a origem do mundo, um sistema de comunidade onde as pessoas excluem Deus da vida delas.

Contudo, nem todos os descendentes de Adão pertencem ao mundo dos incrédulos. Quando Sete, outro filho de Adão, nasceu, as pessoas começaram “a invocar o nome do Senhor”. Mais detalhes acerca dessa família lemos em Gênesis 5.;

O que é patente a respeito da descendência de Sete é a constate repetição da frase “e morreu”. Desde a queda através do pecado, todos os seres humanos, incluindo os salvos em Cristo, estão manchados pelo pecado original. Enquanto vivermos neste mundo, as conseqüências do pecado nos atingirão. Por isso, até os cristãos adoecem e envelhecem, pois carregam a semente da morte dentro deles.

Outro coisa que nos chama a atenção é que não há vantagens ou realizações registradas entre a descendência de Sete. Eles tiveram suas famílias, clamaram pelo Nome do Senhor, mas não foram nada exteriormente que os trouxesse para diante dos holofotes. Não lemos que eles construíram cidades, ou se tornaram inventores ou artista, como os filhos de Caim.

Não é a vontade de Deus que os Seus atinjam a hora, a fama ou a riqueza neste mundo. Ele deseja leva-los a uma “vida quita e sossegada, em toda a piedade e honestidade” ( 1 Timóteo 2:2).

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

Nenhum comentário: