domingo, 3 de fevereiro de 2008

PAULO EM ATENAS (5)

2 Fevereiro


Tam bem alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens

(Atos 17: 28-29).


PAULO EM ATENAS (5)

Em seu discurso sobre ídolos e o único e verdadeiro Deus em Atenas, Paulo citou os poetas gregos. Ele mencionou as próprias palavras deles e aplicou-as não a Zeus, mas ao Deus verdadeiro. O que eles atribuíam a Zeus podia ser dito apenas do deus da Bíblia, o Criador do mundo que Se revelou em Jesus Cristo. Nele tivemos nossa origem.

Considerando a falta de lógica dos gregos: se eles proclamavam ser descendência de Zeus, como poderiam identificar esse deus com um ídolo inventado e formado pelo homem? É interessante notar que nesse ponto não há registro dos atenienses contradizendo Paulo. Eles poderiam ter dito que os monumentos aos deuses eram apenas representações simbólicas.

Os cidadãos de Atenas eram bastante inteligentes para não dar essa desculpa tão fraca. Sabiam muito bem que até sob esse aspecto seus deuses não passavam de invenções humanas, como Paulo claramente afirmou. Na literatura antiga clássica, os deuses demonstraram ser moralmente tão corruptos quanto os humanos que os inventaram. Tudo o que não se originar da revelação divina dada pelo único Deus verdadeiro não passa de pura fantasia humana.

(Continua).

Nenhum comentário: