segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

SENTIMENTOS NÃO CONTAM

1 DDEZEMBRO


De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus

(Romanos 10: 17).


SENTIMENTOS NÃO CONTAM

Há milhões de pessoas que consideram o evangelho, a fé e o arrependimento uma questão de sentimentos. Um sentimento de culpa significa uma culpa verdadeira para tais indivíduos. Culpa é, para ser exato, um fato objetivo. O que nos torna culpados é fato de termos pecado contra Deus e desprezado Deus mandamentos. Desobedecer às leis do país pode ser visto igualmente como culpa. Uma análise objetiva sobre a negligência das leis forma a base de nossa culpa, e não os sentimentos que possam derivar disso.

Tampouco o arrepemendimento é uma questão de sentimentos. É a resposta consciente em relação ao que Deus revela em nossa vida. Significa que não apenas sentimos remorso pelos nossos atos pecaminosos; é uma clara visão da essência de nossa natureza que causa nossos atos maus. Arrependimento envolve se voltar para Deus, julgar, condenar e abandonar o caminho que Deus não aprova. Isso é totalmente diferente de qualquer efeito emocional produzido por manifestações exteriores. A pregação do evangelho não apelo aos nossos sentimentos, mas À nossa consciência. Ela nos convoca a crer na Palavra de Deus.

Perdão certamente não é um sentimento. Se confessarmos nossos pecados, “Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados” (1 João 1:9). Essa é uma promessa solene de Deus; então quem faz uma sincera confissão diante dEle pode crer que Cristo morreu em seu lugar e que, portanto, Deus pode lhe perdoar. Temos de crer nas promessas de Deus pelo fato de que foi Ele quem as fez, e não porque sentimos que elas podem ser verdadeiras.

A experiência cristã só começa depois que essa fé no Senhor Jesus e em sua Palavra. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).


69

Nenhum comentário: