segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

PASTORAL NATAL, FESTA PAGÃ?

23 DEZEMBRO

Pastoral

(Domingo, 21 de dezembro de 2008)

Natal, Festa Pagã?

Volta e meia surge crente acusando a igreja disto ou daquilo. Que Natal, por exemplo, seria uma festa pagã. Ia escrever algo sobre isso quando deparei este artigo, do Pr. Isaltino. Assino embaixo, por isso transcrevo-o aqui para a nossa reflexão:

"O Natal tem sido combatido por estranhos cristãos. (...) Alegam que o Natal é a festa pagã do culto ao Sol. Conclusão precipitada. Tendo que escolher uma data, escolheu-se aquela porque considera-se que Cristo é o sol da justiça (Ml 4.6). Combatem a árvore de natal, dizendo-a resquício do culto pagão às árvores. Esquecem que a Bíblia se abre e fecha com a presença de uma árvore (Gn 3.9 e Ap 22.14). Mas o estranho é guardarem festas judaicas, que se tornaram festas pagãs, com o advento de Cristo, sendo coisas passadas, à luz de Colossenses 2.16-17.

O cristianismo e a Bíblia expressam as verdades de Deus na cultura do povo, e não em uma angelical. (...) Os quatro títulos duplos que aplicamos a Jesus, em Isaías 9.6 ("Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz") eram usados na sagração do novo Faraó, no Egito. O profeta os aplicou a Jesus (...).

O Natal não é festa pagã... É a comemoração do nascimento de Jesus. Se a data não foi 25 de dezembro, qual o problema? (...) Pergunte-se a um cristão sincero, não desses cheios de empáfia que descobriram que todo mundo fez tudo errado até hoje, o que ele comemora no dia 25 de dezembro. Ele dirá: "O nascimento de Jesus" (...).

O erro não é comemorar o nascimento de Jesus. O erro é trocá-lo por Papai Noel, é olhar o aspecto apenas humano e sentimental da ocasião e esquecer o aspecto espiritual. Por isto, comemore o Natal. Com gratidão a Deus. Louve-o por seu Filho, Jesus Cristo, nosso Salvador. E ignore as rabugices de outros. Natal é para lembrarmos que Deus se fez homem e habitou entre nós."

(Isaltino Gomes Coelho Filho, dezembro de 2003). Feliz Natal!

Pr. João Soares da Fonseca

jsfonseca@pibrj.org.br

Pastor da PRIMEIRA IGREJA BATISTA DO RIO DE JANEIRO
CULTO AO VIVO ON-LINE AOS DOMINGOS ÀS 10 E ÀS 19H.

www.pibrj.org.br

Nenhum comentário: