quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

INCÊNMCIOS E PALAVRAS

11 DEZEMBRO


Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

(Tiago 3:5-6).


INCÊNCIOS E PALAVRAS

O verão é época de incêndios florestais em algumas regiões. Nas grandes florestas, os agentes ficam à procura de qualquer sinal suspeito de fumaça. No entanto, ainda acontecem incêndios catastróficos! Árvores e arbustos propagam o fogo por extensas áreas, e a causa de tal destruição às vezes é uma simples ponta de cigarro.

Isso não é novidade. Tiago usa esse exemplo para indicar outra forma bem diferente de fogo: o dano que a nossa língua produz! Sobre esse assunto temos muitas coisas a dizer que vale a pena meditar. O homem tem subjugado, até mesmo as maiores e mais fortes criaturas, mas fracassa em controlar sua língua. As grandes mentes não estão imunes a tal fraqueza. As palavras podem ter o mesmo efeito de uma punhalada. Quem jamais feriu alguém fisicamente pode ofender terrivelmente com as palavras de sua boca. Isso apenas demonstra o que está dentro do ser humano. Tiago faz outra comparação; ele diz que de uma mesma fonte não pode jorrar água doce e amarga (v.11). Nossos pensamentos e comportamentos só serão mudados quando a fonte deles – nosso coração – for purificada.

Insultos e difamações são falhas que precisam ser acertadas com a pessoa ofendida. O fato de Deus saber de tudo o que pensamos deveria nos levar a fazer uma completa e incondicional confissão diante dEle. Nada está encoberto aos Seus olhos! As palavras definem o rumo de nossa vida, pois “a morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a amo comerá do seu fruto” (Provérbios 16:21).

Nenhum comentário: