domingo, 10 de fevereiro de 2008

ONDE ESTÃO AS NOSSAS PRIORIDADES?

Onde Estão as Nossas Prioridades?

Como é bonito ver uma família feliz! Na aldeia de Betânia, a apenas três quilômetros de distância de Jerusalém, moravam três irmãos adultos: Marta, Maria e Lázaro. Jesus, que morava no Norte, na Galiléia, se hospedava com eles sempre que ia ao Sul, a Jerusalém. Registrou Lucas (10.38-42) que ao receber Jesus, Marta corria de um lado para outro, procurando realizar as tarefas da casa, no afã de bem receber o Mestre. Maria, ao contrário, ficava sentada, quieta, de mente e coração abertos, ouvindo Jesus falar. Fosse hoje, e certamente teria caderno e lápis, anotando cada palavra do Mestre. Marta achou aquilo um absurdo e foi reclamar com Jesus. Pediu que ele mandasse Maria ir trabalhar também. Mas Jesus não repreendeu Maria por isso, mas surpreendentemente a Marta por não se sentar também para ouvi-lo.

Deixemos claro que o Senhor jamais se pronunciou contra a atividade. Jesus não defende o cenobitismo, o isolacionismo ou, menos ainda, o parasitismo. Ele mesmo disse certa vez: "Meu pai trabalha até agora, e eu trabalho também" (Jo 5.17). Basta ler os evangelhos para se ter uma idéia de quão movimentada era a agenda de Jesus. Mas o que ele condena em Marta não é a atividade, e sim a falta de prioridade: quem é mais importante -- Jesus ou as coisas por fazer? Ora, se Jesus estava ali, por que Marta não deixava tudo o mais e vinha também ela desfrutar de sua companhia? A presença de Jesus anima o coração, e quando o coração está animado, nenhuma tarefa é cansativa. É mais importante que Deus faça alguma coisa por mim do que eu faça alguma por Ele. Quando eu uso a minha própria força, o resultado é mínimo. Mas quando permito que Deus trabalhe por mim e sua força se expresse através da minha fraqueza, o resultado é impressionante e imprevisível. Que o Senhor nos ajude a definir as prioridades em nosso cotidiano!

Pastor João Soares da Fonseca

jsfonseca@pibrj.org.br

Nenhum comentário: