domingo, 3 de fevereiro de 2008

PAULO EM ATENAS (6)

3 Fevereiro


Mas Deus, não tendo em conta as tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam

(Atos 17:30).


PAULO EM ATENAS (6)

Os tempos da ignorância começaram logo após o dilúvio. O poder e a natureza divina de Deus eram reconhecíveis na criação, e o povo sabia de sua intervenção judicial na história humana. Mas se recusava a aceitar essa evidência: “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível” (Romanos 1: 19-23). O conhecimento do Deus verdadeiro inicialmente estava presente, mas foi superado pela superstição e politeísmo. Era isso o que os atenienses precisavam aprender, bem como muitos pensadores e cientistas de nosso tempo.

Durante os “tempos da ignorância”, Deus Se revelou ao povo de Israel de maneira especial. Mas agora, desde que o filho de Deus revelou perfeitamente o Pai, tal revelação é apresentada a todos os povos com a autoridade de Deus.

A revelação do verdadeiro Deus não é apenas mais uma informação insignificante que podemos aceitar ou rejeitar à vontade: ela torna o arrependimento obrigatório para todos. Deus, Criador e Salvador, têm o direito de ordenar que todos os seres humanos, pensem, se arrependam e se voltem para Ele. Ele deu a vida de Seu Filho para que esse retorno fosse possível. Os sofrimentos expiatórios de Jesus Cristo mostram claramente que Deus é santo, mas que também é amor. Que contraste com os deuses inventados pelos humanos!

(Continua).

Nenhum comentário: