sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

CONFISSÃO AO PÉ DA CRUZ

15 Fevereiro


E Jesus, clamando outra vez com grande voz entregou o espírito... E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor e disseram: Verdadeiramente, este era o filho de Deus

(Mateus 27: 50 e 54).


CONFISSÃO AO PÉ DA CRUZ

Entre os centuriões que comandavam as forças de ocupação na Palestina no tempo de Jesus, os evangelhos de Mateus e Lucas mencionam aquele que vigiava a crucificação de Jesus e dos dois ladrões. Talvez ele tenha permitido que seus soldados zombassem cruelmente de Jesus, que cuspissem nEle e O espancassem. Sem dúvida, não era a primeira crucificação que presenciava, mas desta vez ficou surpreso; primeiro pela atitude nobre da Vítima, que não pensava em Si mesma, mas nos demais. Depois porque, em pleno meio-dia, densas trevas cobriram a terra até que Aquele que foi crucificado como “Rei dos judeus” exclamasse solenemente: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparastes?” (Mateus 17: 46).

Quando o sol voltou a brilhar, Jesus expirou dando um alto brado. Geralmente os crucificados morriam por asfixia e, portanto, às portas da morte não tinham forças para gritar.

Por último, um terremoto sacudiu as rochas. Então, diante de todo o centurião reconheceu: “Verdadeiramente, este era o filho de Deus”.

Até o final, os chefes religiosos se endureceram em seu ódio por Jesus e se recusaram a vê-Lo como o Filho de Deus. Por outro lado, esse centurião totalmente alheio à religião judaica e não cego pelos mesmos sentimentos, admitiu as coisas como eram: seus olhos se abriram diante da grandeza do Filho de Deus que Se fez homem.

Extraído do devocional BOA SEMENTE.

Nenhum comentário: