segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O TITANIC: A DERROTA DA NÁQUINA (4)

21 Fevereiro


A soberba precede a ruína, e altivez do espírito precede a queda.

(Provérbios 16:18).

Não a nós .SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória

(Salmo 115: 1).


O TITANIC: A DERROTA DA MÁQUINA (4)

Esse é o título de um artigo da revista francesa Ciência e Vida de fevereiro de 1988, outro testemunho do espetacular naufrágio doTitanic.

“Na verdade, com esse ultramoderno transatlântico também afundou em 1912 a fé cega nos benefícios da máquina. Nessa época, quer viu surgir os primeiros automóveis, o rádio, os aviões, acreditava-se sinceramente que o progresso científico havia eliminado riscos tão antiquados como os naufrágios. O Titanic era então o maior barco do mundo, o mais poderoso, o mais seguro, o mais luxuoso. Aos olhos do grande público, havia sido concebido por engenheiros que calcularam tudo; aparentemente nada poderia lhe acontecer de mal. Porém, em sua primeira travessia, ele foi a pique com mais de 1550 passageiros e tripulantes, só por haver batido em um iceberg que estava no caminho. Para a tecnologia era o fiasco total; por isso esse naufrágio teve tanta repercussão psicológica.”

A contemplação de obras pelas quais o homem se supera contribui para lhe dar uma alta opinião sobre si mesmo e suas capacidades. Ao mesmo tempo, essas capacidades. Ao mesmo tempo, essa grandeza esconde a mais profunda pobreza no plano moral. Tudo que o homem inventa e constrói, com as extraordinárias habilidades que he foram concedidas, muitas vezes o induz ao orgulho e faz usurpar uma glória que só pertence a Deus

(Continua)

Nenhum comentário: