segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

É POSSÍVEL REPRESENTAR DEUS?

17 Fevereiro


Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Paio.


É POSSÍVEL REPRESENTAR DEUS?

Desde sempre os seres humanos têm tentado representar Deus como um ser humano também. “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem do homem corruptível” (Romanos 1: 22-23).

Deus não tem forma nem corpo; é Espírito. Moisés disse aos israelitas que tinham ouvido a “voz de Deus” no Sinai”: “semelhança nenhuma vistes no dia em que o Senhor, vosso Deus, em Horebe, falou convosco, do meio do fogo” (Deuteronômio 4:15). Deus também disse a Moisés: “homem nenhum verá a minha face e viverá” (Êxodo 33:20). Ele é o Deus invisível “a quem nenhum dos homens viu nem pode ver” (1ª Timóteo 6:16). Se Ele não revelar a Si mesmo, é impossível conhece-Lo. “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, este o fez conhecer” (João 1:18).

Cristo é a imagem do Deus invisível. Uma “imagem” é a fiel representação de uma pessoa ou objeto, enquanto uma “semelhança” só reproduz alguns traços. Uma imagem é feita para ser vista e representar o que por alguma razão não é visível. Já que Deus é invisível para toda a criação, o Filho de Seu amor O revelou a nós. O Filho que está eternamente no “seio do Pai” é Deus também, foi feito homem sem deixar de ser Deus; manifestou Deus em todos os Seus atributos e distintivos. Como escreveu o apóstolo Paulo: “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebnido acima, na glória” (1ª Timóteo 3:16).

Nenhum comentário: