quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

O REI DOS JUDEUS

24 DEZEMBRO


W pó rei Herodes, ouvido isso, perturbou-se, e toda a Jerusalém, com ele

(Mateus 2:3).


O REI DOS JUDEUS

Uma coisa que Mateus nos mostra é que O Senhor Jesus Cristo, o Rei enviado por Deus ao Seu povo Israel. Consequentemente, a questão da justiça permanece em primeiro plano. Os Seus súditos, quer numa posição de autoridade ou de sujeição, estão de acordo com a justiça do Rei e Seu reino?

Como Lucas, outro evangelista a relatar o nascimento de Cristo, Mateus primeiro pinta um quadro excelente e preciso da época em que o Senhor Jesus veio a este mundo. Ao fazer isso, ele tem propósito de seu evangelho em mente: apresentar um escuro pano de fundo contrastando com a glória do Senhor Jesus Cristo como Rei.

Na encarnação do Senhor, o povo terreno de Deus era governado por uma força ocupacional bárbara. A terra foi incorporada ao império romano, e até em Jerusalém, um rei pagão sentou-se no trono: o rei Herodes, um descendente de Esaú. Quão longe a privilegiada nação de Israel estava do padrão de justiça exigido pela lei!

Herodes ficou perturbado com a notícia sobre o nascimento do “Rei dos Judeus”. O massacre das crianças inocentes em Belém foi um dos atos mais cruéis da história da humanidade. Mas Jerusalém estava igualmente perturbada. Por quê? Será que os escribas temiam que o Redentor prometido fosse restringir a influência deles sobre a nação?

Contudo, Deus providenciou para que Seu Ungido fosse honrado devidamente. Aquilo que Israel Lhe negou, muitos procedentes das nações lhe deram.

Extraído do Devocional BOA SEMENTE.

Nenhum comentário: